Mestrado e Doutorado · 11/03/2022 - 12h00

Pós-graduação da UFPI vai receber 60 novas bolsas da Capes e total chega a 425


Compartilhar Tweet 1



Mais estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) serão contemplados com bolsas para prosseguir com suas qualificações. A Instituição terá agora 60 novas bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa Demanda Social, alcançando o total de 425. Serão 15 bolsas para mestrado e 45 para doutorado a mais em 2022.

A concessão dessas bolsas prioriza cursos com melhor resultado na avaliação da pós-graduação da Capes, tamanho do curso pelo número de alunos titulados e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Os programas que permanecem com nota 3 em duas avaliações da Capes só receberão novas bolsas após o resultado da avaliação quadrienal, que está em curso.

O aumento de bolsas revela que a UFPI tem melhorado a qualidade da pós-graduação e isso é resultado de ações como o acompanhamento mais personalizado dos programas, apoio do Comitê de Assessoramento da PRPG, formado por docentes experientes em avaliações da Capes, e eventos como o Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação e o Ciclo de Palestras da PRPG, que traz representantes da Capes para as discussões.

“Atribuímos também ao empenho e interesse dos coordenadores e de todos que compõem os programas. Houve um aumento da produção científica e tecnológica dos docentes, que têm se empenhado muito, com publicações  em revistas de alto impacto, publicações de livros e capítulos de livros,  depósitos de patentes e registros de softwares.  É importante destacar ainda o empenho dos discentes, que têm respondido positivamente à proposta de melhorar a avaliação dos programas, o que será importante para o currículo deles também”, frisou a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo.

Outra ação da UFPI que contribui para a melhoria da qualidade das produções da pós-graduação é o Prêmio UFPI de Dissertação e Tese, a última edição premiou os estudantes e orientadores com a publicação das suas pesquisas em livro pela EDUFPI.

Outras bolsas para a pós 

No segundo semestre de 2021, projetos de Programas de Pós-Graduação da UFPI foram contemplados em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e receberam 42 bolsas, com vigência de quatro anos. Os programas profissionais foram contemplados no edital da FAPEPI, são cursos que não podem receber as bolsas do Programa Demanda Social da Capes. A pós-graduação também pode receber bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que são gerenciadas pelos programas de pós-graduação.

“A bolsa é um incentivo e, muitas vezes, um meio para que o estudante faça a pós-graduação. Eles têm gastos e a bolsa ajuda o aluno a manter uma situação financeira para que possa se dedicar ao que está fazendo, cumprir ou até diminuir prazos, ter a sua titulação e ser inserido no mercado de trabalho qualificado”, destacou a professora Regilda.   

(99) 8175-5041


Fonte: UFPI

Comentários