Caso foi excluído -

Secretaria corrige óbito por Covid-19 de homem que morreu em acidente

Após o 180 divulgar o caso de um homem que morreu após um acidente e teve a morte registrada como Covid-19, a Secretaria de Saúde do Piauí fez a correção do caso. A exclusão foi divulgada na noite desta quinta-feira (13/09).

"Foi excluído do boletim desta quinta-feira um óbito da cidade de Paulistana, registrado ontem. O CIEVS revisou a causa mortis do paciente, que embora tenha positivado para Sars-Cov-19, faleceu em decorrência de traumatismo cranioencefálico. Com isso, o município segue sem nenhum óbito por Covid-19".

A prefeitura de Paulistana também se manifestou através de nota:
A PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULISTANA-PIAUÍ, vem por meio da Secretaria de Saúde esclarecer alguns fatos e polêmicas envolvendo a NOTA OFICIAL divulgada ontem, dia 12/08/2020.

O jovem de 33 anos foi vítima de um grave acidente de moto que aconteceu no último sábado (08) nas proximidades da localidade Lagoa Velha, Data Jacaré, Zona Rural de Paulistana. O mesmo foi socorrido e levado para o Hospital Regional Mariana Pires Ferreira, sendo transferido para Picos e em seguida para Teresina.

Em Teresina, no HUT - Hospital Professor Zenon Rocha, o mesmo foi submetido ao Teste Rápido e o resultado foi POSITIVO para COVID-19.

Ressaltamos que o teste foi realizado em TERESINA e que a DECLARAÇÃO DE ÓBITO, na qual consta na parte II SARS- COV-19 foi emitida em TERESINA, precisamente pelo IML (Instituto Médico Legal).

Assim sendo, gostaríamos de esclarecer que as informações contidas no BOLETIM DO DIA 12/08/2020 foram obtidas através de documentos e informações oficiais vindas de TERESINA e que quaisquer questionamentos devem ser esclarecidos diretamente no HUT - Hospital Professor Zenon Rocha, que notificou no sistema oficial, SIVEP-Gripe, o resulltado do Teste Rápido POSITIVO do jovem, e a SESAPI (Secretaria Estadual da Saúde do Piauí) registrou no Boletim Epidemiológico COVID-19 do Piauí, como o 1º Óbito por COVID-19 de Paulistana, que está disponível no endereço eletrônico https://datastudio.google.com/reporting/a6dc07e9-4161-4b5a-9f2a-6f9be486e8f9/page/2itOB.

Gostaríamos de ressaltar ainda, que Secretaria de Saúde de Paulistana só divulga quaisquer informações com base em documentos comprobatórios, e a mesma sempre age com ética e respeito ao divulgar as informações, pois tudo o que foi transcrito na Nota Oficial de ontem, estava nos documentos oficiais recebidos de Teresina e que estes não serão divulgados nas mídias sociais por questão de ética e profissionalismo.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está à disposição para demais esclarecimentos e disponível para fazer correção de qualquer informação, desde que seja oficialmente enviada para SMS por meio dos órgãos competentes.

Sobre o caso
A Prefeitura Municipal de Paulistana, por meio da Secretaria de Saúde informou, que o primeiro óbito por Covid-19 da cidade aconteceu na noite da última segunda-feira (10/08), em Teresina, no caso de um homem que estava internado após sofrer um acidente de moto.

Valdiron Osvaldo de Souza, de 33 anos, foi vítima de um grave acidente de moto que aconteceu no último sábado (08/08), nas proximidades da localidade Lagoa Velha, Data Jacaré, Zona Rural de Paulistana.

Ele foi socorrido e levado para o Hospital Regional Mariana Pires Ferreira, sendo transferido para Picos e em seguida para Teresina em decorrência da gravidade dos ferimentos.

No Hospital de Urgência Teresina, foi submetido ao teste rápido e o resultado foi positivo para Covid-19, vindo a óbito logo após, tendo como causas principais da morte acidente de tráfego com traumatismo cranioencefálico e como causa contribuinte a Sars-Cov-19.

"Lamentamos profundamente o ocorrido e aproveitamos para transmitir o nosso pesar à família que sofre com a perda de um ente querido", informou a secretaria em nota.

População questiona
O caso gerou uma grande polêmica. Nas redes sociais da secretaria vários internautas se manifestaram sobre o caso.

"Não faz sentido colocar como o primeiro óbito por covid-19. O rapaz morreu em decorrência do acidente. A nota deveria apenas informar que, após teste rápido, ele testou positivo. Mas atestar como primeiro óbito, não. O Ministério da Saúde deveria ter algum tipo de protocolo nesses casos, porque é bastante confuso", comentou uma mulher.

"Se a causa da morte foi traumatismo não existe coerência alguma com o Covid-19. O rapaz morreu com Covid-19 e não de Covid-19. As coisas devem ser consideradas como de fato são", disse outro internauta.

Caso registrado no relatório estadual
Esse óbito também foi registrado, além do relatório do município, no estadual, que considerou a morte dele em decorrência do coronavírus nesta quarta-feira (12/08).

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco