Testes são feitos em shoppings · 10/07/2020 - 08h57

Começa testagem de trabalhadores em lotéricas de Teresina


Compartilhar Tweet 1



A testagem para a Covid-19 de trabalhadores em lotéricas de Teresina teve início na última terça-feira (8). A ação é fruto de uma articulação entre os vereadores Venâncio Cardoso (PSDB) e o suplente R. Silva (Progressistas) que destinaram um valor de quase R$ 250 mil, em emenda parlamentar, para a Fundação Municipal de Saúde (FMS) comprar mais testes.

    Foto: Divulgação/PMT

A aplicação está sendo feita pela FMS nos estacionamentos do Teresina Shopping e do Shopping Rio Poty. De acordo com diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista, até a tarde desta quarta-feira (9), 251 trabalhadores em lotéricas haviam sido testados. Os novos testes devem contemplar duas categorias: trabalhadores em lotéricas e motoristas e cobradores do transporte coletivo que serão testados em seguida. A ação é conjunta com outros públicos.

Para o vereador Venâncio a iniciativa veio da mesma necessidade de testar os taxistas e mototaxistas. “Os trabalhadores em lotéricas, assim como motoristas e cobradores que trabalham no transporte coletivo de Teresina, atuam diariamente em contato muito próximo com outras pessoas. Assim como foi importante testar taxistas e mototaxistas, essas outras categorias também deve ser importante para o município, pois neste momento são alvos mais fáceis para o vírus. Nesse momento que o poder municipal ensaia a retomada das atividades econômicas, é essencial realizarmos esse trabalho”, explica.

A testagem destas duas categorias foi pauta debatida em duas videoconferências com os representantes dos sindicatos e o vereador Venâncio, realizada no início do mês passado. O objetivo da testagem das categorias é identificar trabalhadores que possam estar infectados, já que esses atuam diretamente com público, coibindo assim a disseminação do vírus.

Segundo a presidente do Sindicato dos Lotéricos no Piauí, Maria dos Anjos Resende, a testagem é importante para saber a situação da categoria e comunicar ao município. “A testagem e importante para o município saber a real situação do pico da doença. Para os serviços essenciais, é fundamental a testagem para evitar a disseminação do vírus. Esta aplicação está acontecendo de forma organizada, cada um faz seu agendamento. Fizemos a relação de todos os trabalhadores e enviamos para a FMS”, finaliza.


Fonte: AsCom

Comentários