Com colaboradores do 180 · 18/03/2017 - 14h51

No Instituto Galaxy, professor José Phortela ministra curso de oratória

No Instituto Galaxy, professor José Phortela ministra curso de oratória


Compartilhar Tweet 1



Os colaboradores do 180graus participaram na manhã deste sábado (18/04), no auditório do Instituto Galaxy, do treinamento de Oratória ministrado pelo professor José Phortela. Durante a palestra, foram repassadas dicas de como aperfeiçoar uma apresentação ao público, e ainda, sobre como evitar erros de linguagem corporal.

O professor lembra que uma boa oratória é hoje uma das mais importantes vantagens competitivas no mercado de trabalho, agregando ao profissional técnicas que não só serão úteis durante uma apresentação ou palestra, mas que traz melhoria na hora de se expressar, e ajuda no convencimento.

José Phortela, que já formou mais de 60 turmas em oratória, e já palestrou para funcionários de uma multinacional, lembra que uma das principais ferramentas para uma boa oratória, é ter conteúdo. "Funciona como uma caixa d'água. Temos de ter o cuidado de manter o cérebro sempre cheio, o que ajuda com o nosso vocabulário", explica,

Outras boas ferramentas passam pelo uso do humor, da emoção e do impacto.

Quando o assunto é expressão corporal, o professor ressalta a necessidade evitar fazer gestos obscenos com as mãos, mover pés e braços de forma a demonstrar ansiedade, e até mesmo colocar as mãos nos bolsos, o que passa uma mensagem de mistério, e pode despertar a desconfiança do interlocutor.