Ocorre neste domingo · 09/01/2022 - 11h21

DEIP divulga locais de prova para CFC e CFS PM 2021


Compartilhar Tweet 1



A Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMPI torna públicos os locais de prova dos certames para o Curso de Formação de Cabos PM 2021 e o Curso de Formação de Sargentos PM 2021, que ocorrerá neste domingo (09/01). As recomendações para o dia da prova e horário estão disponíveis dos editais.

Local de prova CFC PM 2021

Local de prova CFS PM 2021


Fonte: PM-PI
Comentar
Curso de Formação · 08/01/2022 - 09h58

DEIP divulga locais de prova para CFC e CFS PM 2021


Compartilhar Tweet 1



 

A Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMPI torna públicos os locais de prova dos certames para o Curso de Formação de Cabos PM 2021 e o Curso de Formação de Sargentos PM 2021, que ocorrerá no próximo domingo (09/01). As recomendações para o dia da prova e horário estão disponíveis dos editais.

Local de prova CFC PM 2021

 

 


Fonte: PM-PI
Comentar
Atrativos turísticos · 05/01/2022 - 14h47 | Última atualização em 05/01/2022 - 15h17

Setur promove workshop para capacitação de agentes de turismo e empreendedores


Compartilhar Tweet 1



Além de incentivar o turismo próximo à capital para passeios de curta duração, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio do Projeto Bate Volta,  promoverá, no dia 18 de janeiro, workshop na cidade de União, ofertando capacitação para agentes de turismo e empreendedores locais. Os cursos serão ofertados aos participantes nas áreas de rede social e atendimento ao público, ambos de forma gratuita, bastando que o interessado compareça ao local no dia do evento.

Com o intuito de divulgar e incentivar o turismo “bate volta” no Piauí, surgiu o projeto “Bate e Volta: Trecho Teresina – União”, que vai mapear os atrativos turísticos que ficam entre as duas cidades, que estão ligadas por um percurso de 56 km.

“Conhecida pelas atrativas cachoeiras, União tem virado a sede de muitos empreendimentos na área turística, incentivando o ecoturismo e a prática de esportes. Uma das cidades mais próximas da capital piauiense, União se configura como um típico exemplo de turismo ‘bate e volta’, sendo o primeiro alvo deste projeto”, explica o secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior.

 

Assim, o “Bate e Volta: Trecho Teresina – União” vai mapear os atrativos turísticos que compreendem o percurso entre as cidades de Teresina e União; capacitar guias turísticos para melhor apresentar as potencialidades que estão entre os dois municípios; treinar colaboradores de empreendimentos que atuam no âmbito do incentivo ao turismo em relação a técnicas de atendimento; além de promover um workshop para apresentar o mapeamento turístico da cidade de União, com roda de conversas para mobilizar os empreendedores locais e agentes de turismo.

Confira a programação completa do Workshop

Público: agentes de turismo local e empreendedores
Data: 18 de janeiro de 2022 (terça-feira)
Horário: Início às 8h
Local: Câmara dos Vereadores de União

Cursos:

  • Redes sociais para potencializar o seu negócio

Professor: Pedro Alexandre Cabral
Turno: 8h30

  • Atendimento de excelência para os seus clientes

Professora: Renata Lourdes
Turno: 14h30


Fonte: Governo do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão está com matrículas abertas para vários cursos de pós-graduação e extensão. São formações nas áreas de Gestão de Pessoas, Direito e Comunicação.

“Temos uma novidade agora em pós-graduação, em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que é a pós em Gestão e Direito do Agronegócio", destaca a coordenadora das pós-graduações, Socorro Barreto. As aulas acontecerão na cidade de Bom Jesus para contemplar os interessados do sul do Piauí. As inscrições devem se iniciar ainda em 2021, com previsão de início das aulas para janeiro de 2022.

Outras três pós-graduações têm data marcada para começar ainda no mês de novembro deste ano. No dia oito de novembro se iniciam as aulas da especialização em Gestão Estratégica de Pessoas com Coaching e no dia 19 de novembro as de Trabalho e Previdenciário e Direito Tributário e Planejamento Tributário.

Para o final de 2021 também está marcado o retorno dos cursos presenciais de extensão. No momento estão abertas as inscrições para formações em Oratória, Cerimonial e Protocolo e Fotografia.

A expectativa é que em 2022 as aulas já voltem para o formato presencial. “A Escola do Legislativo está se preparando, juntamente com seus parceiros, nós temos parceiros como Ministério Público, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral para iniciarmos as aulas presenciais em janeiro”, afirma Socorro Barreto.
 


Fonte: Assembleia Legislativa do Piauí
Comentar
Cursos especializados · 24/10/2021 - 14h54

Prefeitura promove cursos e capacita motoristas no Piauí


Compartilhar Tweet 1



Com o objetivo de capacitar e valorizar a profissão do motorista, a Prefeitura Municipal de Betânia do Piauí em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST e SENAT), realizou cursos especializados para os motoristas do município. As informações são do Cidades em Foco.

Foram realizados cursos especializados para condutores de veículos de transporte de produtos perigosos, transporte de passageiros, transporte escolar, transporte de emergência e transporte de cargas indivisíveis, garantindo maior aprimoramento dos profissionais e melhor atendimento aos passageiros.

O secretário de saúde Claudimar Xavier participou dos cursos e agradeceu a Prefeitura de Betânia, na pessoa do prefeito Fábio Macedo, que trouxe esses cursos para o município. “Fazendo com que nossos condutores se aperfeiçoam mais e fiquem mais atualizados com a forma de conduzir e servir a população sempre com mais qualidade”, disse.

O condutor Elisvaldo José de Carvalho afirmou que os cursos é uma forma de melhoramento da categoria de motorista de Betânia. “O prefeito Fábio nos proporciona esse treinamento que vem para aperfeiçoar ainda mais os nossos conhecimentos, para assim, estamos sempre ativos na saúde e educação, ou seja, em todos as partes de transportes”, comentou.

condutor Elisvaldo José de Carvalho

Elisvaldo José de Carvalho destacou que o prefeito Fábio Macedo promoveu esses cursos para melhorar ainda mais a atenção dos motoristas na prestação de atendimento a população do município. “Isso veio nos capacitar para estamos proporcionando um serviço de qualidade para toda a população de Betânia do Piauí”, pontua o condutor.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal da Juventude de Teresina ( SEMJUV) abre hoje ( 21/10) as inscrições para os cursos de capacitação realizados em parceria com o Instituto Aprendiz sem Fronteiras. As aulas que começarão dia 06 de novembro e vão até dia 18 de dezembro, irão acontecer aos sábados de 09h00 ás 11h00 ou de 15h00 às 17h00.

No momento estão disponíveis os cursos de gestão em marketing  publicidade e propaganda e Gestão em Administração Comercial, com carga horária de 80 a 120 horas.

Os interessados em participar poderão fazer as inscrições na página da Semjuv https://semjuv.teresina.pi.gov.br/ ou no link https://forms.gle/EK9QwmMyWWuaL7Nd6.

As aulas dos cursos vão acontecer de forma presencial no dia 06 de novembro nas zonas sul, norte, leste e sudeste de Teresina. Os alunos inscritos terão além das inscrições gratuitas, material e mensalidade. “No final do curso os alunos participantes farão uma doação de R$ 30 a R$ 50 reais para recebimentos dos certificados”, comentou o Diretor Presidente do Instituto, Marcelo Nobre.

“Queremos enfatizar que essa parceria está trazendo cursos atuais, que será muito útil para os jovens que desejam entrar no mercado de trabalho, numa conjuntura com novas nuances tecnológicas” finalizou a Secretária Municipal da Juventude,  Eliana Lago.


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Água Branca, por meio da Coordenadoria Municipal Juventude, realizou, nesta sexta-feira (16/07), a solenidade de entrega dos certificados aos jovens que participaram dos cursos de qualificação da Estação da Juventude. Ao todo, 64 jovens concluíram os cursos de Informática Básica e Design Gráfico.

O coordenador da Estação da Juventude, James Deon, agradeceu à equipe e à gestão do prefeito Júnior Ribeiro. “Esse espaço para a juventude é essencial para que eles possam se sentir incluídos, além de ampliar as possibilidades profissionais para cada um. Agradeço o apoio de toda equipe da prefeitura nessa missão tão importante”, declara.

O prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, destaca que a gestão tem se esforçado para que a juventude tenha espaço social. “O apoio da Estação permite que a jovens sejam capacitados em diversas áreas, possibilitando uma educação de qualidade e um futuro melhor”, finaliza.

 


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão está com matrículas abertas para vários cursos de pós-graduação. Profissionais de áreas como Direito, Comunicação, Contabilidade, Recursos Humanos e Administração Pública podem procurar a instituição para aprimorar seus conhecimentos. São mais de dez opções de especialização com preços acessíveis e professores de renome nacional.

O objetivo dos cursos é capacitar profissionais para a melhoria da gestão pública no estado do Piauí. Para isso, existem as pós-graduações em Auditoria, Controladoria e Compliance no Setor Público e Direito Tributário e Planejamento Tributário, que são assuntos do cotidiano de quem atua na área. Destacam-se as especializações que tratam de temas atuais como Concessões e Parcerias Público-Privada e Licitações e Contratos, uma das primeiras oferecidas no país focada no tema.

Profissionais do Direito que atuam em outras atividades fora da administração pública também podem buscar as pós-graduações da Escola do Legislativo. Direito Penal e Processo Penal, Direito Civil e Processo Civil, Direito Médico e Proteção Jurídica à Saúde, Direito Administrativo e Constitucional e Direito Militar são as opções para quem procura capacitação nesse segmento.

Na área da Comunicação, a pós-graduação é Comunicação, Marketing e Mídias Digitais. Já os profissionais de recursos humanos e administração podem buscar melhorar seu currículo com a especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e Coaching. 

Todas essas formações têm preços acessíveis. O valor de inscrição é de R$50 reais. E o valor dos cursos é pago  em 16 mensalidades que variam entre R$ 200 reais e R$ 250. Mais informações, bem como a matrícula, pelo WhatsApp (86)999901366 ou pelo perfil no Instagram @escoladolegislativo_pi.

ADVOCACIA CONTRATUAL - Uma das pós-graduações na área de Direito é em Advocacia Contratual e Responsabilidade Civil. A coordenadora será a doutoranda pela Universidade Coimbra em Portugal, Karenina Tito. “Espera-se que os alunos adquiram sólida base teórica para redigir contratos com exemplos práticos das diversas cláusulas e tipos contratuais”, diz a professora, que também é presidente da Comissão de Responsabilidade Civil da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Piauí. As aulas estão previstas para iniciarem em 24 de setembro.


Fonte: Alepi
Comentar
Serão 18 disciplinas · 28/06/2021 - 17h04 | Última atualização em 28/06/2021 - 19h37

Escola do Legislativo abre inscrições para pós-graduação em Licitação e Contratos


Compartilhar Tweet 1



A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) está com matrículas abertas de mais um curso que forma profissionais preparados para lidar com a gestão pública. A pós-graduação Lato Sensu em Licitação e Contratos - com a nova Lei de Licitações oferece conhecimentos com foco nas mudanças legislativas da área. A relevância do tema deve-se à entrada em vigor de nova lei em abril deste ano que abrange o assunto em todo o Setor Público.

Para conseguir passar os conteúdos da melhor forma, a equipe de professores tem fama nacional. O coordenador da pós-graduação é o Mestre Matheus Carvalho, que é Procurador da Fazenda Nacional no estado da Bahia e reconhecido como professor de Direito Administrativo. O doutorando Victor Amorim é Assessor da Diretoria-Geral do Senado Federal e trabalhou diretamente no relatório da nova lei de Licitações e Contratos com o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). A professora Heloísa Helena é conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Goiás.

Serão 18 disciplinas ministradas em 16 meses, com aulas quinzenais às segundas, terças e quartas a noite via aplicativo de videoconferências Zoom. A aula inaugural foi dada na última sexta-feira (18/06), mas as matrículas continuam abertas para poucas vagas e com possibilidade de recuperação do conteúdo. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 reais e as mensalidades são divididas em 16 parcelas de R$ 210,00 reais.

A pós-graduação em Licitação e Contratos é uma das mais procuradas no mercado por causa da atualização bem recente na legislação que abrange o tema”, fala Socorro Barreto, que é Coordenadora de Pós-Graduação da Escola do Legislativo. Para mais informações sobre a pós-graduação, os números (86) 99990-1366 ou (86) 3133-3350.


Fonte: Alepi
Comentar
Abordagem com veículo · 16/06/2021 - 15h57 | Última atualização em 16/06/2021 - 16h16

Acadepol divulga Relação de Participantes de curso


Compartilhar Tweet 1



A Academia de Polícia Civil divulga a relação dos participantes do Curso de ABORDAGEM COM VEÍCULO DESCARACTERIZADO E ASSALTO VEICULAR, conforme informações divulgadas anteriormente por meio do site PC-PI.

CLIQUE AQUI para acessar Relação de Participantes.


Fonte: Polícia Civil do Piauí
Comentar
Inscrições ate 08 de julho · 16/06/2021 - 09h11 | Última atualização em 16/06/2021 - 10h46

Especialização gratuita da UESPI oferta vagas em dois cursos em Oeiras


Compartilhar Tweet 1



Profissionais já graduados de Oeiras e região podem se inscrever até 08 de julho, em duas especializações gratuitas ofertadas pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). As informações são do Mural da Vila.

O campus Professor Possidônio Queiroz, em Oeiras oferecerá os cursos de Especialização em Educação, Culturas e Regionalidades e Direitos Humanos e Movimentos Sociais, totalizando 130 vagas. Os Cursos em Oeiras serão na Modalidade Remota.

Os interessados deverão participar de uma seleção que constará de 3 (três) etapas: 1ª. Inscrição, que vai até o dia 08 de julho; 2ª. Análise de Curriculum; 3ª. Justificativa/Carta de Intenção ou Entrevista Individual.

Veja detalhes dos cursos:

Especialização em Educação, Culturas e Regionalidades - 30 vagas
Objetivo: Contribuir para a formação de profissionais das diferentes áreas do conhecimento, incentivando articulações e diálogos interdisciplinares que possibilitem a elaboração de pesquisas que enfoquem a relação entre educação, culturas e regionalidades.

Público Alvo: Candidatos graduados em História, Letras, Pedagogia, Geografia, Filosofia, Sociologia, Artes e áreas afins.
Carga Horária: 360 h/a
Período de realização (previsão): Agosto/2021 a outubro/2022
Dias da semana/horário: Sexta-feira de 19h às 21h30min Sábado de 08h30min
Forma de seleção: Análise de Currículo e Entrevista Individual (*)
Valor da inscrição: R$ 100,00

Especialização em Direitos Humanos e Movimentos Sociais - 100 vagas
Objetivo Geral: Formar profissionais especializados para a reflexão de defesa dos Direitos Humanos e para o conhecimento da origem, natureza e função dos Movimentos Sociais relacionados aos Direitos Humanos.
Público Alvo: Graduados em Cursos de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Arte; Educação; Lideranças de Movimentos Sociais graduados.
Carga Horária: 480 h/a
Período de realização (previsão): Agosto/2021 a dezembro/2022
Dias da semana/horário: Sexta-feira de 18 às 22 horas Sábado de 08h às 12h e de 14h às 18h mensalmente.
Valor da inscrição: R$ 100,00

CONFIRA AQUI O EDITAL COMPLETO

Comentar
Curso gratuito · 07/06/2021 - 16h29 | Última atualização em 07/06/2021 - 18h20

Semest ministra curso Equilíbrio Financeiro para os Pequenos Negócios, clientes do Banco Popular


Compartilhar Tweet 1



Foi realizado nesta manhã de segunda-feira (07/06), o curso Equilíbrio Financeiro para os Pequenos Negócios, os participantes são micro e pequenos empreendedores que realizaram financiamento com o Banco Popular. O curso, gratuito, foi ministrado para 20 empreendedores, no auditório da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest).

A proposta da Secretaria é educar e orientar, como os empreendedores que adquiriram recursos com Banco Popular devem investir o capital. Para terem um retorno mais amplo e eficaz nos seus investimentos. Todos os empreendedores que adquirirem crédito com o Banco terão esse curso.

A secretária de Economia Solidária, Gessy Fonseca fala sobre a importância de dar assistência aos empreendedores. “Disponibilizar crédito não é suficiente, pois muitos dos nossos assistidos não têm uma educação financeira e acabam por investir os recursos adquiridos com o Banco de forma errônea. Então a proposta aqui é orientar e assessorar da melhor maneira os nossos empreendedores para aplicarem o dinheiro do financiamento de forma correta, para gerar crescimento e lucro para o seu negócio. E desenvolverem a cidade de Teresina.” ressaltou a secretária.

Para a empreendedora, Regina Pereira, que atua no ramo de confecções há 10 anos, a iniciativa de prestar assessoria na orientação em como utilizar o financiamento é bem vinda, pois a mesma não tinha conhecimento de muitas informações que foram repassadas no curso.

“Eu aprovei a ideia, foi um curso rápido e explicativo. Eu já tenho minha empresa física, e não tinha conhecimento em como fazer o controle do fluxo de caixa, e outras informações que nos foram repassadas. A equipe está de parabéns. Eu já pretendo me inscrever nos outros cursos.” Falou a empreendedora.

A Semest, também, está disponibilizando o curso EMPREENTHE, voltado para quem deseja formalizar, abrir CNPJ, e ter conhecimento mais a fundo de como administrar uma empresa. O curso será ministrado no dia 16 de junho, 9h às 12h, no auditório da Semest, localizado na Av. Campos Sales, 1292. Inscrições pelo (86) 9 9519-6253.

 


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar
Orientações de um profissional · 01/06/2021 - 11h06

Semest disponibiliza o curso Empreenthe: Formalize sua empresa


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina (Semest) está disponibilizando o curso Empreenthe, voltado para micro e pequenos empreendedores que desejam formalizar sua empresa junto aos órgãos competentes. Os interessados têm até o dia 14 de junho para realizar sua inscrição pelo canal de atendimento (86) 9 9519-6253.

O Empreenthe será ministrado no dia 16 de junho, no auditório da Semest- de 9h às 12h, os participantes já irão encerrar o curso com a sua empresa formalizada e orientações de um profissional da área e com certificado.

A proposta é incentivar os empreendedores a sair da informalidade, para poderem gozar das vantagens de ser um Microempreendedor Individual (MEI), com: o CNPJ dispensa de alvará e licença para suas atividades; vender para o governo; acesso a produto e serviços bancários, crédito; baixo custo mensal de tributos – INSS, ISS e ICMS, valores fixos; poder emitir nota fiscal, bem como direito a benefícios previdenciários, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio doença, salário maternidade, pensão por morte; entre outros.

“A proposta da Secretaria com esse curso é formalizar nossos micro e pequenos empreendedores, para que eles possam ter conhecimento da estrutura e funcionamento de uma empresa. Além de possibilitar acesso ao crédito junto às instituições bancárias como uma empresa regularizada.” destacou a secretária municipal de Economia Solidária, Gessy Fonseca.

 


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar
Ensino a distância · 26/05/2021 - 20h42 | Última atualização em 26/05/2021 - 21h12

Prefeitura de Teresina e Softex disponibilizam cursos gratuitos de capacitação profissional


Compartilhar Tweet 1



Já está no ar a plataforma de ensino a distância Teresina Mais Digital, resultado da parceria firmada entre a Prefeitura de Teresina, a HandsOn – braço de capacitação e inovação da Softex, e o Programa THEch.

O Teresina Mais Digital está dividido em cinco trilhas principais: ferramentas digitais de gestão de negócios, capacitação técnica para a gestão de dados com Airtable, utilização de galeria de dados, emprego de CRM simples e desenvolvimento profissional.

“Neste momento de grandes transformações da sociedade e dos negócios, os jovens de nossa cidade precisam se qualificar para ampliar as suas oportunidades de emprego e renda. É nesse sentido que a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, lança esta iniciativa de capacitação para os jovens focada em ferramentas digitais para negócios e para o desenvolvimento profissional, chamado Teresina Mais Digital. Conseguiremos assim garantir um melhor preparo dos nossos jovens para o mercado de trabalho, reduzindo as taxas de vulnerabilidade social e econômica, bem como ajudando a melhorar a economia familiar através da inserção profissional. Além do impacto direto na vida dos jovens, também ajudaremos indiretamente na melhoria da competitividade de nossas empresas e da economia de nossa cidade, uma vez que as empresas locais poderão contratar jovens qualificados para esse novo cenário de mudanças”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC), Marcelo Eulálio.

“O conteúdo totalmente focado em capacitação do Teresina Mais Digital ajudará a abrir portas tanto para o primeiro emprego como também para a recolocação de quem perdeu seu posto de trabalho em decorrência da pandemia e está atrás de novas oportunidades que demandam uma maior qualificação”, explica Rayanny Nunes, gerente de inovação da Softex.

Segundo cálculos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação para o primeiro trimestre de 2021 foi de 14,4%.

Para participar os interessados deverão acessar o portal e efetuar o cadastro para ter acesso aos conteúdos. As aulas são disponibilizadas em formato de vídeo e áudio e de forma assíncrona. Os alunos recebem um certificado de conclusão ao final de cada trilha.

Para conhecer a plataforma e se inscrever no Teresina Mais Digital, acesse https://teresinamaisdigital.softex.br/


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar
Parceria com Liga Acadêmica · 19/05/2021 - 13h14 | Última atualização em 19/05/2021 - 13h22

Maternidade Evangelina Rosa promove curso sobre manejo de infecções maternas graves


Compartilhar Tweet 1



A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em parceria com a Liga Acadêmica de Obstetrícia da UFPI, realizará o curso de “Manejo de infecções maternas graves”, de forma on-line, no próximo dia 25, às 19h, no Youtube. Com duração de três horas, o curso abordará os principais tópicos relacionados ao tema.

O público-alvo serão médicos obstetras, intensivistas, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, residentes de medicina e enfermagem, internos, acadêmicos bolsistas e demais profissionais interessados.

Não há necessidade de inscrição prévia, basta acessar este link. A frequência será disponibilizada on-line e o certificado será emitido pelo NEPPS/MDER.


Fonte: Governo do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O primeiro curso de Capacitação Profissional para as mulheres atendidas no Florescer Sudeste iniciou na tarde desta segunda-feira (17) através de uma parceria da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) com a Fundação Wall Ferraz (FWF). O curso ofertado é de Balconista de Farmácia e nele será abordado disciplinas de ética, cidadania, direito saúde, qualidade de vida e empreendedorismo.

“Identificamos a necessidades das mulheres do serviço Florescer terem uma capacitação, pensando nisso, dialogamos com fundação, que disponibilizou as vagas para o nosso público”, disse Iara Carvalho, técnica de articulação da SMPM.

Gleiciane de Souza Oliveira tem trinta anos e está a seis meses desempregada. Ela enxerga no curso a possiblidade de dias melhores e já visualiza até a oportunidade de ter a sua carteira assinada. “Quando você não se profissionaliza, é ruim, afinal o mercado de trabalho exige muito mais da gente a cada dia que passa. Eu creio que com essa oportunidade de aprendizado, vou sair daqui trabalhando”, enfatizou Gleiciane.

A parceira com FWF vai ofertar ainda, cursos de Manicure e Pedicure para as mulheres acompanhadas do Florescer Norte, localizado na bairro Matadouro.

“As alunas irão sair dos cursos totalmente capacitadas para participar de seleções de trabalho, multiplicando assim as suas chances de conseguir um emprego”, concluiu Luana Silva, instrutora do curso.

 


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar
Preparatório online · 16/05/2021 - 12h50 | Última atualização em 16/05/2021 - 13h10

Seduc vai disponibilizar curso preparatório gratuito para o concurso da PM-PI


Compartilhar Tweet 1



A equipe de articulação política do deputado estadual Franzé Silva (PT) reuniu-se, com representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) para definir os próximos passos sobre o projeto que oferecerá curso preparatório online gratuito para candidatos que disputarão vagas no concurso público da Polícia Militar do Piauí. A ideia é que as aulas do preparatório sejam transmitidas por meio do Canal Educação, alcançando, assim, os 224 municípios.

A sugestão do curso foi apresentada a Franzé, na semana passada, por um policial militar, em reunião na Assembleia Legislativa do Piauí, e ganhou apoio do parlamentar, que iniciou, então, tratativas, junto à Seduc e ao Comando Geral da Polícia Militar, para colocar a ideia em prática. Na reunião dessa quinta, a diretora da Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Holanda, explicou que a parte pedagógica deverá ficar a encargo do Comando Geral da PM-PI.

“Recebemos a proposta e estamos estudando a viabilidade de implementação, dialogando com o gabinete do deputado Franzé Silva e com a Polícia Militar. A ideia é que o Comando Geral da Polícia Militar fique encarregado da parte pedagógica, com indicação dos professores especializados e plano de aulas. A partir daí, a Seduc vai analisar a proposta pedagógica apresentada e definir sobre a utilização dos estúdios do Canal Educação”, pontua Viviane.

De acordo como deputado estadual Franzé Silva, o curso preparatório visa “dar ampla oportunidade aos concorrentes em todos os municípios, sobretudo para os mais carentes, que não têm condições financeiras de pagar cursos preparatórios privados, que são muito caros. Além disso, queremos assegurar que os aprovados possam permanecer em seus municípios, reforçando a segurança pública em suas próprias regiões”.

O edital do concurso da PM está previsto para sair no final deste mês. A partir daí, o curso preparatório gratuito deverá ser lançado nos comandos da Polícia Militar em todas as regiões. “Vamos dar ampla oportunidade de acesso aos candidatos do interior, principalmente os mais pobres, para que concorram em pé de igualdade com os demais candidatos. Será um curso de excelência, contando com professores qualificados e de alto nível”, assinala o parlamentar.


Fonte: Alepi
Comentar
Cerimônia de entrega · 13/04/2021 - 12h44

Fundação entrega certificados de participação em workshops


Compartilhar Tweet 1



Nesta quarta-feira (14), a Fundação Wall Ferraz realiza a cerimônia de entrega dos certificados de orientação profissional, que ocorreram no mês de março.

A cerimônia acontece às 16h30, na sede do Balcão do Trabalhador, na Rua Álvaro Mendes, nº 180, Centro, com as presenças do presidente da FWF, Maykon Silva, secretário de Educação, Nouga Cardoso e do secretário da Juventude, João Duarte Neto.

Em março, a FWF realizou três workshops online com os seguintes temas: “Do currículo a seleção”; “Marketing pessoal para se destacar em processos de seleção” e “Como se preparar para novos formatos de entrevista de emprego”.

Dos 33 trabalhadores que participaram dos workshops, 20 foram selecionados para participar da cerimônia de entrega dos certificados, representando os demais.

Para este mês de abril, estão programados mais três workshops de orientação profissional com os seguintes temas: “Desenvolvendo habilidades como diferencial de carreira (15)”, “Características sócio emocionais para se destacar em processos de seleção (21)” e “Como fazer melhor escolha de carreira profissional (28)”.

 


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar
600 mulheres atendidas · 13/04/2021 - 11h37 | Última atualização em 13/04/2021 - 11h45

Secretaria e FWF iniciam parceria para capacitar mulheres em Teresina


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e a Fundação Wall Ferraz deram o primeiro passo para a realização de uma parceria visando atender mulheres em situação de vulnerabilidade social em Teresina.

Na primeira reunião entre as duas secretarias, ficou definido que a FWF irá elaborar um cronograma com cursos profissionalizantes que serão oferecidos às mulheres atendidas pelos programas desenvolvidos pela SMPM.

Ao todo serão beneficiadas cerca de 600 mulheres atendidas pelo Florescer – Serviço de Atendimento Integral as mulheres e suas crianças e pelo Centro de Referência as mulheres em situação de violência.

“Estamos trabalhando para empoderar as mulheres da nossa capital e isso se faz com autonomia financeira. Por isso, buscamos a FWF para oferecer cursos profissionalizantes que possam inserir essas mulheres no mercado de trabalho”, ressaltou Carol Leal, secretária executiva da SMPM.

“Foi uma reunião bastante produtiva para criação desse projeto que vai permitir que mulheres menos favorecidas ingressem no mercado de trabalho de forma digna”, afirmou Pedro Ferreira, superintendente executivo da FWF.


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Fundação Wall Ferraz iniciou nesta quinta-feira (10) um curso de técnicas de manipulação de alimentos e de higiene para os feirantes do mercado do Satélite na zona Leste de Teresina.

Um total 20 feirantes participam do curso que visa qualificar sobre as técnicas corretas de manipulação de alimentos e as técnicas de higiene.

Segundo o presidente da Fundação Wall Ferraz, Maykon Silva, é importante reforçar os cuidados, principalmente em tempo de pandemia. “Reforçar as técnicas corretas de manipulação de alimentos e de higiene é necessário e ainda mais por conta da pandemia se torna mais urgente ainda”, ressalta.

 


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O ano começou com uma nova oportunidade de desenvolvimento profissional para os educadores de escolas públicas brasileiras. A Faculdade de Educação da USP e o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP-USP), em parceria com o Instituto iungo, estão com inscrições abertas para os Cursos de Atualização “Repensando o Currículo”, online e gratuitos. Até o dia 5 de fevereiro, as escolas públicas de todo o país podem inscrever docentes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, coordenadores pedagógicos e diretores no programa. 

Os cursos - em quatro áreas: Humanidades, Linguagens, Ciências e Projetos de Vida -  promoverão o desenvolvimento profissional dos participantes por meio de experiências e práticas educativas emancipadoras e ativas, auxiliando escolas e suas equipes a repensarem o seu papel, o currículo e as práticas educacionais. O programa acontece de 01/3 a 30/4 e cada curso tem carga horária de 120 horas. Todas as informações e o formulário de inscrição estão disponíveis no site: www.repensandocurriculo.org


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar
Confira as áreas · 01/02/2021 - 10h05 | Última atualização em 01/02/2021 - 10h14

Escola do Legislativo e UFPI vão firmar convênio para realização de cursos


Compartilhar Tweet 1



Em reunião, o presidente da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, deputado João Madison (MDB), e o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, discutiram a formalização de convênio para oferta de cursos na área de Gestão Pública, Ciência Política e Agronegócios.

A meta é qualificar os servidores do Legislativo, bem como oferecer alternativas para segmentos dinâmicos como o agronegócio.

De acordo com o reitor, a UFPI está preparada para atender demandas do setor agrário, inclusive disponibilizando de laboratórios aparelhados para prestar serviços de alta qualidade.

“A princípio, Gestão de Agronegócio deve ser um curso de extensão. A intenção é permitir a melhor gestão desses negócios, tanto os de pequeno como os de grande porte. Há ainda a ideia de se ofertar cursos de qualificação técnica do setor”, acrescentou o presidente da Escola do Legislativo.

Também participaram da reunião a coordenadora de pós-graduação, Socorro Barreto e o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários (ligado ao Centro de Ciências Agrárias), Williams Costa Neves.

A parceria entre a Escola do Legislativo e  UFPi vai ofertar cursos de pós-graduação (especialização e mestrado) nas áreas de Políticas Públicas e Ciência Política, que visam atender interessados do segmento público e servidores da Assembleia Legislativa.

Projetos - Ficou acertado que as duas instituições vão montar equipes de trabalho para formatar os projetos a fim de que, em breve, sejam transformados em cursos e viabilizados à comunidade.


Fonte: Alepi
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançou o edital de seleção do Curso de Especialização Interdisciplinar em Educação, Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos. O curso é gerido pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX).

A seleção das 50 vagas ofertadas ocorrerá através do Currículo Lattes. O curso tem duração de 18 meses e terá o investimento mensal de 360 reais. Conforme a professora do Centro de Ciências da Educação, Diretora de Governança da UFPI e coordenadora do curso, Cleania Sales, o curso é direcionado para profissionais e graduandos concludentes das áreas de Educação, Engenharias, Agronomia, Arquitetura, Direito, Administração e áreas afins.

“O curso é alinhado aos objetivos do desenvolvimento sustentável definidos pela Agenda 2030 da ONU que são os norteadores das decisões no campo da política, da ciência, da tecnologia, das artes, da cultura, da gestão e da educação até os próximos 10 anos. Vem justamente atender a uma demanda de qualificar profissionais de diversas áreas para a implementação destes objetivos”, afirmou.

Segundo a professora Cleania Sales, há uma ausência relacionada a estudos e projetos de sustentabilidade atrelados aos direitos humanos e à educação. “Este curso preenche esta lacuna à medida que objetiva capacitar educadores, profissionais de diversas áreas e gestores para atuarem na construção de espaços sustentáveis e na garantia dos direitos humanos. Assim, poderão contribuir na elaboração de políticas públicas e na execução de projetos voltados para a sustentabilidade e a inclusão social, de modo a minimizar os problemas que a sociedade tem enfrentado”, disse Cleania Sales.

O curso foi elaborado por uma comissão composta pela professora Cleania Sales, do Centro de Ciências da Educação (CCE); pela professora Josy Furtini, do Centro de ciências da Natureza (CCN); pelo professor Marcelo Furtini, do Centro de Tecnologia (CT) e pelo superintendente da FADEX e professor do Centro de Ciência Humanas e Letras (CCHL), Samuel Nascimento.


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar
Veja como se inscrever · 19/12/2020 - 09h25 | Última atualização em 19/12/2020 - 09h28

Uespi lança edital de especialização com mais de 800 vagas


Compartilhar Tweet 1



A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação (PROP), torna público o Edital com as condições de habilitação às vagas oferecidas para os Cursos do seu Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, para o 1º semestre de 2021, a serem ofertadas em diversos Campi.

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são destinados a candidatos diplomados em Cursos de Graduação ou demais Cursos Superiores e que atendam às exigências do edital.

O edital oferta mais de 800 vagas para 6 campi da universidade. As inscrições serão realizadas no período de 04/01/2021 a 05/03/2021 através do site da PROP. Todas as especializações são pagas, sendo o valor variável em cada curso.

A seleção constará de 3 (três) etapas:
1ª. Inscrição;
2ª. Análise de Currículum;
3ª. Justificativa/Carta de Intenção ou Entrevista Individual

Os cursos serão ofertados em regime presencial. Permanecendo a atual situação de pandemia, poderá haver algumas aulas remotas, desde que haja manifestação das Coordenações de cada Curso, após consultarem os alunos matriculados.

Confira:

Edital PROP 005 – 2020-ESPECIALIZAÇÕES


Fonte: Governo do Piauí
Comentar
Aprendizagem Rural · 14/12/2020 - 15h05

Senar-PI abre seleção para curso Técnico em Agronegócio


Compartilhar Tweet 1



O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PI) está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso técnico  gratuito em Agronegócio, na modalidade a distância.

As vagas prioritárias são destinadas ao público rural. Os interessados em se candidatar precisam ter concluído o ensino médio e podem se inscrever até o dia 27 de janeiro de 2021 pelo site etec.senar.org.br . O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação. O diploma é válido nacionalmente.

O curso técnico em Agronegócio é focado nos procedimentos de gestão e de comercialização. São oferecidas no Piauí 80 vagas, distribuídas nos 4 polos de apoio presencial do Senar: Teresina, Campo Maior, Parnaíba e Guadalupe. A carga horária total é de 1.230 horas distribuídas em dois anos. Desse total, 20% da são aulas teóricas, atividades práticas e avaliações.

Antes de efetivar a inscrição, os candidatos devem ler o edital atentamente. Embora os cursos sejam a distância, o candidato deve indicar um dos polos de ensino para participar das atividades práticas.

Para ler o edital, visualizar a lista de polos e efetivar a inscrição, acesse: http://etec.senar.org.br/

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 642 0999 com atendimento de segunda a sábado, das 8h às 20h (horário de Brasília).


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar