Relacionamento com Clientes -

Você percebe o brilho nos olhos do cliente quando ele compra algo em sua empresa?

Nossa vida é formada por experiências, sejam elas boas ou ruins. Cotidianamente, nós experimentamos algo. No campo empresarial, muitos donos de negócios ainda não se deram conta disso. Entender o que os clientes estão desfrutando dentro dos empreendimentos é o passo inicial para o sucesso.

Ao entrar no ambiente de negócios, o cliente poderá apresentar três tipos de reações. Ele poderá ficar empolgado com o que recebeu; talvez fique indiferente ao que lhe oferecemos, mesmo tendo comprado ou não; também há a possibilidade de sair enormemente desapontado com a nossa empresa.

O mais interessante das reações dos clientes é que elas vão aparecer de acordo com o tratamento e produto ofertados. Estudando Marketing, nós aprendemos que os produtos ou serviços de nossa empresas podem ter benefícios, que são classificados em Básico, Ampliado, Esperado e Diferenciado.

Percorrendo as ruas ou até acessando os sites de venda na Internet, podemos distinguir o tipo de comportamento de cada empresa. Aliás, já que todos nós somos produtos à venda, conversando com os diversos profissionais, também entendemos em qual nível eles estão em relação ao serviço que oferecem ao mercado, que vai do Básico ao Diferenciado.

Bem, vou ser didático para explicar essa classificação de produtos ou serviços e que devemos estar atentos para crescer nas atividades nas quais estamos empreendendo. Básico é aquilo o que seu cliente foi buscar. Se ele foi à sua empresa comprar um shampoo e tinha o produto de seu interesse é o básico que você pode fazer por seu consumidor.

Mas, você querendo sempre se destacar diante da concorrência, trata logo de levar alguém para falar sobre o melhor uso do shampoo e como escolher cada tipo de produto para os diversos cabelos. Desta forma você ampliou o que oferta ao consumidor, que passará a ver mais vantagens em ser adquirir produtos em sua empresa.

Ainda continuando com o exemplo acima citado, a concorrência despertou para a ampliação do benefício de vender o shampoo e também disponibiliza muitas informações sobre o seu uso. Assim, esse benefício passa a ser Esperado. Portanto, quem não o fizer estará fora do interesse do cliente.

No entanto, as empresas inteligentes terão sempre o foco no benefício Diferenciado, que é capaz de manter e conquistar clientes, pois, como o próprio nome diz, é diferente da concorrência. Continuando com o exemplo da empresa que vende shampoo, o benefício Diferenciado poderia ser a oferta de uma lavagem de cabelo para os clientes interessados em conhecer melhor determinado produto. Sem dúvida, proporcionar o diferenciado tem um custo maior, mas esse é o preço para se manter e evoluir na atividade empresarial.

Os clientes vão desfrutar sempre de experiências, que serão capazes de marcar as suas vidas e fazer com que retornem. Em uma viagem à Gramado, no Rio Grande do Sul, conferi um exemplo interessante sobre experiências capazes de fazer com que clientes comprem mais, quando os mesmos são motivados e recebem aquilo que é diferente.

Em uma loja da Black Bull, que vende moda em couro, como jaquetas e calças, os consumidores são levados para desfilar em uma passarela, como nos desfiles das grandes marcas. Depois de vestirem jaquetas e desfrutarem de um som contagiante e aplausos fervorosos, os consumidores ficam tentados à comprar e aí poucos resistem aos produtos e preços e acabam por levar algo colocado à venda na loja, sobretudo o que vestiram no desfile.

O segredo para causar boa impressão nos clientes é procurar sempre agregar valor naquilo que faz. Busque o diferencial em todos os momentos. Tenha boas instalações, treine seu pessoal de atendimento e vendas, garanta o que comercializa, faça pós-venda etc.

Analise sempre qual a reação de seu cliente ao sair de sua empresa. Veja se ele está empolgado ou não. O brilho nos olhos dos clientes será um bom termômetro para essa verificação. Lembre-se: os clientes vivem experiências em nossas empresas e eles deverão deixar-nos com a vontade de contar positivamente para mais gente o que viveram conosco. Até a próxima e boa sorte!

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco