Típico do Piauí -

Cuscuz de arroz é tradicional no café da manhã de THE

Enquanto o pão francês é requisito obrigatório no café da manhã em grande parte das capitais do país, aqui em Teresina, o que não pode faltar na mesa é cuscuz. Diferentemente das demais capitais nordestinas, por essas bandas mafrenses o cuscuz possui variedades, pode ser milho ou arroz.

O cuscuz de arroz é tipicamente piauiense e, quando viajam, muitas pessoas levam na mala bons pacotes de massa de arroz para cuscuz. Há quem diga que acertar o ponto do cuscuz de arroz é um dom e outros guardam isso em segredo, como a dona Raimunda dos Santos, 48 anos, que há 25 anos trabalha no mercado da Piçarra, zona Sul de Teresina. Essa cozinheira de mão cheia faz o conhecido cuscuz gigante, que pesa quase 15 kg.

“No começo, eu errei muito até chegar ao ponto certo, mas a receita é segredo”, comenta Raimunda. Além dela, no mercado trabalha ainda o marido, o filho, a nora e o sobrinho Edivaldo Matias, que criou o cuscuz minissaia, metade arroz, metade milho.

Matias chega ainda de madrugada ao mercado para preparar o cuscuz, que pode levar até meia hora para ficar pronto. Nos fins de semana, chega a fazer até sete cuscuzes, o que corresponde a 140 pacotes de flocos de arroz. Os acompanhamentos são os mais diversos, pode ir do ovo frito e da carne de sol até algumas comidas mais “carregadas”, como panelada e sarapatel.

Para quem quer se arriscar na receita, confira abaixo:

Cuscuz de Flocos de Arroz

Ingredientes:

500g de flocos de arroz
Sal a gosto
Água

Modo de Preparo:

Numa tigela, hidrate os flocos de arroz com água suficiente para umedecer bem a massa, cuidado para não encharcar demais, coloque o sal. Misture com as mãos até ficar bem úmido. Deixe descansar por +/- 30 minutos. Coloque numa cuscuzeira, mas não aperte a massa. Cozinhe em banho-maria por 20 minutos.

Fonte: Com Informações Da Assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco