Conheça as dicas para ter um b -

Conheça as dicas para ter um bom layout em sua empresa!

Outro dia, visitei uma empresa e percebi o quanto muitos empresários são carentes de conhecimento e tão pouco buscam informações para melhorar os seus empreendimentos. A empresa, que prefiro omitir o nome, é um “case” de falta de percepção para com os interesses dos clientes. O ponto de venda estava completamente fora dos padrões de estratégica empresarial. O seu dono, no entanto, reclamava das vendas fracas.

Você já está louco para saber o que esse negócio tinha ou ainda tem de tão fora de nexo. Bem, imagine um armarinho, onde na sua entrada o proprietário colocou uma estante enorme fechando uma das portas. Segundo ele, o motivo era evitar roubos de mercadorias. Na porta que restou também havia uma vitrine de madeira, colada na parede lateral, o que reduzia ainda mais o espaço para a entrada dos clientes. No total, restou algo em torno de 60 centímetros para passagem de qualquer pessoa, fosse para sair ou entrar na loja.

Porém, não acabou por aí a falta de compreensão dos espaços do estabelecimento. Amontoavam-se sobre os balcões muitas mercadorias, a maior parte delas empoeirada. Outros produtos estavam “pendurados” em dois fios puxados ao longo de toda a empresa. Era como se estivéssemos em um quintal de casa e no varal encontrássemos estendidos bonecas, bolas, espada e tudo mais o que você possa imaginar. Precisávamos nos abaixar para ir de um ponto ao outro no negócio.

Ainda na empresa, produtos estavam socados nas vitrines que acompanhavam todos os balcões e dentro de enormes caixas espalhadas no chão da loja. Resumindo: um cliente qualquer não conseguia ver e nem andar facilmente naquela empresa. O drama que acabei de relatar é verdadeiro e foi registrado em uma grande cidade do interior do Piauí. Mas, essa mesma história também se repete em muitos empreendimentos pelo Brasil a fora.

Conto esse “case” para exemplificar como muitos empresários não perceberam ainda a necessidade de se trabalhar bem o layout do negócio. Aproveito, então, para perguntar como está o layout de sua empresa? Caso não saiba, estou referindo-me a organização física do seu empreendimento. Assim, o layout é a relação existente entre produtos expostos, máquinas, equipamentos, recepção, funcionários, circulação de clientes etc. Essa “arrumação” deve ser harmoniosa para que todos os fluxos acontecem na empresa.

É fundamental fazer o planejamento do layout. Relaciono, abaixo, algumas perguntas que ajudarão você a ter uma melhor distribuição dos espaços da sua empresa:
- Há estacionamento para os clientes?
- As mercadorias que chegam podem ser estocadas sem causar prejuízo a quem visita a empresa?
- A entrada é favorável ao consumidor?
- O cliente pode facilmente visualizar os departamentos internos da empresa?
- Produtos de uma mesma categoria estão próximos?
- O seu gerente ou supervisor tem condições de identificar rapidamente o andamento dos processos em seu negócio?
- Há facilidade para os seus funcionários em pegar e demonstrar produtos aos clientes?
- Da entrada à saída, existe uma sequencia lógica de todos os passos dos clientes dentro da sua empresa?
- Caso você queira fazer uma ampliação futura, o espaço atual favorece esse crescimento?

Independente do setor empreendido ou do porte da empresa, os empreendedores devem ter uma visão clara do ponto de venda em relação ao seu layout. Fazer com que os clientes se sintam bem nas organizações é uma visão estratégica dos empreendedores de sucesso! A arrumação da empresa vai garantir mais vendas ou não. Ouça os seus funcionários, sobretudo os mais experientes, pois eles terão na prática as sugestões para o dia a dia da empresa. Mas, o ideal é sempre chamar um profissional para discutir os espaços do seu empreendimento. Até a próxima e boa sorte!

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco