Retomada das obras · 19/07/2019 - 15h32 | Última atualização em 19/07/2019 - 16h31

Governador Wellington Dias garante retomada das obras em Colônia do Gurgueia


Compartilhar Tweet 1



A prefeita Doquinha de Colônia do Gurgueia-PI, esteve em audiência com o Governador Wellington Dias nessa segunda-feira (15/07), acompanhada do Deputado Federal Merlong Solano, hoje Secretário de Estado da Administração para tratar da liberação recursos para retomada das obras na cidade que são: asfaltamento das ruas calçadas, calçamento do Bairro Casulo e Av. Dr. João Martins de Araújo Costa, calçamento das ruas Francisco Ferreira e Alcineide Pereira Feitosa no Bairro Anchieta.

O Governador Wellington Dias atendeu prontamente as solicitações da prefeita, assegurando que as obras serão reiniciadas e concluídas. As empresas já foram autorizadas a retornar aos canteiros.

 


Fonte: ASCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Após conseguir liberar o dinheiro do Finisa 1, o Governador Wellington Dias autorizou o início de obras em Colônia do Gurgueia, Nesta sexta-feira (05/07), os operários já iniciaram os trabalhos em trecho da Rua Sebastião Barbosa no centro. A obra está bastante avançada.

 

“Graças a Deus e ao nosso alinhamento com o Governador Wellington Dias, obras importantes estão sendo feitas em Colônia do Gurgueia para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, disse a prefeita Doquinha.

 


Fonte: ASCOM
Comentar
Feira cultural · 19/07/2019 - 14h15

Veja como foi o encerramento da XVII Feira Cultural


Compartilhar Tweet 1



 

A Feira Cultural de Colônia do Gurgueia no ano de 2019, aconteceu em 3 dias de muitas apresentações culturais. As escolas municipais são responsáveis pela maioria das apresentações.

Na última noite de evento que aconteceu no dia 13 de julho de 2019, passaram pela quadra de eventos:

Escola Doce Vida que apresentou o tema Folclore, com suas belezas e manifestações.

A Educação de Jovens e Adultos – EJA trabalhou o dia do Nordestino, 08 de outubro e apresentou ao publico valores e tradições genuinamente nordestinos, com figuras bastante conhecidas como o Rei do Cangaço Lampião e sua amada Maria Bonita.

O Centro de Convivência trabalhou o tema Folguedos, onde as determinadas senhoras do grupo feliz idade, mostraram a vivência da cooperação, da alegria, da beleza e do amor fraterno.Também aconteceu a dança de lampião apresentada pelas crianças e as tradicionais quadrilhas juninas apresentada pelo Grupo Flor do Gurgueia.

 

Comentar
Gestão equilibrada · 17/07/2019 - 15h23 | Última atualização em 17/07/2019 - 15h35

De acordo com os relatórios Colônia do Gurgueia-PI, tem uma gestão equilibrada


Compartilhar Tweet 1



Os relatórios de gestão fiscal referente ao 2º semestre de 2018 e relatório de gestão da saúde referente ao 3º quadrimestre de 2018, apresentados pelo contador do município de Colônia do Gurgueia-PI, Francisco Neto em audiência pública realizada nessa terça-feira (16/07), apontam que a gestão da prefeita Doquinha conseguiu equilibrar as contas do município.

Os relatórios mostram que a gestão está cumprindo os índices constitucionais, sem folga financeira, mas mostram uma gestão equilibrada.

Os gastos com pessoal que a Lei de Responsabilidade Fiscal diz que é de 54%, o município gastou apenas 45,18%.

Os repasses do FPM para a educação que é 25%, o município chegou ao índice de 29,11%.

As receitas do FUNDEB que pode gastar 60% com o pessoal do magistério, o município gastou 79,73%, mostrando assim que a gestão está fazendo bem o seu dever de casa.

 

 

 


Fonte: ASCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Prefeita Doquinha de Colônia do Gurgueia-PI, esteve com o governador Wellington Dias, a vice-governador Regina Sousa, a bancada federal e estadual do Partido dos Trabalhadores e todos os prefeitos do partido.

Dentre outros assuntos da pauta, as retomadas das obras no município, os rumos das administrações no estado e municípios e também sobre 2020 quando acontecerão eleições municipais.

 


Fonte: ASCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR é parceiro forte do município de Colônia do Gurgueia, levando para o município ao longo dos anos, vários cursos de qualificação, como tal, se fez presente com lindos stands na XVII Feira Cultural do município.

O SENAR trouxe para Colônia do Gurgueia na Feira Cultural um stand com a demonstração de uma fábrica de cachaça, onde era feito o processo de fermentação e em 24 horas o aguardente já pode ser degustado.

Trouxe também a demonstração de uma fábrica de farinha, com o Sr. Pedro Arrais dando instruções para produzir farinha de qualidade. Ele preparava a matéria prima com antecedência, e na hora das visitas, preparava o beiju e todos os visitantes podiam experimentar.

A prefeita Doquinha agradeceu pessoalmente ao Coordenador de Formação Profissional Rural do SENAR, o Sr. Marcos Paraguaçu, pela presença da instituição na Feira Cultural do município.


Fonte: ASCOM
Comentar
Feira cultural · 14/07/2019 - 14h09 | Última atualização em 14/07/2019 - 14h28

Prefeita Doquinha melhora estrutura da Feira Cultural


Compartilhar Tweet 1



 

A XVII Feira Cultural teve um toque de beleza na estrutura das barracas. Graças a parceria da  prefeitura municipal fez com SENAR e SEBRAE, o evento cultural contou com uma estrutura totalmente padronizada, com stands de qualidade, oferecendo comodidade aos vendedores e clientes.

Desde o seu primeiro ano de mandato, a prefeita Doquinha vem trabalhando para melhorar cada vez mais a estrutura do evento cultural e isso foi feito em 2019, substituindo as barracas de palha, por stands padronizados.

 


Fonte: ASCOM
Comentar
XVII Feira cultural · 14/07/2019 - 13h50 | Última atualização em 14/07/2019 - 14h29

Prefeita Doquinha visita todos os stands na última noite da XVII Feira Cultural


Compartilhar Tweet 1



Na última noite da  XVII Feira Cultural de Colônia do Gurgueia-PI, a prefeita Doquinha visitou todas as barracas cumprimentando os barraqueiros e os visitantes.

A XVII Feira Cultural teve um toque de beleza na estrutura das barracas. Graças às parcerias que a prefeitura municipal fez com SENAR e SEBRAE, o evento cultural contou com uma estrutura totalmente padronizada, com stands de qualidade, oferecendo comodidade aos vendedores e clientes.

Desde o seu primeiro ano de mandato, a prefeita Doquinha vem trabalhando para melhorar cada vez mais a estrutura do evento cultural e isso foi feito em 2019, substituindo as barracas de palha, por stands.

 


Fonte: ASCOM
Comentar
Feira Cultural · 11/07/2019 - 10h51 | Última atualização em 11/07/2019 - 16h05

Prefeitura de Colônia do Gurguéia promove a 17ª feira cultural


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Colônia do Gurguéia anuncia a 17ª Feira Cultural do município, evento este, que já é tradição local.

Neste ano o evento traz o tema: “Colônia do Gurguéia em ritmo de comemorações” e acontecerá nos dias 11,12 e 13 de julho e contará com diversas atrações.

Confira a programação nos cartazes.

Programação geral do evento
 Foto: AsCom/Prefeitura de Colônia do Gurgueia
    Foto: AsCom/Prefeitura de Colônia do Gurgueia
    Foto: AsCom/Prefeitura de Colônia do Gurgueia
   Foto: AsCom/Prefeitura de Colônia do Gurgueia

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Colônia do Gurguéia
Comentar
Feira cultural · 11/07/2019 - 08h36 | Última atualização em 13/07/2019 - 13h29

Abertura da Feira Cultural em Colônia do Gurgueia-PI


Compartilhar Tweet 1



Nessa quinta-feira (11/07), aconteceu a abertura da Feira Cultural 2019, na sua XVII edição com o tema: Colônia do Gurgueia em ritmos de Comemorações. A prefeita do município, Alcilene Alves de Araújo, fez um discurso desejando boas vindas aos convidados e visitantes e declarou aberta a Feira Cultural.

