• Um brinde à segurança: Delegado Charles Pessoa celebra aniversário e renova voto contra o crime

    Nesta sexta-feira (30/08), o delegado Charles Pessoa, coordenador da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), comemorou seu aniversário em um evento surpresa organizado por colegas de equipe. O Portal 180graus esteve presente na celebração e conversou com o delegado sobre seu trabalho à frente da DRACO e o significado dessa data especial.

    Foto: 180grausUm brinde à segurança: Delegado Charles Pessoa celebra aniversário e renova voto contra o crime

    Em entrevista, o delegado Charles expressou sua alegria e gratidão pela surpresa preparada por sua equipe. "O DRACO tem sido uma grande felicidade para mim. Como profissional, hoje o DRACO representa uma família muito grande que faz parte da Polícia Civil. Fui surpreendido com esse evento, essa comemoração em razão do meu aniversário. Quando a gente visualiza isso, rodeado de amigos e de pessoas não apenas do sistema de segurança pública, mas também de representantes da sociedade como um todo, percebemos que estamos envolvidos em um processo cercado de pessoas de bem, de boa índole, de coração grandioso. Isso só nos traz mais motivação e felicidade para continuar esse processo de combate às organizações criminosas", destacou.

    Foto: 180graus

    Ao ser questionado sobre o desejo feito ao soprar as velinhas, o delegado foi direto: "Muita saúde, muita prosperidade para toda a minha família, para todos os meus amigos, e que o DRACO tenha um ano de 2024 repleto de muitas prisões e, com certeza, continue proporcionando o bem diariamente para a sociedade piauiense, combatendo essas facções criminosas."

    O delegado também refletiu sobre o papel da polícia na proteção da sociedade, indo além da repressão e prisões. "Eu sempre digo que combater facções criminosas é fazer o bem para a sociedade. Na verdade, todos os irmãos e irmãs que compõem o DRACO têm isso em mente. Quando retiramos um faccionado de circulação, como consequência, estamos evitando que o cidadão de bem seja vítima de um roubo, latrocínio ou até homicídio. Combater facção criminosa é, com certeza, proporcionar o bem para a sociedade."

    Foto: 180graus

    Durante a confraternização, o delegado ressaltou a importância de momentos de união e agradeceu a todos os presentes. "O DRACO não é feito apenas de ações relacionadas ao combate às organizações criminosas. Temos, sim, nossos encontros com amigos e familiares, e aqui é realmente um momento de confraternização. Estou muito grato e surpreso com esse evento proporcionado por vários amigos, minha família, minha namorada, minha companheira do dia a dia, e por todos que compõem o departamento. Agradeço também a vocês que estão no dia a dia com a gente, fazendo com que a sociedade piauiense tenha conhecimento das ações desenvolvidas pelo nosso departamento", afirmou.

    A celebração do aniversário de Charles Pessoa foi marcada por momentos de alegria e reflexão, destacando a dedicação do delegado e de sua equipe no combate ao crime organizado no Piauí.

  • Comandante-Geral faz balanço das ações da Polícia Militar do Piauí em 2023

    Durante entrevista ao vivo concedida para a TV Antares, nesta terça-feira (05/12), o Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Scheiwann Lopes, destacou as diversas ações da PMPI realizadas ao longo deste ano. Descentralização da Patrulha Maria da Penha para todo o estado, distribuição de novas viaturas e motocicletas, aquisição de mais um helicóptero, nomeação de mais de mil policiais só neste ano e intensificação do policiamento na capital e no interior, através das operações, estiveram entre os principais assuntos abordados durante a entrevista.

    Foto: Reprodução

    Além disso, o Comandante enfatizou os resultados positivos obtidos durante as operações Fim de Ano e Silêncio e Paz. O coronel adiantou durante a entrevista que irá lançar ainda no dia 18 deste mês, a “Operação Boas Festas de Segurança”, ação que irá fortalecer a segurança em todo o Piauí, sobretudo em áreas comerciais. Segundo Scheiwann Lopes, cerca de 350 novos policiais militares, através do estágio operacional do Curso de Formação de Soldados (CFSD), irão reforçar a operação. 

    Foto: Reprodução

    “Lá para o dia 15 deste mês encerraremos as aulas regulares da última turma do CFSD, e os alunos serão empregados no estágio operacional no reforço do policiamento para as festas de final de ano. Então lançaremos no dia 18 deste mês a Operação Boas Festas de Segurança, ação que vai reforçar a segurança na capital e no interior”, disse.

    O Comandante-Geral destacou as ações de segurança que serão implantadas no litoral do estado ainda neste ano. 

    “Nós implantamos o ciclopatrulhamento e agora vamos colocar também o policiamento fluvial por que é uma necessidade da região. Pois precisamos percorrer essa malha fluvial para garantir a segurança do nosso litoral. E vamos implantar ainda em dezembro deste ano uma base do BOPAer em Parnaíba que vai funcionar a partir de janeiro”de 2024, que vai contar com o reforço do helicóptero recém adquirido pela corporação que é o Colibri”, pontua. 

    Foto: Reprodução

    A previsão era concluir a descentralização da Patrulha Maria da Penha para todo o estado no início de 2024, no entanto, o Coronel Scheiwann explica que essa meta será antecipada para o dia 27 de dezembro deste ano.

    “Há um ano atrás tínhamos a Patrulha Maria da Penha apenas em Teresina e em Parnaíba. Agora, resolvemos descentralizar ainda mais. Com esses novos homens e mulheres que irão servir a corporação e com a aquisição de novas viaturas, nós iremos implantar a Patrulha Maria da Penha para todas as regiões do estado”, finaliza.

  • Vídeo: Delegado Charles Pessoa defende gol durante ação social no Parque Universitário

    Neste domingo (29/10), equipes do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) retornaram à região do Parque Universitário e organizaram um jogo de futebol recreativo para a comunidade. O destaque foi o delegado Charles Pessoa, diretor do DRACO, que defendeu um pênalti. O evento contou com a presença de representantes da segurança pública, da imprensa e da comunidade.

    Essa iniciativa representou mais uma ação social do DRACO após a operação. Acreditam que não basta apenas intervir; é crucial estar presente de forma contínua. Dessa forma, podem prevenir problemas e continuar a trabalhar diligentemente no local para assegurar que a paz social e a tranquilidade prevaleçam.

    Veja o vídeo: 

  • 'Toc toc': Charles Pessoa garante retorno às regiões com novas pichações de símbolos faccionados

    Caros leitores, na manhã desta quarta-feira (11/10), o coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Charles Pessoa, reiterou a coluna "Crônicas da Delegacia",  sua determinação de realizar novas operações nos locais onde forem removidas pichações relacionadas a símbolos de facções criminosas. A afirmação foi feita durante a continuação da Operação Draco 67, que teve início na última terça-feira (10/10) e resultou na prisão de 15 pessoas envolvidas com tráfico de drogas, roubo e homicídios na região.

    Foto: 180graus

    Nesta quarta-feira, as equipes do Draco apagaram pinturas relacionadas a símbolos de facção criminosa no muro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), localizada na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Parque Universitário, zona Leste de Teresina. Esta ação é parte do planejamento do Draco, que não apenas investiga e prende, mas também se dedica a remover qualquer símbolo que possa promover apologia ao crime.

    Foto: Reprodução Na imagens são trabalhadores, não tem ligação com organizações criminas
    Na imagem imagem são trabalhadores, não tem ligação com organizações criminosas

    Charles Pessoa, coordenador do Draco, destacou que essa operação na UFPI é a primeira do tipo no local, mas segue o mesmo padrão de ação implementado em outros lugares onde o Draco já atuou. A estratégia envolve não apenas a repressão às atividades criminosas, mas também a eliminação de quaisquer sinais visíveis que incentivem práticas delituosas na comunidade.

    Continuaremos a acompanhar de perto as operações do Draco e manteremos vocês informados sobre os desdobramentos desta ação.

    Foto: Reprodução

  • PI: Adolescente que morreu em acidente é velado dentro de quadra de futebol; sonhava em ser jogador

    O blog "Crônicas da Delegacia" trouxe com exclusividade a notícia que abalou profundamente a cidade de Joaquim Pires: a morte prematura de Marcos Vinícius de Sousa Alves, um adolescente de apenas 15 anos. Marcos Vinícius, repleto de sonhos e aspirações, almejava se tornar um jogador profissional de futebol e já havia conquistado alguns títulos, mas teve sua vida tragicamente interrompida em um acidente terrível envolvendo uma motocicleta e uma SW4.

