Compartilhar Tweet 1



A cada edição, o Rally Piocerá/Cerapió conta com diversas cidades que recebem os participantes durante todos os dias de prova. Em 2019, a tradicional competição off-road do Brasil movimentará 34 municípios do Piauí e Ceará. Com largada em Teresina (PI) e chegada inédita em Juazeiro do Norte (CE), o evento terá também como dormitório, entre 21 a 25 de janeiro, as localidades de Amarante (PI), Floriano (PI), Oeiras (PI), Picos (PI) e Iguatu (CE).

Além dessas, outras cidades como Dom Expedito Lopes farão parte do trajeto da disputa, seja como neutro (ponto de parada para abastecimento, alimentação e pequenos ajustes nos veículos) ou simplesmente como rota de passagem das motos, carros, quadriciclos, UTVs e bikes.

Independente do tempo que a caravana ficará em cada local, a movimentação aquece a economia de cada cidade em diversos setores.

    Reprodução

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Vereadores do município de Dom Expedido Lopes denunciaram no Tribunal de Contas do Estado do Piauí o prefeito Valmir Barbosa por suposta contratação irregular do controlador geral do município, Joaquim Tomás Barbosa.

De acordo com a denúncia apresentada pelos parlamentares Evanil Conrado, Francisco de Assis e Ireny Gonçalves, Joaquim não faz parte do quadro efetivo de servidores.

Ele exerceu a função durante cinco meses de 2017 e hoje o cargo é ocupado por outra pessoa. O prefeito já se manifestou sobre o caso e disse que a denúncia é sem fundamento.

 Prefeito Valmir Barbosa
Prefeito Valmir Barbosa  

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Policiais do Grupamento de Polícia Militar de Dom Expedito prenderam na manhã desta quarta-feira (17/10) Marcos Vinícius da Silva Oliveira, suspeito de tentar abusar sexualmente de duas adolescentes. A prisão ocorreu na comunidade Canto, Zona Rural de Ipiranga do Piauí.

As vítimas, com idade de 13 e 15 anos de idade, estavam no “Morro da Cruz”, ponto turístico da cidade quando foram abordadas pelo homem e agredidas. Elas conseguiram escapar do local antes que o ato sexual fosse consumado. O crime ocorreu no dia 22 de setembro.

Segundo informações do comandante do GPM de Dom Expedito Lopes, cabo Altamar, a prisão foi possível graças a denúncias de populares que informaram a localização de Marcos Vinícius. No momento da prisão, o suspeito estava abrigado em uma residência de familiares.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Policiais do Grupamento de Polícia Militar de Dom Expedito Lopes prenderam na manhã desta quarta-feira (17/10) Marcos Vinícius da Silva Oliveira, suspeito de tentar abusar sexualmente de duas adolescentes. A prisão ocorreu na comunidade Canto, Zona Rural de Ipiranga do Piauí.

As vítimas, com idade de 13 e 15 anos de idade, estavam no “Morro da Cruz”, ponto turístico da cidade quando foram abordadas pelo homem e agredidas. Elas conseguiram escapar do local antes que o ato sexual fosse consumado. O crime ocorreu no dia 22 de setembro.

Segundo informações do comandante do GPM de Dom Expedito Lopes, cabo Altamar, a prisão foi possível graças a denúncias de populares que informaram a localização de Marcos Vinícius. No momento da prisão, o suspeito estava abrigado em uma residência de familiares.

O suspeito foi encaminhado à Central de Flagrantes, em Picos, para adoção dos procedimentos cabíveis.

 


Fonte: Folha Atual
Comentar
Candidatos mais votados · 10/10/2018 - 23h38

Veja o resultado das Eleições 2018 em Dom Expedito Lopes


Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 3.074 votos e 69,61% dos votos válidos.

Para o Senado, Wilson Martins obteve 2.471 votos e 36,77% dos votos válidos. Ciro Nogueira teve 2.391 votos e 29,94% dos votos válidos.

O candidato a deputado federal mais votado no município foi Iracema Portella com 939 votos e 20,28% dos votos válidos.

O candidato a deputado estadual mais votado no município foi Belê Medeiros com 1006 votos e 21,15% dos votos válidos. 

 

Comentar
Em Dom Expedito Lopes · 28/09/2018 - 15h31

Operação policial prende quatro pessoas por tráfico


Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta quinta-feira, (27/09), a Polícia Civil de Picos, com o apoio da Força Tática, realizou uma operação que resultou na condução de seis pessoas à delegacia.

De acordo com delegado Agenor Ferreira Lima, em Picos, três pessoas foram presas em flagrante pelo crime de tráfico de entorpecentes.

“Inicialmente foi preso o Marcos Vinicius da Silva Lopes no bairro Morada Nova, em seguida foi preso o Marcos Mateus de Sousa no bairro São José, assim como o Fredson Gonzaga de Sousa, conhecido como Siron, no bairro Papelão. Já na cidade de Som Expedito Lopes foi preso a pessoa de Weslwy Raomi de Carvalho. Outras duas pessoas foram conduzidas à delegacia, mas liberadas posteriormente”, explicou o delegado.

Durante a operação os policiais apreenderam drogas, balança de precisão, aparelhos celulares e mais de R$ 2.000,00 trocados.

 


Fonte: Picos40graus
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Rio São Vitor. Você conhece este rio? Segundo pesquisas e o testemunho dos organizadores da Cavalgada da Missão este é o nome original do que hoje conhecemos por Rio Sambito. O nome atual, portanto vem a ser uma corruptela popular de São Vitor, ou seja, ao longo dos anos o nome foi se transformando até chegar ao atual Sambito.

Pois bem, no vale do Rio Sambito habitavam as sete aldeias dos índios da etnia Aroaque. A entrada dos Bandeirantes para a ocupação da região causou o massacre e a quase extinção dos índios da região. Os sobreviventes que habitavam estas sete aldeias, tidos como “pacificados” foram unidos no mesmo povoamento pela ação da Missão Jesuítica liderada pelo Padre Gabriel Malagrida.

Para ocupar e tornar a colônia produtiva, a coroa portuguesa mandou instalar as primeiras fazendas de gado na região. Daí a necessidade de “catequizar” os índios para formar a mão de obra.

Veja a matéria completa 

 

Comentar
Confira a história de Aroazes · 26/09/2018 - 22h52

Povoamento dos sertões do estado | História ao alcance de nossos olhos


Compartilhar Tweet 1



Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

Conheça mais da história clicando aqui

 

 

Comentar
Em Dom Expedito Lopes · 25/09/2018 - 11h19

Duas menores sofrem tentativa de estupro em Dom Expedito Lopes


Compartilhar Tweet 1



Na noite deste sábado (22/09), duas menores com idade de 13 e 15 anos sofreram uma tentativa de estupro coletivo no município de Dom Expedito Lopes. As vítimas chegaram a ser espancadas pelo agressor e receberam atendimento médico.

Segundo informações do comandante do Grupamento de Polícia Militar de Dom Expedito Lopes, Cabo Altamar, as garotas estavam num morro, ponto turístico da cidade, quando o suposto agressor identificado apenas como “Marcos Vinícius”, utilizando uma máscara preta no rosto atacou as menores.

“As meninas foram ouvidas e explicaram o fato, assim como identificaram o autor do crime. Realizamos ainda diligências para localizar o suspeito, mas passado o flagrante não conseguimos lograr êxito na prisão”, afirmou o comandante.

As informações ainda dão conta que as vítimas resistiram à ação e foram espancadas, apresentando várias lesões pelo corpo.

 


Fonte: Portal Cidades em Foco
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Cavalgada da Missão será realizada pelo município de Aroazes, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Toda a população de Francinópolis e cidades do entorno estão convidadas para o momento.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

O evento traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos instalaram-se no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.Resistem ao tempo muitos vestígios dessa história adormecida. Uma pedra do templo construído pelos jesuítas está no centro da cidade. Mas, o que se há de mais valioso é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida e conservada.

Clique e veja a programação completa

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Caravana Lula Livre percorreu, no último final de semana, a região centro-sul do estado e passou no município de Dom Expedito Lopes e mais outras 8 cidades.

Segundo João Pereira, secretário de Organização do PT Estadual e coordenador da Caravana Lula Livre, a atividade tem tido um papel importante no estado do Piauí.

“Chegamos a 100 cidades e queremos chegar a todo o estado do Piauí. Eles não poderão silenciar a nossa voz, enquanto essa injustiça, que é a prisão política do ex-presidente Lula, não for corrigida. Então, à luta, Lula Livre para o Brasil ser feliz de novo.”, ressalta Assis Carvalho, presidente do PT Piauí.

 

 


Fonte: AsCom / PT Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os consultórios odontológicos do município de Dom Expedito Lopes receberam a visita da equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI), que constatou diversas irregularidades na prestação dos serviços.

Nas unidade de saúde Codó, Buriti Grande e Centro de Saúde Estevão Alves do Vale, localizado em Dom Expedito Lopes, foram atestadas ferrugem no suporte da caixa de perfurocortante, falta suporte adequado para caixa de perfurocortante, bem como pontos de ferrugem na cadeira odontológica e falta protetor do refletor.

A partir da notificação, os referidos municípios possuem 30 dias para resolver as irregularidades. 

 

 


Fonte: Com informações da Assessoria
Comentar
No bairro Codó · 05/03/2018 - 12h19 | Última atualização em 05/03/2018 - 14h59

Em Dom Expedito Lopes, homem incendeia viatura da Polícia Militar


Compartilhar Tweet 1



Um homem ateou fogo em uma viatura da Polícia Militar por volta das 03h30 na madrugada deste domingo (04/03) no bairro Codó, em Dom Expedito Lopes.

Segundo o Cabo Altamar, um policial foi deslocado até o local para acompanhar a esposa do suspeito, sendo que, o mesmo não aceita o fim da relação, e ao parar a viatura no local com intuito de deter o indivíduo, o homem fugiu pelos fundos da casa e ateou fogo na viatura.

Ainda conforme o militar, o incêndio foi presenciado e o indivíduo foi reconhecido “O fato foi presenciado pela esposa e pelo policial que estava no local que chegou a reconhecer o suspeito”, disse o cabo.

A polícia realizou diligências, mas o suspeito conseguiu fugir por conhecer bem o local. 

 


Fonte: Conexão Piauí
Comentar
Na APPM · 15/08/2017 - 10h53 | Última atualização em 15/08/2017 - 10h54

Prefeito Valmir Barbosa participa de debate sobre melhorias de saúde na APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito da cidade de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa está participando do Encontro Regionais de Municípios para mais uma etapa do Diálogo Municipalista na Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (15/08), na capital Teresina.

Esta edição do evento, estão sendo discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.

O evento é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com Associação Piauiense de Municípios (APPM).

(Equipe de Municípios)

Evento na APPM · 05/07/2017 - 16h45

Prefeito Valmir Barbosa participa de sessão na APPM


Compartilhar Tweet 1



Foi realizada na manhã desta quarta-feira (05/07), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), uma Assembleia Geral Extraordinária que contou com a presença do prefeito Valmir Barbosa, da cidade de Dom Expedito Lopes.

Dentre as pautas que foram discutidas estão: o endividamento dos municípios com precatórios TRT, TJ, FGTS, parcelamento do INSS conquistado na XX Marcha, RTPS.Na oportunidade, foi também foi lançado o serviço de monitoramento e assessoria municipal e inaugurada a sala de atendimento aos prefeitos.

(Equipe de Municípios)

Veio á óbito · 04/07/2017 - 09h43 | Última atualização em 04/07/2017 - 11h55

Acidente de trânsito tira a vida de jovem de 17 anos no interior do PI


Compartilhar Tweet 1



A Polícia Rodoviária Federal registrou na madrugada do últim sábado (01/07), um acidente de trânsito na cidade de Dom Expedito Lopes.

Segundo o inspetor do Posto da PRF de Picos, Jorge Madeira, o acidente aconteceu no quilômetro 289 da BR 316, nas proximidades do Posto Noronha.

“O atropelamento envolveu um veículo com placa de Teresina, que era conduzido por o senhor de iniciais O.O.A., e o ciclista Francisco Gonçalves Leite, de 17 anos, que veio a óbito ainda no local”, explicou o inspetor.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Picos 40 Graus
2 vítimas fatais · 12/06/2017 - 10h25

Motocicleta fica em chamas após colidir com caminhão


Compartilhar Tweet 1



Duas pessoas morreram na tarde deste sábado (10/06) vítimas de acidente no cruzamento entre a BR-316 e a avenida que dá acesso ao centro do município de Dom Expedito Lopes, localizado a 289 Km de Teresina.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o acidente foi uma colisão transversal entre uma motocicleta e um caminhão. A moto foi atingida quando cruzava a BR pelo caminhão que seguia no sentido de Picos a Teresina.

Ao ser atingida, a moto foi arremessada a cerca de 50 metros e ficou em chamas. O motorista do caminhão permaneceu no local até a chegada da PRF.

De acordo com informações do cabo Altamar as vítimas que foram identificadas como Antônio Gonçalves da Silva, 43 anos e Ivanildo Tavares Barbosa, 50 anos, residiam no povoado Baixa Grande.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal SaibaMais
E atuação de equipe técnica · 25/05/2017 - 11h30

Dom Expedito Lopes ganhará pavimentação asfáltica pelo Governo do Estado


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias autorizou, nessa quarta-feira (24/05), investimentos para quatro municípios piauienses. Os benefícios contemplam principalmente as áreas de saúde, segurança hídrica e infraestrutura, com destaque para obras de mobilidade urbana.

Fortalecer a assistência técnica voltada a agricultores familiares é uma das prioridades do governo estadual no município de Dom Expedito Lopes. Em convênio firmado na tarde dessa quarta-feira, foram acertados os detalhes para atuação da equipe técnica do órgão, com a contrapartida da prefeitura na cessão da estrutura física para implantação do escritório na cidade. Foi autorizada a construção de 8,5 mil m² de calçamento na cidade, beneficiando, entre outras comunidades, o povoado Buriti Grande.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Governo do Estado do Piauí
Prazo até dia 31 de maio · 24/05/2017 - 05h15

Município que não enviar IEGM terá contas bloqueadas pelo TCE


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)

Dom Expedito Lopes · 22/05/2017 - 17h54 | Última atualização em 23/05/2017 - 09h44

Mulher é assassinada a tiros e é encontrada as margens de rodovia


Compartilhar Tweet 1



Mais um caso de feminicídio foi registrado na região de Picos, desta vez na cidade de Dom Expedito Lopes. O corpo de Marinalva Francisca da Silva foi encontrado por populares na manhã de ontem,22, às margens da BR 316.

O crime aconteceu no bairro Preá. Segundo informações da Polícia Civil, existem indícios de que a vítima foi morta na noite do sábado, 20.

De acordo com o comandante do GPM da cidade, cabo Roberto, populares informaram que a vítima foi vista pela última vez no interior de um Fiat Uno de cor preta na companhia de um homem ainda não identificado.

Marinalva, que residia em Inhuma, foi alvejada por um disparo na cabeça, mas a polícia ainda não tem informações de quantos tiros a atingiram nem quem possa ser o autor dos mesmos.

(Equipe de Municípios)

Violência no Piauí · 22/05/2017 - 15h11

Mais um caso de Feminicídio registrado na região de Picos


Compartilhar Tweet 1



Mais um caso de feminicídio foi registrado na região de Picos, desta vez na cidade de Dom Expedito Lopes. O corpo de Marinalva Francisca da Silva foi encontrado por populares na manhã do último dia (22/05), às margens da BR 316.

O crime aconteceu no bairro Preá. Segundo informações da Polícia Civil, existem indícios de que a vítima foi morta na noite do último sábado (20/05).

Marinalva foi alvejada por disparos de arma a de fogo, mas a polícia ainda não tem informações de quantos tiros a atingiram nem quem possa ser o autor dos mesmos.

Testemunhas deverão ser intimadas nos próximos dias para prestar esclarecimentos sobre o caso.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Picos 40 Graus
Para 34 famílias · 27/03/2017 - 14h51 | Última atualização em 27/03/2017 - 17h18

Incra do PI cria dois assentamentos no estado na cidade de Dom Expedito Lopes


Compartilhar Tweet 1



A Superintendência Regional do Incra no Piauí criou novos assentamentos da reforma agrária no estado. As portarias de criação dos assentamentos “Sadio” e “Patos e Patinhos” foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20/03).

Decretada como área de interesse social para fins de reforma agrária, o imóvel rural “Sadio”, com área de 1.508,8775 hectares, está localizado nos municípios de Picos e Dom Expedito Lopes, prevendo o assentamento de 34 famílias. Já no município de Curralinhos foi criado o projeto de assentamento “Patos e Patinhos”, com área de 876,8720 hectares, onde serão assentadas 22 famílias.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom
Acompanhado por secretários · 03/03/2017 - 16h13 | Última atualização em 03/03/2017 - 16h49

Valmir Barbosa visita obras de escolas da rede municipal de Dom Expedito Lopes


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa, acompanhado de alguns secretários visitou obras em andamento nas escolas da rede municipal de ensino e avenida. As obras, localizadas nas zonas urbana e rural, estão em ritmo acelerado.

A primeira obra visitada pelo prefeito Valmir Barbosa e equipe de secretários foi no Ginásio Francisco Belo que está sendo construído por trás do colégio.

"São muitos os trabalhos, mas estamos concluindo na medida do previsto, para os colégios estamos reformando tudo, desde fechaduras, teto e madeiras. Eu já fui secretário de obras em outros mandatos, mas obras como essas nas escolas eu nunca presenciei, estamos colocando tudo novo, as escolas terão outra cara ou seja serão praticamente novas escolas", afirmou o diretor de obras.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Vítima de câncer, morreu aos 93 anos, na manhã desta sexta-feira (24/02), em sua residência, o ex-prefeito e fundador do município de Dom Expedito Lopes, José Belo de Sousa.

O velório vai ser realizado durante toda esta sexta-feira (24/02), em sua residência. Durante a manhã deste sábado, a partir das 6:30, o corpo segue para ser velado na Prefeitura Municipal e às 7:00 será realizada a ‘Missa de Corpo Presente’ na Igreja Matriz. Após a Missa, às 8:00, haverá a solenidade fúnebre de homenagens póstumas na Câmara de Vereadores. O sepultamento está previsto para a manhã deste sábado (25/02), às 9:00.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Piauí em Foco
Confira as fotos · 14/02/2017 - 19h25 | Última atualização em 15/02/2017 - 14h58

Secretário relata como recebeu a educação em Dom Expedito Lopes


Compartilhar Tweet 1



O secretário municipal de Educação de Dom Expedito Lopes, Edson Leal, concedeu entrevista exclusiva ao 180graus e relatou a situação em que encontrou a área. “A situação em que recebemos a pasta da Educação, foi numa situação um pouco conturbada e que desagradou a nossa equipe”, desabafa.

O secretário disse que a principal escola da cidade é o Ginásio Municipal Francisco Belo de Sousa. “É visível pelas fotos as cenas degradantes, a parte física e estrutural da escola, praticamente depredada. Com reboco caído, portas e janelas arrombadas e cadeiras em péssimo estado de conservação e, a maioria, quebradas e a parte elétrica e hidráulica também completamente desestruturada bem como as calçadas”, relatou.

Clique aqui e leia a matéria completa.

(Redação Teresina)


Fonte: Fotos: Secretaria de Educação de Dom Expedito Lopes