Economia -

Dólar sobe para R$ 5,46 com judicialização do IOF e dados de empregos nos EUA

Nesta terça-feira, (01/07), o mercado de câmbio no Brasil apresentou movimentações significativas, com o dólar à vista registrando uma alta de 0,51%, alcançando a cotação de R$ 5,46. Essa elevação interrompeu uma sequência de três quedas consecutivas. O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, também teve um desempenho positivo, subindo 0,50% e atingindo 139.549 pontos, próximo ao recorde de 140.110 pontos, que foi alcançado em 20 de maio.

Foto: ReproduçãoDolar
Dolar

O aumento do dólar foi impulsionado pela divulgação de dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos. O relatório Jolts (Job Openings and Labor Turnover Survey) revelou a criação de 7,7 milhões de novas vagas de emprego em maio, superando as expectativas dos analistas, que previam 7,3 milhões. Esse resultado sugere que a economia americana está mais aquecida do que se imaginava, o que pode atrasar cortes nas taxas de juros, atualmente fixadas entre 4,25% e 4,50%. Essa perspectiva contribui para a valorização do dólar.

No cenário interno, a polêmica em torno do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) também influenciou o mercado. A Advocacia-Geral da União anunciou que entrará com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar a decisão do Congresso Nacional que derrubou um decreto que aumentava o IOF. Nickolas Lobo, especialista em investimentos da Nomad, destacou que a questão do IOF fez com que o dólar se comportasse de maneira diferente em relação ao movimento global, já que o índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de moedas, caiu 0,13% nesta terça-feira.

Fonte: Metrópoles

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco