Uma das paixões dos piauienses -

Conheça a trajetória da Coxinha no Cone que celebra 8 anos de história

Que uma das paixões do brasileiro é coxinha, é fato! E não poderia deixar de ter um dos petiscos mais amados do brasil na festa de premiação do melhor carnaval dos municípios piauienses, em 2023. A Coxinha no Cone, empresa parceira do Portal 180graus trouxe suas delícias de coxinhas e mini churros para abrilhantar ainda mais o evento. Este ano, a rede de lojas idealizada pelo empresário Heldo Almendra, completa seus 8 anos de história e contou para a equipe do portal sua a trajetória. 

Foto: Reprodução

Heldo Almendra, administrador, empresário de 28 anos, vem de uma família tradicional do ramo da alimentação, seus pais já trabalham há mais de 30 anos na profissão, nascido e criado no ramo de salgados, seus pais forneciam salgados para as escolas particulares de Teresina. Por volta de 18 anos. Um jovem que decidiu seguir no ramo dos pais, mas tinha sede por inovar.
Como foi o surgimento da empresa?

“Eu tive que acelerar essa visão de inovar no ramo dos meus pais. Aceleramos bastante, mesmo com falta de recursos, nós não desistimos e com isso fomos mantando o plano de negócios. Entrei na faculdade, cursei administração e fui montando plano de negócios com parceria do SEBRAE. Sobre o nome Coxinha no Cone, eu vi que o que poderíamos inovar vendendo minisalgados dentro de um recipiente diferente, aí tive a ideia do cone. E surgiu aqui no Piauí a ideia de vender mini salgados dentro de um cone, o que hoje existe em todo o país. 

Do registro ao surgimento, o empresário toca em um tema às vezes esquecido, mas muito importante para empreendedores: o registro da marca junto ao INPI. Especialmente quando se é pioneiro, como é o caso da Coxinha no Cone, que seguiu os trâmites e registrou a sua. 

Dá ideia de montar a empresa até surgir a marca foi mais de ano, revela Heldo. “Tive a ideia de janeiro para fevereiro, março de 2015, nasceu a primeira unidade.”
Sobre as dificuldades de ser um jovem empreendedor e o apoio da família, Heldo relembrou as lutas que enfrentou até conquistar sua primeira loja física.

“Tivemos que vender o carro da família, nos endividamos, apostamos tudo que possuíamos neste negócio. Tínhamos acabado de construir uma casa, por que morávamos dentro de uma fábrica de salgados. Eu morei por 18 anos lá, morava todo mundo junto dentro da fábrica.  Meu pai estava endividado da casa, nessa crise familiar e financeira nasceu a Coxinha no Cone, em 23 de março de 2023, no dia 23 agora são 8 anos de empresa.”

Foto: Reprodução

É fato que a empresa expandiu rapidamente em Teresina, os leitores do 180graus gostariam de saber a respeito do crescimento da marca no estado e Maranhão e quais suas metas para o futuro da Coxinha no Cone: haverá mais expansão neste ano? 

“A primeira unidade foi na rua Coelho de Resende, a 2ª na avenida Campos Sales. Entramos na zona Leste, entramos nos shoppings hoje temos Riverside, Rio Poty e Cocais, só não temos no Teresina Shopping, fomos também para Parnaíba. Faz 2 anos que já estamos lá e hoje junto com a fábrica são 10 pontos que temos: 8 em Teresina, 1 em Timon e 1 em Parnaíba, mais de 60 funcionários registrados e mais de 1 milhão de coxinhas produzidas por mês, sendo a maior fábrica do ramo no Piauí.”

“Hoje nosso plano está focando muito em expansão de B2B: vendas para empresa no formato de congelados. Queremos expandir para todo o Piauí, também veremos novas oportunidades e abrir novas filiais, gerando emprego e renda para toda a cidade e chegando mais longe em todo o estado”, afirma o administrador. 

“Estamos muito focados na fábrica e na distribuição dela. Atualmente fabricamos 1 milhão de coxinhas ao mês e nossa meta até o final ano é dobrar a produção. Fabricamos em torno de 50 a 60 mil coxinhas diárias, queremos bater a meta de 120 mil coxinhas diárias produzidas com o ramo de congelados. Mais do que expansão de lojas estamos focados neste formato e vemos com bons olhos, por que é uma expansão mais rápida. A ideia é terceirizar a produção de mini salgados e para atender os dois estados Piauí e Maranhão.”

A respeito da abertura de novos pontos físicos neste ano, Heldo revela não ter planos imediatos. “A princípio a meta era ter lojas em todas as zonas da Grande Teresina, em Timon e temos uma em Parnaíba. Conseguimos! Também estamos buscando parceiros para outras cidades com Picos e Floriano, mas só existe sondagem”, frisou o mesmo

Sobre os 8 anos de Coxinha no Cone o empresário divulgou a programação para a equipe do 180:

“Estamos com toda uma programação para o mês de março. Lançamos uma promoção que vai durar o mês todo, vamos lançar um novo sabor - coxinha de carne de sol - tão sonhada que todo mundo pede. No dia 23 de março (aniversário da empresa), ocorrerá uma grande promoção em todas as unidades”, revelou Heldo.

“Também temos a nossa tradicional promoção, a Quinta Maluca que já existe há 4 anos, fazemos toda a última quinta do mês. São 40 coxinhas por 15 reais e que todas as nossas unidades participam e já é um sucesso, marcado no calendário pelos clientes, as lojas lotam, virou referência, a procura que temos é muito grande. Ficamos felizes, ressaltou.  

A respeito do público alvo, Almendra falou sobre o que lhe motiva seguir no ramo:
“A Coxinha no Cone é uma empresa muito acessível, para todas as classes sociais, pegamos um publico muito grande, da criança à avó. Vemos isso nos shoppings centers, toda classe social, toda idade, consome da coxinha. Estamos brigando com grandes redes como Burguer King, MacDonalds e Bobs, todo mundo quer coxinha no cone, por que sabe da qualidade do preço acessível e isso nos motiva a crescer cada vez mais”, conclui o empresário.

Durante a entrevista, a equipe do portal pode perceber a garra, paixão, foco e resiliência que este jovem empresário piauiense tem. Esperamos que a história do empresário Heldo Almedra e da Coxinha do Cone possa ser inspiração a todos que buscam seu lugar empreendendo não só no Piauí, mas em todo o país. 
Para saber mais acesse:

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco