Economia -

Ibovespa opera em queda na abertura do pregão

O Ibovespa, principal indicador do desempenho das ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira (B3), operava em leve queda na manhã desta sexta-feira (27/1), na abertura do pregão.

Às 10h10, o índice recuava 0,18%, aos 113.967,18 pontos.

No dia anterior, o Ibovespa fechou em queda de 0,08%, aos 114,1 mil pontos. Com o resultado, a Bolsa brasileira acumula ganho de 4,05% em 2023.

O mercado financeiro ainda repercute a divulgação dos dados preliminares do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no quarto trimestre do ano passado (alta de 2,9%, acima das expectativas).

Considerando todo o ano de 2022, o crescimento da economia americana foi de 2,1%, ante alta de 5,9% em 2021.

Nesta sexta, a expectativa dos investidores se volta para a divulgação de dados prévios sobre o índice de preços de gastos com consumo (PCE) dos Estados Unidos, medida preferida pelo Federal Reserve (o Banco Central americano) para monitorar a trajetória da inflação.

O mercado avalia o risco de os EUA enfrentarem uma recessão econômica neste ano ou, pelo menos, uma forte desaceleração.

No cenário doméstico, os investidores aguardam novas sinalizações da equipe econômica do governo. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concedeu entrevista ao jornal Valor Econômico e disse que deve apresentar a reforma tributária e o novo arcabouço fiscal até abril.

Outro evento que está no radar do mercado nesta sexta é a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os governadores no Palácio do Planalto.

Fonte: Metrópoles

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco