-

Exposição mostra a representatividade feminina

Band Piauí - Uma exposição no Museu do Piauí homenageia as mulheres piauienses, e mostra a importância da representatividade feminina que marca a história do Estado do Piauí, no mês da Mulher.

A força da identidade feminina piauiense, é exposta em treze obras de artistas do coleitivo voragem. Com nome de filhas do Sol do Equador, exposição homenageia as mulheres do estado.

    Reprodução

"Nós decidimos fazer um mapeamento visual de mulheres do Piauí, que habitaram esse solo, que fizeram história nesse solo", disse Raiane.

Segundo a curadora Raiane Raio, a exposição foi construída a partir dos eixos, artes, direito, política e cidade, que visam costurar as narrativas e vivências dessas mulheres. Raiane explica que as artistas utilizaram diversas linguagens, que vão desde a pintura, escultura, a colagem lambe lambe e digital, para representar personagens com as quais se identificam.

"Não há uma essência em ser mulher, então nós somos diversas, nossas obras também são diversas assim como as nossas histórias", completa.

Esperança, garra, coragem, liberdade e força, essas palavras entooam os gritos de guerra e paz de treze piauienses que estão expostas no Filhas do Sol do Equador.

No Museu Piauí tem a Esperança Garcia, Francisca Trindade, Regina Souza, e muitos outros nomes que fizeram e fazem história no Piauí.

    Reprodução

"Mulheres que ainda estão em atividade, que ainda estão nas suas lutas. A professora Sueli é um exemplo dessa mulher, e está sendo representada aqui, as artes são muito lindas. Neste mês da mulher é interessante e importante trazer essas trajetórias, acho que é exemplo pra muita gente", disse Clarissa Carvalho.

    Reprodução

"Nós imaginamos que isso seria interessante encaixar essa proposta na na comemorações do Dia Internacional das Mulheres, por isso a gente fez esse diálogo, e foi possível trazer essas linguagens diferentes, e trazendo essas personagens diferentes pra o espaço do Museu do Piauí", disse Elaini Pacheco.

Pra quem ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre a história e representações dessas treze piauienses ainda dá tempo de o museu. A exposição vai ficar disponível até o dia oito de abril.

"O público pode vir, não paga pra visitar a exposição, então a gente convida, e é importante aproveitar esses espaços pra nós se apropriarmos na nossa história", finaliza.

(86) 9 8803-2794

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco