Realização de diligências · 18/11/2019 - 21h21

Ministério Público investiga Prefeito de Dom Expedito Lopes


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público Estadual (MPE), através do Promotor da 1ª Promotoria de Justiça de Picos, Maurício Gomes de Souza, determinou a realização de diligências e outras providências no intuito de apurar a denúncia de que o prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa de Araújo, teria efetuado a compra de passagem aéreas, com recursos da Prefeitura, para sua esposa, a primeira-dama, Valdivia Barbosa de Moura. As informações são do portal o povo.

Essa notícia, que culminou com a abertura do processo, chegou ao (MPE), através de uma denúncia formalizada pela Câmara de vereadores do município de Dom Expedito Lopes no dia (12/09).

“Trata-se de notícia oriunda da Câmara Municipal de dom Expedito Lopes, na qual informa ter o Prefeito Municipal utilizando erário público para custeio de passagens aéreas de sua esposa , fato que, confirmado, pode ensejar atuação ministerial”, pontuou o Promotor de Justiça no despacho.

 


Fonte: Portal o povo
Comentar

A prefeitura municipal e a Secretaria Municipal de Educação de Dom Expedito Lopes, não tem medido esforços em busca de uma educação de qualidade, entre as inúmeras ações já realizadas pela gestão, agora o município foi contemplado com a conexão terrestre do Programa Educação Conectada. As informações são da Folha Atual.

Essa política pública só está sendo possível graças ao trabalho em equipe e de gestão compartilhada adotado pela Secretaria Municipal de Educação de Dom Expedito Lopes.

O programa de Inovação Educação Conectada tem como principal objetivo apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Folha atual
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Dom Expedito Lopes através das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, promoveu na manhã desta quarta-feira, 22 de maio, uma caminhada pelas principais ruas da cidade chamando a atenção da população para o combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do CREAS, Conselheiros Tutelares e crianças e adolescentes do Grupo de Balé     também estiveram envolvidos na mobilização.

Participaram ainda da caminhada Edson Carlos (secretário de educação), Jordane Ferreira (secretário de assistência social), Francival Gonçalves (secretário de administração), além do coordenador da educação, Wagner Cirino, professores, diretores e alunos da Unidade Estadual João Carvalho e das Escolas Municipais Ginásio Francisco Belo e João Belarmino do Vale.

 


Fonte: Folha Atual
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A secretaria de Assistência Social de Dom Expedito Lopes também levou as ações e palestras alusivas à Campanha Faça Bonito do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio, para a Escola Municipal Idalina Dantas, na comunidade Buriti Grande.

    Fotos: AsCom

 

Comentar
Cultura e música · 22/05/2019 - 13h12 | Última atualização em 22/05/2019 - 16h17

Escola Municipal de Música de Dom Expedito Lopes recebe flautas para os alunos


Compartilhar Tweet 1



A Escola Municipal de Música de Dom Expedito Lopes (EMMUDEL) recebeu, nesta terça-feira (21/05), as flautas para os alunos.

As flautas foram adquiridas e disponibilizadas pela prefeitura como forma de incentivo a cultura e música.

    Fotos: AsCom

 

Comentar
Dia das Mães · 22/05/2019 - 11h57 | Última atualização em 22/05/2019 - 12h23

Turma de Balé homenageia mães em Dom Expedito Lopes


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Dom Expedito Lopes, através da Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, na quinta-feira (09/05), um momento festivo com as mães das crianças e adolescentes que fazem parte dos Grupos de Balés assistidos pelo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Na oportunidade, a professora de dança Simone Santos convidou as mães presentes para juntas com suas filhas fazerem passos de balé. Homenagens através da música e da dança foram prestadas para as participantes.

O evento comemorativo, que aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da zona urbana, contou ainda com muita diversão por meio de passos de zumba, coordenada pela educadora física, Josemara, que também leu mensagens para as mães.

Uma pequena palestra também foi realizada para as mães sobre o verdadeiro sentido de ser mãe, proferida pela orientadora Social, Francisca Mary.

 


Fonte: Folha Atual
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Dom Expedito Lopes realizou, na segunda-feira (06/05), uma Audiência Pública para apresentação de relatórios e prestação de contas referente às atividades do primeiro quadrimestre de 2019.

A audiência aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação de do prefeito Valmir Barbosa, vereadores, secretários municipais e da sociedade em geral.

 


Fonte: Folha Atual
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Dom Expedito Lopes, através da secretaria de Obras, reabriu, na quinta-feira (16/05), uma estrada que já há muitos anos não vinha sendo utilizada, a estrada que liga a localidade Serra dos Pinheiros à sede do município.

O secretario Everaldo Gonçalves convocou sua equipe que, com a permissão do prefeito Valmir Barbosa, partiram para esse trabalho, que muitos achavam impossível devido já ter muitas promessas de outros gestores e nada de cumprir.

O Diretor de Máquinas e Estradas, Francisco de Anísio, foi um dos atores de grande participação nessa tarefa, pois encarou a obra com honra e determinação e com uma equipe competente iniciaram e finalizaram a obra em tempo recorde.

Em comemoração, foi realizada uma carreata, que contou com a presença da primeira-dama Valdiva Barbosa (representando o prefeito), secretários, vereadores, diretores, moradores da comunidade e a comunidade em geral.

 


Fonte: Folha Atual
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Dom Expedito Lopes realizou uma festa para comemorar o Dia das Mães na comunidade de Buriti Grande, no encerramento do festejo, com várias apresentações, homenagens e shows.

Além das mães do povoado, participaram das homenagens mães advindas das comunidades do Assentamento, Sitiozinho e Gaturiano.

As atividades aconteceram em frente à Escola Padre Albino e iniciou às 19h com a formação da mesa de honra e logo em seguida todos foram convidados a prestigiar a apresentação da Fanfarra, tocando o Hino Municipal de Dom Expedito Lopes.

Após a apresentação, foram convidados a falar e prestar homenagem às mães, a primeira-dama Valdiva Barbosa, o prefeito Valmir Barbosa e a vereadora Evanil Conrado, que esteve representando o povoado e o poder legislativo do município.

 


Fonte: Folha Atual
Comentar

O prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa, participou nesta quarta-feira (10/04) da programação do terceiro dia da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, na Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A programação se iniciou contou com a presença do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, discussão com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e reunião com deputados federais.

Ainda aconteceram palestras com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, a ministra da Agricultura Tereza Cristina e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Costa.

 

Comentar
Pelo TCE · 25/03/2019 - 16h47 | Última atualização em 26/03/2019 - 16h36

Câmara Municipal de Dom Expedito Lopes tem contas bloqueadas


Compartilhar Tweet 1



O Tribunal de Contas do Estado do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou, na sessão plenária de quinta-feira (14/03), o bloqueio das contas da Câmara Municipal de Dom Expedito Lopes, que não entregou as prestações de contas referentes ao período até novembro de 2018.

O bloqueio foi solicitado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Leandro Maciel do Nascimento, e aprovado por unanimidade pelo Pleno do TCE.

Com o bloqueio das contas, os gestores ficam impedidos de fazer pagamentos, saques e outras movimentações bancárias. O desbloqueio só é autorizado após a apresentação das prestações de contas.

 


Fonte: TCE-PI
Comentar

Um ônibus escolar sem nenhuma condição de ser utilizado para transportar crianças é usado no município de Dom Expedito Lopes. As fotos foram encaminhadas por um leitor do 180 que fez a denúncia.

"É uma vergonha e um perigo, a porta é amarrada com uma corda para fechar, tem vidros quebrados e tambores de combustível dentro dele", alertou o leitor sobre o risco que as crianças correm diariamente.

A situação infelizmente é muito comum em cidades do Piauí, em veículos totalmente sem condições e que representam um verdadeiro perigo para os estudantes, isso quando tem transporte escolar.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Alegando que a decisão é estritamente de cunho pessoal, o vereador de Dom Expedito Lopes, Jernando de Moura Leal (PROS), renunciou ao mandato na última quarta-feira, 26 de dezembro. Em lugar dele assume o primeiro suplente da coligação “Um novo tempo, uma nova história”, Antônio Ferreira Sobrinho, o Toinho de Quinca (PSDB). As informações são do Jornal de Picos.

 

O pedido de renúncia foi assinado pelo vereador Jernando Leal (PROS) no último dia 26 de dezembro e, enviado na mesma data ao presidente da Câmara Municipal de Dom Expedito Lopes, Kildary Gomes Gonçalves (Rede) e ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho. No texto ele comunica que a renúncia é de caráter irrevogável e irretratável, com efeitos imediatos.  

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A cada edição, o Rally Piocerá/Cerapió conta com diversas cidades que recebem os participantes durante todos os dias de prova. Em 2019, a tradicional competição off-road do Brasil movimentará 34 municípios do Piauí e Ceará. Com largada em Teresina (PI) e chegada inédita em Juazeiro do Norte (CE), o evento terá também como dormitório, entre 21 a 25 de janeiro, as localidades de Amarante (PI), Floriano (PI), Oeiras (PI), Picos (PI) e Iguatu (CE).

Além dessas, outras cidades como Dom Expedito Lopes farão parte do trajeto da disputa, seja como neutro (ponto de parada para abastecimento, alimentação e pequenos ajustes nos veículos) ou simplesmente como rota de passagem das motos, carros, quadriciclos, UTVs e bikes.

Independente do tempo que a caravana ficará em cada local, a movimentação aquece a economia de cada cidade em diversos setores.

    Reprodução

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Vereadores do município de Dom Expedido Lopes denunciaram no Tribunal de Contas do Estado do Piauí o prefeito Valmir Barbosa por suposta contratação irregular do controlador geral do município, Joaquim Tomás Barbosa.

De acordo com a denúncia apresentada pelos parlamentares Evanil Conrado, Francisco de Assis e Ireny Gonçalves, Joaquim não faz parte do quadro efetivo de servidores.

Ele exerceu a função durante cinco meses de 2017 e hoje o cargo é ocupado por outra pessoa. O prefeito já se manifestou sobre o caso e disse que a denúncia é sem fundamento.

 Prefeito Valmir Barbosa
Prefeito Valmir Barbosa  

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Policiais do Grupamento de Polícia Militar de Dom Expedito prenderam na manhã desta quarta-feira (17/10) Marcos Vinícius da Silva Oliveira, suspeito de tentar abusar sexualmente de duas adolescentes. A prisão ocorreu na comunidade Canto, Zona Rural de Ipiranga do Piauí.

As vítimas, com idade de 13 e 15 anos de idade, estavam no “Morro da Cruz”, ponto turístico da cidade quando foram abordadas pelo homem e agredidas. Elas conseguiram escapar do local antes que o ato sexual fosse consumado. O crime ocorreu no dia 22 de setembro.

Segundo informações do comandante do GPM de Dom Expedito Lopes, cabo Altamar, a prisão foi possível graças a denúncias de populares que informaram a localização de Marcos Vinícius. No momento da prisão, o suspeito estava abrigado em uma residência de familiares.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Policiais do Grupamento de Polícia Militar de Dom Expedito Lopes prenderam na manhã desta quarta-feira (17/10) Marcos Vinícius da Silva Oliveira, suspeito de tentar abusar sexualmente de duas adolescentes. A prisão ocorreu na comunidade Canto, Zona Rural de Ipiranga do Piauí.

As vítimas, com idade de 13 e 15 anos de idade, estavam no “Morro da Cruz”, ponto turístico da cidade quando foram abordadas pelo homem e agredidas. Elas conseguiram escapar do local antes que o ato sexual fosse consumado. O crime ocorreu no dia 22 de setembro.

Segundo informações do comandante do GPM de Dom Expedito Lopes, cabo Altamar, a prisão foi possível graças a denúncias de populares que informaram a localização de Marcos Vinícius. No momento da prisão, o suspeito estava abrigado em uma residência de familiares.

O suspeito foi encaminhado à Central de Flagrantes, em Picos, para adoção dos procedimentos cabíveis.

 


Fonte: Folha Atual
Comentar
Candidatos mais votados · 10/10/2018 - 23h38

Veja o resultado das Eleições 2018 em Dom Expedito Lopes


Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 3.074 votos e 69,61% dos votos válidos.

Para o Senado, Wilson Martins obteve 2.471 votos e 36,77% dos votos válidos. Ciro Nogueira teve 2.391 votos e 29,94% dos votos válidos.

O candidato a deputado federal mais votado no município foi Iracema Portella com 939 votos e 20,28% dos votos válidos.

O candidato a deputado estadual mais votado no município foi Belê Medeiros com 1006 votos e 21,15% dos votos válidos. 

 

Comentar
Em Dom Expedito Lopes · 28/09/2018 - 15h31

Operação policial prende quatro pessoas por tráfico


Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta quinta-feira, (27/09), a Polícia Civil de Picos, com o apoio da Força Tática, realizou uma operação que resultou na condução de seis pessoas à delegacia.

De acordo com delegado Agenor Ferreira Lima, em Picos, três pessoas foram presas em flagrante pelo crime de tráfico de entorpecentes.

“Inicialmente foi preso o Marcos Vinicius da Silva Lopes no bairro Morada Nova, em seguida foi preso o Marcos Mateus de Sousa no bairro São José, assim como o Fredson Gonzaga de Sousa, conhecido como Siron, no bairro Papelão. Já na cidade de Som Expedito Lopes foi preso a pessoa de Weslwy Raomi de Carvalho. Outras duas pessoas foram conduzidas à delegacia, mas liberadas posteriormente”, explicou o delegado.

Durante a operação os policiais apreenderam drogas, balança de precisão, aparelhos celulares e mais de R$ 2.000,00 trocados.

 


Fonte: Picos40graus
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Rio São Vitor. Você conhece este rio? Segundo pesquisas e o testemunho dos organizadores da Cavalgada da Missão este é o nome original do que hoje conhecemos por Rio Sambito. O nome atual, portanto vem a ser uma corruptela popular de São Vitor, ou seja, ao longo dos anos o nome foi se transformando até chegar ao atual Sambito.

Pois bem, no vale do Rio Sambito habitavam as sete aldeias dos índios da etnia Aroaque. A entrada dos Bandeirantes para a ocupação da região causou o massacre e a quase extinção dos índios da região. Os sobreviventes que habitavam estas sete aldeias, tidos como “pacificados” foram unidos no mesmo povoamento pela ação da Missão Jesuítica liderada pelo Padre Gabriel Malagrida.

Para ocupar e tornar a colônia produtiva, a coroa portuguesa mandou instalar as primeiras fazendas de gado na região. Daí a necessidade de “catequizar” os índios para formar a mão de obra.

Veja a matéria completa 

 

Comentar
Confira a história de Aroazes · 26/09/2018 - 22h52

Povoamento dos sertões do estado | História ao alcance de nossos olhos


Compartilhar Tweet 1



Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

Conheça mais da história clicando aqui

 

 

Comentar
Em Dom Expedito Lopes · 25/09/2018 - 11h19

Duas menores sofrem tentativa de estupro em Dom Expedito Lopes


Compartilhar Tweet 1



Na noite deste sábado (22/09), duas menores com idade de 13 e 15 anos sofreram uma tentativa de estupro coletivo no município de Dom Expedito Lopes. As vítimas chegaram a ser espancadas pelo agressor e receberam atendimento médico.

Segundo informações do comandante do Grupamento de Polícia Militar de Dom Expedito Lopes, Cabo Altamar, as garotas estavam num morro, ponto turístico da cidade, quando o suposto agressor identificado apenas como “Marcos Vinícius”, utilizando uma máscara preta no rosto atacou as menores.

“As meninas foram ouvidas e explicaram o fato, assim como identificaram o autor do crime. Realizamos ainda diligências para localizar o suspeito, mas passado o flagrante não conseguimos lograr êxito na prisão”, afirmou o comandante.

As informações ainda dão conta que as vítimas resistiram à ação e foram espancadas, apresentando várias lesões pelo corpo.

 


Fonte: Portal Cidades em Foco
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Cavalgada da Missão será realizada pelo município de Aroazes, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Toda a população de Francinópolis e cidades do entorno estão convidadas para o momento.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

O evento traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos instalaram-se no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.Resistem ao tempo muitos vestígios dessa história adormecida. Uma pedra do templo construído pelos jesuítas está no centro da cidade. Mas, o que se há de mais valioso é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida e conservada.

Clique e veja a programação completa

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Caravana Lula Livre percorreu, no último final de semana, a região centro-sul do estado e passou no município de Dom Expedito Lopes e mais outras 8 cidades.

Segundo João Pereira, secretário de Organização do PT Estadual e coordenador da Caravana Lula Livre, a atividade tem tido um papel importante no estado do Piauí.

“Chegamos a 100 cidades e queremos chegar a todo o estado do Piauí. Eles não poderão silenciar a nossa voz, enquanto essa injustiça, que é a prisão política do ex-presidente Lula, não for corrigida. Então, à luta, Lula Livre para o Brasil ser feliz de novo.”, ressalta Assis Carvalho, presidente do PT Piauí.

 

 


Fonte: AsCom / PT Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os consultórios odontológicos do município de Dom Expedito Lopes receberam a visita da equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI), que constatou diversas irregularidades na prestação dos serviços.

Nas unidade de saúde Codó, Buriti Grande e Centro de Saúde Estevão Alves do Vale, localizado em Dom Expedito Lopes, foram atestadas ferrugem no suporte da caixa de perfurocortante, falta suporte adequado para caixa de perfurocortante, bem como pontos de ferrugem na cadeira odontológica e falta protetor do refletor.

A partir da notificação, os referidos municípios possuem 30 dias para resolver as irregularidades. 

 

 


Fonte: Com informações da Assessoria
Comentar