Entenda a mudança -

Home office: brasileiros relatam aumento de produtividade e redução dos salários

Pelo menos 21 milhões de brasileiros tiveram ou continuam a ter a experiência de trabalhar remotamente. E para 41% desse total de pessoas isso significou um maior rendimento nas atividades profissionais. As informações são do O Livre. 

Os dados de uma pesquisa realizada pelo DataSenado que apontou ainda: dois terços desses profissionais – cerca de 14 milhões – só aderiram a essa modalidade de trabalho por conta da pandemia do novo coronavírus.

No quesito produtividade, 38% dos entrevistados não viu mudança em seu próprio rendimento. Já outros 19% apontaram uma piora quando passaram a trabalhar em casa.

A maior parte dos entrevistados (58%) disse que já se sentia preparado para essa mudança, embora 60% deles tenham respondido que as empresas em que trabalham ainda não haviam adotado essa modalidade de trabalho implantada.

Dificuldades

Mas nem tudo são flores. Para 22% dos entrevistados, a falta de internet de qualidade atrapalhou o trabalho em algum momento. Outros 20% sentiram dificuldade em conciliar as atividades domésticas com as profissionais.

Além disso, aproximadamente um em cada cinco (19%) trabalhadores teve redução de salário ao iniciar o teletrabalho. E quase um quarto (24%) perdeu algum benefício ou auxílio que era pago no trabalho presencial.

Outro dado que se destaca é que mais da metade desses trabalhadores (57%) usa os próprios equipamentos de informática, já que 68% respondeu não ter recebido auxílio da empresa para adquirir o materiais necessários.

Um projeto de lei em trâmite no Senado prevê obrigações para a empresa que adotar o sistema e uma delas é, justamente, fornecer os equipamentos e infraestrutura necessária ao empregado.

A proposta também prevê um reembolso para o trabalhador das despesas com energia elétrica, telefonia e internet, além do pagamento de horas extras nos moldes do trabalho presencial.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco