Piauiense Destaque · 21/09/2011 - 11h46

O Piauiense Ricardo Soares é destaque em Salões de humor

Ricardo Soares, cartunista, ilustrador, caricaturista e artista plástico


Compartilhar Tweet 1



Salões de humor e feiras culturais país afora já conhecem o traço genial de Ricardo Soares, cartunista, ilustrador, caricaturista e artista plástico que viveu um período de sua adolescência em São Raimundo Nonato, onde estudou no ginásio Dom Inocêncio.

Filho de são raimundenses, nascido em São Caetano do Sul- SP, Ricardo projetou-se como artista em São Paulo, onde comete sua arte, que é reproduzida em Salões de Humor, em jornais de grande circulação e em feiras culturais.

Dilma, Chico Anísio, Fidel, FHC, Arafat e muitos outros componentes da “fauna” política desse nosso mundo caricatural são “capturados” pelos traços de um artista que, como poucos, sabe emprestar à sua obra toda uma carga de sensibilidade digna da arte que busca provocar, em quem aprecia, uma miríade de sentimentos: espanto, alegria, escárnio, enfim.
O talento de Ricardo será mais uma vez reconhecido com a premiação do 23º HQMIX na categoria: Publicação de Caricaturas para a revista: Bravo! Literatura & Futebol da editora Abril.

O prêmio é a principal premiação do mercado brasileiro de quadrinhos e é organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil.

TROFÉU HQMIX
Foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil. A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compôem a premiação. Desde o início o apresentador Serginho Groisman tem sido parceiro nesta jornada. A ACB-Associação dos Cartunistas do Brasil e o IMAG-Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o troféu.