“Sai mais barato" -

Haddad defende implementação do 'Pé-de-Meia Universitário' como estratégia para estudantes

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, manifestou apoio à criação do Pé-de-Meia universitário, um projeto voltado à permanência de estudantes de baixa renda nas universidades públicas, durante entrevista à Rádio CBN nesta segunda-feira (30/9). A iniciativa, liderada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, visa garantir que jovens talentosos consigam concluir seus cursos superiores. Com informações de Metrópoles.

Haddad destacou que, embora existam mecanismos como reserva de vagas para ingresso, muitos estudantes ainda enfrentam dificuldades para se formar. Ele argumentou que investir na permanência desses alunos é mais vantajoso do que perder profissionais qualificados. “Sai mais barato pagar pela permanência do universitário do que perder o jovem diplomado”, afirmou.

Foto: Lula Marques/ Agência BrasilHaddad nega possibilidade de baixar IOF cambial para segurar dólar

O ministro também comentou que, embora ainda não tenha dialogado diretamente com Santana sobre o novo programa, há a possibilidade de utilização do orçamento educacional já existente. Ele observou que o orçamento destinado à educação tem recursos vinculados, e que cabe ao ministro da Educação decidir como aplicar o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) para implementar a nova modalidade.

Atualmente, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro voltado para estudantes do ensino médio e da educação de jovens e adultos, beneficiando cerca de 2,5 milhões de jovens de famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os estudantes podem receber até R$ 9,2 mil em bolsa, e a nova versão destinada aos universitários deve ser lançada no próximo ano.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco