Diversos tipos de hortaliças · 20/08/2019 - 17h09

Estudantes de Agronomia de Corrente desenvolvem horta 100% orgânica


Compartilhar Tweet 1



Os alunos do 4° período do curso de Engenharia Agronômica, do campus Deputado Jesualdo Cavalcanti, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Corrente, desenvolveram uma horta totalmente orgânica, livre de agrotóxicos. O projeto tem o intuito de buscar maior prática da parte teórica vista em sala de aula, além de oferecer um produto de qualidade à população de Corrente e região.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o manejo na agricultura orgânica valoriza o uso eficiente dos recursos naturais não-renováveis e o aproveitamento dos recursos naturais renováveis e dos processos biológicos alinhados à biodiversidade, ao meio ambiente, ao desenvolvimento econômico e à qualidade de vida humana.

Os alunos realizam a plantação de cebolinha, alface, rúcula, coentro, pimentão, salsinha, pepino, entre outros tipos de hortaliças. Confira o instagram do projeto.

    Foto: CCom

 

 


Fonte: CCom
Comentar
Comunicado à população · 20/08/2019 - 10h48 | Última atualização em 20/08/2019 - 11h22

Prefeitura de Corrente emite comunicado sobre a importância de cuidar do meio ambiente


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Corrente usou o Facebook para emitir um comunicado para conscientizar a população sobre a importância de cuidar da cidade e do meio ambiente. confira:

"Pequenas atitudes podem garantir, a médio e longo prazo, um planeta em melhores condições para as próximas gerações. Pensando assim, vale a pena cada um fazer a sua parte! Ah! E para não passar em branco, globalização pode ser definida como a interligação do mundo, e biodiversidade é toda a variedade de vida no planeta terra."

    Foto: Divulgação

 


Fonte: Reprodução / Prefeitura de Corrente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Com mais de 500 km de estradas vicinais recuperadas, a Prefeitura de Corrente proporciona melhorias à malha viária de acesso às localidades rurais.

O trabalho de recuperação das estradas, tem como objetivo garantir a melhor trafegabilidade e o acesso de veículos com maior segurança à zona rural do município.

Esta semana foi a vez da Comunidade Santa Marta ser beneficiada com o serviço de recuperação das estradas, priorizando as que fazem o caminho da escola.

Nesse propósito a gestão do Prefeito Murilo Mascarenhas através da secretaria de Infraestrutura, na pessoa do secretário João Vitor, vem trabalhando constantemente em serviços de manutenção e recuperação das estradas rurais do município de Corrente. Propósito este de oferecer a todos que utilizam das vias de acesso ao interior, como produtores moradores e alunos, melhor segurança e conforto no tráfego.

 


Fonte: Reprodução / Portal Corrente é Notícia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A cidade de Corrente sediou na última quinta-feira (15/08), no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI), o Seminário Regional Intersetorial do programa Bolsa Família.

O evento é uma iniciativa da secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), e contou com a parceria da prefeitura por meio da secretaria de Estado de Trabalho de Corrente.

 


Fonte: Reprodução / Prefeitura de Corrente
Comentar

A Prefeitura de Corrente, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Trânsito pelo setor de iluminação pública, vão ter que disponibilizar de mais recursos para deixar as ruas e avenidas iluminadas, pois vândalos continuam danificando o patrimônio público quebrando as lâmpadas de iluminação.

A população pode fazer parte dessa vigilância, contribuindo ao ver atos de vandalismo contra o patrimônio público, ou saber de alguém que danifica o mesmo, que denuncie ligando 190.

    Foto: Reprodução Facebook

 


Fonte: Reprodução / Prefeitura de Corrente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os alunos dos 5° e 6° períodos do curso de Engenharia Agrônoma, campus de Corrente, realizaram pesquisas na área de tecnologia de sementes. São 8 trabalhos com formas de execução diferentes.

As pesquisas objetivam ajudar o produtor no  manejo das sementes de uma forma adequada para que elas consigam  dar um bom retorno e uma produtividade para o agricultor.

Os trabalhos seguem a linha de orientação ao produtor de pequeno, médio e grande agricultura. Eles realizam pesquisas direcionadas à biotecnologia na área de sementes que poderão ajudar no desenvolvimento de técnicas alternativas.

O Marcos Ribeiro, do 5° período, fez a pesquisa sobre os métodos para obtenção de extrato foliar de neem no tratamento de sementes de feijão-de-corda.

A estudante do 6° período, Ruth Soares, desenvolveu uma pesquisa sobre os métodos de superação de dormência em sementes de ata (Annona squamosa L.) e a Biometria X qualidade fisiológica em sementes de ata.

 


Fonte: CCOM Governo do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Secretários municipais do Território de Desenvolvimento da Chapada das Mangabeiras e equipes do Programa Bolsa Família das áreas da Assistência Social, Saúde e Educação participarão do Seminário Regional Intersetoriai do Programa Bolsa Família, na próxima semana, em Corrente.

O encontro, que será promovido pela  Secretaria Estadual da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), terá por objetivo discutir o aprimoramento da gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família. Para tanto deverão estar presentes no mínimo 4 participantes por município, incluindo o secretário municipal de Assitência Social. São esperados secretários e equipes de diversos municípios.

O evento será realizado no dia 15 de agosto, das 8h às 17h, no auditório do Instituto Federal do Piaui. As inscrições já podem ser feitas através deste link. Confira abaixo a programação:

 


Fonte: Reprodução portal Corrente
Comentar

Com o objetivo de formar uma Banda Marcial, o Pelotão Mirim de Corrente deu início a uma campanha de arrecadação de instrumentos musicais.

De acordo com o Tenente Mário, os instrumentos essenciais para a formação da banda são prato, tarol, bumbo e corneta. Instrumentos usados também serão aceitos.

As doações poderão ser entregues na sede do 7º Batalhão de Polícia Militar de Corrente ou diretamente no Ginásio Poliesportivo, em frente à prefeitura de Corrente, nos sábados pela manhã.

Atualmente 140 crianças participam do Pelotão Mirim em Corrente, na faixa etária de 9 à 17 anos de idade, todas oriundas de escolas públicas.

    Foto: Reprodução Portal Corrente

 


Fonte: Reprodução / Portal Corrente
Comentar
Saúde dos olhos · 12/08/2019 - 13h30 | Última atualização em 12/08/2019 - 13h52

Semana de Saúde Visual em Corrente encerra e contabiliza mais de dois mil atendimentos


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Corrente, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou desde o dia 29 de julho a Semana de Saúde Visual. A ação, que iniciou pela zona urbana do município, contemplou também a zona rural. 

O mutirão é uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado. A ação popular se estendeu até o dia 9 de agosto, onde foram realizados mais de 2 mil atendimentos.

Confira a foto:

 


Fonte: Reprodução / Prefeitura de Corrente
Comentar
Audiência pública · 12/08/2019 - 10h31

Audiência pública decide a criação de PROCON em Corrente


Compartilhar Tweet 1



A criação de um Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Municipal, foi tema discutido em audiência pública realizada na manhã da última sexta-feira (09/08), na Câmara Municipal de Corrente.

A reunião contou com as presenças de representantes da coordenação do PROCON, Ministério Público, executivo, OAB, legislativo e da Associação dos Comerciantes de Corrente.

Ao final da audiência, foi deliberado que será encaminhada Recomendação Administrativa ao município para que no prazo de 30 dias encaminhe projeto de lei à Câmara Municipal propondo a a criação do Procon em Corrente.

Após a audiência pública, em uma reunião no gabinete da presidência da casa legislativa, com as participações da promotora Gilvânia Alves Viana, Nivaldo Ribeiro, Coordenador do Procon Estadual/MPPI, e vereadores, foi lançada a ideia de criar o 'Procon Câmara', na sede do poder legislativo.

    Foto: Reprodução Repórter Alessandro Guerra

 


Fonte: Reprodução / Repórter Alessandro Guerra
Comentar
Treinamento e qualificação · 07/08/2019 - 17h05 | Última atualização em 07/08/2019 - 17h47

Servidores da prefeitura passam por treinamentos para utilizar a nova plataforma que será utilizada


Compartilhar Tweet 1



Os servidores da sede da prefeitura em Corrente durante todo o dia nesta quarta-feira (07/08), passaram por treinamentos para aprender sobre a nova plataforma que passará a ser utilizada. Agora, os setores se comunicarão de forma eletrônica e conseguirão  acompanhar o andamento de todos os dos processos através desse sistema chamado "Protocolo Online".

    Foto: AsCom

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Corrente
Comentar
Otimização de processos · 07/08/2019 - 14h04 | Última atualização em 07/08/2019 - 14h28

Secretária de Administração Diviane Rocha comenta sobre a informatização da gestão municipal


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de otimizar os processos a prefeitura de Corrente adotou o projeto "Gestão Digital".  Diante disso, a secretária de Administração de Corrente comentou sobre o assunto.

Diviane disse que a necessidade surgiu durante a análise do processo de arquivamento dos documentos impressos. Mesmo após a digitalização e uso de arquivo digital, os documentos em papel eram guardados no arquivo morto.

“A ideia inicial era mais simples e foi evoluindo na medida em que as alternativas possíveis eram analisadas. A solução que encontramos foi dos documentos nascerem digitais”, explica.

“Não temos conhecimento de outra prefeitura que tenha implantado este tipo de gestão de forma tão avançada no sul do Piauí. E estamos contentes com o rumo que o projeto está tomando. A implantação do projeto somente está sendo possível com o trabalho e apoio de toda a equipe e da firme determinação do prefeito Murilo Mascarenhas”, enfatiza Diviane Rocha.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Corrente
Comentar
Digitalização dos processos · 07/08/2019 - 13h55

Prefeitura de Corrente adota gestão digital para otimizar processos


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Corrente adotou a gestão digital. Todos os processos administrativos serão realizados com o auxílio da informatização.

Segundo a secretária de Administração, Diviane Rocha, algumas atividades como contracheque, por exemplo, já estão sendo disponibilizados de forma online e digital. Outras ações como a comunicação interna e o protocolo eletrônico com otimização dos recursos via web, serão beneficiadas com a mudança.

Diviane conta, que a necessidade surgiu durante a análise do processo de arquivamento dos documentos impressos. Mesmo após a digitalização e uso de arquivo digital, os documentos em papel eram guardados no arquivo morto.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Corrente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O grupo que atualmente governa o município de Corrente, recebeu mais uma importante adesão política-administrativa. Trata-se do suplente de vereador e líder político Robério Cabelereiro, que junto com seus familiares e demais aliados, deixaram a oposição e se uniram ao grupo do prefeito Murilo.

O anúncio oficial foi feito na manhã desta terça-feira (06/08), na comunidade Santa Marta, oportunidade em que tomou posse como assessor especial do prefeito.

Com a chegada de Robério, o grupo governista ganha mais força política na Santa Marta, além dele, o ex- vereador Marcos Dantas, já havia aderido no início do ano.

O prefeito Murilo Mascarenhas, destacou como importante a adesão de Robério ao seu grupo político, e ressaltou ainda o compromisso firmado, de trabalhar em prol de toda coletividade com ações voltadas aos interesses do povo.

 


Fonte: Repórter Alessandro Guerra
Comentar

Natural do município de Corrente, o técnico do IBGE e líder comunitário, Deliomar Araújo Louzeiro, foi nomeado na última sexta-feira (02/08), como administrador da cidade de Itapõa (DF).

Em um áudio enviado aos familiares em Corrente, ele agradeceu ao governador Ibaneis Rocha pela nomeação e ao deputado Eduardo Pedrosa pela indicação. “Estou muito orgulhoso do nosso governador Ibaneis Rocha escolher um conterrâneo dele ai de Corrente, a minha história chegou ate as mãos dele, e ele sensibilizou e escolheu um morador da cidade para ser o administrador”.

Deliomar, destacou que honestidade e transparência, serão bases de sua gestão. “Nosso objetivo é levar o governo á aquelas pessoas que não tem oportunidade de serem ouvidas, nós queremos fazer com que elas tenham voz. A nossa meta é honestidade e transparência com relação ao erário público, eu não abro mão desse perfil. Vou honrar com o nome dos Piauienses”

    Foto: Reprodução Repórter Alessandro Guerra

 


Fonte: Reprodução / Repórter Alessandro Guerra
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A secretária municipal de Saúde, Lindaura Pérpetua divulgou o balanço da primeira Semana Visual. Segundo ela foram feitas em média 250 consultas dia na primeira semana, de 29 de julho a 02 de agosto de 2019, atingindo  1250 atendimentos com diagnóstico de mais de 400 patologias para  breve mutirão de cirurgias .
Na ocasião, a secretária agradeceu e parabenizou a toda equipe, que segundo ela, estava muito bem organizada e comprometida com o trabalho.

 

Confira a programação dos novos atendimentos que iniciam nesta segunda-feira (05/08):

Consultas zona Urbana:
Local: NASF

29/07 Centro e Vermelhão
30/07 Aeroporto
31/07 Nova Corrente / Vereda da Porta
01/08 Sincerino / Araticum
02/08 Morro do Pequi

Consultas Oftalmológicas:

Dia 05/08 Riacho Grande 
Dia 06/08 Santa Marta
Dia 07/08 Fazenda de Cima 
Dia 08/08 Simplicio 
Dia 09/08 Morro Redondo

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Corrente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Equatorial estará em Corrente atuando de forma intensiva para realizar mutirão de atendimento e atenção especial à população da cidade dos dias 05 a 10 de agosto, na Praça Joaquim Nogueira Paranaguá (Praça da Igreja Batista). Das 08h às 12h e das 14h às 17h30.

    Foto: Equatorial Energia

 

Troca de lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED (até 05 por unidade consumidora), cadastro para sorteio de novas geladeiras, negociações de débitos, solicitação de poda de árvores, cadastro na Tarifa Social (que pode render até 65% de desconto na fatura de energia) estarão entre os serviços oferecidos pelo mutirão. Além disso, também serão realizados na cidade, ações de negociações  em Corrente (no dia 09 de agosto) 

O cadastro de geladeiras para os 3 municípios será realizado de 06 a 08 de agosto nas praças e vale ressaltar que só poderão fazer o cadastro do sorteio das geladeiras quem for cliente residencial e que obedeça aos seguintes critérios:

 


Fonte: Equatorial Energia
Comentar

A Prefeitura Municipal de Corrente comunicou através do Facebook, que a secretaria de Saúde e Saneamento, com a secretária Lindaura Perpetua e da secretaria de Educação e Cultura, realizam periodicamente palestras orientativas com a distribuição de kits de higiene bucal, nas escolas municipais.

Essa atividade é uma iniciativa da Coordenação de Saúde Bucal, sob a supervisão da dentista Vânia Guedes.

    Foto: Reprodução Facebook

 


Fonte: Prefeitura de Corrente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Programa Água Corrente está a todo vapor. Na segunda-feira (22/07) a comunidade Angical foi beneficiada pelo Programa Água Corrente.

O Prefeito Murilo Mascarenhas acompanhou pessoalmente a perfuração deste poço artesiano, acompanhado do Vereador Luiz Augusto (PP) e comunidade local.

    Foto: Reprodução Facebook

 


Fonte: Prefeitura de Corrente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEMDER) utilizou o Facebook para comunicar as melhorias que vem trazendo ao homem do campo no município de Corrente, através de programas como Inseminação Artificial em Animais, Mais Leite, Aragem de Terras, além de construção e estruturação do Matadouro Municipal.

    Foto: Reprodução Facebook
    Foto: Reprodução Facebook
    Foto: Reprodução Facebook

 


Fonte: Prefeitura de Corrente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A reunião do conselho do FUNDEB com a SEMEC , donos de transportes escolares e motoristas de transportes escolares aconteceu nessa quinta-feira (01/07), em Corrente, para conversar e planejar o início do segundo semestre letivo de 2019.

 


Fonte: Prefeitura de Corrente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público Estadual realizará no dia 9 de agosto uma audiência pública com o objetivo de discutir a criação de uma unidade do Procon no município de Corrente.

A reunião acontecerá ás 9h no Plenário da Câmara Municipal de Corrente, na Avenida Manoel Lourenço Cavalcante, no bairro Nova Corrente.

Aberto ao público em geral o evento tem como objetivo apresentar a população o caminho que será viabilizado para que a cidade tenha a unidade do órgão fiscalizador dos direitos do consumidor. Com informações do Repórter Alessandro Guerra.

    Foto: Alessandro Guerra

 


Fonte: Repórter Alessandro Guerra
Comentar
Oportunidade · 01/08/2019 - 16h30 | Última atualização em 02/08/2019 - 08h21

Prefeitura municipal de Corrente esta oferecendo desconto no pagamento antecipado do IPTU


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Corrente esta oferecendo desconto de 10% para os contribuintes que efetuarem o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), antes do dia 30 de agosto deste ano.

Os boletos já foram entregues nas residências e tem data de vencimento até o dia 30 de agosto. Caso algum contribuinte não tenha recebido o boleto no seu imóvel, este deverá ser retirado junto a Secretaria Municipal de Orçamento e Finanças, no setor de Tributos, na sede do Centro Administrativo, localizado na Avenida Manoel Lourenço Cavalcante, nº 600, bairro Nova Corrente.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Corrente
Comentar

A Prefeitura Municipal de Corrente e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, através do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, realiza a inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, sejam eles comestíveis ou não. Através deste serviço a qualidade dos produtos dispostos para o consumidor é assegurada.

Utilizando este método de controle, a Prefeitura de Corrente, consegue eliminar o risco de contaminação e consequentemente, doenças e infecções que possam atingir os consumidores.

Em Corrente o serviço ganhou grande avanço com a aquisição de um caminhão frigorífico e a equipação do Matadouro Público Municipal. O “SIM" foi uma iniciativa por Projeto de Lei do vereador Luiz Augusto Louzeiro, e efetivado pelo prefeito Murilo Mascarenhas através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, sob a supervisão do Secretário Benjamin Nogueira.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Corrente
Comentar

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a prefeitura de Corrente, deu início nessa segunda-feira (29/07) ao Projeto Ação Popular Piauí. O principal objetivo consiste em realizar um levantamento da saúde ocular dos moradores do município para posterior realização de um mutirão de cirurgia.

 
A ação funciona no sistema de Parceria Público Privada (PPP). Nas consultas realizadas, as patologias estão sendo identificadas e devidamente documentadas para posterior encaminhamento. A ação inclui ainda a realização de exames de correção visual, quando for o caso.  
 

Em Corrente a ação acontece na zona urbana até sexta-feira (02/07). Na zona rural, os atendimentos seguirão o seguinte cronograma: 

 

Para realizar uma consulta, o cidadão deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima a sua residência munido de documentos pessoais e cartão do SUS. 

 


Fonte: Reprodução / Portal Corrente
Comentar