    Foto: Reprodução

    O jovem foi sepultado no interior do município sob forte comoção. Imagens exclusivas mostram o momento em que seu corpo chegou para ser velado em uma quadra de futebol, uma das grandes paixões de Marcos Vinícius.

    Veja o vídeo: 

    Detalhes do caso:

    A tragédia ocorreu por volta das 12 horas do domingo, 8 de outubro, quando moradores locais alarmados acionaram as autoridades policiais para atender ao acidente. O local do incidente estava próximo à saída de Esperantina, na rodovia PI 211, nas proximidades do Bairro São José, uma área até então tranquila que agora carrega a triste memória deste acontecimento.

    Foto: 180graus

    Informações extraoficiais indicam que o motorista da SW4, cuja identidade não será revelada neste momento, estava retornando de uma festa na cidade de Joaquim Pires quando o trágico acidente aconteceu. Durante o trajeto de volta para casa, ocorreu uma colisão impactante entre seu veículo e a motocicleta conduzida pelo jovem Marcos Vinícius.

    Leia também: Caso Marcos Vinicius: morte, carro incendiado, engenheiro preso e Joaquim Pires em luto

    Foto: 180graus

    A comoção gerada por essa tragédia foi imensa, e a população local, movida pela revolta e indignação, chegou a incendiar o veículo SW4 como forma de protesto contra a perda precoce do jovem. O motorista da SW4 foi prontamente conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos às autoridades competentes.

    Foto: 180graus

    O Portal 180graus conversou com o Sargento Aroldo Loiola, responsável pela região, que confirmou a ocorrência e a prisão do motorista.

    Essa triste ocorrência não apenas abalou a cidade de Joaquim Pires, mas também levantou questões cruciais sobre a segurança no trânsito e a responsabilidade dos motoristas. A equipe do Plantão da Delegacia está comprometida em acompanhar de perto o caso e fornecer atualizações à medida que mais informações forem disponibilizadas.

    Em meio a essa tragédia, estendemos nossa solidariedade à família de Marcos Vinícius de Sousa Alves, que agora enfrenta um luto doloroso.

    Foto: 180graus

  • Assaltantes encaram Hilux 'Anti-Roubo' no Piauí e perdem

    Na quarta-feira (27/09), uma tentativa de assalto a uma caminhonete Hilux ocorreu na BR-230, a apenas 2 km do povoado Mandacaru, no município de São Julião, na região de Picos. As informações são do Cidades na Net.

    O casal que viajava no veículo estava a caminho do Rio Grande do Norte, vindo de Picos.

    Segundo informações da Polícia Militar, divulgadas pelo Capitão Gilson Xavier, os criminosos, aparentemente armados e em outro veículo, abordaram o casal. Sob ameaças, o casal decidiu adentrar a mata e abandonar o veículo. No entanto, a Hilux alvo da tentativa de assalto apresentou problemas mecânicos e não pôde ser levada pelos assaltantes.

    O comandante de policiamento da 2ª Companhia da PM, com sede em Fronteiras, que abrange a área militar de São Julião, explicou: "Os policiais militares de São Julião receberam uma informação de que um casal sofreu uma tentativa de assalto. Ao chegarem lá, encontraram o casal com o carro. Eles relataram que foram abordados por dois indivíduos em outro veículo, aparentemente armados. Foram instruídos a sair do veículo, com a intenção de levá-lo, mas não conseguiram porque o carro teve uma pane."

    Diante da tentativa frustrada, os assaltantes abandonaram o local e seguiram em direção desconhecida.

    A Polícia Militar realizou diligências, porém, não conseguiu localizar os criminosos e não foi informado sobre qualquer quantia de dinheiro levada.

  • 15 homicídios que ocorreram em Parnaíba em 2023, uma das cidades mais perigosas do Brasil em 2022

    No 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado em julho, foi divulgada a lista das cidades mais violentas do Brasil com base nos índices de criminalidade, especificamente nas Mortes Violentas Intencionais registradas em 2022. A cidade de Parnaíba, localizada no litoral do Piauí, ocupou a 38ª posição nesse ranking preocupante.

