Compartilhar Tweet 1



    Agência PRF PI

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu cumprimento a um mandado de prisão e prendeu um foragido da Justiça do estado do Maranhão. O homem de 36 anos foi condenado por Estupro de Vulnerável e tinha contra si um mandado de prisão, expedido pela Vara Única de Alto Parnaíba/MA.

O flagrante foi registrado durante fiscalização na madrugada desta quarta-feira (30/09) na BR 135, no município de Cristalândia do Piauí/PI ao abordarem o veículo VW/GOL 1.0 L, para verificação. Após conferirem a documentação do condutor, os policiais constataram através de pesquisa nos sistemas que ele possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto pelo crime de Estupro de Vulnerável.

Diante dos fatos, o homem foi detido e encaminhado à Polícia Civil no município de Corrente/PI para a adoção das medidas cabíveis e cumprimento do mandado.

   


Fonte: Agência PRF
Comentar
Eleições 2020 · 12/09/2020 - 11h32 | Última atualização em 12/09/2020 - 11h50

Cristalândia do PI: três pré-candidatos marcam convenções para o mesmo dia


Compartilhar Tweet 1



No município de Cristalândia do Piauí, os três grupos políticos marcaram as convenções partidárias para o mesmo dia: 15 de setembro. As informações são portal Repórter Alessandro Guerra.

A primeira convenção do dia, será do atual prefeito e pré-candidato a reeleição, Ariano Messias (Progressistas). O evento está marcado para às 9h, na Unidade Escolar Coronel José Nogueira, na Av. Luís Cunha Nogueira.

O atual vice-prefeito e pré-candidato a prefeito Alvino Filho (MDB), fará sua convenção on-line, das 16h às 19h, pela plataforma Google Meet.

A última convenção do dia, será do pré-candidato Moisés Filho (PTB). O evento será das 19h às 20h, no colégio Municipal João da Cunha Lemos (Tia Cleidinha).

    Portal Repórter Alessandro Guerra

 

 


Fonte: Portal Repórter Alessandro Guerra
Comentar
Caso foi parar no MP-PI · 03/09/2020 - 19h15 | Última atualização em 03/09/2020 - 19h57

Cristalândia do PI: MP aceita denuncia de que prefeito teria feito autopromoção em caixa d'água


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Piauí, através da promotoria de justiça de Corrente, converter em procedimento preparatório de inquérito civil Público a notícia fato comunicada por um morador da cidade de Cristalândia do Piauí.

O morador ingressou com uma representação contra o prefeito Ariano Messias por suposta autopromoção pessoal em caixa de água da localidade tabocal grande, zona rural do município de Cristalândia do Piauí.

Uma série de diligência foram determinadas pela promotora Gilvânia Alves Viana para apuração do caso.

 


Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Policiais Rodoviários Federais autuaram neste sábado (29/08), um homem de 42 anos que estava na condição de passageiro do veículo RENAULT/CAPTUR INTEN 20 A por portar, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. Toda a ação ocorreu na BR 135 no município de Cristalândia do Piauí/PI.

Diante dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado por descumprimento ao Art. 28 da Lei. 11.343/06 Porte de droga para consumo (Consumado). A ocorrência foi encaminhada ao Juizado Especial Criminal na comarca de Cristalândia do Piauí/PI para os procedimentos necessários. O condutor se comprometeu a se fazer presente em audiência judicial referente à prática delituosa. A droga foi apreendida pela PRF e encaminhada à Justiça local.

 


Fonte: PRF
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Câmara Municipal de Cristalândia do Piauí tem a previsão de votar nesta sexta-feira (28/08), as contas de prefeito e quatro ex- prefeitos. A informação foi confirmada pelo presidente da casa legislativa, Cleiton Carlos, nessa quarta-feira (19/08) ao Portal Repórter Alessandro Guerra.

As contas são da gestão de Ariano Messias Nogueira Paranaguá, nos exercícios 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010; do ex- prefeito Anísio Lustosa Lisboa, exercício 2006; do ex- prefeito Neemias da Cunha Lemos, exercício 2010; do ex- prefeito Roberson Lustosa Nogueira, exercício 2010 e da ex- prefeita Sandra Regina Cavalcante de Area Leão.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Cleiton Carlos (Progressistas) informou que irá submeter, à votação assim que for recebendo a manifestação de defesa de cada um. 

Informo ao povo de Cristalândia que as contas serão julgadas agora. Já foi notificado, a comissão já entregou a casa, foi publicado no diário oficial, eu já notifiquei cada um ex- prefeito e prefeito. Eles tem até quinze dias para se manifestar. De acordo com a entrega de cada um, a câmara vai julgando

Ainda segundo o presidente, a votação atende pedido do povo e oficio do Ministério Público.

Essas contas estão disponíveis desde 2019, nós estamos atendendo ao pedido do povo e do Ministério Público para ter as contas julgadas, o MP mandou um oficio para a câmara e a câmara tá fazendo o seu papel

 Veja abaixo os oficios de notificação.

 

Comentar

Policiais militares do 7ª Batalhão de Polícia Militar de Corrente (7ºBPM) e da 86ª Companhia Independente de Polícia Militar (86ª CIPM) de Formosa do Rio Preto deram início ao policiamento ostensivo na divisa entre os estados da Bahia e do Piauí na última segunda-feira (20/07). A operação conjunta foi acordada entre os comandantes dos dois batalhões,  Major Carlos e Major Diz Pazos, no dia 23 de junho. As informações são do Portal Corrente

A ação tem o objetivo de coibir o roubo de cargas e o trafico de drogas e de armas na divisa entre os dois estados, localizada na BR 135 entre os municípios de Cristalândia, no Piauí, e Formosa do Rio Preto, na Bahia.

Na ação de segunda-feira, 14 homens dos dois batalhões fiscalizaram 60 veículos, 12 motos e 120 pessoas foram abordadas.

O Major Carlos confirmou que novas operações já estão sendo programadas.

    FOTO: Ascom/PM
    FOTO: Ascom/PM

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A  Paróquia Santa Ana em Cristalândia do Piauí anunciou que o festejo da padroeira será realizado de forma remota devido a pandemia do novo coronavírus. 

Todas as  missas serão transmitidas pelas Instagram da paróquia e pelo canal no Youtube oficial. 

Clique para ter acesso e acompanhar a programação

 

Comentar
Ação da Policia Militar · 29/06/2020 - 00h01 | Última atualização em 29/06/2020 - 07h49

Aglomeração: polícia encerra rally de motos em Cristalândia do Piauí por descumprir decretos


Compartilhar Tweet 1



Participantes de um rally de motos foram dispersados neste sábado (27/06) pela Polícia Militar na cidade de Cristalândia do Piauí.

Participou da ação a equipe da vigilância sanitária após denúncia de aglomeração na zona rural do município.

No rally, várias pessoas não utilizavam máscara e receberam orientações dos profissionais

Em todo estado, equipes atuam para evitar aglomerações e orientação sobre o uso de máscaras, como medida para prevenção ao coronavírus no Piauí.

 

Comentar
Após denuncia anônima · 25/06/2020 - 09h49 | Última atualização em 25/06/2020 - 10h10

Piauiense é preso em supermercado na Bahia com arma de fogo


Compartilhar Tweet 1



Nesta quarta-feira (24/06), um homem de 38 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo, dentro de um supermercado, no bairro Santa Helena, em Formosa do Rio Preto, no estado da Bahia. A identidade dele não foi revelada, mas segundo informações do Portal Cerrado, o homem seria vereador do município de Cristalândia do Piauí.

Policiais da 86ª Companhia Independente de Polícia Militar (86ª CIPM) flagraram o homem armado dentro do centro de compras após denúncia anônima, de que ele estava no estabelecimento portando uma arma de fogo. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia para as medidas cabíveis e uma advogada já foi encaminhada para acompanhar o caso.

Com ele a PM encontrou um revólver marca INA, calibre 32, com numeração não identificada e seis munições intactas do mesmo calibre.

 

 


Fonte: Com informações do Portal do Cerrado
Comentar
Aparentemente sofreu infarto · 02/04/2020 - 17h01 | Última atualização em 03/04/2020 - 17h43

Polícia Militar encontra homem morto em Cristalândia do Piauí; estava com foice na mão


Compartilhar Tweet 1



A Polícia Militar de Cristalândia do Piauí foi acionada para averiguar o corpo de um homem encontrado na zona rural do município. Segundo a polícia, o cidadão sofreu um infarto enquanto trabalhava fazia roça com foice.

A policia identificou o cidadão que trata se de Silvio Cunha Nogueira de 45 anos e foi encontrado na localidade (Fidelgo) zona rural de Cristalândia do Piauí. Segundo o Tenente Mario relação publica do 7º BPM o cidadão foi encontrado já sem vida.

Fonte: Portal Corrente é noticia

 


Fonte: Portal Corrente é noticia
Comentar
Denúncias foram feitas · 19/02/2020 - 16h39 | Última atualização em 19/02/2020 - 21h58

Foto mostra alunos sendo transportados em 'pau de arara' em Cristalândia do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Estudantes da rede municipal de ensino de Cristalândia do Piauí, estão sendo transportadas em veículos com a carroceria aberta, mais conhecidos como pau-de-arara. Várias denúncias foram feitas em redes sociais nesta terça-feira (18//02), com fotos e áudios, por moradores da cidade e pais indignados com a prática que coloca em risco a vida das crianças.

Segundo as denúncias, mais de 30 crianças, estudantes do ensino fundamental, estariam sendo transportadas da localidade Barrocão para a localidade Tabocal, por causa do fechamento da Unidade Escolar Joaquim Fernandes Sirqueira. O percurso, de mais de 9 km, estaria sendo feito em um caminhão com a carroceria aberta, coberto por uma lona, onde nenhum dos itens de segurança, estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro, são disponibilizados aos pequenos passageiros.

    Reprodução

 

 

 

 


Fonte: Portal Corrente
Comentar

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta com grau de severidade 'Perigo Potencial' para chuvas intensas nesta quarta (04) e quinta-feira (05/12), em várias cidades do Piauí.

O aviso é para as áreas Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste Piauiense, que podem ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O INMET recomenda as seguintes instruções:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Por Equipe de Municípios  


Fonte: INMET
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O juiz Carlos Marcello Sales Campos, da Vara Única da Comarca de Corrente, condenou o ex-prefeito de Cristalândia do Piauí, CarlosAlberto do Nascimento, por improbidade administrativa.

O ex-prefeito foi condenado pelo atraso na entrega do balancete do ano de 2009 e dos balancetes mensais de novembro de 2008 a janeiro de 2010.

Na sentença, o juiz lembra que "o dispositivo legal tem por objetivo responsabilizar o gestor que não comprovou ou aplicou de forma errada os recursos públicos, de maneira que a ausência de prestação de contas afronta diretamente princípios reitores da Administração Pública, sobretudo os da legalidade e da publicidade".

Carlos Alberto do Nascimento, ex-prefeito, foi condenado a perda da função pública que eventualmente ocupar, suspensão dos direitos políticos por 3 anos, multa de uma vez o valor da última remuneração recebida em 2008 e proibição de contratar com o Poder Público por 3 anos. 

 


Fonte: 180graus
Comentar
Perde os direitos políticos · 18/10/2019 - 08h36 | Última atualização em 18/10/2019 - 09h18

Prefeito de Cristalândia do Piauí é condenado por improbidade administrativa


Compartilhar Tweet 1



O juiz Carlos Marcello Sales Campos, da Vara Única da Comarca de Corrente, condenou o prefeito de Cristalândia do Piauí, Ariano Messias Nogueira Paranaguá, pela prática de Improbidade Administrativa. Ele foi denunciado pelo Ministério Público por não prestar contas, dentro do prazo, do balancete de 2008. A sentença foi publicada no Diário Oficial de Justiça do dia 16 de outubro.

    Foto: Reprodução

 

O prefeito Ariano Messias foi condenado a perda do mandato eletivo, a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 3 anos, multa de 15 vezes o valor do último salário de prefeito, acrescido de juros, e ainda a proibição, por 3 anos, de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais, direta ou indiretamente.

 


Fonte: 180graus
Comentar
Melhores condições de trabalho · 24/09/2019 - 10h13 | Última atualização em 24/09/2019 - 13h48

Servidores da educação municipal de Cristalândia do Piauí fazem paralisação


Compartilhar Tweet 1



Os servidores da educação municipal de Cristalândia do Piauí deram início a paralisação da categoria nessa segunda-feira (23/09).

A paralisação  tem como objetivo protestar contra os sucessivos atrasos da folha de pagamento, além do cumprimento do piso salarial do magistério; plano de carreira, cargos e salários; e melhores condições de trabalho.

O projeto social Caminhos da Esperança, que atua no município, prestou solidariedade a causa.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Literatura de Cordel com a história da capelinha rompe fronteiras e inúmeras pessoas passam a conhecer o que aconteceu em Cristalândia do Piauí em 1979, bem como do processo de transformação que a cidade vivencia desde a chegada do projeto Caminhos da Esperança em janeiro deste ano.

Recentemente os funcionários da Construtora Queiroz Galvão receberam o livreto, muitos ainda não conheciam o acontecido e se emocionaram com o fato histórico que inspirou o Projeto.

Atualmente são 300 crianças atendidas e, assim, o Projeto Caminhos da Esperança juntamente com o apoio da comunidade e empresas, como exemplo a Construtora Queiroz Galvão que agraciou a causa, vidas são transformadas, oportunidades são dadas e a esperança das famílias é renovada.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Cristalândia do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na manhã dessa terça-feira (10/09), um acidente grave deixou duas pessoas mortas e duas feridas na BR-135, próximo a ponte do Rio Branco, em Barreiras-BA. De acordo com informações, o Fiat Strada colidiu na traseira de um veículo GM Prisma que perdeu o controle da direção e invadiu a pista contrária batendo de frente com uma carreta. As informações são do Portal B1.

No Prisma tinha três pessoas; duas morreram no local e a terceira ficou ferida. Na Strada o motorista não teve escoriações e o passageiro teve ferimentos leves.

Equipes do SAMU estiveram no local socorrendo as vítimas para o Hospital do Oeste. As duas vítimas fatais foram identificadas como sendo o dentista de Formosa do Rio Preto, Taciano Rodrigues Ascenso, de 36 anos, e a segunda pessoa que morreu no local é possivelmente sua irmã a professora Cassandra A., são naturais de Cristalândia-PI. A terceira ocupante do veículo é a esposa de Taciano que ficou gravemente ferida.

    Foto: Reprodução do Portal B1
    Foto: Reprodução do Portal B1

 


Fonte: Portal B1
Comentar
Nesta quinta-feira · 01/08/2019 - 17h12 | Última atualização em 02/08/2019 - 08h22

BR-135 fica interditada por carreta após acidente em Cristalândia do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Uma carreta carregada de peças de ferro tombou na BR-135, a 13 km do perímetro urbano de Cristalândia do Piauí, sentido Bahia, por volta das 11h20 desta quinta-feira (1º/08). 

No acidente, o condutor do caminhão saiu ferido e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o hospital de Cristalândia do Piauí. Em seguida foi encaminhado para o Hospital Regional de Bom Jesus para a realização de exames, mas passa bem.

Segundo informações da Polícia Militar,  a pista ficou totalmente interditada pela carreta, formando longas filas nos dois sentidos da BR. Neste momento, uma viatura do 7º Batalhão de Polícia Militar de Corrente atende a ocorrência.

É o segundo grave acidente no trecho da rodovia em apenas 4 dias. No último domingo (28), duas carretas explodiram próximo a São Gonçalo do Gurgueia. Um corpo foi encontrado carbonizado no local.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Portal Corrente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou, na sessão plenária, na quinta-feira (04/07), o bloqueio das contas de 14 prefeituras, 23 câmaras municipais, dois Regimes Próprios de Previdência Social e um consórcio municipal, que não entregaram as prestações de contas referentes ao ano de 2018. a prefeitura de Cristalândia do Piauí foi uma das prefeituras bloqueadas pela ação.

Com a medida, os gestores ficam impedidos de fazer pagamentos, saques e outras movimentações bancárias. O desbloqueio só é autorizado após a regularização da situação junto ao TCE.

O bloqueio foi solicitado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Leandro Maciel do Nascimento, e aprovado por unanimidade pelo Pleno do TCE-PI.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: TCE-PI
Comentar
Com parcerias · 25/07/2019 - 15h42 | Última atualização em 25/07/2019 - 16h23

Projeto social Caminhos da Esperança entrega reforma de capela, parque infantil e brinquedoteca


Compartilhar Tweet 1



O projeto social Caminhos da Esperança, em parceria com a construtora Queiroz Galvão, entregou a população de Cristalândia do Piauí, nos dias 20 e 21 de julho, a reforma de uma capela, um parque infantil e uma brinquedoteca. Homenagens, arraial, apresentação do coral infantil e atividades lúdicas marcaram  o evento. 

A programação teve início no sábado (20/07), com uma homenagem a Eleuza Lacerda Viana, gêmea, de 3 anos, que morreu perdida numa mata em 1979. As primas, Débora  (7 anos) e Marianny (3 anos), que morreram afogadas em julho de 2019 também foram homenageadas.

Já no domingo (21/07), o projeto inaugurou o primeiro parque infantil da cidade, em um espaço que abriga também uma brinquedoteca onde as crianças têm acesso a brinquedos, música e dança. 

 


Fonte: Reprodução Blog Alessandro Guerra
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O vereador Neuton de Souza, de Cristalândia do Piauí, na última sessão, realizada em 13 de maio, pediu a construção da Barragem do Guarujá, no município.

O requerimento foi apresentado em caráter de urgência, pois a população da cidade vem sofrendo, nos últimos anos, com a escassez da água entre os meses de junho e dezembro.

O vereador ainda pediu que o Executivo Municipal busque providências para a restauração do trecho da BR-135, na entrada da cidade.

E o vereador Armando Valter, encerrando a apresentação de requerimentos, pediu que a gestão tome providências para a recuperação das estradas vicinais das localidades Barra do Catingueiro à Pedreira.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Câmara Municipal de Cristalândia do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A secretaria de Saúde de Cristalândia do Piauí, na pessoa do secretário Sândalo Vagner, vem realizando e ajudando a população da cidade com o trabalho de implantação de próteses dentárias.

Com o apoio da prefeitura, em abril deste ano, a secretaria de Saúde conseguiu a instalação de um consultório odontológico de qualidade no município.

E desde então, a secretaria vem mudando a realidade de muitos munícipes de Cristalândia, pessoas que não tinham condições para realizar esse tipo de tratamento. 

 

Comentar

A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Cristalândia do Piauí, Marta Simere, tem coordenado as ações da secretaria e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e tem ficado muito satisfeita com o resultado.

A secretária explica que o foco tem sido sempre atender melhor a população de Cristalândia e proporcionar o melhor para todos.

O município de Cristalândia do Piauí fica localizado no extremo-sul do estado, a 874 km da capital Teresina.

 

Comentar
Pela educação · 04/04/2019 - 15h07 | Última atualização em 05/04/2019 - 15h47

Professor João Barreto fala dos destaques da Educação de Cristalândia do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O secretário de Educação, Esporte e Cultura professor João Barreto, de Cristalândia do Piauí, tem se esforçado para atender da melhor maneira a população na área.

No início do ano letivo realizou a Semana Pedagógica com três dias de atividades, de 6 a 8 de fevereiro e as aulas se inciaram no dia 11.

Para cumprir esse cronograma com excelência, as matrículas no município se iniciaram no dia 14 de janeiro e seguiu até o dia 25.

A secretaria vem mantendo o ritmo da Semana Pedagógica em continuidade.

Secretário João Barreto e o chefe de gabinete Eutímio 
Secretário João Barreto e o chefe de gabinete Eutímio  

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A igreja de Nossa Senhora Santana, no município de Cristalândia do Piauí, está passando por uma grande reforma. Para tal toda a comunidade tem se mobilizado e empenhado.

 

Comentar