Pioneiro no mundo · 09/07/2020 - 15h13 | Última atualização em 09/07/2020 - 15h18

Piauí vira destaque internacional por programa 'Busca Ativa' aos pacientes com Covid-19


Compartilhar Tweet 1



O Piauí foi destaque na imprensa internacional devido o pioneirismo na criação de medidas para a redução da proliferação do novo coronavírus e por implementar ações para identificar e acompanhar pessoas contaminadas antes de apresentarem sintomas graves da doença.  

A revista científica norte-americana Foreign Affairs, destacou o governo do Piauí com a criação do 'Programa Emergencial de Busca Ativa Covid-19', que constitui, em cooperação com cerca de 190 municípios, para promover o rastreamento de pessoas contaminadas pela Covid-19.

“O estado do nordeste do Piauí, no Brasil, respondeu ao novo coronavírus com uma operação notavelmente eficiente. Em mais de 190 cidades, os profissionais de saúde que fazem parte do programa "Busca ativa" do Piauí usam um aplicativo e telefonemas para monitorar os sintomas de pacientes suspeitos e confirmados de COVID-19 em suas casas e, em seguida, fazem visitas à casa para verificar os níveis de oxigênio e testar membros da família” comenta a primeira parte da matéria publicada no site da revista.

Embora vários hospitais públicos de dois estados vizinhos tenham atingido a capacidade total da UTI nas últimas semanas, cerca de 35% dos leitos equipados com respiradores do Piauí em hospitais públicos estavam disponíveis na última terça-feira (07/07).

A criação do programa, por meio do decreto nº 18.972, de 08 de maio de 2020, foi motivada pela grave crise na saúde pública em decorrência da pandemia da Covid-19 e o seu caráter excepcional a impor medidas de combate à disseminação do surto pandêmico.

A iniciativa prevê um trabalho conjunto entre estado e municípios, utilizando equipes do Programa Saúde da Família (PSF) no trabalho de campo para localização dos casos.

Acesse o site e leia a reportagem na integra!


Comentários