Segundo ele, não faltam leitos -

Secretário de Saúde faz esclarecimento sobre fila por leitos de UTI no Piauí

O Piauí registrou nos últimos dias uma queda no número de óbitos por Covid-19 e por conta disso as medidas restritivas foram flexionadas.

Mas uma preocupação que permanece é a ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva no estado. Segundo o secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, o que ainda há é uma espera para atendimento nos leitos, mas que não há a falta deles.

"Nesta manhã, por exemplo, nós tínhamos 13 pessoas aguardando leitos de UTI, mas nós tínhamos os leitos de UTI para estas pessoas, os leitos estão vagos. Eles são registrados ali, a gente puxa aquela fila todas as manhãs, para que a gente tenha um controle, até para o tempo que nós temos para acomodar todas essas pessoas em leitos de UTI. Neste momento, das 13, apenas sete estão aguardando, porque são pessoas que estão em processo de transparência de um hospital para outro e tudo isso está sendo providenciado, mas não temos mais o que falar sobre fila, porque estas pessoas não aguardam mais de 12 horas", disse em entrevista à TV Cidade Verde.

"Nós nunca consideramos, lá no final do ano passado, quando a situação estava tranquila, não consideramos a Covid uma página virada ou o colapso uma possibilidade que não pudesse acontecer, por isso que nós nunca relaxamos e desta forma estamos, trabalhando, para que a gente possa continuar com as medidas restritivas. Não podemos deixar de considerar que o número de óbitos caiu, que nós temos hoje uma situação que nos permite atender a todos com os leitos que nós temos, não podemos desativar leitos, os leitos têm que continuar ativos", completou o secretário.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco