Durante congresso da Unesco · 17/02/2020 - 05h13

Piauí é convidado a sediar O Festival Internacional de Folclore e Cultura Popular em 2021


Compartilhar Tweet 1



    Reprodução/Youtube

Durante o 6ª Congresso da Juventude IOV Mundial da Unesco, em Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul , houve o reconhecimento da Quadrilha Junina do Piauí; Luar de São João. As informações são do Portal do Gurguéia.

Graças aos avanços da Cultura Piauiense nesses últimos 04 anos, o  estado do Piauí recebeu o convite para sediar, em 2021, O Festival Internacional de Folclore e Cultura Popular.

O Secretário Estadual de Cultura do Piauí Fábio Novo esteve presente no evento, e elogiou a equipe que compõe a Quadrilha Junina Luar de São João: " Mais do que dançar, esses meninos fazem o que chamamos de Economia Criativa da Cultura é um grande projeto,pois eles trabalham o ano inteiro envolvidos na cultura e fazendo a diferença. A SECULT apostou no trabalho do grupo que se transformou na melhor quadrilha junina do Brasil; somente no ano de 2019 A Luar de São João ganhou o Globo Nordeste e mais 15 prêmios, sendo merecedora de todas estas conquistas".

Entenda um pouco o que é a IOV

A missão da IOV é proteger, preservar e promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial .

Reconhece que, para que a cultura popular beneficie as gerações futuras, não deve sobreviver apenas como memórias registradas das gerações passadas, mas nas tradições vivas das pessoas de hoje.

A IOV foi credenciado pela UNESCO como um Centro de Experiência para o Patrimônio Cultural Imaterial e deseja continuar a sua acreditação através da sua operação.

 


Comentários