Maior sanfona do mundo · 01/08/2019 - 11h36 | Última atualização em 01/08/2019 - 13h55

Monumento Sanfona será apresentado na Festa da Sanfona em Dom Inocêncio


Compartilhar Tweet 1



A cidade de Dom Inocêncio realiza mais um grande evento, a Festa da Sanfona. O evento acontece na Casa da Sanfona, nos dias 20 e 21 de setembro de 2019. Um trabalho de conservação à tradição.

A cidade ganhou que ganhou o selo de Terra dos Sanfoneiros, ainda ganhará o maior monumento em forma de sanfona do mundo. Este que está sendo construído em frente à casa de show Viva a Sanfona. E será inaugurado na Festa da Sanfona.

    Fotos: AsCom

Veja o projeto:

 

Selo
Selo  

 

Comentar

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou, em sessão na plenária, o bloqueio das contas de 14 prefeituras, 23 câmaras municipais, entre essas, a Câmara Municipal de Dom Inocêncio,além de dois Regimes Próprios de Previdência Social e um consórcio municipal, que não entregaram as prestações de contas referentes ao ano de 2018. 

Com a medida, os gestores ficam impedidos de fazer pagamentos, saques e outras movimentações bancárias. O desbloqueio só é autorizado após a regularização da situação junto ao TCE.

O bloqueio foi solicitado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Leandro Maciel do Nascimento, e aprovado por unanimidade pelo Pleno do TCE-PI.

 


Fonte: TCE-PI
Comentar

Petrolina, no sertão de Pernambuco, vai receber a 1ª Sanfoneata, a primeira passeata de sanfoneiros da região. O objetivo é homenagear 30 anos da morte do rei do baião Luiz Gonzaga. O evento é promovido pelo sanfoneiro Luiz Rosa.

A concentração será na Praça do Galo, no centro de Petrolina, a partir das 7h30, na sexta-feira (02/08), data da morte de Luiz Gonzaga.

O evento terá a participação da quadrilha junina Buscapé, do bairro do Quidé, em Juazeiro. Este ano, a quadrilha participou dos festivais de Juazeiro, na Bahia, e também de Petrolina, onde apresentou a história de amor entre Diadorim e Riobaldo do clássico da literatura brasileira Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa.

Luiz Rosa já confirmou a presença de mais de 120 sanfoneiros. Também estará presente tocadores de São Raimundo Nonato, Dom Inocêncio, Senhor do Bonfim e Remanso (BA), Jacobina, Recife e Salvador, além daqueles que residem em Petrolina e Juazeiro.

 


Fonte: Ne10 Inteiror
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Durante sua apresenta na 30ª Festa do Interior em Casa Nova (BA), Paloma Nunes teve o prazer de dividir o palco com o grande cantor de forró nacionalmente aclamado, Weslley Safadão.

Paloma Nunes é cantora e sanfoneira piauiense natural de Dom Inocêncio. Vem conquistando os palcos de toda a região, ainda da capital Teresina e outros estados, levando cultura e mostrando o poder que a mulher nordestina tem.

 

Comentar
De Dom Inocêncio · 04/06/2019 - 11h43 | Última atualização em 04/06/2019 - 13h37

Orquestra Sanfônica Acordes do Campestre se apresenta no Programa do Ratinho, no SBT


Compartilhar Tweet 1



A Orquestra Sanfônica Acordes do Campestre de Dom Inocêncio se apresentaram nesta segunda-feira (03/06) no Programa do Ratinho, ao vivo na emissora de TV, STB.

O grupo participou do quadro "Dez ou Mil", onde foram premiados com R$ 5.000,00.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A cantora e sanfoneira Paloma Nunes, de Dom Inocêncio, se apresentará no Festejo de Santo Antônio de Pilão Arcado, na Bahia, no dia 13 de junho.

A cantora dividirá o palco com grandes atrações, como Solange Almeida, e outros. 


Saiba mais sobre a cantora:

Confira a entrevista com a cantora Paloma Nunes de Dom Inocêncio


 

 

Comentar
Recebeu 10 sanfonas e carro · 31/01/2019 - 15h13 | Última atualização em 01/02/2019 - 21h16

3 anos depois: Sandrinho do Acorde fala como está projeto após ida ao Caldeirão do Huck


Compartilhar Tweet 1



O cantor Sandrinho do Acorde, em entrevista ao 180graus, falou como está atualmente o projeto  Acordes do Campestre, que começou em São Raimundo Nonato e se expandiu para outras cidades na região, principalmente para Dom Inocêncio, terra da sanfona.

Sandrinho contou que desde sua ida ao programa Caldeirão do Huck o projeto ascendeu. São de 200 pessoas beneficiadas.

O sucesso é tão grande que o município sancionou uma lei decretando o Dia do Sanfoneiro no município. E o projeto ainda construirá a Praça Monumento Sanfona, onde será construída a maior sanfona do Brasil.


Na oportunidade, o cantor apresentou sua irmã, Paloma Nunes, também cantora que acaba de lançar seu primeiro CD.

Confira aqui a história completa da cantora:

Paloma Nunes se apresenta em entrevista ao 180graus


Confira a entrevista completa com Sandrinho do Acordeon:

 

Comentar
Irmã de Sandrimho do Arcodeon · 31/01/2019 - 15h12 | Última atualização em 31/01/2019 - 15h44

Confira a entrevista com a cantora Paloma Nunes de Dom Inocêncio


Compartilhar Tweet 1



Sandrinho do Arcodeon, filho de Dom Inocêncio, 25 anos, presidente do projeto de música Arcordes do Campestre, iniciado pelo seu pai, senhor Salvador. Nesta quarta-feira (30/01), em entrevista veio lançar a mais nova cantora da família, Paloma Nunes, 18 anos, que gravou seu primeiro CD em novembro de 2018.

A paixão de Paloma pela música nasceu aos 7 anos de idade, ao ver seu irmão tocando sanfona pelo projeto. Desde então, passou a acompanhá-lo em shows e a fazer parte do programa.

Atualmente a cantora dá aulas para mais de 100 crianças e jovens, e pretende seguir carreira nacional. A cantora falou ainda que está saindo a gravação do primeiro seu primeiro clipe.

Ela, que já tem o irmão artista, também já esteve com o cantor Dorgival Dantas e já se apresentou em vários eventos regionais e na capital Teresina.


Confira a entrevista no vídeo:


 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dois adolescentes de 17 anos morreram após uma colisão de motocicletas nesta quarta-feira (26/12) no povoado Baixão da Queimada Grande, no município de Dom Inocêncio.

Um jovem de 21 anos ficou ferido no acidente. As vítimas fatais foram identificadas como Antídio Lopes de Sousa e Marciel de Sousa Rêgo, que morreram no local.

As duas motocicletas trafegavam na estrada de terra em direções opostas quando acabaram se encontrando e colidindo de frente.

O jovem ferido foi encaminhado para atendimento na cidade de São Raimundo Nonato.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em publicação no Diário Oficial do Estado do Piauí nesta quarta-feira (28/11) o governador Wellington Dias assinou decreto onde declara situação de emergência em 45 municípios, incluindo Dom Inocêncio, devido à seca. A validade é por 180 dias.

Segundo o decreto, foi considerado irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos no Estado, na maioria dos municípios, principalmente na região do Semiárido, destacando os que ficam nos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

Segundo monitoramento realizado pelo Órgão da Agência Nacional de Águas (ANA), é demonstrado que parte do território do Estado ainda se encontra em seca, caracterizando o momento atual como em Situação de Seca Extrema.

No decreto consta que as chuvas ocorridas neste ano não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d'água dos municípios.

    Relação de todas as cidades em estado de emergência

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O grupo Força Eólica do Brasil realizará reunião pública referente ao licenciamento do Parque Eólico Oitis, a ser construído no município de Dom Inocêncio.

 


Fonte: Reprodução / Facebook
Comentar
Eleições 2018 · 10/10/2018 - 18h24 | Última atualização em 10/10/2018 - 18h25

Confira o resultado das Eleições 2018 em Dom Inocêncio


Compartilhar Tweet 1



Wellington Dias teve a maior quantidade de votos para o governo do estado no município de Dom Inocêncio:

 

Lista dos candidatos mais votados ao Senado no município:

 

Lista dos candidatos a deputado federal mais votados no município:

 

Lista dos candidatos a deputado estadual mais votados no município:

 

Confira a divulgação do resultado em todo o estado aqui.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



No município de Dom Inocêncio, de acordo com a correspondente do 180graus no município, Glória Nunes, muitas pessoas não compareceram para votação e ainda ressaltou que a cidade está tranquila, sendo que muitas pessoas comparecem para votar mais no período da tarde.

Na ocasião, houve falta de energia das 11h às 15h40 em algumas areas do município, dificultando assim o uso de internet e demais necessidades. A falta de energia não atingiu os locais de votação.

Além da sede do município, tem mais 12 locais de votação no Município.

 

Comentar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nessa terça-feira (25/09) o envio de tropas federais a mais 10 municípios piauienses. Agora, são 124 municípios piauienses que receberão reforço na segurança de militares do exército durante as Eleições Gerais de 2018. A presidente do TSE, ministra Rosa Weber ao aprovar a requisição justificou que as solicitações preencheram os requisitos exigidos na resolução TSE 21.843/2004. 

Os dez municípios com pedido aprovados pelo TSE são: Fronteiras, São Julião, Alegrete do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Piripiri, Brasileira, São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, Dom Inocêncio e São Lourenço do Piauí.

Aguardam ainda aprovação dos pedidos de tropas federais, outros 14 municípios piauienses.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Eletrobras Distribuição Piauí irá interromper o fornecimento de energia elétrica no município de Dom Inocêncio e mais 25 cidades do estado, neste sábado (18/08).

O motivo da interrupção é a manutenção que a empresa realizará na rede da região, que trará melhorias no fornecimento de energia para o municípios.

O intervalo da ação será de 6h15 às 8h45 da manhã.

 

Comentar
Em Dom Inocêncio · 05/07/2018 - 17h02 | Última atualização em 06/07/2018 - 08h03

Rejane Dias participa de inauguração da escola Professora Hilderaci da Costa e Silva


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Rejane Dias participou, nesta quinta-feira (05/07), da inauguração da escola Professora Hilderaci da Costa e Silva, fruto de emenda do deputado federal Átila Lira. A escola conta com ginásio poliesportivo e recebeu um ônibus escolar para transporte dos alunos até lá, que fica há 1 km da sede, ambos vem através de emenda da deputada federal Rejane Dias.

Estiveram presentes na solenidade, o secretário estadual de educação, Helder Jacobina, a diretora Deusina Ribeiro, supervisora Maiza Ribeiro Damasceno e a coordenadora Maria do Socorro Nunes de Sousa e demais autoridades.

 

 


Fonte: Fotos e informações: Glória Nunes
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Promotoria Regional Ambiental de São Raimundo Nonato instaurou Inquérito Civil para averiguar a omissão do município, Dom Inocêncio  e outras 10 cidades na adoção de medidas administrativas para prevenção ou diminuição dos riscos ambientais e sanitários decorrentes das atividades de cemitérios clandestinos ou que funcionem em desconformidades com Resolução CONAMA.

 A intenção do Ministério Público Estadual é evitar que esses cemitérios, feitos de forma irregular contaminem o lençol subterrâneo e superficiais.

No Piauí, os cemitérios clandestinos podem trazer graves problemas, de saúde pública e ambiental, pois é comum, residências vizinhas a jazigos e outras próximas aos locais de sepultamento, sem a infraestrutura necessária a atividade cemiterial. 

Saiba mais em https://180graus.com/piaui-180/ministerio-publico-estadual-abre-inquerito-para-averiguar-omissao-de-onze-municipios-no-piaui

 


Fonte: MPPI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os moradores do município de Dom Inocêncio estão praticamente isolados, devido a espera desde 2011 para a conclusão de 78 quilômetros de rodovia asfaltada e uma ponte, que facilitaria o acesso ao município, prejudicado principalmente no período chuvoso, causando drama que foi destaque na edição do Jornal Nacional desse sábado (10/03).

Por enquanto, os moradores têm à disposição apenas a estrutura de concreto da ponte. Mas sem a conclusão dos acessos, quem precisa atravessar ou se arrisca pelo leito do riacho em veículos maiores, ou sobe de escada na estrutura e atravessa a pé até o outro lado.

Entrevistado pela reportagem, o servente Antônio Cirino, que está usando muletas após uma cirurgia, lamentou o trajeto cansativo e perigoso. "É muita falta de respeito com o cidadão", pontuou.

Ao Jornal Nacional, o governo do Estado diz que a obra foi interrompida por falta de recursos, e não deu prazo para a conclusão dos trabalhos.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição do Selo UNICEF- 2017/2020. No Piauí, 160 municípios já assumiram o compromisso de melhorar a qualidade de vida de suas crianças e adolescentes. Durante o evento da CNM que aconteceu na APPM, entre os dias 14 e 15 de agosto, 25 prefeitos assinaram os Termos. Entre eles, a prefeita de Dom Inocêncio, Virgínha.

As inscrições podem ser feitas até dia 31 de agosto, pelo site www.selounicef.org.br.
Após a assinatura do Termo o município deve escanear o documento e enviar para: lana.selounicef@gmail.com/dmendes@unicef.org/fortaleza@unicef.org ou entregar na Sala da UNDIME, na SEDE da APPM (Av. Pedro Freitas,Teresina-PI).

Segue o mapa do Piauí, indicando os municípios que já aderiram.

Fotos: AsCom / Selo Unicef

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom / Selo Unicef

O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias durante solenidade na Câmara Municipal, na última quinta-feira (27/07), anunciou a autorização para o procedimento licitatório para a construção de Praça de Eventos, que deverá beneficiar a população.


Estiveram presentes no evento, prefeita Virginia e vice Marcos Oliveiras; deputados estaduais Hélio Isaías, Fábio Novo, Janaína Marques, Flávio Nogueira Júnior; deputados federais Rejane Dias, Merllong Solano, Marcelo Castro, Flávio Nogueira; vereadores Genivaldo da Silva e Antônio Dias, entre outras autoridades.

(Equipe de Municípios)

Infraestrutura · 28/07/2017 - 13h01 | Última atualização em 28/07/2017 - 17h14

Governador autorizou procedimento licitatório de obras no interior do PI


Compartilhar Tweet 1



O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias durante solenidade na Câmara Municipal, na última quinta-feira (27/07), anunciou novidade para o município. Foi a autorização do procedimento licitatório para obra de pavimentação poliédrica no município Dom Inocêncio, que deverá beneficiar várias famílias.

Estiveram presentes no evento, prefeita Virginia e vice Marcos Oliveiras; deputados estaduais Hélio Isaías, Fábio Novo, Janaina Marques, Flávio Nogueira Júnior; deputados federais Rejane Dias, Merllong Solano, Marcelo Castro, Flávio Nogueira; vereadores Genivaldo da Silva e Antônio Dias, entre outras autoridades.

(Equipe de Municípios)

Várias autoridades presentes · 28/07/2017 - 12h42

Governador e comitiva visitaram obra de pavimentação asfáltica da PI-144


Compartilhar Tweet 1



O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias e comitiva visitaram na última quinta-feira (27/07), a obra de pavimentação asfáltica da PI-144, que fica ente Dom Inocêncio e São Loureço.

Estiveram presentes no evento, prefeita Virginia e vice Marcos Oliveiras; deputados estaduais Hélio Isaías, Fábio Novo, Janaina Marques, Flávio Nogueira Júnior; deputados federais Rejane Dias, Merllong Solano, Marcelo Castro, Flávio Nogueira; vereadores Genivaldo da Silva e Antônio Dias, entre outras autoridades.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



No período de 3 a 7 de julho, a Superintendência Regional do Incra no Piauí capacitou representantes de 17 prefeituras piauienses para atuarem em Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs).

O treinamento consiste em aprender a usar o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), fazer a atualização cadastral de imóveis por meio da Declaração para Cadastro e facilitar a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

As aulas do curso foram ministradas pelo gestor do Cadastro Rural do Incra/PI, Hélio Araújo.

Sessão no plenario · 23/06/2017 - 15h50 | Última atualização em 23/06/2017 - 19h42

Prefeita Virgínia participa de sessão no plenário do Tribunal


Compartilhar Tweet 1



O prefeita de Dom Inocêncio, Virgínia, esteve na manhã da última quinta-feira, (22/06), acompanhando a sessão no plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).
Os gestores municipais realizaram uma consulta para a criação de um Diário Oficial dos Municípios público e eletrônico, com objetivo de reduzir custos para os municípios, atendendo aos princípios de publicidade e transparência. Como um conselheiro pediu vistas, o parecer final foi adiado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações portal180graus
Diversas apresentações locais · 20/06/2017 - 11h30

Dom Inocêncio: Abertura oficial dos festejos será nessa sexta-feira , veja


Compartilhar Tweet 1



Nesta sexta-feira (23/06), será realizada a abertura oficial dos festejos de Dom Inocêncio.

O evento acontecerá em 09 dias de festejos, com diversas atrações locais e apresentações de quadrilhas, desfile de vaqueiros, entre outras demais apresentações.

O evento é uma realização da prefeitura de Dom Inocêncio, a prefeita Virgínia convida a todos para participar do evento.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com Informações da Prefeitura de Dom Inocêncio