Estimativa da semana -

Mercado vê inflação abaixo de 6% e sobe projeção para o PIB em 2023

Conforme divulgado pelo Banco Central (BC), os analistas do mercado financeiro tiveram uma revisão para baixo em relação à estimativa de inflação para o ano de 2023. O Relatório Focus, publicado hoje, revela que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), responsável por medir a inflação oficial do país, deverá encerrar o ano em 5,8%. Essa projeção é menor do que a estimativa da semana passada, que era de 6,03%. Com informações do Metrópoles.

Foto: ReproduçãoBanco Central
Banco Central

Vale ressaltar que o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleceu uma meta de inflação de 3,25% para este ano. O CMN também determinou um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, ou seja, a meta será considerada cumprida se a inflação ficar entre 1,75% e 4,75%. Com base nas novas projeções dos analistas, a inflação está dentro desse intervalo, o que indica que a meta poderá ser alcançada neste período.

Essa redução na estimativa de inflação demonstra uma perspectiva mais otimista em relação ao controle dos preços no país. No entanto, é importante ressaltar que as projeções podem sofrer alterações ao longo do ano, devido a diversos fatores econômicos e políticos, sendo necessário acompanhar de perto os indicadores para uma análise mais precisa da situação inflacionária.

Os economistas ouvidos pelo BC reduziram a estimativa de inflação para 2024, de 4,15% para 4,13%. Para 2025, a projeção foi mantida em 4%.

Comentários

Trabalhe Conosco