    Recentemente uma nova onda de violência vem atingindo o munícipio, na última terça-feira (12/09) um policial civil foi morto por um Cabo da PM, já na manhã desta quinta-feira (14/09) três pessoas foram assassinadas e duas baleadas. 

    De acordo com os dados, Parnaíba teve uma taxa de 46,3 mortes violentas para cada grupo de 100 mil habitantes, o que evidencia a gravidade da situação na cidade. Essas informações foram fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, polícias civis, militares e federal, bem como outras fontes oficiais ligadas à segurança pública.

    O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é uma publicação que existe desde 2007 e, a partir de 2011, começou a apresentar dados sobre homicídios. Essa iniciativa é reconhecida como uma ferramenta importante para promover a transparência e prestar contas na área da segurança pública.

    Abaixo o 180graus lista 15 homicídios que ocorreram no ano de 2023:

    1. Três pessoas são assassinados e outras duas são baleadas no litoral do Piauí

    Três indivíduos foram executados na manhã do dia 14 de setembro, e duas pessoas ficaram feridas na cidade de Parnaíba, localizada no litoral do estado do Piauí. A Polícia Militar foi acionada para resguardar a cena do crime. No local, os três corpos foram encontrados na Rua Planalto Monte Cerrado, próxima ao 27º Batalhão da PM.

    Foto: Reprodução

    2. Policial civil é assassinado a tiros no Litoral do Piauí

    Valério de Sousa Caldas Neto é o policial militar suspeito de matar o policial civil Alexsandro, da Polícia Civil do Piauí, no dia 13 de setembro. O crime ocorreu no município de Parnaíba, localizado no litoral do Piauí.

    O escrivão, lotado na delegacia da mulher, foi vítima de disparos fatais em uma calçada na madrugada. O suspeito, Valério, se apresentou às autoridades algumas horas depois na central de flagrantes, acompanhado por um oficial da Polícia Militar do Piauí e pelo delegado regional da Polícia Civil. Ele estava portando a arma que foi subtraída de Alexsandro no momento do crime. O Cabo Valério é lotado no 24° batalhão da PM-PI.

    Foto: reproduçãoCabo da PM é preso acusado de assassinar policial civil no Litoral do Piauí

     3. Barbeiro de 22 anos é morto a facadas após briga de trânsito no Piauí

    O barbeiro Francisco Willame Sousa Galeno, mais conhecido “Will”, morreu após sofrer uma perfuração de faca no tórax por volta das 13h30 no Bairro Santa Luzia, em Parnaíba (PI). O crime teria sido resultado de um desentendimento no trânsito com o ciclista Herlon Vieira Machado, 22 anos.

    Foto: Reprodução

    4. Jovem baleado não resiste aos ferimentos e morre em Parnaíba

    No dia 06 de agosto, Felipe Augusto dos Santos Oliveira, um jovem de 19 anos, que trabalhava como torneiro mecânico, perdeu a vida de forma trágica. Ele foi vítima de um assassinato a tiros na madrugada do referido domingo em Parnaíba. Felipe foi atingido por três disparos, sendo dois deles na cabeça e um nas costas. A trágica história teve início no dia 04 de agosto, quando ele foi baleado na calçada de um estabelecimento comercial localizado na Rua Tamoios, no bairro Pindorama em Parnaíba.

    Foto: Reprodução

    5. Homem de 45 anos é encontrado morto com ferimentos de faca no litoral do Piauí

    O corpo de um homem, identificado como Marcio França Araújo Rodrigues, de 45 anos, foi descoberto em uma área de mata na cidade de Ilha Grande, Litoral do Piauí, neste domingo (27/08). A vítima apresentava diversas marcas de golpes de faca.

    Autoridades informaram que o corpo aparentemente foi arrastado por cerca de 50 metros até o local onde foi encontrado. De acordo com o subcomandante do 2º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, major Bernardo, Marcio França era conhecido por ser usuário de drogas e teria sido visto consumindo bebidas alcoólicas em um bar na noite anterior ao crime.

    Foto: Reprodução

    6. Onda de violência em Parnaíba: homem e mulher são mortos a tiros em menos de 1 hora

    No dia 18 de maio, dois homicídios chocaram a cidade de Parnaíba, localizada no litoral do Piauí. As vítimas foram identificadas como Antônio Carlos da Silva Duarte, conhecido como "Perneca", e uma mulher.

    Foto: Reprodução

    7. Homem é perseguido e assassinado com disparos de arma de fogo em Parnaíba

    No dia 23 de Maio, a Polícia Militar recebeu um chamado relatando que uma pessoa havia sido baleada no bairro São Judas Tadeu, em Parnaíba. Ao chegar ao local indicado, as autoridades policiais depararam-se com um corpo estendido próximo a um depósito. 

    Foto: Reprodução

    8. Flanelinha é assassinado com tiro no rosto na cidade de Parnaíba

    O flanelinha Pedro Borges de Almeida Neto, o Barata, de 32 anos, foi assassinado com tiro no rosto no dia 13 de maio, no bairro Pindorama em Parnaíba. 

    Foto: Reprodução

    9. Duplo homicídio é registrado em Parnaíba; mulher é suspeita de realizar disparos

    Um duplo homicídio foi registrado no dia 14 de fevereiro, por volta das 17h30, no bairro São Benedito em Parnaíba, litoral do Piauí. Uma mulher foi apontada como responsável pelo disparos. 

    Foto: Reprodução

    10. Homem é morto com vários tiros de pistola na cidade de Parnaíba

    No final da manhã desta terça-feira 04 de julho, um homicídio foi registrado na Avenida Armando Cajubá, antiga 3 de Maio, no bairro Santa Luzia, em Parnaíba litoral do estado.

    Foto: Reprodução

    11. Homem é morto com gargalo de garrafa ao reagir a assalto no litoral do Piauí

    Nas primeiras horas do dia 16 de julho, um homem, identificado como Haroldo, foi morto ao reagir a um assalto no bairro Frei Higino. De acordo com informações, ele foi atacado por uma mulher, que usou um gargalho de garrafa para matá-lo. A acusada foi encaminhada para a Central de Flagrantes.

    Foto: Reprodução

    12. Homem morreu no HEDA em Parnaíba após ser esfaqueado e ter as vísceras expostas

    Um homem identificado como Geovane da Costa Araújo, 30 anos, morreu no dia 03 de abril, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) após ter sido internado, vítima de facadas, em um bar.

    Foto: Reprodução

    13. Mulher é assassinada com 5 tiros no bairro Pindorama em Parnaíba

    Uma mulher identificada apenas como “Carol” foi assassinada com cerca de tiros de arma de fogo na rua Afonso Pena, bairro Pindorama, em Parnaíba, litoral do Piauí. O crime ocorreu no dia 27 de abril.

    Foto: Reprodução

    14. Pai morre com tiro no rosto ao tentar salvar filho de criminosos no Piauí

    Francisco José dos Santos Andrade, de 55 anos, perdeu a vida trágica ao tentar proteger seu filho durante um assalto em sua residência, localizada na Zona Rural de Parnaíba, no Litoral do Piauí. O crime ocorreu por volta das 12h, durante o horário de almoço.

    Segundo informações da Polícia Militar do Piauí, dois criminosos armados invadiram a casa de Francisco, possivelmente procurando por um desafeto. O tenente-coronel Erisvaldo Viana, comandante da PM de Parnaíba, descreveu o crime como premeditado.

    Foto: Reprodução

    15. Tiroteio resulta em homicídio de um homem e ferimento de outro no litoral do Piauí

    Na madrugada do dia 17 de julho, ocorreu um tiroteio no Beira Rio, cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, resultando na morte de um homem e deixando outro gravemente ferido.

  • Veja detalhes da operação que resultou na prisão de 151 pessoas em 39 cidades do Piauí

    Neste artigo, trazemos informações atualizadas sobre a "Operação Cerco Fechado" realizada pela Polícia Civil do Piauí. O colunista, por vezes tardio, não falha em trazer as últimas novidades para os leitores deste blog. A operação, que teve lugar em todo o estado, resultou em 151 prisões e teve como objetivo combater uma variedade de crimes, desde furtos até homicídios. Vamos detalhar os números e os resultados obtidos.

    Foto: 180graus

    A "Operação Cerco Fechado" foi concluída pela Polícia Civil do Piauí em 12 de setembro, tendo sido uma ação de grande magnitude. Durante essa operação, foram cumpridos um impressionante total de 250 mandados de prisões, busca e apreensão. Os alvos eram indivíduos envolvidos em crimes que abrangiam uma ampla gama de delitos, incluindo furtos, roubos, estupros, violência doméstica, tráfico de drogas, homicídios, latrocínios e outros.

    Os resultados dessa operação são impressionantes, com 151 prisões efetuadas em todo o estado do Piauí. Além disso, foram apreendidas 16 armas de fogo, 19 veículos, drogas e dinheiro, totalizando a recuperação de 1,8 milhões de reais em bens e valores. Os crimes mais frequentemente identificados durante a operação incluíram crimes contra o patrimônio, tráfico de drogas e homicídios.

    Essa ação abrangente não se limitou à capital, Teresina, mas estendeu-se a 39 municípios, abrangendo toda a extensão do estado do Piauí. Algumas das cidades incluídas nessa operação foram Altos, Campo Maior, Esperantina, Miguel Alves, Piripiri, Parnaíba, Água Branca, Amarante, Floriano, São Raimundo Nonato, União, Demerval Lobão, Bom Jesus, Redenção do Gurgueia, Gilbués, Santa Filomena, Nazaré do Piauí, Paulistana, Oeiras, Porto, Itaueira, São Pedro do Piauí e Castelo do Piauí.

    A "Operação Cerco Fechado" contou com a participação de aproximadamente 100 policiais civis de várias unidades, incluindo unidades distritais, metropolitanas, especializadas e do interior. A coordenação dessa operação foi realizada pela Delegacia Geral, sob a liderança do delegado-geral Luccy Keiko Leal Paraíba. O delegado-geral destacou que o objetivo principal dessa operação é a redução dos índices de criminalidade, trazendo benefícios significativos para a sociedade. Os policiais civis envolvidos estiveram em campo para cumprir mandados relacionados a uma ampla gama de crimes, garantindo a aplicação da lei penal de forma abrangente.

  • SSP encurrala e captura irmãos que usavam bloqueador de alarme para furtar carros em Teresina

    Caros leitores, este colunista não poderia deixar de marcar presença neste dia tão importante para a Secretaria Estadual de Segurança do Piauí (SSP). A Operação Cerco Fechado, até o momento (16h20 desta terça-feira, 12/09), já prendeu mais de 110 pessoas de um total de 171 mandados. Além disso, foram apreendidas cerca de 12 armas e 18 veículos. Os mandados foram cumpridos em 23 cidades.

    Foto: Reprodução

    A ação, coordenada pela Delegacia Geral, conta com a participação de aproximadamente 100 policiais civis de unidades distritais, metropolitanas, especializadas e do interior.

    Mais tarde, voltou para atualizar esse número. Enquanto isso, gostaria de compartilhar com você uma prisão especial que aconteceu na manhã da última segunda-feira, 11/09. Trata-se de dois irmãos que utilizavam bloqueadores de alarme para furtar carros em Teresina.

    Foto: 180graus

    José Luan e José Lucas já são conhecidos pela polícia, pois foram acusados de realizar furtos em veículos com a utilização de bloqueadores de sinais de alarme e trava. Eles foram alvos de uma operação do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) no dia 26 de setembro de 2022. Ambos foram presos após praticarem uma série de roubos utilizando vestimentas e distintivos da Polícia Civil do Piauí para abordar e roubar vítimas na cidade de Altos.

    A frente desta prisão estava a Superintendência de Operações Integradas (SOI), liderada pelo delegado Matheus Zannata, em conjunto com a Diretoria de Polícia Metropolitana, 5° DP, 11° DP e 12° DP.

    Foto: Reprodução

    De acordo com o superintendente Zannata, as equipes de investigação receberam a notícia de um roubo nas proximidades de um restaurante, localizado na Avenida Dom Severino, zona Leste de Teresina, e iniciaram a coleta de indícios que apontaram a autoria e materialidade do crime.

    "Após coletar as informações, fizemos o deslocamento e conseguimos localizar os acusados em um novo veículo, já utilizado em outras práticas criminosas. Vale ressaltar que após monitorar os alvos, conseguimos flagrar o momento exato em que estavam entregando os objetos furtados a outro membro do grupo criminoso, no bairro Dirceu Arcoverde, zona sudeste da capital", explicou o delegado.

    Durante a ação, foi encontrado com um deles um tablet, um token e um boné que pertencia à vítima roubada na frente do restaurante. Com o outro, foi localizado um aparelho celular iPhone com restrição de furto na cidade de Campo Maior. Durante a busca veicular, também foi encontrado o aparelho "Chapolin" usado para cometer os crimes.

    Foto: Reprodução

    Em seguida, os presos indicaram que o notebook e iPad furtados estavam escondidos em um compartimento entre o Shopping da Cidade e a Praça da Bandeira, pois pretendiam verificar se havia algum aplicativo de monitoramento ativo. A equipe se deslocou até o local e conseguiu localizar os objetos furtados.

  • Feliz aniversário! Veja quatro vezes em que Chico Lucas foi destaque nacional à frente da SSP

    Foto: 180graus

    Meus queridos leitores, hoje é uma data mais do que especial, o aniversário do Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas. Neste momento, esta coluna deseja prestar uma homenagem a ele, destacando quatro ocasiões em que seu trabalho à frente da SSP foi reconhecido nacionalmente:

    1. Operação Interditados

    A atuação da Secretaria Estadual de Segurança do Piauí (SSP) ganhou destaque em veículos de comunicação renomados, como Band News, Jornal Nacional, Jornal da Band, CNN, Globo News, Metrópoles, Bom Dia Brasil, Record TV, entre outros, após a devolução de 260 celulares previamente roubados e furtados em Teresina. Esses dispositivos foram recuperados durante operações conduzidas pela secretaria com o objetivo de fortalecer a segurança pública.

    Foto: 180graus

    Chico Lucas, Secretário de Segurança, enfatizou a importância dessa iniciativa no combate aos crimes relacionados a dispositivos roubados, declarando: "Estamos fechando o ciclo da criminalidade ao impedir o roubo, a revenda e a compra de produtos de origem duvidosa. Ao devolvermos os aparelhos aos proprietários legítimos, eles se tornam mensageiros dessa transformação crucial e essencial."

    Leia também: Chico Lucas devolve 260 celulares roubados e furtados aos verdadeiros donos

    2. Operação Prodígio

    A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, em colaboração com a Superintendência de Operações Integradas - SOI e as Diretorias de Inteligência da SSP-PI e PC-PI, deflagrou a "Operação Prodígio" nas cidades de Teresina, Floriano, Amarante e Nazaré do Piauí. A ação envolveu a execução de 25 mandados de busca e apreensão e 30 mandados de prisão temporária.

    Foto: 180graus

    A investigação, que durou mais de um ano, revelou um esquema de fraude bancária que causou um prejuízo de R$ 19 milhões a uma instituição financeira, sendo que R$ 6 milhões estavam relacionados a contas bancárias no Piauí. O esquema consistia em cooptar pessoas para abrir contas bancárias com informações falsas, como profissão e renda, com o intuito de aumentar o limite de crédito. Posteriormente, a associação criminosa simulava transações bancárias para dar aparência de legalidade às contas.

    Leia também: Operação 'Prodígio': conheça os rostos e nomes por trás da fraude bancária de R$ 19 milhões

    3. Viatura Lilás

    Uma das medidas adotadas pelo Secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, foi a entrega de viaturas na cor lilás. Essa iniciativa gerou polêmica e atraiu a atenção nacional, recebendo tanto elogios quanto críticas.

    Segundo o Secretário de Segurança do Estado, Chico Lucas, uma das finalidades da cor da viatura era provocar constrangimento social ao expor o agressor.

    Leia também: Afinal, para que serve a viatura lilás? Mudança de Chico Lucas que ganhou manchete nacional

    Foto: 180graus

    Homens que ostentavam armas de fogo em redes sociais

    Homens suspeitos de integrarem facções criminosas foram detidos durante operações da Draco, realizadas pela Polícia Civil do Piauí. Eles haviam ostentado armas de fogo em suas redes sociais.

    Foto: Reprodução

Carregar mais
Trabalhe Conosco