Vai avaliar reabertura -

Cresce número de pessoas 'transmitindo' a Covid-19 em Teresina; prefeito reúne COE nesta quinta, 13

Por Apoliana Oliveira

Pouco mais de um mês após o início do processo de retomada das atividades econômicas em Teresina, voltou a crescer o número de pessoas com infecção recente de Covid-19, com potencial de transmitir a doença para outras pessoas. É o que aponta a 17ª etapa da pesquisa de investigação sorológica encomendada pela Fundação Municipal de Saúde, divulgada nesta quarta-feira (12/08) pelo prefeito Firmino Filho.

Em relação à etapa anterior da pesquisa, o número de pessoas IGM+ (aquelas provavelmente infectantes) saltou de 10.551 para 11.502. Um aumento de 9%. É o primeiro crescimento registrado desde a segunda semana de julho.

A pesquisa aponta ainda o aumento na taxa de transmissibilidade da doença, indicador que aponta quantas pessoas podem ser infectadas a partir de um único indivíduo com a Covid-19. O R0 que estava em 0,85 voltou a ficar acima de 1, chegando a 1,09.

Outro fator que desperta atenção é o aumento na média móvel de atendimentos por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Um fenômeno que, explica Firmino, pode ser aleatório, mas pode dar um indicativo de que a reabertura das duas últimas semanas tenha impactado no avanço da doença. Um fato que, ele destaca, merece atenção.

Aumento também na quantidade de novos casos registrados. Mas esse indicador pode ser explicado, diz o prefeito, pela ampliação da capacidade de testagem. 

— Cresceu muito neste mês de julho a quantidade de testes feitos na cidade. Por exemplo, no setor privado para retornar tem que testar. A prefeitura passou a adotar não mais só o teste sorológico, que se faz a partir do oitavo dia do sintoma, mas também passou a adotar de antígeno. E aumentou muito a quantidade de testes. A cidade está fazendo algo em torno de 1.500 a 2.000 mil testes por dia. Então, isso impacta na quantidade de casos positivados. E pode ser essa uma das justificativas para o aumento significativo nas duas últimas semanas — diz o Firmino.

Atenção com próximas etapas

Na videoconferência com jornalistas, para a apresentação dos resultados da pesquisa, o prefeito disse que o Comitê de Operações Emergencial (COE) da Covid-19 vai se reunir nesta quinta-feira (13) para decidir não só sobre as restrições de funcionamento das atividades aos fins de semana, que devem ser mantidas, mas também sobre a próxima etapa da reabertura, que inclui a reabertura de bares e restaurantes, que por enquanto podem funcionar apenas com delivery e take away.

— A gente está percebendo que a doença está caindo, mas já começa a dar sinais de cansaço nesta queda. Na última semana temos indicadores de que essa queda pode ter estagnado. Nós vamos ter a reunião do COE amanhã, à tarde, justamente para fazer essa avaliação sobre a continuidade da abertura econômica, se a gente continua conforme foi planejado, assim como também a gente vai fazer o debate sobre os fins de semana. A princípio, as restrições dos finais de semana continuam exatamente as mesmas. Vamos decidir isso e soltar amanhã o decreto — explicou Firmino.

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco