Compartilhar Tweet 1



Na noite de quinta-feira (09/07), na BR-316, no município de Dom Expedito Lopes/PI, policiais rodoviários federais atenderam a um acidente onde um veículo não identificado atropelou três homens que estavam realizando serviço mecânico em um ônibus que estava estacionado às margens da rodovia.

Mesmo com a sinalização o veículo não conseguiu desviar e atropelou os três homens. Das três vítimas, duas tiveram lesões graves e uma não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

Os policiais realizaram as devidas diligências, porém não foi possível até o presente momento identificar o veículo atropelador.

A Polícia Civil foi acionada para os procedimentos necessários. Os policiais ainda estão realizando os devidos levantamentos para identificar outras causas que poderiam ter contribuído para o acidente.

 


Fonte: Com informações do Nucom/PRF
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Policiais do Grupamento da PM, no município de Dom Expedito Lopes, prenderam, nesta segunda-feira (29/06), por volta das 11h30, um homem foragido da Justiça por roubo com emprego de arma de fogo. As informações são do Cidades na Net.

De acordo com relatório da PM, os policiais receberam a informação de que J.V.N.L. possuía um mandado de prisão em aberto. Iniciaram, então, diligências no povoado Favela Preta, próximo ao Maracaí, em Dom Expedito, no sentido de capturá-lo.

Ao ser visto, foi abordado e recebeu voz de prisão pelo crime de roubo com emprego de arma de fogo, contido no Artigo 157 do Código Penal, realizado no estado de São Paulo, onde o mandado de prisão foi expedido.

O criminoso foi levado à Delegacia Regional de Picos a fim de que as medidas cabíveis fossem tomadas.

 

Comentar
Internada em Picos · 30/06/2020 - 08h29 | Última atualização em 30/06/2020 - 14h00

Idosa de 60 anos, natural de Dom Expedito Lopes, tem alta após 44 dias internada com Covid-19


Compartilhar Tweet 1



O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, registou quatro altas de pacientes recuperados da covid-19 nessa segunda-feira (29/06). 

A alta mais esperada não só pela paciente e sua família, como também pela equipe de saúde do setor covid, foi de uma paciente de 60 anos natural de Dom Expedito Lopes. Ela passou 28 dias internada na Unidade de Terapia Intensa (UTI) para síndromes respiratórias e após melhora no quadro de saúde foi transferida para enfermaria onde passou mais 16 dias. A paciente é hipertensa e diabética, o que preocupava muito a equipe médica.

Os outros três pacientes que venceram a doença são uma mulher de Picos, de 88 anos, que passou sete dias de internação na enfermaria. Um homem de Sussuapara, de 33 anos, que passou 09 dias de internação na enfermaria e um homem de Fronteiras, de 30 anos, com histórico de convulsão, e ficou internado na UTI por um dia.

 


Fonte: Ascom - HRJL
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Saúde de Dom Expedito divulgou nesta sexta-feira (18/06), o Boletim Informativo atualizado sobre os casos de coronavírus no município.

A cidade tem 98 casos notificados, destes 65 foram descartados, 33 confirmados sendo que 17 pacientes já estão curados.

Veja o boletim do dia 18 de junho:

 

Comentar

Nesta quarta-feira (10/06), o Hospital Regional Justino Luz (HRJL) divulgou novo boletim, constando os dados atualizados do setor Covid, nele afirma que um paciente de Dom Expedito Lopes de 85 anos, apresentou melhoras e recebeu alta após passar 13 dias na enfermaria tratando da covid-19.

Boletim

Dos leitos destinados para a Covid-19, quatro deles estão ocupados, sendo eles, uma de Dom Expedito Lopes e uma de Marcolândia, que são casos positivos para coronavírus e quanto ao restante, consta com outro paciente também de Marcolândia e um de Massapê do Piauí, que são casos suspeitos e aguardam o resultado do exame.

Mais dois pacientes de Picos deram entrada no setor e agora a enfermaria conta com nove pessoas internadas, sendo que oito estão positivo para covid e um da cidade de Pimenteiras é um caso suspeito.

Lembrando que este boletim informativo divulgado pelo Hospital Regional Justino Luz diz respeito apenas aos casos que dão entrada.

 


Fonte: Riachão Net
Comentar
Vinha de São Paulo · 20/05/2020 - 08h15 | Última atualização em 20/05/2020 - 08h20

Ônibus clandestino com destino a Valença do Piauí é apreendido em Dom Expedito Lopes


Compartilhar Tweet 1



Um ônibus clandestino com 39 passageiros foi apreendido no município de Dom Expedito Lopes, região Sul do Piauí, na terça-feira (19/05). Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, o veículo havia saído da cidade de Osasco/SP com destino à cidade de Valença do Piauí.

Quando a equipe da ANTT chegou no local, os passageiros já tinham desembarcado e a vigilância sanitária não conseguiu fazer o acompanhamento.

Ainda foi encontrado uma motocicleta sendo transportada no bagageiro, o que é proibido devido questões de segurança.

Além da ANTT, a Polícia Militar e a Polícia Federal deram apoio na ação. O veículo foi apreendido.

    Imagem: Divulgação/ANTT

 

 

 

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O  Grupo de Promotorias Integradas no Acompanhamento da Covid-19 – Regional de Picos, por meio da 6ª Promotoria de Justiça da comarca, instaurou notícia de fato para apurar informações sobre a realização de evento festivo no município de Dom Expedido Lopes no dia 30 de abril, com aglomeração de pessoas sem qualquer espécie de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus. Vídeos que circulam por meio do aplicativo WhatsApp mostram pessoas reunidas em um churrasco, no qual também estaria presente um dos vereadores da cidade.

O promotor de Justiça Maurício Verdejo pontua que a conduta caracteriza, em tese, o crime indicado no artigo 268 do Código Penal:  infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. A pena prevista é de detenção, de um mês a um ano, e multa.

O Ministério Público oficiou a Delegacia Regional da Polícia Civil para que, no prazo de cinco dias, instaure a investigação. 

 

 


Fonte: MP-PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma ação voluntária entre dois primos da família Belo chamou bastante a atenção e comoveu os dom-expedito-lopenses.

Andando em uma pop 100 de propriedade particular e percorrendo quase todo o território do município pedindo doações em alimentos, os primos Leandra e Paulinho de Veinho, ambos pertencentes à família Belo, conseguiram arrecadar entre os munícipes uma quantidade considerável de alimentos.

A iniciativa, esforço e boa vontade em querer ajudar aos mais humildes atingiu a marca surpreendente de 93 kits de alimentação que foram distribuídos entre algumas famílias do município.

"Para mim é motivo de muita satisfação poder fazer algo precioso com o tempo disponível a servir ao próximo ", assim afirmou Leandra Zaira, uma das voluntárias envolvidas na ação.

"Estou me sentindo bastante útil em poder está colaborando para ajudar as pessoas do meu município", disse Paulinho de Veinho.

    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução

 

Comentar

A Câmara Municipal de Dom Expedito aprovou por unanimidade, três Projetos de Lei que foram apresentados pelo vereador Kyldary Gonçalves. A Lei Nº 56/2020 de 27 de fevereiro de 2020, que institui o dia Municipal da Conscientização do Autista no calendário oficial de datas e eventos do Município; a PL N º 47 de 22/11/2019 que institui os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro autista (TEA) e dá outras providências; a PL Nº 48 de 22/11 de 2019 que Institui a Carteira de Identificação do Autista (CIA), destinada a conferir a identificação à pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no âmbito municipal e dá outras providências.

Na ocasião foi entregue a Ohanna Vitória, 10 anos um certificado de Menção Honrosa por ter sido escolhida para representar as pessoas com autismo do Município, carregando a Lei Nº 48 com seu nome, representando a luta diária dos pais em relação a discriminação ainda muito grande pela sociedade.

Carteirinha do Autista
Carteirinha do Autista 
Maria Claese e Ohanna Vitória
Maria Claese e Ohanna Vitória 
Presidente da Câmara De Assis e vice-presidente Kyldary Gonçalves
Presidente da Câmara De Assis e vice-presidente Kyldary Gonçalves 
Lei Nº 56/2020
Lei Nº 56/2020 
Lei Nº 56/2020
Lei Nº 56/2020 
Lei Nº 56/2020
Lei Nº 56/2020 
Projeto de Lei Nº 47
Projeto de Lei Nº 47 
Projeto de Lei Nº 47
Projeto de Lei Nº 47 
Projeto de Lei Nº 47
Projeto de Lei Nº 47 
Projeto de Lei Nº 47
Projeto de Lei Nº 47 
Projeto de Lei Nº 47
Projeto de Lei Nº 47 
Projeto de Lei Nº 48
Projeto de Lei Nº 48  
Projeto de Lei Nº 48
Projeto de Lei Nº 48  
Projeto de Lei Nº 48
Projeto de Lei Nº 48  
Projeto de Lei Nº 48
Projeto de Lei Nº 48  

 

Comentar
Lei aprovada pela câmara · 01/04/2020 - 17h19 | Última atualização em 01/04/2020 - 18h11

Lei institui o dia Municipal da Conscientização do Autista em Dom Expedido


Compartilhar Tweet 1



No fim do ano de 2007, a ONU (Organização das Nações Unidas), definiu todo dia 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, todo o planeta se iluminam de azul e aqui no Brasil o Cristo Redentor representa esse dia para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Na cidade Dom Expedito Lopes, o Vereador Kyldary Gonçalves apresentou e defendeu três projetos de Lei voltados em prol dos autistas do Município, dentre eles, A Lei Nº 56/2020 de 27 de fevereiro de 2020, que institui o dia Municipal da Conscientização do Autista no calendário oficial de datas e eventos do Município.

Confira o texto da lei.

 

Em Dom Expedito Lopes, havia uma programação voltada ao tema na semana do aniversário da cidade no dia 05 de abril, mas por conta da pandemia do Covid-19 toda essa programação será remarcada para outra data, conforme a Secretaria de Assistência Social do Município.

Presidente da Câmara De Assis e Vice Presidente Kyldary Gonçalves
Presidente da Câmara De Assis e Vice Presidente Kyldary Gonçalves 
Maria Claese e Ohanna Vitória
Maria Claese e Ohanna Vitória  

 

Comentar
Localizado pelo Canil da PM · 20/03/2020 - 09h01

Homem é preso com 9 kg de pasta base de cocaína no Piauí


Compartilhar Tweet 1



Em uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar, um homem que não teve sua identidade revelada foi preso com 9 kg de pasta a base de cocaína. As informações são do Portal Riachão Net.

A prisão ocorreu por volta de 23h desta quinta-feira (19/03), no povoado Gaturiano, no município de Dom Expedito Lopes, distante 20 km de Picos.

Com a participação do Canil da PM, o cão Thor ao farejar uma mochila em um ônibus que fazia o percurso Teresina-Picos, foi possível detectar a presença da droga na mochila do suspeito.

Ações como essa, nesse momento são atendidas pela Central de Flagrantes em Picos. Também são atendidos casos de homicídio, violência doméstica e prisões em flagrantes. Os demais atendimentos estão temporariamente suspensos para evitar contágio pelo coronavírus.


Fonte: Portal Riachão Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um motorista de ônibus escolar da cidade de Dom Expedito Lopes denunciou ao 180 a situação precária dos veículos que fazem o transporte de crianças no município.

Segundo ele, limpadores de para-brisa, pneus, freios estão todos em péssimo estado.

"Hoje por pouco não acontece uma tragédia descendo a estrada do Gaturiano, pisei no freio, o carro patinou, saiu rodando na pista, por pouco não colide com uma carreta por falta de freio, os alunos se apavoraram dentro do carro", disse.

O motorista disse que já foi na secretaria da cidade e eles informaram que não podiam fazer nada. "Falaram até que iam punir o motorista porque não estava na minha alçada parar carro e eu vou parar de trafegar até me derem condição de fazer transporte com segurança", disse.

"É melhor parar o ônibus do que acontecer uma tragédia e eu não ter como ressarcir o prejuízo", concluiu o motorista.

Veja o vídeo:

 

Veja matéria completa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar
Homem foi detido · 13/03/2020 - 07h37 | Última atualização em 13/03/2020 - 09h52

Após 10 anos carro furtado em São Paulo é encontrado em cidade do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Os Policiais Rodoviários Federais apreenderam um veículo que ostentava uma placa de identificação de um veículo com as mesmas características. A ação ocorreu na nesta quarta-feira (11/03), ao abordarem o veículo VW/SPACEFOX na BR 316 na cidade de Dom Expedito Lopes. Os policiais estavam realizando policiamento ostensivo quando foi abordado o veículo em questão e solicitaram ao condutor toda a documentação pessoal e do veículo.

Os policiais ao realizar os procedimentos de identificação veicular foi constatado que os elementos de identificação que estavam intactos apontavam pra um veículo com as mesmas características que possuía registro de roubo datado de 28/03/2010 na cidade de Embu/SP. O condutor, que também se apresentou como proprietário do veículo, informou aos policiais que adquiriu o veículo em uma troca com outro veículo e mais a quantia de R$ 2.000,00. Informou também que realizou essa transação na cidade de Oeiras/PI.

    FOTO: Reprodução

 


Fonte: PRF
Comentar
Realização de diligências · 18/11/2019 - 21h21

Ministério Público investiga Prefeito de Dom Expedito Lopes


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público Estadual (MPE), através do Promotor da 1ª Promotoria de Justiça de Picos, Maurício Gomes de Souza, determinou a realização de diligências e outras providências no intuito de apurar a denúncia de que o prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa de Araújo, teria efetuado a compra de passagem aéreas, com recursos da Prefeitura, para sua esposa, a primeira-dama, Valdivia Barbosa de Moura. As informações são do portal o povo.

Essa notícia, que culminou com a abertura do processo, chegou ao (MPE), através de uma denúncia formalizada pela Câmara de vereadores do município de Dom Expedito Lopes no dia (12/09).

“Trata-se de notícia oriunda da Câmara Municipal de dom Expedito Lopes, na qual informa ter o Prefeito Municipal utilizando erário público para custeio de passagens aéreas de sua esposa , fato que, confirmado, pode ensejar atuação ministerial”, pontuou o Promotor de Justiça no despacho.

 


Fonte: Portal o povo
Comentar

A prefeitura municipal e a Secretaria Municipal de Educação de Dom Expedito Lopes, não tem medido esforços em busca de uma educação de qualidade, entre as inúmeras ações já realizadas pela gestão, agora o município foi contemplado com a conexão terrestre do Programa Educação Conectada. As informações são da Folha Atual.

Essa política pública só está sendo possível graças ao trabalho em equipe e de gestão compartilhada adotado pela Secretaria Municipal de Educação de Dom Expedito Lopes.

O programa de Inovação Educação Conectada tem como principal objetivo apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Folha atual
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Dom Expedito Lopes através das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, promoveu na manhã desta quarta-feira, 22 de maio, uma caminhada pelas principais ruas da cidade chamando a atenção da população para o combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do CREAS, Conselheiros Tutelares e crianças e adolescentes do Grupo de Balé     também estiveram envolvidos na mobilização.

Participaram ainda da caminhada Edson Carlos (secretário de educação), Jordane Ferreira (secretário de assistência social), Francival Gonçalves (secretário de administração), além do coordenador da educação, Wagner Cirino, professores, diretores e alunos da Unidade Estadual João Carvalho e das Escolas Municipais Ginásio Francisco Belo e João Belarmino do Vale.

 


Fonte: Folha Atual
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A secretaria de Assistência Social de Dom Expedito Lopes também levou as ações e palestras alusivas à Campanha Faça Bonito do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio, para a Escola Municipal Idalina Dantas, na comunidade Buriti Grande.

    Fotos: AsCom

 

Comentar
Cultura e música · 22/05/2019 - 13h12 | Última atualização em 22/05/2019 - 16h17

Escola Municipal de Música de Dom Expedito Lopes recebe flautas para os alunos


Compartilhar Tweet 1



A Escola Municipal de Música de Dom Expedito Lopes (EMMUDEL) recebeu, nesta terça-feira (21/05), as flautas para os alunos.

As flautas foram adquiridas e disponibilizadas pela prefeitura como forma de incentivo a cultura e música.

    Fotos: AsCom

 

Comentar
Dia das Mães · 22/05/2019 - 11h57 | Última atualização em 22/05/2019 - 12h23

Turma de Balé homenageia mães em Dom Expedito Lopes


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Dom Expedito Lopes, através da Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, na quinta-feira (09/05), um momento festivo com as mães das crianças e adolescentes que fazem parte dos Grupos de Balés assistidos pelo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Na oportunidade, a professora de dança Simone Santos convidou as mães presentes para juntas com suas filhas fazerem passos de balé. Homenagens através da música e da dança foram prestadas para as participantes.

O evento comemorativo, que aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da zona urbana, contou ainda com muita diversão por meio de passos de zumba, coordenada pela educadora física, Josemara, que também leu mensagens para as mães.

Uma pequena palestra também foi realizada para as mães sobre o verdadeiro sentido de ser mãe, proferida pela orientadora Social, Francisca Mary.

 


Fonte: Folha Atual
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Dom Expedito Lopes realizou, na segunda-feira (06/05), uma Audiência Pública para apresentação de relatórios e prestação de contas referente às atividades do primeiro quadrimestre de 2019.

A audiência aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação de do prefeito Valmir Barbosa, vereadores, secretários municipais e da sociedade em geral.

 


Fonte: Folha Atual
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Dom Expedito Lopes, através da secretaria de Obras, reabriu, na quinta-feira (16/05), uma estrada que já há muitos anos não vinha sendo utilizada, a estrada que liga a localidade Serra dos Pinheiros à sede do município.

O secretario Everaldo Gonçalves convocou sua equipe que, com a permissão do prefeito Valmir Barbosa, partiram para esse trabalho, que muitos achavam impossível devido já ter muitas promessas de outros gestores e nada de cumprir.

O Diretor de Máquinas e Estradas, Francisco de Anísio, foi um dos atores de grande participação nessa tarefa, pois encarou a obra com honra e determinação e com uma equipe competente iniciaram e finalizaram a obra em tempo recorde.

Em comemoração, foi realizada uma carreata, que contou com a presença da primeira-dama Valdiva Barbosa (representando o prefeito), secretários, vereadores, diretores, moradores da comunidade e a comunidade em geral.

 


Fonte: Folha Atual
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Dom Expedito Lopes realizou uma festa para comemorar o Dia das Mães na comunidade de Buriti Grande, no encerramento do festejo, com várias apresentações, homenagens e shows.

Além das mães do povoado, participaram das homenagens mães advindas das comunidades do Assentamento, Sitiozinho e Gaturiano.

As atividades aconteceram em frente à Escola Padre Albino e iniciou às 19h com a formação da mesa de honra e logo em seguida todos foram convidados a prestigiar a apresentação da Fanfarra, tocando o Hino Municipal de Dom Expedito Lopes.

Após a apresentação, foram convidados a falar e prestar homenagem às mães, a primeira-dama Valdiva Barbosa, o prefeito Valmir Barbosa e a vereadora Evanil Conrado, que esteve representando o povoado e o poder legislativo do município.

 


Fonte: Folha Atual
Comentar

O prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa, participou nesta quarta-feira (10/04) da programação do terceiro dia da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, na Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A programação se iniciou contou com a presença do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, discussão com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e reunião com deputados federais.

Ainda aconteceram palestras com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, a ministra da Agricultura Tereza Cristina e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Costa.

 

Comentar
Pelo TCE · 25/03/2019 - 16h47 | Última atualização em 26/03/2019 - 16h36

Câmara Municipal de Dom Expedito Lopes tem contas bloqueadas


Compartilhar Tweet 1



O Tribunal de Contas do Estado do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou, na sessão plenária de quinta-feira (14/03), o bloqueio das contas da Câmara Municipal de Dom Expedito Lopes, que não entregou as prestações de contas referentes ao período até novembro de 2018.

O bloqueio foi solicitado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Leandro Maciel do Nascimento, e aprovado por unanimidade pelo Pleno do TCE.

Com o bloqueio das contas, os gestores ficam impedidos de fazer pagamentos, saques e outras movimentações bancárias. O desbloqueio só é autorizado após a apresentação das prestações de contas.

 


Fonte: TCE-PI
Comentar

Um ônibus escolar sem nenhuma condição de ser utilizado para transportar crianças é usado no município de Dom Expedito Lopes. As fotos foram encaminhadas por um leitor do 180 que fez a denúncia.

"É uma vergonha e um perigo, a porta é amarrada com uma corda para fechar, tem vidros quebrados e tambores de combustível dentro dele", alertou o leitor sobre o risco que as crianças correm diariamente.

A situação infelizmente é muito comum em cidades do Piauí, em veículos totalmente sem condições e que representam um verdadeiro perigo para os estudantes, isso quando tem transporte escolar.

 

 

Comentar