Mídias Sociais -

Mídias sociais: você é o que você posta! Cuidado!

Em um tempo de intensa conectividade, sobretudo pela proximidade entre as pessoas criada pela Internet, posso afirmar que nós somos o que postamos. Nossa imagem é construída por tudo o que fazemos e também por aquilo que escrevemos! Os profissionais têm que entender que o mercado no qual atuamos é formado por vários atores, que são os amigos, os colegas de trabalho, os familiares, os empresários etc. Essas pessoas estão nas mídias sociais e, no Brasil, principalmente, no Facebook, Orkut e Twitter.

Assim como a minha, certamente grande parte da sua rede de relacionamento está nas mídias sociais. Portanto, temos que ter cuidado com as mensagens que postamos. Outro dia, em uma terça-feira pela manhã, li o seguinte comentário: “Tomei todas... ai que dor de cabeça. Hoje nem o chefe me tira da cama”. As colocações impensadas são inúmeras. Em outro exemplo, uma criatura que brigou no trânsito, ao chegar em sua casa, correm para a Net e postou pelo Twitter: “Quase mato um agora”.

Essas frases, literalmente inúteis, afetam a nossa imagem. Pense que você está em busca de um novo emprego e o responsável pela seleção e recrutamento da empresa que você almeja é alguém que costuma ler os seus comentários que retratam um desequilíbrio mental por tantas frases negativas? Pois é... dessa forma a grande possibilidade de trabalho se vai por conta dos vários posts que relatavam sua baixo auto-estima. Quem vai querer gente que só reclama da vida e tudo é motivo de chateação? Você como empresário contrataria gente assim?

Mas, não somente as frases postadas são fonte de preocupação. As fotos e os vídeos também mostram o despreparo de muitos profissionais para com o mercado no qual estão atuando. Em muitos espaços da mídia social, costumo ver imagens de pessoas empunhando copos cheios de bebida alcoólica, roupas de banho que quase não cobrem nada e/ou aquela dança maliciosa... Estes são alguns exemplos, mas temos muito mais.

Para fechar nossos exemplos e preocupações com a falta de discernimento do que se deve ou não escrever nas mídias sociais, li recentemente no Facebook de uma conhecida a seguinte frase: “Fui dormir louca de tesão e sem ninguém para dividir a cama comigo”. Parece brincadeira, mas não é. Na sua opinião, esse tipo de mensagem deveria ser levada ao conhecimento dos outros?

Caso você não saiba, somente no Facebook já existem 31 milhões de brasileiros conectados. Assim, poste mensagens, textos, fotos, vídeos e músicas que elevem a sua imagem e não o contrário. Isso vale para funcionários, empresários, professores, jornalistas e qualquer profissional inteligente. Um dos maiores bens que temos é a reputação, que hoje é construída, também, pelas mídias sociais. Repito: cuidado com o que posta!

Até a próxima e boa sorte!

\"\"

Palestras, cursos e consultorias.

Ligue (86)9931 7707 ou escreva helderdefreitascosta@yahoo.com.br

Siga-me no twitter: @PROFESSORHELDER

Facebook: Helder Freitas


Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco