Apoio da Lei Rouanet -

Projeto de leitura livre cria furgão que troca livros velhos por novos

Um furgão equipado com uma incrível máquina transformadora de livros. Insira nela aquele título antigo que você já leu, aperte um botão e, em um estalar de dedos, ele vira outro. A Incrível Máquina de Livros, um divertido e lúdico projeto de incentivo à leitura iniciado em Poços de Caldas (MG), em abril deste ano, parece mágica, mas não é. Nesta semana, a iniciativa, apoiada pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei Rouanet, encerra sua primeira temporada, com passagens por Barueri e São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

 "O projeto surgiu com a ideia de fazer uma atividade de incentivo à leitura, mas que fugisse um pouco dos moldes tradicionais de feiras de livro", explica o idealizador da iniciativa e presidente da agência Infinito Cultural, Fauze Jibran Hsieh. "Queríamos ter um projeto que fosse para o meio da rua, que fosse absolutamente democrático, que não tivesse nenhum custo para o usuário, que qualquer pessoa pudesse participar independente de idade, religião, classe social. Foi aí que a pensamos em fazer a Incrível Máquina de Livros", conta.

O caráter "analógico" do projeto, baseado em uma máquina retrô, foi proposital. A intenção foi criar algo imediatista, que agregasse curiosidade. "A proposta de fazer um projeto lúdico foi para atrair a curiosidade e a atenção das pessoas no mundo cada vez mais tecnológico em que a gente vive", revela. A julgar pelos 13 estados visitados pelo furgão e os mais de 30 mil livros trocados gratuitamente desde abril, a estratégia funcionou.

Lei Rouanet
Jibran não esconde a satisfação com o sucesso do projeto, que chama a atenção por onde quer que passe, especialmente das crianças, por conta da aparência e da sonoridade da engenhoca, e destaca que ele não seria viável sem apoio da Lei Rouanet. "Se não fosse a lei, nunca conseguiríamos viabilizar este projeto. Em 25 de agosto, teremos finalizado nossa primeira temporada nacional, passando por 21 cidades e percorrendo mais de 15 mil quilômetros", ressalta.

Jibran revela disposição e entusiasmo para viabilizar a continuidade do projeto em um Brasil muito maior do que ele já percorreu. "Pretendemos conseguir novos apoiadores ou manter o apoio que temos para continuar circulando no ano que vem. Já passamos por 21 cidades, mas ainda faltam mais 5.500 pelo Brasil. A gente pretende continuar rodando pelo país, sim. É o nosso sonho", assegura.

Encerramento
O sonho da máquina que nunca para de entregar livros tem mais um capítulo esta semana. Nessa terça-feira (14/08), o furgão de Jibran estacionou em Barueri (SP), onde fica à disposição dos leitores da cidade até esta quinta-feira (16/08), das 10h às 18h, no Boulevard, ao lado do Posto de Informações (Centro). A primeira temporada do projeto será encerrada na próxima semana, entre os dias 23 e 25 de agosto, em São Bernardo do Campo (SP).

Antes de encerrar o circuito nos dois municípios paulistas, a Incrível Máquina de Livros promoveu a troca de títulos em Poços de Caldas (MG), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Goiânia (GO), Brasília (DF), Ribeirão Preto (SP), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Blumenau (SC), Curitiba (PR), Londrina (PR), Guarulhos (SP), Campinas (SP) e São Paulo (SP).

A Incrível Máquina de Livros teve aprovação da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) para captar até R$ 1,2 milhão por meio da Lei Rouanet, dos quais R$ 1 milhão foram efetivamente arrecadados e utilizados na promoção da primeira temporada do projeto.

Fonte: Ministério da Cultura (MinC)

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco