Combate ao Coronavírus · 08/04/2020 - 15h02 | Última atualização em 08/04/2020 - 15h14

Bombeiros civis vão atuar na educação em saúde e fiscalização em Corrente


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Corrente, realizou contratação temporária de bombeiros civis para reforçar a equipe no combate ao Covid-19. De acordo com o decreto municipal vigente e as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério Público do Piauí (MPPI), a prefeitura deve estabelecer a ordem pública e a diminuição de risco de contaminação da população.

Os bombeiros civis vão atuar na educação em saúde e fiscalização de bancos, comércios e rodoviária, num importante reforço as medidas já executadas pelos profissionais de saúde e Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus do Município. Veja matéria completa no blog Piauí180.

    AsCom / Prefeitura de Corrente

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Corrente
Comentar
Atenderão via celular · 08/04/2020 - 10h03 | Última atualização em 08/04/2020 - 15h16

Conselho Tutelar de Corrente divulga comunicado sobre suspensão de atividades na sede


Compartilhar Tweet 1



O Conselho Tutelar de Corrente emitiu comunicado para avisar aos habitantes de Corrente sobre a suspensão dos atendimentos internos na sede do Conselho Tutelar, até o dia 30 de abril de 2020. E informa celular para atendimentos.

Veja um trecho: O Conselho Tutelar de Corrente, no uso de suas atribuições e efeitos legais, vem por meio deste informar a população correntina que, por orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde). E pelo decreto da prefeitura n° 086, de 17 de março de 2020, e decreto n° 091, de 31 de março de 2020, ficarão suspensos os atendimentos internos na sede do Conselho Tutelar, até o dia 30 de abril de 2020. Pelo novo decreto, informamos ainda que os conselheiros estarão de plantão 24 horas pelo telefone celular (89) 99911-8156. Assina o comunicado o coordenador Neilon de Souza Brito. Veja na íntegra:

    Imagem: Divulgação

 


Fonte: Ascom / Prefeitura de Corrente
Comentar
Nota de pesar · 08/04/2020 - 09h38 | Última atualização em 08/04/2020 - 09h46

Prefeitura de Corrente emite nota pelo falecimento da ex-deputada Myriam Portella


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Corrente, em nome do prefeito Murilo Mascarenhas, manifesta profundo pesar pelo falecimento da ex-deputada federal Myriam Portella, mãe da deputada federal Iracema Portella.

Veja a nota abaixo:

 


Fonte: Ascom / Prefeitura de Corrente
Comentar
Últilidade pública · 07/04/2020 - 19h30 | Última atualização em 07/04/2020 - 19h43

Prefeitura Municipal de Corrente divulga lista estabelecimentos comerciais funcionando em delivery


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Corrente, através da Secretaria Municipal de Industria, Comércio e Turismo (Semic), emitiu nota nesta terça-feira (07/04), com o intenção de que a população respeite a quarentena e fique em casa.

Em nota, q prefeitura indica números de açougues, peixarias, drogarias, farmácias, padarias e lanchonetes, e distribuidoras dr água e gas.

A prefeitura informa que fará atualização das informações nos murais. Os interessados deverão entrar em contato com a Secretaria de Indústria, comércio e turismo através dos números 89 99405-6338 e 89 99933-8888, também pelos canais de comunicação da prefeitura, desta maneira, será feita a divulgação do estabelecimento comercial, para que diante deste momento você possa  maneira mais segura.

    Reprodução
    Reprodução
    Reprodução
    Reprodução

 

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Corrente
Comentar
Combate e controle do vírus · 07/04/2020 - 09h30 | Última atualização em 07/04/2020 - 11h43

Prefeito Murilo Mascarenhas se reúne com bombeiros civis para tratar da prevenção contra o Covid-19


Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

 

O prefeito do município de Corrente, Murilo Mascarenhas, se reuniu nesta segunda-feira (06/04), com a equipe dos bombeiro civis que agora são os novos parceiros da população para o combate e prevenção do Covid-19.

    Reprodução

 

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Corrente
Comentar

A Igreja Shekinah, de Corrente no Piauí, informa que está fazendo a confecção de cestas básicas para pessoas necessitadas e está pedido ajuda da população para poder faze-las.

Os interessados poderão entrar em contato pelo numero 89 99903-5869 ou na sede da igreja que estará aberta nesta sexta (03/04) e sábado (04/04) a partir da 9 horas para receber as doações. A igreja aceita doações de arroz, feijão, macarrão, massa de milho, açúcar, café, frango, óleo entre outros.

    Reprodução

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Corrente
Comentar

A Prefeitura Municipal de Corrente emitiu um novo decreto nesta terça-feira (31/03), declarando estado de calamidade pública em todo o município de Corrente.

O decreto dispõe sobre o funcionamento das atividades de comércio, indústria, logística e sociais, para o atendimento minimo ás demandas da população de Corrente e do Poder público. Também prorroga e determina nas redes pública e privada a suspensão das aulas, como medida excepcional para enfrentamento ao coronavírus e dá outras providencias.

Confira o decreto.

 

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Corrente
Comentar
Por conta do Covid-19 · 30/03/2020 - 21h12 | Última atualização em 31/03/2020 - 09h58

Prefeito Murilo Mascarenhas e prefeitos do extremo sul solicitam leitos de UTI


Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

 

O prefeito de Corrente, Murilo Mascarenhas, juntamente com outros prefeitos das cidades do extremo sul do Piauí que compõem o território "Chapada das Mangabeiras", solicitaram do governador do estado, Wellington Dias, leitos de UTI, adulto, infantil e neonatal, para todas as unidades de saúde dos municípios.  De acordo com os gestores, não existe nenhum UTI nesses hospitais.  

Os gestores estão extremamente preocupados principalmente diante da complexidade pandêmica e em razão da suspeita de leitos de UTI, em qualquer unidade de saúde dos municípios que compõem o Território Chapada das Mangabeiras.  São necessárias medidas efetivas, que criem condições de atendimento à população do extremo sul piauiense, especialmente em relação aos pacientes graves que acorrerão nos hospitais da região, vitimas de Covid-19.  

 

    Reprodução
    Reprodução

 

Fonte: Portal Ponto X

 

 


Fonte: Portal Ponto X
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Corrente, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Cidadania - (SEMTAC), está realizando campanha para ajudar as famílias que perderam quase todos os seus pertences na cheia do Rio Corrente.

Para a SEMTAC, o envolvimento de toda a sociedade correntina é importante neste momento. Órgãos públicos, organizações não governamentais, comerciantes, igrejas, sociedade civil em geral, cada qual, junto com os demais.
Os correntinos podem colaborar com móveis, colchões, eletrodomésticos, produtos de limpeza, alimentos, roupas, materiais de construção, tantas outras doações.

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS está disponibilizado para receber as doações. A SEMTAC fará o mapeamento das famílias atingidas.

As estregas devem ser realizadas na sede do CRAS, quem não puder deixar pode entrar em contato através dos números (89)999219040 / (89)35731101 / (89)999219339 para que a prefeitura faça a coleta.

    Reprodução


 

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Corrente
Comentar
Estado de emergência · 26/03/2020 - 16h54 | Última atualização em 26/03/2020 - 19h17

Rio transborda no Sul do Piauí, deixa cidade alagada e pessoas desabrigadas; veja fotos


Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

A cidade de Corrente, localizada a 900 km de Teresina, foi atingida por uma forte chuva nesta quinta feira (26/03), que ocasionou o transbordamento do Rio Corrente, deixando casas e ruas comprometidas.

Apesar de todo estrago causado, felizmente não houve nenhuma vítima fatal, porém, mas há dezenas de desabrigados. Até mesmo um posto de saúde que está à disposição do combate ao Covid-19 foi atingido. A prefeitura vai decretar estado de emergência.

 

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Corrente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Hospital Regional João Pacheco Cavalcante, de Corrente, recebeu nesta segunda-feira (23/03), duas importantes doações para o enfrentamento ao Covid-19.

    Reprodução

 

Uma delas foi a doação de dois aparelhos de ar-condicionado, feita com a ajuda dos advogados e advogadas vinculados à Subseção Corrente, que se reuniram e fizeram uma campanha de arrecadação de fundos para ajudar neste momento delicado do sistema de saúde.

Já a empresa Temperos Fiel, na pessoa do Senhor Adriano Carvalho dos Santos, de forma espontânea fez a doação de Máscara N-95 e luvas de procedimento, também para auxiliar no enfrentamento do coronavírus.

A direção do hospital e toda equipe de servidores agradecem a iniciativa, tanto dos advogados quanto da Temperos Fiel, sentindo-se honrados pela atenção. As doações contribuirão imensamente para melhorar o atendimento à comunidade.

 

 


Fonte: Portal Corrente
Comentar
Controle e prevenção do vírus · 25/03/2020 - 18h12

Secretaria Municipal de Saúde de Corrente monta força tarefa contra o Covid-19


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Saúde de Corrente e a Direção do Hospital de Corrente uniram forças para combater o covid-19, com o aval ainda do Ministério Público.

A reunião aconteceu nesta terça-feira (24-03), entre a secretária Lindaura Perpétua, o diretor Daniel de Souza Lima e ainda a promotora de justiça de Corrente, Gilvânia Alves Viana, que estava por vídeo chamada.

O objetivo foi firmar a parceria entre os órgãos e fortalecer o sistema de atendimento dos pacientes com sintomas para exames do coronavírus.

    Reprodução

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Corrente
Comentar
    Reprodução

 

A campanha coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde é destinada para grupos prioritários e nesta primeira etapa serão vacinados idosos, acamados e profissionais da saúde. Os acamados serão vacinados em domicílio sob agendamento de cada unidade de saúde do bairro correspondente.

Os idosos serão vacinados em duas modalidades:
1 - vacinação dentro do carro em frente ao NASF
2 - vacinação fora da unidade em locais definidos por cada equipe de saúde do bairro.

A vacinação da Influenza não protege contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico para a COVID-19, ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem da população vacinada.

A influenza é uma doença infecciosa febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis e pode evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte.

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Corrente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Corrente, Murilo Mascarenhas, esteve em reunião nesta segunda-feira (23/03), com os prefeitos de São Gonçalo do Gurguéia, Paulo Lustosa, e de Gilbués, Léo Matos. Foi pedido a empresa Enel Green Power, responsável pelo parque solar São Gonçalo, a suspensão das atividades em forma de prevenção ao Cononavírus, tendo em vista que obra tem cerca de 1.700 trabalhadores em ação diariamente.

    Reprodução
    Reprodução

 

Os gestores demonstraram a preocupação com trabalhadores de suas respectivas cidades que atuam no parque, bem como de todo extremo sul do Piauí, tendo em vista a falta de estrutura na saúde da região.

“Não podemos deixar que esse vírus se alastre na nossa cidade e na região. Apesar do parque ser em São Gonçalo, nós já adotamos as medidas com relação aos trabalhadores de Corrente, com por exemplo, proibimos o transporte coletivo”, Citou o prefeito de Corrente, Murilo Mascarenhas.

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Corrente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



 A Prefeitura Municipal de Corrente, criou a campanha "Correnteemcasa" e emitiu nota fazendo apelo para que a população se conscientize e fique em casa durante a pandemia do Coronavírus, afim de evitar a contaminação e propagação do vírus.

A prefeitura incentivou também o uso da #Correnteemcasa nas fotos, na intenção de influenciar outros Correntianos.

    Reprodução

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Corrente
Comentar

O prefeito do município de Corrente, Murilo Mascarenhas, convocou a população para que todos fiquem em casa a fim de evitar o contágio do coronavírus.

Para isso a prefeitura tem o engajamento de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e o apoio da Polícia Militar de Corrente. Confira:

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Corrente
Comentar
Tomando providências · 23/03/2020 - 11h49 | Última atualização em 23/03/2020 - 12h12

Prefeito Murilo Mascarenhas assina decreto com medidas de enfrentamento do COVID-19


Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Corrente, Murilo Mascarenhas, assinou o decreto nº 87 de 22 de Março 2020, que dispõe sobre medidas temporárias de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo Coronavírus (COVID-19) e dá outras providências.

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Corrente
Comentar
No município de Corrente · 21/03/2020 - 00h00 | Última atualização em 21/03/2020 - 09h47

Radio Eldorado FM terá programação especial para o combate ao Coronavírus


Compartilhar Tweet 1



A proposta é de apresentar inicialmente neste sábado (21/03) as 12h, um ou dois programas diários e informes ao vivo em toda a programação, será um trabalho voluntário para manter a população bem informada, diminuindo os impactos causados pelo coronavírus.

Confira a matéria completa na RádioF10


Fonte: Rádio F10
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O vereador do município de Corrente, Luiz Augusto, cedeu entrevista ao Brasil Nordeste e relatou que a Câmara de Vereadores de Corrente apresentou decreto-lei com base nas medidas adotas pelo Ministério da Saúde ao enfrentamento do Covid-19 entre outros assuntos.

"As ações de enfrentamento ao Coronavírus não serão prejudicadas pela escassez de recursos", afirma Luiz.

Confira a entrevista completa:

 


Fonte: Brasil Nordeste
Comentar
A base de nim · 20/03/2020 - 15h44 | Última atualização em 20/03/2020 - 15h51

Jovens pesquisadores da UESPI descobrem fungicida para combate de praga


Compartilhar Tweet 1



Os pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) de Corrente, Ruth Soares Lopes, de 23 anos, e Marcos Vinícius Ribeiro, 25 anos, do curso de Engenharia Agronômica, desenvolveram um extrato aquoso de nim, uma planta indiana muito difundida no Piauí, para o combate, como fungicida natural de combate à praga da mosca branca e do besouro vaquinha, que aparece uma joaninha.

Eles apresentaram o trabalho científico no Congresso Paraguaio de Sementes, em Cidad del Leste, no Paraguai.
 

    Reprodução

 

Confira a matéria completa no Portal Gurguéia


Fonte: Portal Gurguéia
Comentar
Prejuízo para o esporte · 20/03/2020 - 10h22 | Última atualização em 20/03/2020 - 10h52

Efeitos do Coronavírus prejudicam o esporte em Corrente


Compartilhar Tweet 1



O surto do Coronavírus causou efeitos no esporte no município de Corrente, fazendo com que campeonatos e outras atividades envolvendo o esporte fossem  suspensas.

Foram suspensas as atividades no ginásio de Esportes Domingos Apolônio, campeonato de veteranos e competições na zona rural.

O campeonato de Veteranos seguiria neste final de semana com os jogos União Máster x Barreiras e IBC x Bahia Máster.

O cronograma da Copa Extremo Sul está mantido. Inscrições até sexta-feira (20/03). Sete equipes já  fizeram inscrição e o início está previsto para 18 de abril, mas dependerá dos desdobramentos do caso coronavírus.

Na zona rural, o campeonato do Riacho Grande está suspenso. Já houve manifestação por parte do organizador Carlos Rodrigues confirmando. Outras competições particulares realizadas no interior  deverão atender as orientações da autoridades.

    Reprodução

 

 


Fonte: Rádio F10
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O procurador-chefe da Procuradoria da República no Estado do Piauí (PR/PI), Israel Gonçalves, expediu nesta quarta-feira (18/03), o novo horário de funcionamento das Unidades do Ministério Público Federal (MPF), no Piauí, em consonância com a medidas preventivas ao contágio pelo COVID-19, nos termos das Portarias PGR/MPU e da Procuradoria-Geral da República (PGR), e da classificação da doença como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O horário de expediente da PR/PI, localizada em Teresina (PI), e das PRMs vinculadas, que estão localizadas nos municípios piauienses de Picos, Parnaíba, Floriano, São Raimundo Nonato e Corrente, será das 9h às 16h.

Ainda de acordo com o expediente, o atendimento ao público externo, nos casos em que não seja possível prestá-lo por meio eletrônico ou telefônico, será das 10h às 15h. Os casos omissos serão dirimidos pelo procurador-chefe Israel Gonçalves.

 


Fonte: MPF PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Corrente, Murilo Ribeiro, divulgou um vídeo explicando sobre a medidas tomada pelo município durante a pandemia do coronavírus segundo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ele explica sobre as aulas que foram suspensas e para evitar qualquer todo tipo de aglomerações, tudo para proteger a população.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Corrente
Comentar
Modernização da gestão · 19/03/2020 - 13h12 | Última atualização em 19/03/2020 - 15h47

Prefeitura de Corrente recebe cartão PNAE para modernização da gestão da merenda


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Murilo Mascarenhas esteve no Banco do Brasil com o gerente geral Flávio Matos, gerente do setor público Antônio Frasão Netto e o gerente de relacionamento Bernardo Filho, para autorizar a Secretaria de Educação de Corrente a aderir ao Cartão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que facilita e gestão das compras de merenda escolar para a rede municipal.

    Reprodução

 

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Corrente
Comentar
Maquinário à caminho · 19/03/2020 - 12h59 | Última atualização em 19/03/2020 - 13h41

Prefeitura de Corrente assina contrato de R$ 2,5 milhões para investir no máquinario do município


Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Corrente, Murilo Mascarenhas, assinou na manhã desta quinta-feira (19/03), o contrato do Programa Eficiência Municipal. Trata-se de uma linha de crédito do Banco do Brasil para que a prefeitura possa investir na compra de maquinários.

São cerca de 2,5 milhões de reais, aprovados pela Câmara de Vereadores. A prefeitura vai adquirir uma motoniveladora, uma retroescavadeira, uma escavadeira hidráulica e 03 caminhões caçamba. Este maquinário vai ser utilizado na manutenção de estradas do interior, abertura de ruas na cidade, preparação para aplicação de asfalto e perfuração de valas para introdução de sistema adutor e de saneamento.

    Reprodução

 

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Corrente
Comentar