Compartilhar Tweet 1



O município de Cristino Castro entrou na lista de município que irão receber auxílio de Forças Federais durante as eleições.O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) divulgou a lista na tarde da terça-feira (08/08). O reforço na segurança foi aprovado na segunda-feira (07/08) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, serão 114 cidades a receber topas que ajudarão a garantir a segurança na votação e apuração do resultado nas urnas. 

Além das cidades no Piauí, serão contemplados 11 municípios do Acre, 41 do Rio de Janeiro, 72 do Maranhão.

De acordo com o artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), uma vez constatada a anormalidade da situação, é competência do TSE requisitar Força Federal com o objetivo de garantir a normalidade da votação e da apuração dos resultados.

Confira a lista completa aqui.

 

Comentar
Foi jogada em um córrego · 25/02/2018 - 09h54 | Última atualização em 25/02/2018 - 12h38

Jovem de Cristino Castro foi encontrada morta dentro de mala no Goiás


Compartilhar Tweet 1



Na manhã dessa sexta-feira (23/02) um corpo de uma mulher foi encontrado dentro de uma mala jogada em um córrego na cidade Aparecida de Goiânia, em Goiás. A vítima foi identificada como Adriana Nunes de Sousa, 24 anos, natural da cidade de Cristino Castro. O corpo foi reconhecido pela irmã da vítima. 

Segundo informações do Portal B1, o corpo estava dentro de uma mala, em um córrego, na baixada entre as vilas São Joaquim e Nossa Senhora de Lourdes, em Aparecida de Goiânia. No Instituto Médico Legal de Aparecida de Goiânia (IML) a irmã não soube dizer o que pode ter ocasionado a morte da jovem. Segundo informações da Polícia Civil, a vítima estava vestida e com sinais de agressão no pescoço, que indica uma provável morte por enforcamento. 

    Foto: Reprodução / Portal B1
    Foto: Reprodução / Portal B1

(Edição: Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal B1
Comentar
Furtaram um vaso sanitário · 08/02/2018 - 16h12

Ginásio Poliesportivo de Cristino Castro é arrombado por criminosos


Compartilhar Tweet 1



O Ginásio Poliesportivo do município de Cristino Castro foi alvo de bandidos na noite dessa quarta-feira (07/02). Os suspeitos pularam o muro, arrombaram o portão e furtaram o vaso sanitário de um dos banheiros do local.

Segundo o Portal Gurguéia, o prefeito do município, Dr. Manoel Júnior, entrou em contato revoltado com a ousadia dos criminosos. Vale ressaltar que o poliesportivo foi reformado na gestão do atual prefeito.

“A situação é muito difícil, recentemente as placas que colocamos pela cidade foram todas cortadas com tesouras, e agora o poliesportivo sendo furtado. Esses atos de vandalismo atrapalham bastante nossa gestão, que desde sempre busca o desenvolvimento de Cristino Castro”, disse.

Os autores do crime ainda não foram identificados.

 


Fonte: Portal Gurguéia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O As fortes chuvas já começam a causar transtornos para motoristas, em um trecho da BR-135, que liga o município de Cristino Castro e Bom Jesus, no Sul do Estado do Piauí. O trecho ficou alagado no início da tarde dessa sexta-feira (26/01) devido a um riacho que transbordou.

O local não foi interditado pela Polícia Rodoviária Federal, já que os motoristas conseguiam passar em baixa velocidade.

 


Fonte: Portal Gurguéia
Comentar
Não resistiu aos ferimentos · 26/01/2018 - 11h21

Jovem de Cristino Castro morre após grave acidente de moto no Maranhão


Compartilhar Tweet 1



Um Jovem faleceu na cidade de Presidente Dutra, estado do Maranhão, vitima de um grave acidente de moto. Ele foi identificado por Itaécio Barros Costa, filho do Chicão da rodoviária da cidade de Cristino Castro.

O acidente aconteceu nessa quinta-feira (25/01). Itaécio, chegou a ser socorrido e hospitalizado, muito ferido teve que passar por procedimento cirúrgico, mas não resistiu. A população de Cristino Castro está bastante comovida com a morte do jovem muito querido na região.

 


Fonte: Portal Ponto X
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O vereador de Cristino Castro, Raí Santos Rodrigues, solicitou na Câmara Municipal a aprovação de dois projetos de lei e que, provavelmente, entrará em votação na próxima sessão da Câmara.

Foi solicitado o Projeto de Lei Nº 01/2017, que "dispõe sobre a obrigatoriedade do Poder Público Municipal divulgar a relação de medicamentos à disposição da população pela rede municipal de saúde e dá outras providências".

Projeto de Lei Nº 02/2017, que "institui no município de Cristino Castro o programa 'Aluno Nota 10' que premia os melhores alunos da Rede Pública Municipal, criando o prêmio de 'Incetivo ao Bom Aluno'. O programa consiste no reconhecimento e consequentemente a premiação de até dois alunos por escola do Sistema Público Municipal".

Foto: Catinga de Porco


(Equipe de Municípios)


Fonte: Catinga de Porco
No extremo Sul · 29/08/2017 - 14h22 | Última atualização em 29/08/2017 - 17h25

Populares organizam 'Movimento SOS BR 135' em Cristino Castro


Compartilhar Tweet 1



Nessa segunda-feira (28/08), moradores de Cristino Castro reuniram-se para organizar a segunda manifestação de fechamento da BR-135, como forma de cobrar das autoridades políticas o alargamento e demais obras necessárias do local.

Vários setores da sociedade estão apoiando a iniciativa popular e prometem que, se as autoridades responsáveis não iniciarem as obras de alargamento de toda a BR-135, aumentarão o tempo de fechamento da via.

O "Movimento SOS BR 135" está previsto para acontecer no dia 09 de setembro, próximo ao Gurgueia Park Hotel, das 08h às 19h.

Foto: AsCom

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom
Caravana por 4 cidades · 14/07/2017 - 11h02

II Circuito Viva será realizado na cidade de Cristino Castro


Compartilhar Tweet 1



A segunda edição do circuito é uma realização do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Coordenação Estadual do Programa Cultura Viva, e com o apoio das prefeituras.

Além de São João do Piauí, a caravana vai passar por Cristino Castro, Uruçuí e Amarante. “Na oportunidade, serão realizadas mostras artísticas, debates, atividades formativas e intercâmbio de informações e experiências entre a Rede de Pontos de Cultura do Piauí, pelos cineclubes e outras redes da diversidade”, explicou o coordenador estadual do Programa Cultura Viva, Roberto Saboia.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Piauí Notícias
Em Cristino Castro · 13/07/2017 - 10h49 | Última atualização em 13/07/2017 - 11h35

Caminhão tomba e mata trabalhador na BR 135 na cidade de Cristino Castro


Compartilhar Tweet 1



Na última terça-feira (12/07), Um caminhão que transportava uma estrutura de palco com e iluminação tombou provocando a morte de um ajudante de montagem na BR 135. O trecho da estrada conhecida como "rodovia da morte" fica a cerca de 10 km da cidade de Cristino Castro. A equipe da empresa retornava do aniversário do município de Palmeira do Piauí, onde foi responsável pela estrutura.

Segundo informações do proprietário do veículo em uma falha na pista, o caminhão quebrou a barra da direção e tombou em seguida. A identificação da vítima não foi divulgada e o corpo está no necrotério do Hospital Regional de Bom Jesus e será liberado para os familiares.

Foto: Portal Corrente

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Corrente
Uma pessoa morreu · 12/07/2017 - 10h29 | Última atualização em 12/07/2017 - 11h45

Caminhão de sonorização capota na BR 135 no sul do estado do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O caminhão da empresa Deca Som sonorização que estava em um evento em Palmeira do Piauí, no último domingo(09/07), tombou na BR 135, cerca de 10 km da cidade de Cristino Castro.

O veículo estava com a estrutura de som, palco e iluminação do empresário conhecido como Deca som, da cidade de Floriano.O acidente ocorreu pouco mais de 5 km da entrada de Palmeira do PI.

Segundo informações do empresário Deca, em uma depressão na pista, o caminhão quebrou a barra da direção e tombou em seguida. Uma pessoa morreu no acidente, o corpo está no necrotério do Hospital Regional de Bom Jesus aguardando os familiares.

FOTO: Portal O Ponto X

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal O Ponto X
Falaram sobre gestão atual · 04/07/2017 - 10h54 | Última atualização em 04/07/2017 - 12h22

180 realiza visita a ex-prefeito Valmir Falcão na cidade de Cristino Castro


Compartilhar Tweet 1



A gerente de vendas, Lorenna Ribeiro esteve na cidade de Cristino Castro e visitou o ex-prefeito da cidade Valmir Falcão. Os dois conversaram sobre a politica atual, gestão e projetos.


Compartilhar Tweet 1



A localidade Barra do Sítio, zona rural de Cristino Castro está assustada com a audácia de bandidos que fizeram um verdadeiro arrastão na comunidade. Várias residências e propriedades foram invadidas e pessoas tiveram os seus pertences roubados, na última terça-feira (20.06) e desde então parte dos moradores ainda não conseguiram recuperar os seus pertences.

O Presidente da Associação do Assentamento Barra do Sítio, o Sebastião Ferreira, contou em depoimento à Polícia que os bandidos não deixaram nada para trás, roubaram várias casas, inclusive uma residência que é de propriedade do seu sobrinho que está viajando, de onde os criminosos levaram vários objetos.

Confira mais detalhes:

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal do Gurguéia

Compartilhar Tweet 1



Em entrevista ao 180graus, o Prefeito de Cristino Castro, Manoel Junior, falou sobre sua gestão e avaliou a situação do município como positiva.

"As energias dos poços do interior foram religadas, os hospitais que estavam a muito tempo sem atendimento passaram a funcionar todos os dias, com excelentes médicos", afirmou o prefeito que está aguardando a chegada de mais profissionais da saúde.

O prefeito afirma também, o recebimento do FUNDEB, e que essa verba será dividida. 70% serão destinadas para os servidores, e 30% para reformas públicas. "A cidade ganhou novas ambulâncias, das mais sofisticadas para melhor despenho dos profissionais e para um atendimento mais eficaz para a população", declarou.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Pelo menos quatro pontos da BR-135, a conhecida “rodovia da morte”, serão interditados por familiares de vítimas de acidentes no trecho da rodovia que corta cidades do extremo-sul do Piauí.

A mobilização está marcada para o dia 1º de julho. Os bloqueios devem acontecer na saída de Monte Alegre, próximo à ponte do Rio Corrente, na Descida do Brejinho em Gilbués, e na Ponte do Rio Gurgueia, saída para Cristino Castro.

Com o lema “chega de mortes”, a intenção é chamar a atenção das autoridades para medidas urgentes visando a reestruturação da via. As condições da rodovia contribuem ainda mais para os acidentes.


Fonte: Com informações do Portal Piauí em Foco
Com a primeira-dama · 14/06/2017 - 18h03

Prefeito de Cristino Castro participa de lançamento da UAPI


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Manoel Junior, do município de Cristino Castro e a primeira-dama Lucimária Farias, participaram nesta quarta-feira (14/06) da solenidade de lançamento do edital do vestibular da Universidade Aberta do Piauí, em 60 municípios piauienses. O governador Wellington Dias fez o lançamento com a secretária da Educação, Rejane Dias, secretário de Governo, Merlong Solano; do reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, equipe técnica, além de alguns deputados estaduais.

(Equipe de Municípios)

Em Cristino Castro · 05/06/2017 - 10h31 | Última atualização em 05/06/2017 - 17h38

Homem com mandado de prisão em aberto é preso pela PRF em Cristino Castro


Compartilhar Tweet 1



No final da tarde deste domingo (04/06), no município de Cristino Castro-PI, policiais rodoviários federais realizaram a prisão de um homem com mandado de prisão em aberto.

Os policiais realizavam o policiamento na BR 135, quando abordaram uma motocicleta. Após consulta aos sistemas, foi constatado que havia um mandado de prisão contra o condutor, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, referente à prisão preventiva relacionada ao crime de violência doméstica.

O suspeito também responde processo criminal em andamento, pelo crime de assalto à mão armada.

A ocorrência foi encaminhada à delegacia de polícia civil do município de Bom Jesus-PI, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da Nucom/PRF
Acontecimento inusitado · 02/06/2017 - 15h11 | Última atualização em 02/06/2017 - 15h12

Globo: filha do ex-prefeito de Cristino Castro participará de matéria no Fantástico


Compartilhar Tweet 1



O acontecimento gravado durante o casamento de Vanessa Falcão e Rafael Castro, realizado no último sábado (27/05), em Teresina, onde, uma das convidadas, que tentava fazer um registro da entrada da noiva, acabou se desequilibrando, e derrubando parte do ornamento montado no corredor chamou a atenção do programa Fantástico da rede Globo, e o casal dará uma entrevista relatando o acontecido.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e imagens do Marcelo Burlamaqui/Instagram

Compartilhar Tweet 1



Na última Segunda-feira (29/05), alunos de uma escola municipal da cidade de Cristino Castro fizeram uma manifestação contra a transferência e substituição da então diretora da escola.
A diretora já ocupa o cargo há muitos anos e os alunos já possuem laços com a mesma. Por isso foram protestar pacificamente com cartazes com palavras de apelo para a permanência da diretora.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal B1
Famosos compartilharam · 30/05/2017 - 15h10 | Última atualização em 31/05/2017 - 09h19

Vídeo de casamento da filha do ex-prefeito de Cristino Castro viraliza


Compartilhar Tweet 1



Um vídeo amador gravado durante o casamento de Vanessa Falcão e Rafael Castro, realizado no último sábado (27/05), em Teresina, viralizou na internet.

A noiva, filha do ex-prefeito Valmizinho de Cristino Castro, prestes a entrar na capela do Colégio das Irmãs, foi interrompida por uma das convidadas, que tentava fazer um registro da entrada de Vanessa, acabou se desequilibrando, e derrubando parte do ornamento montado no corredor.

Nas redes sociais, o incidente chamou atenção principalmente pela tranquilidade da noiva, e a agilidade do cerimonial.

Que Deus nos dê a capacidade dessa noiva de fingir que nada aconteceu e seguir sorrindo rs

Uma publicação compartilhada por Hugo Gloss (@hugogloss) emMai 29, 2017 às 6:02 PDT



(Equipe de Municípios)

Disputa de campeonato · 25/05/2017 - 11h17 | Última atualização em 25/05/2017 - 15h02

Cristino-castrense participa do Campeonato Piauiense Sub-19


Compartilhar Tweet 1




O jovem Samuel Pinheiro Silva, natural de Cristino Castro, disputa o Campeonato Piauiense Sub-19, que iniciou no dia 6 deste mês, pela equipe do Timon. O torneio dará ao campeão e a vice o direito de disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano que vem – desde que a Federação Paulista convide a Piauiense para participar da competição.

O Timon está no Grupo A da competição, e some 4 pontos após duas rodadas.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e foto do Portal B1
Passaram mal · 17/05/2017 - 10h53 | Última atualização em 17/05/2017 - 12h00

Pessoas passam mal por comida possivelmente estragada


Compartilhar Tweet 1



Na tarde da última sexta-feira (12/05), várias pessoas, incluindo adultos e crianças, deram entrada no Hospital da cidade de Cristino Castro apresentando os mesmos sintomas: vômito e diarreia.

A suspeita é que uma comida estragada servida em uma festa em comemoração ao dia das mães, promovida por uma Creche na manhã do mesmo dia, teria provocado os sintomas.

Cinco pessoas, incluindo três crianças e dois adultos, foram encaminhados ao Hospital Regional de Bom Jesus, sendo que três ainda seguiam sobre cuidados médicos na manhã do último sábado (13/05).

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal B1
Morte no trânsito · 15/05/2017 - 11h18 | Última atualização em 15/05/2017 - 17h38

Idoso morre atropelado na BR 315 em Cristino Castro


Compartilhar Tweet 1



Morreu na noite da última sexta-feira (12/05) por volta das 19h em Cristino Castro um homem identificado como Edmundo de Sousa Santos, de 61 anos.

A vítima era irmão da Sr.ª Urânia que tem um mercadinho e mora na rua Rui Barbosa, Bairro Bela Vista. Era uma figura bastante conhecida na cidade.

O acidente foi na BR 135, próximo à entrada do povoado Sítio. As primeiras informações é que Edmundo foi atropelado por uma carreta. A Polícia Militar esteve no local, assim como a Polícia Rodoviária Federal, que foi acionada.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal B1
Prazo até dia 31 de maio · 09/05/2017 - 17h20

Dr. Delano alerta sobre bloqueio de contas por causa do IEGM


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)

Resíduos no ar · 04/05/2017 - 16h45 | Última atualização em 05/05/2017 - 08h32

Fumaça tóxica do lixão do município de Cristino Castro afeta moradores


Compartilhar Tweet 1



Segundos denúncias do Portal de noticias B1, Entra ano e sai ano, entra prefeito e sai prefeito e ninguém resolve o problema do lixão de Cristino Castro, localizado no bairro Mutirão, zona urbana do município.

O local é totalmente inadequado,e existem casas nas proximidades. Todos os dias à tarde, segundo relatos de moradores, surgem focos de incêndio no local, que podem ser causados pela grande concentração de gás liberada pela decomposição do lixo, ou por tocarem fogo propositalmente. Uma grande nuvem de fumaça tóxica atinge as residências do bairro Mutirão e posteriormente a cidade inteira.

O lixão fica localizado na parte mais alta do município. Enquanto providências não são tomadas por parte das autoridades locais , a população sofre e vê a sua saúde ameaçada.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações de Portal B1

Segundo denuncia do Portal de Noticias B1, A Prefeitura Municipal de Cristino Castro contratou a empresa “Abastecer Administradora de Crédito Eireli” para prestação de serviço de fornecimento de combustível, lubrificantes e manutenção corretiva e preventiva dos veículos do município, em atendimento as demandas das secretarias municipais.

O que chama atenção é o valor do contrato assinado em 18 de abril e válido por 12 meses, que é de R$ 1.024.970,10 ( um milhão e vinte quatro mil e novecentos e setenta reais e dez centavos) aproximadamente 85 mil mensais. Este é o maior valor já gasto no município com este tipo de serviço, chegando a ser o dobro do valor gasto pelo ex-prefeito.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com Informações de Portal de Noticias B1