Medo de Falar em Público -

Supere o medo de falar em público e conquiste o seu mercado!

\"\"

Falar em Público é estratégico para quem quer conquistar o mercado no qual trabalha

Pesquisas apontam que 60% dos brasileiros têm pavor de se expor e falar em público! Se você se enquadra nos números citados, saiba que a comunicação é um recurso que nos acompanha do nascimento ao final de nossas vidas e é fundamental que a tenhamos ao nosso favor. Mas, por qual motivo principal devemos dominar as técnicas de falar em público? A resposta é “Competitividade Profissional”.

Dominar a comunicação é necessário, por exemplo, para defender ideias nas reuniões da empresa na qual trabalhamos e/ou na entidade a qual pertencemos; divulgar o produto que vendemos; apresentar projetos em associações; ministrar uma palestra; conquistar os votos da reunião do condomínio para eleição de síndico etc. Portanto, com o intuito de ser um grande orador ou não, vença o medo de falar para grupos de pessoas.

Mas, de onde vem o medo? A ansiedade do momento de verbalizar uma ideia causa o medo e, se o mesmo não for controlado, se transforma em pânico. Os sintomas da falta de controle são “o branco”; “a gagueira”; “a transpiração”; “o tremor por todo o corpo”. A tranquilidade emocional é tão importante quanto o conhecimento do assunto! Crie uma imagem positiva para a sua fala!

O medo nos faz evoluir. Para enfrentar o temor de falar em público conheça o assunto que vai falar, pratique o uso da palavra, conheça a você mesmo, saiba mais detalhes do seu público e descubra qual será o foco principal da sua fala. Ao falar, coloque emoção na voz, pois isso ajuda a conquistar sua audiência. Faça gestos que combinem com sua fala.

Erros banais prejudicam você na oratória, como: se posicionar como pessoa superior ao grupo é um erro grave! Desta forma, gratuitamente se ganha a antipatia do público e poderá acontecer de alguém tentar provar com perguntas o orador tem ou não conhecimentos.

Há também as “muletas” na oratória, que são as repetições exaustivas de algumas palavras (“né”, “tá”, “daí”, “certo”, “ok”, “então”, “bom”, “ééé...”, “aaaa...” “ih”,“assim ó”, “vejam bem”, “vocês estão me entendendo” etc.). Há os que se apoiam segurando objetos no bolso da calça, como chave e canetas. Alguns seguram insistentemente uma fola de papel. Aliás, quando se está nervoso, ao segurar qualquer objeto, o responsável pela fala vai deixar claro o quanto está trêmulo.

Outros erros são muito comuns. Ficar olhando para apenas uma pessoa da plateia; tornar-se um pêndulo; segurar o microfone com as duas mãos; tentar enganar o público quando não sabe a resposta para uma pergunta.

Quer dominar as técnicas e vencer o medo de falar em público? Deixo algumas dicas:
- Estabeleça uma meta de falar em público, que pode ser semanal, mensal e anual;
- Compre bons livros sobre o assunto;
-Grave sua fala em vídeo para melhorar ou aprimorar sua expressão e entonação de voz;
- Ofereça-se para falar em público.

Se você for convidado para falar sobre determinado assunto em algum espaço fora do seu domínio, as orientações básicas são chegar com antecedência e verifique as condições do local e, de preferência, passe toda a estrutura que irá precisar para o organizador do evento.
Os equipamentos de apoio, como data-show, caneta laser point, notebook, microfone, e caixa de som deverão estar conferidos antes da sua apresentação. Um detalhe importante quando se usa o auxílio do slide é a sua legibilidade. Para facilitar a leitura, prefira fundos claros e letras mais escuras e evite figuras ao fundo das palavras.

E se a fala for de “improviso”? Rapidamente, pense três pontos a serem focados e faça sua argumentação. Nada de ficar repetindo os mesmos aspectos já falados. Boa sorte e até a próxima!

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco