Saúde Visual · 03/11/2014 - 14h39

Davinópolis realiza Semana de Saúde Visual


Compartilhar Tweet 1



O atendimento gratuito à comunidade na área de oftalmologia começou a ser realizado nessa segunda-feira (3) durante a Semana de Saúde Visual, projeto lançado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Davinópolis. A informação foi prestada à reportagem pelo secretário Julimar Hilarino (Saúde).

Segundo ele, o município oferece durante essa campanha palestras, exames clínicos e atendimentos especializados em oftalmologia. O objetivo é atender a demanda reprimida de pacientes nesse campo da saúde visual em Davinópolis.

No interior do Maranhão · 29/10/2014 - 15h28

Estrada da Água Viva está sendo reconstruída


Compartilhar Tweet 1



Os serviços de reconstrução da estrada vicinal que interliga a sede do município de Davinópolis ao povoado Água Viva [9 km de extensão] estão sendo realizados em ritmo acelerado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). A informação foi prestada ontem à reportagem pelo secretário Jacielde Carvalho.

Segundo ele, a orientação do prefeito Ivanildo Paiva (PRB) é dinamizar o trabalho de revitalização das estradas vicinais, antes da chegada do período invernoso na região Tocantina. “Essa primeira etapa da obra – Água Viva a sede – beneficia diretamente dezenas de moradores da zona rural, facilitando o escoamento da produção agrícola, o transporte de alunos e de mercadorias”, justifica.

Atendimentos à comunidade · 22/10/2014 - 07h45

Hospital de Davinópolis presta atendimentos à comunidade


Compartilhar Tweet 1



O secretário municipal de Saúde (Semus), Julimar Hilarino da Silva, informou ontem à reportagem, que o hospital de 20 leitos recém inaugurado pelo governo do Estado e entregue ao prefeito Ivanildo Paiva está em pleno funcionamento à comunidade de Davinópolis.

Segundo ele, o hospital dispõe de médicos, enfermeiros e técnicos que realizam o pronto atendimento à população, inclusive com procedimentos de consultas e atendimento de primeiros socorros. “Todos os serviços básicos são atendidos no hospital municipal Ivanildo Júnior”, garante.


Compartilhar Tweet 1



Os serviços de revitalização das estradas vicinais do município de Davinópolis (10 km de Imperatriz) foram autorizados nessa segunda-feira (22) pelo prefeito Ivanildo Paiva (PRB). A informação foi prestada ontem à reportagem pelo secretário municipal de Infraestrutura (Seinfra), Jacielde Carvalho.

Segundo ele, o trabalho consiste na revitalização da estrada que interliga a sede ao povoado Água Viva (9 km de extensão) beneficiando dezenas de produtores rurais, moradores e alunos que diariamente utilizam essa vicinal. “Duas pontes de madeira foram restauradas e garantem mais segurança aos motoristas que transitam por essa vicinal”, disse.

No interior do Maranhão · 15/09/2014 - 11h19

Davinópolis recebe nova ambulância


Compartilhar Tweet 1



Preocupado em melhorar o atendimento à população, a Prefeitura de Davinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), adquiriu nova ambulância, modelo Hillux, para agilizar o pronto-atendimento da comunidade dos bairros e da zona rural do município.

O prefeito Ivanildo Paiva e a primeira-dama Marinalva Barbosa, repassaram às chaves do veículo ao secretário de Saúde, Julimar Hilarino, em solenidade simbólica realizada no bairro Santo Antônio. “Esse novo veículo chega para ajudar no atendimento à população, pois a área da saúde é muito importante e constantemente temos investido para melhorar a qualidade de vida da comunidade davinopolense”, disse o prefeito.

Prestação de contas · 01/09/2014 - 12h59

MPMA denuncia ex-prefeito por falta de prestação de contas


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Maranhão ofereceu Denúncia, nesta sexta, 29 de agosto, contra o ex-prefeito de Davinópolis, Francisco Pereira Lima. A Ação Penal foi fundamentada numa representação da Prefeitura de Davinópolis junto ao MPMA, pedindo que fosse apurada a responsabilidade criminal do acusado tendo em vista a falta de prestação de contas do Município referente a um convênio realizado no ano de 2008.

A manifestação ministerial foi elaborada pela 6ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz, pois o município de Davinópolis é termo judiciário da comarca.

No interior do Maranhão · 30/08/2014 - 16h47

Ruas estão sendo recuperadas na Vila Santa Lúcia


Compartilhar Tweet 1



Um amplo trabalho de recuperação das ruas do bairro Vila Santa Lúcia começou a ser realizado nessa semana pela Prefeitura de Davinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). A informação foi prestada ontem à reportagem pelo secretário Jacielde Carvalho (Infraestrutura).

Segundo ele, a orientação do prefeito Ivanildo Paiva é promover a limpeza e o piçarramento das ruas da Vila Santa Lúcia, trabalho que tem sido comemorado pelos moradores que aguardavam nestes últimos quatro anos por benefícios na área da infraestrutura.

“Foram recuperadas nesta primeira etapa as seguintes ruas: São Francisco, Maranhão do Sul e Santa Isabel, na Vila Santa Lúcia”, disse ele, que anunciou para essa próxima semana a conclusão dos serviços de bloqueteamento da rua São Pedro.

Reajuste para Servidores · 26/08/2014 - 17h38

Davinópolis concede reajuste de 6,5% aos servidores da saúde


Compartilhar Tweet 1



Em negociação com os representantes do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde), o prefeito Ivanildo Paiva Barbosa (PRB) anunciou nessa terça-feira (26) que o município concederá reajuste na ordem de 6,5% aos servidores lotados na área da saúde em Davinópolis.

“A prefeitura municipal concederá não apenas o reajuste, como também concederá outros incentivos aos servidores da saúde”, garantiu ele, ao anunciar a concessão de incentivo hospitalar de R$ 96,00; fornecimento de uniformes; vale refeição para plantonistas e vale transporte.


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Davinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), informa à comunidade que estão abertas inscrições para o curso de auxiliar-administrativo.

De acordo com a secretária Marinalva Barbosa (Sedes) os cursos estão sendo realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Os intessados em participar desse curso devem ter idade igual ou maior de 16 anos”, explica.

A secretária informa ainda que as pré-inscrições podem ser efetuadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), situado na rua Gonçalves Dias, no Centro.


Compartilhar Tweet 1



Em audiência pública realizada na manhã dessa quinta-feira (7), a Prefeitura Municipal de Davinópolis debateu junto a diversos segmentos da sociedade civil organizada a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA-2015).

De acordo com o secretário Ires Pereira Carvalho (Administração), o orçamento público se configura como uma lei de iniciativa do Poder Executivo, e aprovado pelo Legislativo, a qual autoriza a execução de despesas. “Esse orçamento objetiva a prática do planejamento das ações da administração pública”, disse.

Ele explica que a LOA é a terceira peça orçamentária que prevê receitas as receitas obtidas e fixa as despesas a serem executadas pela gestão pública, ou seja, a Lei Orçamentária Anual legalizará os gastos da gestão para um no financeiro.

No interior do Maranhão · 04/08/2014 - 21h56

Escola recebe novas carteiras escolares em Davinópolis


Compartilhar Tweet 1



Os alunos da Escola Municipal Davi Alves Silva, no Centro, receberam da Secretaria Municipal de Educação (Semed) novas carteiras escolares. A orientação do prefeito Ivanildo Paiva (PRB) é revitalizar os móveis, equipamentos e a infraestrutura dos prédios escolares do município de Davinópolis.

A aquisição das novas carteiras escolares atende a uma solicitação do vereador e advogado Danúbio Santos (PDT).

O secretário municipal de Administração (Ires Carvalho) utilizou uma rede social para assinalar a garra e a determinação do chefe do Poder Executivo que desde o ano passado desenvolve um trabalho de reconstrução do município de Davinópolis.


Compartilhar Tweet 1



Em sessão extraordinária, a Câmara de Vereadores de Davinópolis aprovou por maioria absoluta nessa segunda-feira (29) o Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que concede reajuste salarial na ordem de 6,5% a todos os servidores da educação do município. Também concedeu reajuste de 5% no vale alimentação para os servidores da educação (magistério e administrativo).

De acordo com PL, o município de Davinópolis garante o reajuste retroativo à 1º de abril, data-base da categoria, sobre o salário base de todos os servidores do magistério efetivo da Secretaria Municipal de Educação, vinculados aos recursos dos 60% do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) em atividades na Semed.

Comemorações · 25/07/2014 - 09h28

Davinópolis comemora hoje 31 anos de fundação


Compartilhar Tweet 1



A programação comemorativa alusiva ao 31º aniversário de Davinópolis (10 km de Imperatriz) começou às 5h com queima de fogos de artifício na Praça João Paulo II, na Vila Santa Lúcia e Santo Antônio.

Às 8h aconteceu o hasteamento das bandeiras com a Banda de Música de Davinópolis (Bamuda), Corporação Municipal Independente (Cmid) e banda do 50º BIS de Imperatriz.

O prefeito Ivanildo Paiva, acompanhado do vice-prefeito Rubens Lava-Jato; do presidente da Câmara Municipal, Raimundo Coquinho; da primeira-dama Marinalva Barbosa; dos secretários Fernanda Barbosa (Finanças); Ires Carvalho (Administração); Gessivaldo Cavalcante (Gabinete) e Madson Sipauba (Agricultura).

Também acompanhada toda programação o vereador Manoel Botelho, o Neco.


Compartilhar Tweet 1



O desmembramento da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente poderá facilitar a regularização de eventos em Davinópolis. De acordo com o Projeto de Lei, encaminhado pelo prefeito Ivanildo Paiva (PRB), o objetivo é criar na estrutura administrativa do município a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semat).

Segundo ele, o desmembramento da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Turismo e Transportes possibilitará o município viabiliza apoio de instituições ligadas às questões ambientais e organizações da sociedade civil. “Esse processo deverá colaborar no processo de melhoria da qualidade ambiental, através da defesa do meio ambiente e da qualidade de vida da população”, justifica.


Compartilhar Tweet 1



A instalação de novos empreendimentos comerciais e industriais tem sido incentivada desde o ano passado pela Prefeitura Municipal. O objetivo é fortalecer a economia, proporcionar a geração de emprego e renda e melhorar a qualidade de vida da comunidade do município que estará no próximo dia 25 de julho completando 31 anos de emancipação política.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra), Jacielde Carvalho, os investimentos na melhoria da infraestrutura consolidam a política de atração de novos empreendimentos para o município de Davinópolis. “A previsão é de investir até o final desse ano mais de 10 quilômetros em obras de pavimentação com bloquetes e camada asfáltica”, disse.


Compartilhar Tweet 1



Em defesa da Infância e da Adolescência de Davinópolis será realizado neste sábado (07.06), das 8h às 18h, na Escola Francisco Alves II, no Centro, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef.

A ação faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Davinópolis, que ao aderir ao Selo Unicef, edição 2013-2016, assumiu o compromisso de realizar um conjunto de atividades para garantir a proteção e acolhimento dos pequenos cidadãos.

No interior do Maranhão · 04/06/2014 - 02h26

Davi Júnior destina R$ 750 mil para infraestrutura em Davinópolis


Compartilhar Tweet 1



O deputado federal Davi Alves Silva Júnior (PR-MA) informou nessa terça-feira (3), por meio de sua página social, que ligou para o prefeito de Davinópolis, Ivanildo Paiva (PRB), para comunicar-lhe que se encontra à disposição do município recurso no valor de R$ 750.000,00, resultado de emenda individual, para pavimentação de várias ruas da cidade.

Segundo ele, o recurso foi disponibilizado pela Caixa Econômica Federal (CEF).

O parlamentar explica que o início das obras depende da realização de processo licitatório que deverá selecionar a empresa que irá executar o serviço. “Ou seja, muito em breve veremos tratores e máquinas trabalhando em várias ruas de Davinópolis”, afirma.

Mutirão do Trabalhador · 22/05/2014 - 11h46

Mutirão do Trabalhador Rural é realizado em Davinópolis


Compartilhar Tweet 1



A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Davinópolis Elaine Santos Silva, a Lane do Sindicato, informou à reportagem que está sendo realizado nessa quinta-feira (22) até às 17h, na sede da entidade (rua Duque de Caxias, nº 135, bairro Santo Antônio), o “Mutirão do Trabalhador Rural”.

Segundo ela, o projeto é realizado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

“Esse mutirão acontece nas dependências do Sindicato, onde o trabalhador rural poderá solicitar a emissão das carteiras de Identidade e de Trabalho, e ainda, o CPF”, disse ela.

No interior do Maranhão · 22/05/2014 - 05h01

Escolas de Davinópolis recebem computadores e impressoras


Compartilhar Tweet 1



O secretário municipal de Educação (Semed), Antônio Ricardino, informou ontem à reportagem que escolas municipais foram contempladas com computadores e kits multimídia. A iniciativa faz parte do Programa de Inovação Tecnológica Educacional que visa implementar uma melhor estrutura e suporte técnico nas unidades de ensino de todo País.

Ele assinala que com a chegada dos novos equipamentos, ligados a ambiente de rede e a internet, será possível compartilhar documentos e trabalhar com maior agilidade. “Temos lutado desde o começo do ano passado para viabilizar esses computadores junto ao Ministério da Educação”, disse.

No interior do Maranhão · 20/05/2014 - 18h46

Davinópolis recomeça construção de casas populares


Compartilhar Tweet 1



O secretário municipal de Administração, Ires Carvalho, informou hoje à reportagem que foi reiniciada a obra de construção de casas populares do programa “Minha Casa, Minha Vida”, realizada em parceria com o Governo Federal.

Segundo ele, o projeto contemplará nesta primeira etapa 40 famílias de baixa renda. As unidades habitacionais estão sendo construídas em área do município no bairro Vila Santa Lúcia, próximo ao CIED. “É um projeto de suma importância à comunidade, pois o prefeito Ivanildo Paiva e a secretária Marinalva Barbosa não têm medido esforços para concretizá-lo”, frisa.

Na visita ao canteiro de obras, o secretário Ires Carvalho estava acompanhado da assessora Rosângela Fortes e do chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Administração, Edilton Gomes Moura.

Em Davinópolis · 30/04/2014 - 17h55

Começam obras de pavimentação da Rua João Pessoa


Compartilhar Tweet 1



Começou a ser realizado na manhã dessa quarta-feira (30) os serviços de pavimentação da rua João Pessoa, no trecho da rua Santo Antônio a Avenida Davi Alves Silva, no Centro.

De acordo com o prefeito Ivanildo Paiva (PRB), a obra faz parte do programa de reestruturação das vias urbanas iniciado pelo município no ano passado. Já foram revitalizadas três ruas: Duque de Caxias, Davi Michel e Dom Cesário.

“A previsão é que nestes próximos 40 dias úteis seja concluída essa obra, devendo seguir o mesmo padrão de qualidade realizado nas ruas dos bairros Santo Antônio e do Centro”, garantiu ele, ao informar que serão aplicados 906 metros de bloquetes em toda extensão da rua João Pessoa.

No interior do Maranhão · 29/04/2014 - 09h14

Davinópolis apresenta hoje novo médico


Compartilhar Tweet 1



O secretário municipal de Saúde de Davinópolis, Julimar Hilarino da Silva, informou ontem à reportagem que será apresentado nesta terça-feira (29), a partir das 19h, no plenário Davi Alves Silva, durante sessão da Câmara de Vereadores o médico Adriano Lopes, do programa “Mais Médicos”, do Governo Federal.

“Esse é o segundo médico que o município recebe por meio do ‘Mais Médico’, visando melhorar o atendimento ofertado a comunidade de Davinópolis”, disse ele, que convida à comunidade a conhecer o novo profissional da área da saúde pública.

Segundo ele, o prefeito Ivanildo Paiva não tem medido esforços para melhorar a área da saúde, onde viabiliza atualmente a reforma e ampliação de várias unidades básicas de saúde de Davinópolis.

No interior do Maranhão · 22/04/2014 - 16h03

Rua João Pessoa será bloqueteada


Compartilhar Tweet 1



Os serviços de bloqueteamento da rua João Pessoa, no Centro, serão iniciados ainda na primeira quinzena do mês de maio. O anúncio foi feito nessa terça-feira (22) pelo secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Seinfra), Jacielde Carvalho.

Ele assinala que “esse é mais um compromisso do prefeito Ivanildo Paiva (PRB) que será realizado ainda nesse ano, visando melhorar a infraestrutura das ruas e avenidas da cidade de Davinópolis – 10 km de Imperatriz”.

O secretário assinala que “é intenso o trabalho de reconstrução das vias urbanas que foram abandonadas nestes últimos anos, mas esse é um serviço que, ao contrário da massa asfáltica, terá uma durabilidade muito maior”.

No interior do Maranhão · 14/04/2014 - 18h04

Prefeito e deputado vistoriam hospital de 20 leitos de Davinópolis


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Ivanildo Paiva (PRB), acompanhado do deputado estadual Léo Cunha (PSC); do ex-secretário Hildo Rocha (Desenvolvimento e Cidades); do Procurador-geral do Município, Elias Santos; dos secretários Julimar Hilarino (Saúde); Jacielde Carvalho (Sinfra); Ires Carvalho (Administração) e do diretor de Esportes, Telvânio Duarte, vistoriou nessa segunda-feira (14) instalações do Hospital Municipal de Davinópolis (HMD).

Na ocasião, o prefeito destacou a importância da unidade hospitalar que integra o programa “Saúde é Vida”, do Governo do Estado. A casa de saúde, que disporá de 20 leitos, prestará atendimento 24 horas à comunidade de Davinópolis.


Compartilhar Tweet 1



Em atendimento a recomendação do Ministério Público do Maranhão (3ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Meio Ambiente e Educação) será realizada nessa terça-feira (8), a partir das 9h, no plenário da Câmara de Vereadores, audiência pública para discutir o efetivo combate a poluição sonora no município de Davinópolis.

O promotor Jadilson Cirqueira de Sousa observa que “o Ministério Público, o Poder Judiciário, a Polícia Militar, a Polícia Civil, e demais órgãos estaduais e municipais de Davinópolis, diariamente, recebem reclamações da população noticiando a existência de poluição sonora produzida por veículos automotores, casas de eventos noturnas, bares e outros instrumentos poluidores, em vários locais da cidade: ruas, espaços públicos.