Na primeira noite da feira, o evento contou com apresentações belíssimas das escolas públicas municipais.

O Serviço de Convivência do município abriu as apresentações com um resumo de todos os temas que serão apresentados.

A Escola Padre Anchieta apresentou o dia da criança, mostrando em vários ângulos, com reflexões sobre as crianças. A Escola Aliança do Gurgueia em seguida, deu um show na quadra com o tema; dia do índio. Em seguida a Escola Dom Avelar Brandão encheu a quadra de estudantes com várias apresentações e encerrou com uma homenagem a professora Rosa Barbosa que faleceu o ano passado.

 


Fonte: ASCOM
Comentar
Eletricista Instalador Rural · 10/07/2019 - 20h04 | Última atualização em 10/07/2019 - 20h30

SENAR ministra curso Eletricista Instalador Rural em Colônia do Gurgueia-PI


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Colônia do Gurgueia, e a Secretara de Meio Ambiente  em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Piauí, (SENAR) juntamente com o Sindicato dos Produtores Rurais do Vale do Gurgueia estão promovendo o curso de Eletricista Instalador Rural com duração de 48 horas..

O curso teve inicio na quarta-feira  dia (10/07),no horário  da manhã e terá 5 dias de aula, finalizando no sábado, com entrega dos certificados. As aulas estão sendo ministradas pelo professor do SENAR Francisco Lopes de Oliveira, as aulas são divididas em teóricas e pratica. As mesma estão acontecendo na Secretaria de Educação de Colônia do Gurgueia-PI.

 


Fonte: ASCOM
Comentar
Traves da quadra da Aliança · 05/07/2019 - 18h53

Quadra de futebol da Aliança do Gurgueia, recebe traves novas


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Colônia do Gurgueia-PI, entregou traves novas para a quadra de futebol da comunidade Aliança do Gurgueia ,foram feitas duas traves com material resistente para assim ter mais durabilidade, também foi entregue uma bola nova, para diversão da garotada.

 


Fonte: ASCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nessa sexta-feira  (05/07), a escola Dom Avelar Brandão Vilela, apresentou o projeto Paz na Escola “Motivo para amar”. O objetivo é desenvolver  e educando valores relativos à  paz e a não violência através de experiência significativas para a vida de todos os seres, no âmbito  escolar o na sociedade. Tiveram diversas apresentações durante a apresentação do projeto com os alunos da escola Dom Avelar.

 


Fonte: ASCOM
Comentar
Retorno das obras · 05/07/2019 - 08h17 | Última atualização em 08/07/2019 - 08h23

Obras em Colônia do Gurgueia são retomadas após liberação do finisa 1


Compartilhar Tweet 1



Após conseguir liberar o dinheiro do Finisa 1, o Governador Wellington Dias autorizou o reinicio das obras em Colônia do Gurgueia, Nesta sexta-feira (05/07), os operários já iniciaram os trabalhos em trecho da Rua Sebastião Barbosa no centro.

“Graças a Deus e ao nosso alinhamento com o Governador Wellington Dias, as obras estão sendo retomadas para melhorar a qualidade de vida do nosso povo, estamos dando o primeiro ponta pé, nos próximos dias tem previsão de retomada de obras do casulo e asfaltamento”. Disse A Prefeita Doquinha.

 


Fonte: ASCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O laboratório de Informática da Escola de Aliança do Gurguéia está passando por uma reforma. A mesma estava desativada a algum tempo. Já foram colocados piso, arrumado o forro, retirados às goteiras e pintura nova. A equipe de obra está caprichando na reforma para atender os alunos.

 


Fonte: ASCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nessa quarta-feira (03/07), aconteceu mais  um fez as atividades do Projeto Jogo de Cintura Col de Colônia do Gurgueia-PI. O Projeto Jogo de Cintura Col, desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF  de Colônia do Gurgueia-PI.

É formado pala equipe de Nutricionista Lorena Araújo, Assistente Social Francisca Ibiapino e a Educadora Física Kacilene que são responsáveis pelas atividades realizadas.

As atividades são voltadas para as pessoas com diabetes, hipertensos, colesterol elevados e obesos. As atividade acontecem todas as segundas e quartas-feiras, as 06h00minhs da manhã.

O Jogo de Cintura Col, é um projeto que tem como finalidade contribuir com a promoção de mudanças comportamentais no estilo de vida, com o objetivo de reduzir os riscos para doenças crônicas não transmissíveis.

 


Fonte: ASCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Aconteceu na última sexta-feira (28/06), a reunião dos comitês de coordenação e executivo do plano municipal de gerenciamento de resíduos sólidos de Colônia do Gurgueia-PI, no mesmo foi apresentado o diagnóstico preliminar do plano. 

O presidente da Fundação Visão Nordeste que é a empresa que foi contratada pelo município para assessorar na elaboração do plano, o Professor Egnarde Gonzaga esteve presente e disse estar bastante contente com o resultado do trabalho e com o empenho dos membros dos comitês na construção do plano. 

    Ascom/ Prefeitura de Colônia do Gurguéia
    Ascom/ Prefeitura de Colônia do Gurguéia
    Ascom/ Prefeitura de Colônia do Gurguéia
    Ascom/ Prefeitura de Colônia do Gurguéia

 


Fonte: Ascom/ Prefeitura de Colônia do Gurguéia
Comentar

A Unidade Escolar Doce Vida realizou nos últimos dias 27 e 28 de junho, através da secretaria municipal de saúde de Colônia do Gurguéia, pelo programa Saúde na Escola, uma escovação supervisionada e aplicação de flúor nos alunos da instituição. No total foram duzentas e trinta crianças contempladas. Elas receberam um kit contendo escova, creme dental e fio dental. A ação teve a direção da secretária de saúde Katarina Mikaela e supervisão da assistente social Maria Francisca.

 


Fonte: Reprodução/ Instagram da prefeitura de Colônia do Gurguéia
Comentar
Bairro Anchieta · 02/07/2019 - 08h08 | Última atualização em 02/07/2019 - 14h44

Equipe de patrulha mecânica de Colônia do Gurgueia, recuperando as ruas do Bairro Anchieta


Compartilhar Tweet 1



As máquinas da prefeitura de Colônia do Gurgueia-PI, iniciou os trabalhos de limpeza no Bairro Anchieta no dia (24/06), retirando o mato e os entulhos das ruas. A equipe da patrulha mecanizada iniciou ontem dia (01/07),  trabalhando na recuperação dos danos causados causada pela água das chuvas, as máquinas estão colocando material para tapa os buracos das ruas. Para assim melhorar o acesso as pessoas as suas casas.

 


Fonte: ASCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Aconteceu nessa sexta-feira (28/06), reunião dos comitês de coordenação e executivo do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Colônia do Gurgueia-PI, onde foi apresentado o diagnóstico preliminar do plano.

O presidente da Fundação Visão Nordeste que é a empresa que foi contratada pelo município para assessorar na elaboração do plano, o Professor Egnarde Gonzaga esteve presente e se disse bastante contente com o resultado do trabalho e com o empenho dos membros dos comitês na construção do plano.

O Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Colônia do Gurgueia-PI, será um grande avanço que a gestão da prefeita Doquinha está dando no sobre os cuidados ao meio ambiente, mas para que o mesmo contemple a verdadeira situação do município é preciso que todos os cidadãos participem da sua construção, dando ideias, sugestões e apontando o que tem de errado que precisa melhorar no que diz respeito ao assunto.

 


Fonte: ASCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Colônia do Gurgueia-PI, através da Secretaria de Agricultura e o Serviço Social do Município em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural – SDR, realizaram entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos PAA, nessa sexta-feira (28/06).

O objetivo desta parceria é atender as famílias com vulnerabilidade social, além das entidades assistenciais e também fortalecer a agricultura familiar, tendo em vista que todos os alimentos entregues são provenientes da agricultura familiar, produtores locais.

Foram entregues os produtos: peixe, macaxeira, abóbada, melancia. Ao todo foram atendidas mais de 250 famílias.

 


Fonte: ASCOM
Comentar
Saúde de Colonia · 26/06/2019 - 11h21 | Última atualização em 26/06/2019 - 17h27

Prefeita Doquinha quer a saúde de Colônia do Gurgueia cada vez mais eficiente


Compartilhar Tweet 1



A prefeita Doquinha de Colônia do Gurgueia reuniu-se com os profissionais da saúde nessa terça-feira (25/06), com o objetivo de melhorar cada vez o serviço de saúde no município.

"Como eu sou enfermeira, profissional da área, a saúde é o setor que eu quero ver funcionando melhor na nossa gestão", disse a prefeita. Acompanhada do esposo, o médico Washington Trindade e da Secretária de Saúde Katarina Mikaela a prefeita deu dicas de como quer que funcione cada setor dentro da pasta da saúde. "O nosso objetivo é fazer uma saúde cada vez melhor, mais ágil, mais eficiente para atender a população da nossa cidade".

 


Fonte: ASCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Saúde de Colônia do Gurgueia-PI fez o lançamento do Projeto Jogo de Cintura Col através da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família ( NASF), nessa terça-feira (18/06).

O projeto tem como finalidade contribuir com a promoção de mudanças comportamentais no estilo de vida e reduzir os riscos para doenças crônicas não transmissíveis.

A ação conta com equipe multidisciplinar formada por educadora física, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta e o apoio da equipe de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A prefeita Doquinha tem o objetivo de oferecer um serviço de saúde que atenda as necessidades da população garantindo mais qualidade de vida para todos. E falou no lançamento do projeto sobre os benefícios que as atividades a ser desenvolvidas trarão para a vida das pessoas.

As pessoas que podem participar das atividades são: pessoal portadoras de diabetes, hipertensos, colesterol elevado e obesos.

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Colônia do Gurgueia
Comentar
Centro de Convivência · 15/06/2019 - 06h21 | Última atualização em 15/06/2019 - 09h54

Alunos do Centro de Convivência de Colônia do Gurgueia em manhã de lazer


Compartilhar Tweet 1



Nessa sexta-feira dia (14/06), os alunos do centro de convivência e fortalecimento de vínculos passaram uma manhã de lazer na piscina do Rael. Tiveram varias  brincadeiras como: torneios de pênalti, roda de capoeira e varias outras . a manhã foi finalizada com belo e apetitoso  almoço A equipe de professores do centro de convivência estão de parabéns pois foi uma manha muito divertida.

 

Comentar
Universidade Grenoble Ecole · 12/06/2019 - 08h17 | Última atualização em 12/06/2019 - 09h31

Jovens da Universidade Grenoble Ecole de Management da França em Colônia do Gurgueia-PI


Compartilhar Tweet 1



Estudantes da Universidade Grenoble Ecole de Management da França estão em Colônia do Gurgueia-PI, fazendo trabalho social, eles são parceiros do Projeto Social Kaleo – PSC.

Além de ajudar na construção do prédio da Igreja Ministério Kaleo, eles estão visitando as escolas do município, fazendo intercambio, ensinando algumas coisas da língua e da cultura francesa para os alunos.

O pastor Cosmo da Igreja Kaleo falou que há tempos o ministério tem essa parceria com os franceses e por 03 vezes grupos já estiveram em Colônia do Gurgueia ajudando na obra.

Os universitários receberam o livre Peregrino de dura jornada que conta a história do Padre José de Anchieta e de Colônia do Gurgueia, desde a implantação do projeto do INCRA.

 

Comentar