Mostra de Cultura e Arte no CETI de Buriti dos Montes valoriza identidade negra
A riqueza da cultura afro-brasileira e a importância da representatividade negra no mundo foram compartilhadas pelos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Antônio Deromi Soares, no município de Buriti dos Montes, a 250 quilômetros de Teresina, durante a I Mostra de Cultura e Arte Negra, realizada na terça-feira (26/11).
Durante o mês de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), os 240 estudantes matriculados no Ensino Médio de Tempo Integral produziram pesquisas com referências a personalidades negras em diversas áreas.
A programação da I Mostra incluiu seminários, palestras, rodas de conversa, apresentações culturais, oficinas, mostras de vídeos, entre outras atividades. O projeto interdisciplinar teve como objetivo reconhecer a importância da população negra na formação da sociedade brasileira, destacando seus costumes, tradições e contribuições nos campos político, social, cultural e econômico.
Identidade Negra na escola
Atentando para a construção de um ambiente escolar pautado na equidade racial, a gestão escolar criou um momento de valorização da identidade negra na escola, com o registro e a exposição fotográfica, tendo os próprios estudantes como protagonistas, como explica a gestora escolar Jakeline Marinho. “Criamos um estúdio fotográfico na escola e, a cada dia, os alunos aguardavam este momento de fotos durante todo o mês de novembro”, lembrou a gestora escolar.
As estudantes do Ensino Médio Karen Aurora Soares Monte e Yara Moura da Cruz celebraram a iniciativa de valorização da identidade negra na escola.
“O projeto foi muito importante, principalmente para valorizar e reconhecer a nossa identidade, fortalecer o respeito às diferenças e valorizar tanto a cultura africana quanto a afro-brasileira”, disse Karen Monte. “Momentos como este na escola são de suma importância para valorizar a nossa cultura”, afirmou a estudante Yara Cruz.
A atividade integra o programa Educar para Respeitar, lançado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com orientações práticas para a promoção da equidade racial e o compartilhamento de boas práticas voltadas para a educação antirracista. “As iniciativas do programa Educar para Respeitar garantem que as ações de igualdade racial sejam trabalhadas de forma contínua nas escolas”, pontua o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Fonte: Seduc