Para pacientes com Covid-19 -

Firmino entrega 24 novos leitos de UTI no 'Hospital de Campanha do HUT'

Atualizada às 11h37

A prefeitura de Teresina entregou nesta terça-feira (07/07) os primeiros 24 leitos de Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Campanha 'João Claudino Fernandes', localizado ao lado do Hospital de Urgência, na zona Sul. O local está pronto para receber pacientes acometidos pela Covid-19.

    Fotos: Romulo Piauilino e Thiago Bastos

"Com a formação das novas equipes lideradas por médicos intensivistas, outros 36 leitos de UTI serão entregues nos próximos dias, quando chegaremos a um total 141 leitos de UTIs exclusivos para a doença em Teresina", destaca o prefeito Firmino Filho em publicação no Instagram.

O gestor ressalta ainda que, de acordo com o pacto federativo da Saúde, não são os municípios os responsáveis em criar e gerir leitos de alta complexidade. Contudo, a crise em saúde provocada pela pandemia do novo coronanírus "vem exigindo muito mais de todos nós".

"Que Deus abençoe todos os pacientes e os profissionais de saúde que passarem por aqui", completa.

    Fotos: Romulo Piauilino e Thiago Bastos

Casos em Teresina

O último boletim epidemiológico divulgado pela Fundação Municipal de Saúde aponta o registro de 304 novos casos de Covid-19, além de 15 óbitos. 

Ao todo, são 10.185 casos confirmados e 467 mortes desde o início da pandemia, além de 2.010 pessoas recuperadas.

    Fotos: Romulo Piauilino e Thiago Bastos

Durante a visita, o prefeito destacou que a rede hospitalar de Teresina está em seu limite máximo. "Os especialistas dizem que é necessário ter, pelo menos, 30% dos leitos de UTI disponíveis para ter uma segurança no atendimento dos pacientes com Covid-19. Portanto, a entrega desse hospital é um passo importante. Sabemos que a cidade entrou no pico da doença na segunda quinzena de junho e que o Estado do Piauí vai entrar na segunda quinzena de julho. Precisamos estar preparados", diz.

    Fotos: Romulo Piauilino e Thiago Bastos

As escalas do hospital de campanha, com as equipes de saúde, já foram montadas e contam com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos. Os pacientes que serão atendidos na unidade provisória devem chegar regulados da rede municipal, como explica o diretor do HUT, Rodrigo Martins.

    Fotos: Romulo Piauilino e Thiago Bastos

*Com informações da Semcom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco