Iniciativa muito importante · 02/07/2020 - 17h40

Luzilândia inicia ações do Programa Busca Ativa para identificar pessoas com Covid-19


Compartilhar Tweet 1



O município de Luzilândia começou a realizar as ações do Programa Busca Ativa para identificar as pessoas que estão com Covid-19. A primeira ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (02), quando 15 testes foram aplicados. Destes, 6 pessoas testaram positivo e 8 negativo. Atualmente, a cidade contém 494 casos confirmados e 11 óbitos.

Em Luzilândia estão sendo testadas pessoas da família dos pacientes infectados e indivíduos que relataram sintomas equivalentes ao da Covid-19. As equipes vão até a residência das pessoas para aplicar os testes. O objetivo é evitar que esse público se aglomere no Hospital Regional Gerson Castelo Branco em busca de um diagnóstico.

As ações do Busca Ativa serão realizadas durante todo o mês de julho. “É uma iniciativa muito importante. Cito como exemplo o caso de um paciente internado aqui, em que 12 pessoas da família procuraram o hospital para fazer o teste. Por isso achamos adequado ir nas casas para aplicar o teste e fazer o devido acompanhamento médico em casos positivos. Com o início das ações, já conseguimos identificar uma diminuição do número de pessoas no hospital à procura do teste. Certamente elas começam a aguardar a visita das equipes em casa e garantimos que chegaremos até essas pessoas”, afirma a diretora geral do hospital, Renata Fenelon.

Busca Ativa

O Programa Busca Ativa é uma ação do Governo do Estado, realizada por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que busca identificar casos da Covid-19 ainda não registrados, permitindo um acompanhamento e tratamento imediato de cada caso.

A ação acontece em parceria com as cidades que assinam um termo de adesão ao programa e passam a receber equipes, testes rápidos e equipamentos de proteção individual (EPIs). Mais de 170 municípios já aderiram ao programa.


Fonte: Com informações da Ascom

Comentários