Já pensou em montar uma franqu -

Já pensou em montar uma franquia? Confira as dicas para um negócio de sucesso!

Boticário, Colchões Ortobom e Kumon são algumas marcas de franquias que se espalham pelo Piauí, mas existem muitas outras que ganham espaço em Teresina e demais municípios do Estado. No ranking da ABF – Associação Brasileira de Franchising – o Boticário, de cosméticos e perfumaria, ocupa o primeiro lugar, com 3.134 unidades no Brasil. O segundo posto fica com a Kumon, de educação e treinamento, com 1.599 pontos.

O Brasil é o terceiro colocado em número de franquias. O investimento inicial para abrir uma franquia no Brasil é bem variado, podendo ser de R$ 10.000 à R$ 2.000.000. O setor mais procurado em franquias é o de Alimentação. Segundo a ABF, atualmente, quase 60% dos lojistas que ocupam os novos shoppings são de marcas franqueadoras.

Franquia é uma modalidade de negócio comercial que envolve a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato. O franqueador, dono da ideia do negócio, concede e transfere ao franqueado, pessoa que compra o direito de uso, a marca, tecnologia, consultoria operacional e produtos ou serviços.

Um dos principais motivos que levam os empreendedores a optarem por franquias é a busca pelo menor risco ao abrirem uma atividade empresarial. Mas, as vantagens de se abrir um negócio utilizando uma franquia são muitas, dentre elas destacamos uma marca reconhecida; a existência de um plano de negócios, que traz uma análise dos fatores internos e externos da empresa e estratégias e formatação da loja a ser instalada.

Também contam a favor das franquias a força e economia em propaganda, já que os custos com comunicação são rateados entre as várias unidades; independência financeira das operações, pois cada franquia aberta é uma pessoa jurídica; e pesquisa de novos produtos e aperfeiçoamento pelo franqueador.

Como desvantagens, podemos enumerar os controles do franqueado por parte do franqueador; possibilidade de uma má escolha da franquia e local escolhido pelo franqueador. Antes de optar por uma franquia, é fundamental que o empreendedor tenha uma visão geral dos aspectos que envolvem o negócio, para tomar as decisões corretas, evitando futuras decepções.

Para adquirir uma franquia, os empreendedores devem ficar atentos a algumas taxas envolvidas nesse tipo de negócio. As taxas são valores geralmente cobrados pelos franqueadores profissionais, em contrapartida à tecnologia, uso de marca e/ouserviços que prestam aos franqueados.

A Taxa de Franquia é uma taxa inicial, ou " Franchising Fee". O valor é único pago na assinatura do contrato e permite ao franqueado a licença para operacionalizar a franquia. O cálculo é dimensionado pela remuneração do negócio.

Royalty é o valor periodicamente pago pelo franqueado ao franqueador, que remunera a continuidade dos serviços de tecnologia prestados. A vigência varia de acordo com o contrato. Constitui-se num percentual fixo, sobre o faturamento bruto da franquia.

Já a Taxa de Publicidade, Propaganda e Promoção trata-se de um valor periódico, pago pelo franqueado ao franqueador para os serviços de publicidade, propaganda e promoções. Esta taxa é rateada entre os franqueados da rede, na divulgação da marca e dos produtos e/ou serviços. Dependendo da forma de administração do franqueador, ela pode ser uma taxa fixa ou não.

Para os interessados em abrir uma franquia é importante contatar empresas ligadas a ABF – Associação Brasileira de Franchising, que é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1987, para divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de negócio Franchising ou Franquia.

A ABF reúne todas as partes envolvidas na franquia - franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar a prática do bom franchising no Brasil. A ABF orienta como pesquisar corretamente uma franquia, indica literaturas especializadas e fornece dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior.

Para as empresas interessadas em expandir seus negócios através do sistema de franquia, a ABF orienta quais ações necessárias para formatar o negócio. O site da ABB é www.abf.com.br.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco