Mãe de dezenas de filhos -

CONHEÇA A MULHER mais velha do PI; ela tem 112 anos

A vida centenária de Constância é contada por sua neta, Francisca Cruz, de 49 anos. Constância mora no município de Murici dos Portela, a 261 quilômetros de Teresina, e é a mulher mais velha do Estado, com 112 anos de vida. Apesar da pouca lucidez, ela ainda ensina que a vida deve ser preenchida por boas ações, para, na velhice, colher cuidados daqueles de quem ajudou a criar.

Mãe de dezenas de filhos, entre biológicos e adotivos, Constância, que já não tem a força com que contribuiu no sustento da família durante a lida diária na roça e nem a lucidez que educou e aconselhou tantos, hoje, convive com a realidade invertida da habitual: ela é cuidada por aqueles que viu crescer.

“Nós ajudamos ela a tomar banho, a se vestir e comer, ela já não tem a força de antes, mas fazemos isso de coração, é uma forma de reconhecimento”, declarou Francisca Cruz.

Na típica casa de interior em que vive, com área espaçosa, pés de frutas e molduras preenchidas por fotos antigas, a senhorinha recebe visita de parentes, amigos e do padre da localidade. “Muita gente vem visitar, todo mundo gosta e cuida dela. A gente escuta muitas histórias, que a dona Constância era muito ativa, sempre trabalhou e cuidou de muitas pessoas”, relata o genro, Raimundo Alves.

Emérito Rodrigues, Raimundo Rodrigues, Domingos Rodrigues, Seu Zé, dona Fuluripa, Chicó, Anastácio e Brígida. Esses são alguns dos filhos que dona Constância, ao longo da vida, contribui na criação.

Aos 112 anos de idade, Constância também guarda, na sua história, dois casamentos e uma vida rodeada por boas ações. “Ela ainda chegou a cuidar das minhas filhas e sempre gostou de dar conselhos”, lembrou a neta.

Fonte: Com Informações Da Assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco