Mídias Sociais -

Construa relacionamentos e conquiste mercado com as mídias sociais

Nos últimos dez anos, a Internet potencializou vertiginosamente a comunicação entre empresas e clientes. Se os empresários já contavam com ferramentas simples como e-mail e homepage, atualmente as mídias sociais, dentre elas Twitter, Youtube e Facebook, fazem revolução no contato com o mercado.

No Brasil, a facilidade no acesso à Internet é uma das explicações para esse avanço. Já são mais de 60 milhões de brasileiros conectados à grande rede mundial de computadores, dos quais 45 milhões utilizam o Facebook. Os antigos blogs, por exemplo, já não são mais diários de pessoas. Eles informam, contestam, divulgam etc.

A comunicação agora é um via de mão dupla. A passividade dos consumidores deu lugar a uma clientela atenta e capaz de multiplicar, instantaneamente, uma informação boa ou ruim sobre qualquer negócio. Os empresários inteligentes começam efetivamente a implantar mídias sociais para aproximar de seus clientes.

Quando pensamos em divulgação não lembramos mais apenas os meios de massa, como TV, Rádio, Jornal e Outdoor, ou dos meios alternativos, como folder, camisetas e cartão de visita. As mídias sociais já são consideradas importantes veículos de comunicação, pois nelas as empresas perceberam que podem promover várias ações de Marketing. Divulgar uma marca, um produto, uma pessoa ou uma entidade são alguns dos objetivos que podem ser trabalhados.

Susan Gunelius, em seu livro “Marketing Nas Mídias Sociais Em 30 Minutos”, da Editora Cultrix / Meio&Mensagem, sinaliza os fundamentos para se fazer um bom trabalho nas mídias sociais. Ela considera imprescindível ler muito sobre sua área e entender o que as pessoas estão falando; criar um conteúdo interessante; compartilhar diferentes conteúdos; e discutir (interagir) com as pessoas e seus posicionamentos.

E o que fazer ou não fazer nas mídias sociais?

Em blogs
Foque em promoções e descontos exclusivos; tutoriais para a utilização de produtos; entrevistas com consumidores, colaboradores e fornecedores; apresente novidades e tendências; disponibilize as perguntas e respostas frequentes; poste curiosidades sobre produtos; faça enquetes; insira vídeos e fotos; acontecimentos relativos ao seu ramo de atividade; opiniões e artigos.

No Twitter
Com a possibilidade apenas de140 caracteres, ou menos, as mensagens têm que ser curtas sobre sua empresa ou assuntos a ela ligados. Compartilhe links para páginas interessantes. Monitore e responda à conversação on-line sobre seus produtos, serviços, suas marcas, os consumidores, seus concorrentes e ramos de atividade. Na prática, relate o que está fazendo, o que vai fazer ou o que acaba de fazer; retweete os tweets de que gostar; pergunte; recomende; cumprimente; eduque.

No Facebook
Promova você, mas lembre-se que é uma rede social e, portanto, outros assuntos devem ter destaque. Não alimente controvérsias ou promova ataques; Dê atenção aos internautas conectados ao seu empreendimento.

Em qualquer mídia social a regra básica é simples: dedique mais tempo na construção de relacionamentos. Bom trabalho e boa sorte!

\"\"

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco