Tradições culturais · 17/07/2008 - 16h53

Piauí realiza primeiro Festival de Batuque

No festival vão ser empossados os conselheiros do Comitê da Agenda Social Quilombola


Compartilhar Tweet 1



A Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas, com o apoio do Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), realiza a primeira edição do Festival de Batuque da Comunidade de Curral Velho, zona rural do município de São João do Piauí. O Festival acontece neste sábado, 19.

O Batuque é uma tradicional manifestação cultural da região de Curral Velho, que em 2007 ganhou o Prêmio de Culturas Populares do Ministério da Cultura (MinC).

O I Festival de Batuque de Curral Velho traz uma mostra das tradições culturais de várias regiões do Estado, como Pagode do Mimbó, da comunidade Mimbó, em Amarante, o Samba de Cumbuca, das comunidades Salinas e Volta, em Campinas do Piauí, além do Batuque da região de Curral e a Lezeira, manifestação cultural afro-descendeste de várias localidades do Estado.

Durante o festival irão ser empossados os conselheiros e conselheiras do Comitê da Agenda Social Quilombola. Estará presente no evento um representante da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sepir).


Fonte: Governo Do Estado