Compartilhar Tweet 1



O juiz Carlos Marcello Sales Campos, da Vara Única da Comarca de Corrente, condenou o ex-prefeito de Cristalândia do Piauí, CarlosAlberto do Nascimento, por improbidade administrativa.

O ex-prefeito foi condenado pelo atraso na entrega do balancete do ano de 2009 e dos balancetes mensais de novembro de 2008 a janeiro de 2010.

Na sentença, o juiz lembra que "o dispositivo legal tem por objetivo responsabilizar o gestor que não comprovou ou aplicou de forma errada os recursos públicos, de maneira que a ausência de prestação de contas afronta diretamente princípios reitores da Administração Pública, sobretudo os da legalidade e da publicidade".

Carlos Alberto do Nascimento, ex-prefeito, foi condenado a perda da função pública que eventualmente ocupar, suspensão dos direitos políticos por 3 anos, multa de uma vez o valor da última remuneração recebida em 2008 e proibição de contratar com o Poder Público por 3 anos. 

 


Fonte: 180graus
Comentar
Perde os direitos políticos · 18/10/2019 - 08h36 | Última atualização em 18/10/2019 - 09h18

Prefeito de Cristalândia do Piauí é condenado por improbidade administrativa


Compartilhar Tweet 1



O juiz Carlos Marcello Sales Campos, da Vara Única da Comarca de Corrente, condenou o prefeito de Cristalândia do Piauí, Ariano Messias Nogueira Paranaguá, pela prática de Improbidade Administrativa. Ele foi denunciado pelo Ministério Público por não prestar contas, dentro do prazo, do balancete de 2008. A sentença foi publicada no Diário Oficial de Justiça do dia 16 de outubro.

    Foto: Reprodução

 

O prefeito Ariano Messias foi condenado a perda do mandato eletivo, a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 3 anos, multa de 15 vezes o valor do último salário de prefeito, acrescido de juros, e ainda a proibição, por 3 anos, de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais, direta ou indiretamente.

 


Fonte: 180graus
Comentar
Melhores condições de trabalho · 24/09/2019 - 10h13 | Última atualização em 24/09/2019 - 13h48

Servidores da educação municipal de Cristalândia do Piauí fazem paralisação


Compartilhar Tweet 1



Os servidores da educação municipal de Cristalândia do Piauí deram início a paralisação da categoria nessa segunda-feira (23/09).

A paralisação  tem como objetivo protestar contra os sucessivos atrasos da folha de pagamento, além do cumprimento do piso salarial do magistério; plano de carreira, cargos e salários; e melhores condições de trabalho.

O projeto social Caminhos da Esperança, que atua no município, prestou solidariedade a causa.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Literatura de Cordel com a história da capelinha rompe fronteiras e inúmeras pessoas passam a conhecer o que aconteceu em Cristalândia do Piauí em 1979, bem como do processo de transformação que a cidade vivencia desde a chegada do projeto Caminhos da Esperança em janeiro deste ano.

Recentemente os funcionários da Construtora Queiroz Galvão receberam o livreto, muitos ainda não conheciam o acontecido e se emocionaram com o fato histórico que inspirou o Projeto.

Atualmente são 300 crianças atendidas e, assim, o Projeto Caminhos da Esperança juntamente com o apoio da comunidade e empresas, como exemplo a Construtora Queiroz Galvão que agraciou a causa, vidas são transformadas, oportunidades são dadas e a esperança das famílias é renovada.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Cristalândia do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na manhã dessa terça-feira (10/09), um acidente grave deixou duas pessoas mortas e duas feridas na BR-135, próximo a ponte do Rio Branco, em Barreiras-BA. De acordo com informações, o Fiat Strada colidiu na traseira de um veículo GM Prisma que perdeu o controle da direção e invadiu a pista contrária batendo de frente com uma carreta. As informações são do Portal B1.

No Prisma tinha três pessoas; duas morreram no local e a terceira ficou ferida. Na Strada o motorista não teve escoriações e o passageiro teve ferimentos leves.

Equipes do SAMU estiveram no local socorrendo as vítimas para o Hospital do Oeste. As duas vítimas fatais foram identificadas como sendo o dentista de Formosa do Rio Preto, Taciano Rodrigues Ascenso, de 36 anos, e a segunda pessoa que morreu no local é possivelmente sua irmã a professora Cassandra A., são naturais de Cristalândia-PI. A terceira ocupante do veículo é a esposa de Taciano que ficou gravemente ferida.

    Foto: Reprodução do Portal B1
    Foto: Reprodução do Portal B1

 


Fonte: Portal B1
Comentar
Nesta quinta-feira · 01/08/2019 - 17h12 | Última atualização em 02/08/2019 - 08h22

BR-135 fica interditada por carreta após acidente em Cristalândia do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Uma carreta carregada de peças de ferro tombou na BR-135, a 13 km do perímetro urbano de Cristalândia do Piauí, sentido Bahia, por volta das 11h20 desta quinta-feira (1º/08). 

No acidente, o condutor do caminhão saiu ferido e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o hospital de Cristalândia do Piauí. Em seguida foi encaminhado para o Hospital Regional de Bom Jesus para a realização de exames, mas passa bem.

Segundo informações da Polícia Militar,  a pista ficou totalmente interditada pela carreta, formando longas filas nos dois sentidos da BR. Neste momento, uma viatura do 7º Batalhão de Polícia Militar de Corrente atende a ocorrência.

É o segundo grave acidente no trecho da rodovia em apenas 4 dias. No último domingo (28), duas carretas explodiram próximo a São Gonçalo do Gurgueia. Um corpo foi encontrado carbonizado no local.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Portal Corrente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou, na sessão plenária, na quinta-feira (04/07), o bloqueio das contas de 14 prefeituras, 23 câmaras municipais, dois Regimes Próprios de Previdência Social e um consórcio municipal, que não entregaram as prestações de contas referentes ao ano de 2018. a prefeitura de Cristalândia do Piauí foi uma das prefeituras bloqueadas pela ação.

Com a medida, os gestores ficam impedidos de fazer pagamentos, saques e outras movimentações bancárias. O desbloqueio só é autorizado após a regularização da situação junto ao TCE.

O bloqueio foi solicitado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Leandro Maciel do Nascimento, e aprovado por unanimidade pelo Pleno do TCE-PI.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: TCE-PI
Comentar
Com parcerias · 25/07/2019 - 15h42 | Última atualização em 25/07/2019 - 16h23

Projeto social Caminhos da Esperança entrega reforma de capela, parque infantil e brinquedoteca


Compartilhar Tweet 1



O projeto social Caminhos da Esperança, em parceria com a construtora Queiroz Galvão, entregou a população de Cristalândia do Piauí, nos dias 20 e 21 de julho, a reforma de uma capela, um parque infantil e uma brinquedoteca. Homenagens, arraial, apresentação do coral infantil e atividades lúdicas marcaram  o evento. 

A programação teve início no sábado (20/07), com uma homenagem a Eleuza Lacerda Viana, gêmea, de 3 anos, que morreu perdida numa mata em 1979. As primas, Débora  (7 anos) e Marianny (3 anos), que morreram afogadas em julho de 2019 também foram homenageadas.

Já no domingo (21/07), o projeto inaugurou o primeiro parque infantil da cidade, em um espaço que abriga também uma brinquedoteca onde as crianças têm acesso a brinquedos, música e dança. 

 


Fonte: Reprodução Blog Alessandro Guerra
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O vereador Neuton de Souza, de Cristalândia do Piauí, na última sessão, realizada em 13 de maio, pediu a construção da Barragem do Guarujá, no município.

O requerimento foi apresentado em caráter de urgência, pois a população da cidade vem sofrendo, nos últimos anos, com a escassez da água entre os meses de junho e dezembro.

O vereador ainda pediu que o Executivo Municipal busque providências para a restauração do trecho da BR-135, na entrada da cidade.

E o vereador Armando Valter, encerrando a apresentação de requerimentos, pediu que a gestão tome providências para a recuperação das estradas vicinais das localidades Barra do Catingueiro à Pedreira.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Câmara Municipal de Cristalândia do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A secretaria de Saúde de Cristalândia do Piauí, na pessoa do secretário Sândalo Vagner, vem realizando e ajudando a população da cidade com o trabalho de implantação de próteses dentárias.

Com o apoio da prefeitura, em abril deste ano, a secretaria de Saúde conseguiu a instalação de um consultório odontológico de qualidade no município.

E desde então, a secretaria vem mudando a realidade de muitos munícipes de Cristalândia, pessoas que não tinham condições para realizar esse tipo de tratamento. 

 

Comentar

A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Cristalândia do Piauí, Marta Simere, tem coordenado as ações da secretaria e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e tem ficado muito satisfeita com o resultado.

A secretária explica que o foco tem sido sempre atender melhor a população de Cristalândia e proporcionar o melhor para todos.

O município de Cristalândia do Piauí fica localizado no extremo-sul do estado, a 874 km da capital Teresina.

 

Comentar
Pela educação · 04/04/2019 - 15h07 | Última atualização em 05/04/2019 - 15h47

Professor João Barreto fala dos destaques da Educação de Cristalândia do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O secretário de Educação, Esporte e Cultura professor João Barreto, de Cristalândia do Piauí, tem se esforçado para atender da melhor maneira a população na área.

No início do ano letivo realizou a Semana Pedagógica com três dias de atividades, de 6 a 8 de fevereiro e as aulas se inciaram no dia 11.

Para cumprir esse cronograma com excelência, as matrículas no município se iniciaram no dia 14 de janeiro e seguiu até o dia 25.

A secretaria vem mantendo o ritmo da Semana Pedagógica em continuidade.

Secretário João Barreto e o chefe de gabinete Eutímio 
Secretário João Barreto e o chefe de gabinete Eutímio  

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A igreja de Nossa Senhora Santana, no município de Cristalândia do Piauí, está passando por uma grande reforma. Para tal toda a comunidade tem se mobilizado e empenhado.

 

Comentar
Poder Legislativo · 22/03/2019 - 08h38 | Última atualização em 22/03/2019 - 11h05

Câmara de Cristalândia do Piauí terá sessões às segundas, terças e quartas a partir de abril


Compartilhar Tweet 1



De acordo com o presidente da Câmara, o vereador Cleiton Carlos, os vereadores de Cristalândia do Piauí aprovaram a mudança na data de realização das sessões. Até então realizadas às segundas, a partir de abril, as sessões acontecerão nas primeiras segundas, terças e quartas do mês.

 

 

Comentar

Um acidente envolvendo um caminhão utilizado no transporte de suínos e um ônibus de turismo deixou vários feridos na manhã desta sexta-feira (08/02), na BR-315, em Cristalândia do Piauí.

Segundo informações do 7º Batalhão da Polícia Militar de Corrente, o fato aconteceu após uma tentativa de ultrapassagem indevida. Na ocorrência, o ônibus chegou a tombar e o caminhão ficou com a cabine fora da via com a caçamba bloqueando a pista.

A PM não soube informar o número de feridos no acidente. Alguns teriam sofrido escoriações e fraturas.

A rodovia está interditada e a Polícia Rodoviária Federal está no local orientando o trânsito e realizando a perícia.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Durante atendimento a uma ocorrência de violência doméstica, o policial militar Claudio Cezar baleou no ombro o agressor. As informações são do Portal Corrente é Notícia.

O fato teria acontecido devido ao rapaz está bastante nervoso, e tentou agredir o PM, que em defesa sacou a arma e efetuou um disparo. O próprio policial socorreu o homem,conhecido como Nazim, que foi levado pelo SAMU ao hospital de Corrente.

Deste foi transferido para Barreiras (BA)  para submeter a uma cirurgia para retirada de projetil, que ficou alojado no ombro. Segundo o comando da Polícia de Corrente, o rapaz baleado encontra-se fora de risco de morte.

 


Fonte: Corrente é Notícia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um carro com três ocupantes da mesma família se envolveu em um capotamento nesta segunda-feira (17), na BR-135, próximo à entrada da cidade de Cristalândia do Piauí, região do extremo Sul do Estado. De acordo com informações do secretário de saúde do município, Sandâlo Nogueira, todos sofreram apenas ferimentos leves. As informações são do Repórter Alessandro Guerra.

A família saiu de Brasília com destino ao estado do Ceará, quando o motorista perdeu o controle de direção, capotou e caiu em uma ribanceira, com o impacto, o veículo ficou completamente destruído.

O motorista, a esposa e o neto foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhadas até o Hospital da cidade onde receberam atendimento médico.

 

 

Comentar

Em publicação no Diário Oficial do Estado do Piauí nesta quarta-feira (28/11) o governador Wellington Dias assinou decreto onde declara situação de emergência em 45 municípios, incluindo Cristalândia do Piauí, devido à seca. A validade é por 180 dias.

Segundo o decreto, foi considerado irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos no Estado, na maioria dos municípios, principalmente na região do Semiárido, destacando os que ficam nos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

Segundo monitoramento realizado pelo Órgão da Agência Nacional de Águas (ANA), é demonstrado que parte do território do Estado ainda se encontra em seca, caracterizando o momento atual como em Situação de Seca Extrema.

No decreto consta que as chuvas ocorridas neste ano não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d'água dos municípios.

    Relação de todas as cidades em estado de emergência

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1.975 votos e 58,47% dos votos válidos.


Para o Senado, Marcelo Castro teve 2.687 votos e 42,24%. E Ciro Nogueira teve, em Cristalândia do Piauí, 2.080 votos e 32,69% dos votos válidos.


Os três primeiros colocados para deputado federal, em Cristalândia do Piauí, foram: Margarete Coelho com 1.305 votos (35,94%). Paes Landim com 860 (23,68%) e Iracema Portella com 386 votos (10,63%).


Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Cristalândia do Piauí, foram: Júlio Arcoverde 1.172 votos (31,93%); Gustavo Neiva com 770 (20,98%); e Pablo Santos teve 392 votos (10,65%).

 

 

 

Comentar
Fatalidade · 03/09/2018 - 15h34 | Última atualização em 03/09/2018 - 15h40

Cristalândia do Piauí | Homem morre em acidente de motocicleta na BR-135


Compartilhar Tweet 1



Um homem, identificado por Roberto Bispo, morreu em um acidente nesta quinta-feira (30/08) na BR-135, no município de Cristalândia do Piauí, no Extremo Sul do estado. A vítima estava em uma motocicleta quando se chocou em um carro.

O acidente ocorreu no Km 630 da BR-135, na altura da localidade Tabocal. O homem veio a óbito no local do acidente.

    Reprodução Portal Gurguéia

 


Fonte: Portal Gurguéia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Cristalândia do Piauí entrou na lista de município que irão receber auxílio de Forças Federais durante as eleições.O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) divulgou a lista na tarde dessa terça-feira (08/08). O reforço na segurança foi aprovado na segunda-feira (07/08) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, serão 114 cidades a receber topas que ajudarão a garantir a segurança na votação e apuração do resultado nas urnas. 

Além das cidades no Piauí, serão contemplados 11 municípios do Acre, 41 do Rio de Janeiro, 72 do Maranhão.

De acordo com o artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), uma vez constatada a anormalidade da situação, é competência do TSE requisitar Força Federal com o objetivo de garantir a normalidade da votação e da apuração dos resultados.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Mais um acidente na BR-135 com um ônibus de turismo aconteceu nessa terça-feira (31/07) e deixou uma pessoa morta e cerca de 40 feridos na BR-135, município de Cristalândia do Piauí.

    Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

Segundo informações prestadas pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município de Corrente, o ônibus tombou nas margens da rodovia, no Povoado Santana. No veículo estavam 52 pessoas que retornavam de Aparecida do Norte-SP, onde participaram de uma romaria.

    Créditos: Viviane Setragni

 

 


Fonte: Com informações do Portal Corrente
Comentar
Defesa dos Municípios · 22/05/2018 - 10h16 | Última atualização em 22/05/2018 - 10h25

Prefeito de Cristalândia participa da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios


Compartilhar Tweet 1



O prefeito da cidade de Cristalândia do Piauí, Ariano Messias, participa da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

A marcha recebe prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outros agentes municipais de todo o país.

Evento anual que ocorre de 21 a 24 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

As gerentes do 180graus, Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro, estão fazendo a cobertura de todo o evento.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um caminhão furtado foi interceptado pela Polícia Militar na madrugada da última quinta-feira (04/01) na BR-135, no município de Cristalândia do Piauí. O veículo que pertence ao Armazém Paraíba, havia sido roubado em Corrente.

Segundo a Polícia Militar, o suspeito de ter furtado o caminhão era funcionário da empresa. Na ação inicial, o veículo foi localizado a 1 km da cidade de Corrente parado no acostamento. Durante a abordagem o suspeito fechou a viatura, com intuito de impedir a aproximação dos agentes, e de imediato saiu em alta velocidade e em alguns trechos dirigindo na contramão, sentido a cidade de Cristalândia do Piauí, e após um problema mecânico o caminhão parou, e o homem se escondeu em baixo banco traseiro, dificultando localização, porém após as buscas o mesmo reapareceu na cabine.

O suspeito foi conduzido para o hospital de Corrente e posteriormente foi encaminhado a 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

 


Fonte: Portal Gurguéia
Comentar

O prefeito de Cristalândia do Piauí, Ariano Messias, esteve participando de uma audiência pública realizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), nessa segunda-feira (23/10), entre os prefeitos e a bancada federal piauiense.

Compareceram os deputados federais Marcelo Castro, Paes Landim, Júlio César e Assis Carvalho. Além do deputado estadual Georgiano Neto.

No encontro foram discutidas ações e soluções para amenizar o problema da crise financeira que os gestores enfrentam nos municípios, que é de abrangência nacional. A iniciativa faz parte da mobilização da APPM, juntamente com a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

 

Comentar