Comissão do Esporte -

Comissão debate criação do Dia Nacional da Crônica Esportiva

Nesta terça-feira (11/06), a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados debaterá a proposta de criação do Dia Nacional da Crônica Esportiva. A reunião está agendada para ocorrer no plenário 4, às 10 horas. As informações são da Câmara dos Deputados.

Foto: Divulgação/Governo de São PauloDivulgação/Governo de São Paulo

A audiência será interativa, confira a lista de convidados e mande suas perguntas

O debate é uma iniciativa do deputado Douglas Viegas (União-SP). Ele destaca que o trabalho dos cronistas contribui para aumentar a paixão dos torcedores pelos esportes.

Viegas defende que o Dia Nacional da Crônica Esportista seja celebrado anualmente em 16 de maio. Três importantes cronistas esportivos brasileiras morreram nessa data em 2024: Antero Greco, aos 69 anos; Washington Rodrigues, aos 88 anos; e Silvio Luiz, aos 89 anos.

Antero Greco ficou nacionalmente conhecido como comentarista do programa SportsCenter, da ESPN Brasil. Antes, trabalhou nos jornais O Estado de São Paulo, Diário de São Paulo, Folha de S.Paulo e na TV Bandeirantes. Morreu em decorrência de um tumor no cérebro.

Washington Rodrigues, o "Apolinho", foi um popular comentarista esportivo das rádios Guanabara (atual Bandeirantes), Globo e Tupi, todas no Rio de Janeiro. Também foi treinador do Flamengo, seu time do coração, em duas oportunidades. Morreu de câncer no fígado.

Silvio Luiz foi repórter de campo e árbitro de futebol. No entanto, foi como locutor esportivo, e seus famosos bordões, que se consagrou em todo o País. Trabalhou nas TVs Record, SBT, Band, RedeTV! e Excelsior, e nas rádios Bandeirantes, Record e São Paulo. Morreu de falência múltipla de órgãos.

"A criação, portanto, de um Dia Nacional da Crônica Esportiva é uma singela homenagem a esses grandes profissionais falecidos, bem como a todos os jornalistas esportivos brasileiros", diz Douglas Viegas.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco