Governo federal agenda reunião com servidores sobre reajuste para 28/2
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) marcou para o dia 28 de fevereiro a primeira reunião de 2024 da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com os servidores. O encontro, agendado para as 14h30, será destinado ao debate da contraproposta de reajuste salarial apresentada pelas entidades representativas dos servidores públicos federais, que pleiteiam um aumento ainda em 2024. Com informações do Metrópoles.
Na semana passada, o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), as centrais sindicais e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) chegaram a um consenso e entregaram ao governo um documento conjunto. As entidades propuseram dois blocos de recomposição salarial, dependendo dos acordos firmados em 2015, com reajustes parcelados ao longo dos próximos anos.
Até o momento, a proposta do governo Lula (PT) para este ano não prevê reajuste salarial para os servidores federais. Em contrapartida, propõe um aumento nos valores dos auxílios, com vigência a partir de maio, incluindo reajustes consideráveis nos auxílios-alimentação, saúde e creche. A ministra Esther Dweck, responsável pela pasta, mencionou a possibilidade de uma brecha para a concessão do reajuste em 2024, caso haja um aumento na arrecadação federal e a ausência de contingenciamento de verbas.