A fiscalização e barreiras sanitárias na cidade de Dirceu Arcoverde, promovidas pela Prefeitura Municipal para evitar a disseminação da Covid-19 está dando o que falar. Primeiro foi a imagem de jumentos na sombra da tenda de lona e agora é o valor do aluguel da tenda de lona. Veja mais informações na Redação do 180graus.

De acordo com contrato nº 022/2020 celebrado entre a prefeitura de Dirceu Arcoverde e a empresa L. B Bonfim & Cia LTDA, do empresário Cosminho, com sede na cidade de Remanso-BA, o município pagou o montante de R$ 81.900,00 para ter as tendas por 90 dias.

O vereador de Dirceu Arcoverde, Rodolfinho informou que apenas uma tenda de lona esteve disponível para barreira sanitária no município, é que não foi pelo período informado no contrato.

Com as informações, agora cabe ao Ministério Público Federal e a Câmara dos Vereadores de Dirceu Arcoverde agilidade.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Dirceu Arcoverde foi interditado para sanitização após seis policiais testarem positivo para a coronavírus, incluindo o comandante da PM da cidade. As informações estão no Portal SRN.


 


Fonte: Portal SRN
Comentar
Em Dirceu Arcoverde · 08/05/2020 - 16h00 | Última atualização em 08/05/2020 - 16h01

Vereador denuncia falta de barreira sanitária após secretária confirmar medida


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Dirceu Arcoverde através da Secretaria de Saúde, divulgaram o início de uma barreira sanitária, para controlar a entrada e saída de veículos na cidade, como medidas de contenção e prevenção do Covid-19.

O 180 recebeu uma denúncia dos vereadores Rodolfinho e Luciano que, após irem acompanhar os trabalhos na terça-feira (05/05) não havia ninguém no local onde seria a barreira, e fizeram um vídeo cobrando mais sobre o trabalho e explicando a situação.

Segundo o vereador, nesta quinta-feira (07/05) na Câmara Municipal, era pra acontecer uma reunião com a secretaria de saúde, mas ela não compareceu e mandou dois funcionários.

Na reunião foram discutidos sobre todas as medidas que deveriam e vem sendo tomadas no município.

Após cobrança dos vereadores, a Secretaria se comprometeu de intensificar os trabalhos na barreira.

Mas na manhã desta sexta-feira (08/05), não tinha ninguém, apenas alguns animais como mostra nas imagens:

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Município de São Raimundo Nonato/PI, diante da crise do novo coronavírus, publicou nesta quarta-feira (18/03), recomendação sobre irregularidade e abusividade na venda de álcool em gel e máscaras de proteção em farmácias e supermercados do município de Dirceu Arcoverde e região. As informações são do Portal SRN.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, aumentar preços de produtos ou serviços sem justa causa e obter vantagem desproporcional é caracterizado como prática abusiva.

Recomendação:

 


Fonte: Portal SRN
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Após o rompimento da adutora que deixou sem água São Raimundo Nonato, Dirceu Arcoverde e mais cinco cidades na região nesta segunda-feira (12/02), a Águas e Esgotos do Piauí S.A (Agespisa), mobilizou técnicos e equipamentos dos setores de obras e operação para atuar em caráter emergencial na correção de um grande vazamento.

Por conta da complexidade do serviço, ainda não há previsão para retomada do abastecimento.

O trecho onde houve o rompimento vem apresentando vazamentos constantemente e fica entre a Estação de Tratamento de Água e a zona urbana de São Raimundo Nonato. Trata-se de uma obra construída por outro ente público e repassada para a Agespisa. O material utilizado é de qualidade inconsistente e vive apresentando defeitos.

Em agosto do ano passado, a Agespisa realizou uma força-tarefa e substituiu 300 metros de tubos da Adutora do Garrincho com o objetivo de sanar parte dos constantes problemas.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Agespisa
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Três corpos foram encontrados na tarde dessa quarta-feira (12/02) perto da BR-324, entre as cidades de Dirceu Arcoverde (PI) e Remanso (BA). De acordo com  populares, as vítimas estavam em uma área de matagal. As informações são do blog do Waldiney Passos.

Os corpos apresentavam perfurações causadas, aparentemente, por disparos de arma de fogo. Dois corpos foram encontrados com as mãos amarradas.

Até o momento, não se sabe o que teria provocado os homicídios. Nenhum suspeito foi identificado pela polícia, que deve dar início às investigações do caso.

Os três seriam da cidade de Remanso e estavam desaparecidos há pelos menos dois dias. Os corpos foram encaminhados para Teresina.

    FOTO: Reprodução

 


Fonte: Blog do Waldiney Passos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Dirceu Arcoverde teve a conta do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) bloqueada pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí, nessa segunda (27/01), referente aos precatórios. As informações são do Portal SRN.

Prefeito Carlão do Feijão
Prefeito Carlão do Feijão    FOTO: Portal SRN

 

O Ministério Público de Contas, ingressou com uma representação contra o prefeito Carlos Gomes de Oliveira, popularmente conhecido como "Carlão do Feijão", onde pediu o bloqueio das contas referente aos precatórios pagos atinentes às ações judiciais que discutiram os valores do Fundef repassados pela União.

Na representação, o Ministério Público explicou que em 2018 o TCE definiu todas as medidas que as prefeituras piauienses devem tomar antes de terem o acesso ao valor, para que os recursos sejam devidamente aplicados na área da educação.

 

 


Fonte: Portal SRN
Comentar
Recursos bloqueados · 20/11/2019 - 23h11 | Última atualização em 20/11/2019 - 23h21

Tesouro Nacional bloqueia FPM de Dirceu Arcoverde por débitos de inadimplência


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) efetuou bloqueio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de Dirceu Arcoverde e mais 13 municípios do Piauí. As informações são do Portal SRN.

Os municípios tiveram o bloqueio efetivado nesta segunda-feira (18/11), o que impede a liberação dos recursos dos dias 20 e 30 deste mês até a regularização.

A causa do bloqueio, na maioria dos casos, são débitos por inadimplência no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ou por inadimplência do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), na Receita Federal do Brasil.

 


Fonte: Portal SRN
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O empresário Euclides Pereira foi condenado a 100 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra seus três irmãos no município de Dirceu Arcoverde-PI. A sentença foi dada pelo juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas, da 1ª Vara da Comarca de São Raimundo Nonato. 

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), entre os anos de 2018 e 2019, no interior do estabelecimento comercial situado na localidade Olho D’água, município de Dirceu Arcoverde, o denunciado, 'agindo com consciência e livre vontade', praticou atos libidinosos contra os irmãos de seis anos (3 vezes), nove anos (duas vezes) e 10 anos (cinco vezes).

Foi negado a ele o direito de recorrer à sentença em liberdade, mantendo sua prisão preventiva.

O magistrado determinou ainda a transferência do réu para a Penitenciária Gonçalo de Castro Lima (Vereda Grande), em Floriano, onde deverá ser iniciada a execução da pena. 

 


Fonte: Portal SRN
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na madrugada desta sexta-feira (22/02) por volta das 01h30, foi registrado um homicídio, na zona rural do município de Dirceu Arcoverde na divisa com a Fartura do Piauí.

A equipe da Polícia Militar (PM) se deslocou até o lugarejo, Sítio Teodoro onde foi constatado o homicídio, tendo como vítima fatal o senhor Domingos Paes Landim de 71 anos, foram tomadas todas as providências necessárias e liberado o corpo para ser conduzido até São Raimundo Nonato para as devidas providências.

Segundo informações dos vizinhos a vítima se encontrava sozinho em casa, e que por volta de 20h45 da quinta-feira (21/02), ouviram um barulho parecido com um tiro na casa da vítima, e em seguida um barulho de uma motocicleta.

Depois de cerca de uma hora, foi que os vizinhos e sobrinhos da vítima deram por falto do mesmo e foram até sua casa, chegando lá a porta da frente estava aberta, ao adentraram, encontraram, ele caído e já em óbito com um ferimento no peito.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Portal Professor Thiago
Comentar

A Prefeitura Municipal de Dirceu Arcoverde comunicou que abriu uma licitação pública, na modalidade Pregão Presencial, para a contratação de pessoa jurídica para fornecimento de material de higiene, limpeza e outros, destinados a atender a demanda da prefeitura, suas secretarias, fundos municipais e hospital de pequeno porte, durante o ano de 2019.

A abertura está prevista para o dia 24 de janeiro de 2019, às 11h30, na sede da prefeitura.

As informações estão dispostas no Diário Oficial da União (DOU).

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Wellington Dias teve a maior quantidade de votos para o governo do estado no município de Dirceu Arcoverde:

 

Lista dos candidatos mais votados ao Senado no município:

 

Lista dos candidatos a deputado federal mais votados no município:

 

Lista dos candidatos a deputado estadual mais votados no município:

 

Comentar
Em Dirceu Arcoverde · 01/06/2018 - 16h03 | Última atualização em 01/06/2018 - 17h08

MPPI expede inquérito a Dirceu Arcoverde devido a omissão de medidas administrativas


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público Estadual anunciou nesta sexta-feira (01/06) que a Promotoria Regional Ambiental de São Raimundo Nonato instaurou Inquérito Civil para averiguar a omissão do município de Dirceu Arcoverde e outras 10 cidades, na adoção de medidas administrativas para prevenção ou diminuição dos riscos ambientais e sanitários decorrentes das atividades de cemitérios clandestinos ou que funcionem em desconformidades com Resolução CONAMA.

 A atuação do Ministério Público se faz necessária, vez que a atividade de cemitério oferece risco potencial de contaminação das águas superficiais.

No Piauí, os cemitérios clandestinos podem trazer graves problemas, de saúde pública e ambiental, já são feitos  muito próximos a regiões habitacionais e agrícolas.

 

 

 

 

 

 


Fonte: MPPI
Comentar
Fundef · 03/07/2017 - 16h47 | Última atualização em 03/07/2017 - 16h49

TCE libera precatórios do Fundef e Dirceu Arcoverde será uma das cidades favorecidas


Compartilhar Tweet 1



O Município de Dirceu Arcoverde será um dos beneficiados que terão os precatórios referentes ao antigo Fundef liberados até julho.

Ao todo são 14 municípios que serão beneficiados e que juntos receberão recursos da ordem de cronograma de aplicação desses recursos para o desbloqueio da quantia de 66,392 milhões.

O TCE, no entanto, pediu o bloqueio preventivo desse valor, exigindo para tanto a apresentação de um cronograma de aplicação desses recursos para o desbloqueio da quantia.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações UruçuiNews

Compartilhar Tweet 1



Foram apreendidos pela delegacia regional de São Raimundo Nonato 20 kg de maconha na zona Rural da cidade de Dirceu Arcoverde. De acordo com o delegado Ramon Brito Cavalcante, a apreensão se deu com base em investigações feitas pela própria delegacia.

A droga estava distribuída em 31 tabletes e no local também foi encontrada uma balança de precisão. O suspeito preso com a droga foi identificado pela Polícia como Leomar de Oliveira Silva, conhecido como Lion, que recebia a droga de São Paulo para repassar aqui e passou a ser monitorado. A equipe realizou campana próximo ao local onde foi escondido o entorpecente, acrescentou o delegado.

A apreensão é tida como uma das maiores da região e teve a participação apenas do delegado e do agente

(Equipe de Municípios)


Fonte: com informações cidadenet.com
Seca que castiga · 29/06/2017 - 12h10 | Última atualização em 29/06/2017 - 17h11

Governo assina decreto para ajudar famílias que passam por estiagem


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias (PT), em decreto assinado nesta quarta-feira (28), estabeleceu racionamento de água em 27 municípios do Piauí por prazo indeterminado. A medida ocorre por conta da estiagem prolongada no semiárido, que provocou a escassez nos reservatórios que abastecem a região, e prevê bônus ou sobretaxa para quem consumir foras metas estabelecidas. Também fica proibido o uso de água da rede pública para lavar carros e calçadas. Dirceu Arcoverde entra no decreto.

A maior cidade alvo do racionamento é São Raimundo Nonato, que conta com cerca de 34 mil habitantes e abriga o parque nacional Serra da Capivara. Os reservatórios nos municípios do decreto estão com capacidade inferior a 10%.

Veja mais detalhes:

(Equipe de Municípios)


Fonte: Fotos: Feriastur.br

Compartilhar Tweet 1



A secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária nesta quarta-feira (31/05) através do Secretário José de Oliveira Lomba Filho e o Engenheiro Agrônomo Linderson Batista, na Câmara de Vereadores, em São Raimundo Nonato da reunião do projeto Rota do Cordeiro.

O programa e apoiado pelo Ministério da Integração Nacional, com a participação da Embrapa Caprinos e Ovinos e diversos parceiros locais, regionais e nacionais. O objetivo é apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos no Nordeste e todas as atividades que estão ligadas a esta cadeia produtiva.

A reunião teve como propósito dá andamento ao projeto através do encontro do grupo gestor do polo Serra da Capivara que compreendendo 10 (dez) municípios piauienses entre eles ,Dirceu Arcoverde.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em ASCOM
Interditada · 22/05/2017 - 16h27 | Última atualização em 22/05/2017 - 16h30

Manifestantes bloqueiam rodovia que liga Piaui e Bahia há uma semana


Compartilhar Tweet 1



O trecho da BR-324 continua interditado há quase uma semana devido ao protesto dos moradores de Dirceu Arcoverde, Sul do Piauí, e Remanso, na Bahia, que cobram pavimentação da rodovia.

Por conta do bloqueio, caminhoneiros estão procurando rotas alternativas, aumentando a distância entre os dois estados em 200 e até 300 quilômetros.

Desde o dia 16/05, os manifestantes montaram barracas no meio da pista e estão até cozinhando no local..

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e foto do Velho Monge

Compartilhar Tweet 1



Se sabe, entre muitas outras coisas, diante de um relatório do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle Geral da União (CGU), que em compras de ingredientes para a merenda escolar, que teriam ocorrido na gestão passada de Carlão do Feijão, a pasta do governo federal constatou uma possível utilização de notas fiscais frias por parte da prefeitura no valor de R$ 5.776,50.

É pouco? Não. É dinheiro público. Sem falar que a pasta alerta que “para muitos alunos, a alimentação escolar constitui-se na única fonte de refeição diária”. Portanto, se surrupiar recursos públicos é vergonhoso, desviar da educação e ainda mais da merenda escolar, despensa adjetivações.

CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Carlão do Feijão (PSB) foi eleito prefeito do município de Dirceu Arcoverde com 54,35% dos votos. Dr. Ramon (PT) obteve 45,65%.


Compartilhar Tweet 1



SESSÃO PLENÁRIA (ORDINÁRIA)

14/07/2016 (QUINTA-FEIRA) - 9:00h

PAUTA DE JULGAMENTO - Nº: 022/2016

CONS. SUBST. DELANO CÂMARA

REPRESENTAÇÃO

TC/004506/2016 REPRESENTAÇÃO C/C MEDIDA CAUTELAR CONTRA A P. M. DE DIRCEU

ARCOVERDE (EXERCÍCIO DE 2015)

Interessado(s): Ministério Público de Contas - TCE/PI

Unidade Gestora: P. M. DE DIRCEU ARCOVERDE

Objeto: Ausência de documentos que compõem a prestação de contas do exercício de

2015

Referências Processuais: Responsável: Carlos Gomes de Oliveira - Prefeito

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de TCE-PI

Compartilhar Tweet 1



TC/004506/2016 REPRESENTAÇÃO C/C MEDIDA CAUTELAR CONTRA A P. M. DE DIRCEU

ARCOVERDE (EXERCÍCIO DE 2015)

Interessado(s): Ministério Público de Contas - TCE/PI

Unidade Gestora: P. M. DE DIRCEU ARCOVERDE

Objeto: Ausência de documentos que compõem a prestação de contas do exercício de

2015

Referências Processuais: Responsável: Jailton Santos Silva - Prefeito (SIC)

ERRATA: "Prefeito é o Carlão do Feijão - Carlos Gomes de Oliveira.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de TCE-PI
De Dirceu Arcoverde · 14/06/2016 - 12h08 | Última atualização em 14/06/2016 - 13h59

Prefeito teria tentado subornar jornalista para evitar divulgação de denúncias


Compartilhar Tweet 1



Por Rômulo Rocha - Enviado a Dirceu Arcoverde

SECA, SOFRIMENTO E SUSPEITAS DE CORRUPÇÃO
O município de Dirceu Arcoverde, situado a cerca de 553 quilômetros de Teresina, é pertencente à microrregião de São Raimundo Nonato, abatido pela seca e pela falta d’água nas torneiras. Sua população é sofredora. Na cidade prolifera carros-pipa. Segundo dados do IBGE, há naquele município 6.675 habitantes.

Quando visitado, final do mês passado, havia trinta dias que a população da cidade estava sem água. Chegava a ser comovente ver senhores de idade contando, sob o domínio do medo, que nasceram assim e morreriam assim. Não queriam se expor. Era uma revolta contida, à espera de alguém que pudesse gritar por eles.

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA AQUI

(Redação Teresina)

Ouvindo a população · 07/06/2016 - 14h35 | Última atualização em 08/06/2016 - 10h12

Governador juntamente com a sec. Rejane Dias abrem espaço para ouvir a população de Dirceu Arcoverde


Compartilhar Tweet 1



No município de Dirceu Arcoverde, o governador com sua comitiva foram bem recepcionados pela população. Realizou a inauguração da pavimentação asfáltica da estrada que dar acesso a divisa com a Bahia, participou da solenidade que houve na escola municipal, as pessoas acompanharam todo o discurso do governador, que falava das melhorias que iria levar para a cidade. A população participou, fazendo várias perguntas e agradecendo o mandato do seu governo.

(Redação Teresina)

Fizeram reféns · 08/04/2016 - 15h29 | Última atualização em 08/04/2016 - 17h07

Em Dirceu Arcoverde dupla tenta assaltar Correios com arma de briquedo


Compartilhar Tweet 1



Foi registrado no início da tarde desta sexta-feira (08/04) um assalto à agência dos Correios da cidade de Dirceu Arcoverde, distante 571 km da capital Teresina, situada ao Sul do Estado.

Segundo a polícia local, dois homens teriam entrado na agência, rendido o segurança e anunciado o assalto. E acreditem, tudo isso foi usando uma arma de brinquedo, fazendo inclusive clientes de reféns. Após negociação, a dupla resolveu se entregar.

Eles estavam com uma arma de brinquedo e depois de render o segurança, pegaram a sua arma. O clima era tenso, pois eles estavam com reféns e cercados. Após muita conversa eles acharam melhor se entregar.

Clique aqui e leia matéria completa


Fonte: Imagens: Plantão Policial/Facebook