Na Setrans · 18/10/2017 - 09h23 | Última atualização em 18/10/2017 - 17h27

Prefeito de Cocal dos Alves se reúne com Guilhermano Pires para tratar sobre obras da BR-309


Compartilhar Tweet 1



Os prefeito de Cocal, Rubens Vieira, e Cocal dos Alves, Osmar Vieira, participaram de reunião na Secretaria de Estado dos Transportes do Piauí (SETRANS), com o secretário Guilhermano Pires.

Os gestores acompanharam as ações correspondentes ao andamentos das obras da PI-309, que diminuirá a distância entre Teresina e Cajueiro da Praia em 80 km.

Foto: Reprodução Instagram (Setrans)

(Equipe de Municípios)


Fonte: Instagram/Setrans

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Cocal dos Alves, Osmar Vieira, está fazendo melhorias no município para melhor atender a população, em apenas sete meses de seu mandato já está como a pavimentação asfáltica de várias ruas da zona urbana em andamento.

Cocal dos Alves, no Norte do Piauí, vive uma nova realidade. È o resultado do esforço do governo atual que em tempo recorde está transformado o espaço urbano para melhor.

A ação do gestor levará cerca de 60.000 m² de infraestrutura urbana, cujos trabalhos estão em andamento na cidade. Tudo custeado com recursos próprios do Governo Estadual.

Fotos: Evaldo Neres

(Equipe de Municípios)


Fonte: Blog Evaldo Neres
Provas, 06 de agosto · 14/06/2017 - 16h07 | Última atualização em 14/06/2017 - 16h27

Prefeito de Cocal dos Alves participa de lançamento do edital da UAPI


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Osmar Vieira, do município de Cocal dos Alves, participou nesta quarta-feira (14/06) da solenidade de lançamento do edital do vestibular da Universidade Aberta do Piauí, em 60 municípios piauienses. O governador Wellington Dias fez o lançamento com a secretária da Educação, Rejane Dias, secretário de Governo, Merlong Solano; do reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, equipe técnica, além de alguns deputados estaduais.
As provas acontecerão dia 06 de agosto. O Sistema Universidade Aberta do Piauí foi criado no final de 2016 com o objetivo de expandir o ensino superior para todo o estado até 2018, por meio de uma parceria entre Uespi, Seduc e Fapepi.

Veja o edital completo, clique aqui.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Cocal dos Alves, Osmar Vieira, participou nesta sexta-feira (17/02) do segundo dia do III Seminário para os novos gestores e ouvidoria itinerante em Parnaíba. O evento é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/PI) por meio da Escola Gestão e Controle (EGC).

O Gestor ressaltou ainda a importância em participar do evento para adquirir mais conhecimentos para uma melhor gestão pública. O seminário contou com palestras sobre os Cuidados Necessários na Aplicação de Recursos Federais, Gestão e Governança e Tomada de Contas – Instrumento de Apuração de Irregularidades em Início de Gestão.


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Cocal dos Alves, Osmar Vieira, marcou presença na Assembleia Geral realizada nesta sexta-feira (06/01). A pauta principal era a eleição para mesa diretora da Associação. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, foi aclamado como presidente da APPM por maioria qualificada de votos.

A Assembleia foi aberta com 136 prefeitos presentes, quórum suficiente para tal. Perguntados se aclamavam o novo presidente, os prefeitos ergueram os braços. A posse aconteceu ainda no final da manhã com presença do governador Wellington Dias, senadores Regina Sousa e Elmano Ferrer, deputados federais Rejane Dias, Marcelo Castro, Júlio César, presidente da Alepi, Themístocles Sampaio, deputados e secretários estaduais.

(Redação Teresina)

Situação precária · 11/01/2017 - 16h19 | Última atualização em 11/01/2017 - 16h24

Modelo em educação, prefeito fala que Cocal dos Alves adia aulas por falta de estrutura


Compartilhar Tweet 1



A Unidade Escolar Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, é conhecida nacionalmente pela excelência na Educação. Contudo, nas demais escolas do município a realidade é bem diferente e, segundo o prefeito eleito, Osmar Vieira (PT), a situação compromete inclusive o início do ano letivo.

"As escolas não têm condição de funcionamento. Infelizmente, a situação é triste. Vou pedir socoro ao governador e a quem puder, pois não temos a menor condição de colocar as escolas para funcionar. As escolas não têm condição de receber os alunos. Temos uma escola em nível nacional, mas a estrutura do município é precária. O Ideb do município é bom, pois vem do esforço dos professores e alunos, mas a estrutura é ruim", desabafa o prefeito em entrevista a TV Cidade Verde.


Compartilhar Tweet 1



Nesta terça-feira (27/12), as cidades de Caraúbas, Caxingó, Cocal dos Alves e São Miguel do Fidalgo estão de aniversario e cada cidade prepara uma grande surpresa para sua população. O Deputado Federal Atila Lira parabenizou as cidades em sua conta oficial no instragram.

(Redação Teresina)

Novos gestores do PI · 18/11/2016 - 17h15 | Última atualização em 24/11/2016 - 18h25

Osmar Vieira participa de evento na CNM em Brasília para novos prefeitos


Compartilhar Tweet 1



O prefeito eleito de Cocal dos Alves, Osmar Vieira, esteve em Brasília, participando do Seminário Novos Gestores: Região Nordeste, organizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. O evento começou dia 09 e encerrou dia 11 de novembro. Além de palestras, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, os prefeitos puderam manter contato com representantes dos ministérios e outros órgãos de interesse da gestão municipal. Assim como, puderam ter acesso há vários livros e informativos que podem lhe auxiliar no mandato.

Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro - direto de Brasília


Compartilhar Tweet 1



Com 5.385 eleitores, o município de Cocal dos Alves, localizada a de 270 km de Teresina, elegeu no último domingo (02/10) com 51.73% dos votos o candidato a prefeito Osmar Vieira (PSDB). Com a coligação "A mudança que o povo quer" composta pelos partidos: PP / PSDB / PT.

Seu concorrente, Ivan (PDT), somou apenas 48.27% dos votos.

Dos vereadores, foram eleitos: Taisa (PP) 13.48%, João Caboclo (PSDB) 9.87%, Maria do Notório (PSB) 8.22%, Chico Antônio (PSB) 7.61%, Lindomar Brandão (PMDB) 7.05%, Raimundo Zezinho (PDT) 6.92%, Profº Edimilson (PDT) 6.83%, Zé Nego (PT) 4.95%, Brandão do Doca (PT) 4.70%

Votos brancos somaram 0.89% os nulos 4,32%

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



A Policia Militar prendeu neste domingo (17/07), um homem de 45 anos, identificado como Clodoaldo de Brito, suspeito de desferir um golpe de faca no peito do lavrador Francisco Cardoso, de 50 anos.

O fato aconteceu em uma estrada vicinal localizada no povoado Chafariz, zona rural de Cocal dos Alves. Segundo informações repassadas a polícia, Clodoaldo e Francisco eram amigos e estavam em meio a uma festa quando aconteceu o incidente. Ninguém soube informar o que motivou o crime.

Segundo o Blog do Coveiro, o golpe foi profundo e Francisco acabou perdendo muito sangue. Ele foi socorrido por populares e levado para o Hospital Joaquim Vieira de Brito em Cocal, onde recebeu atendimento médico.

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA AQUI

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Blog do Coveiro
Assinatura de convênio · 19/05/2016 - 09h44

Seduc assina Termo de Cooperação com APAES de 34 municípios


Compartilhar Tweet 1



Foi realizada na manhã de segunda-feira (16), a assinatura do Termo de Cooperação que põem à disposição professores da rede pública estadual para 34 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de Teresina (APAES). Além das APAES será conveniada a Associação dos Deficientes Visuais de Campo Maior (ADVIC), sendo beneficiados no total 2.306 alunos por intermédio deste convênio.

"Queremos avançar porque temos muitas pessoas que se doam fazendo esse trabalho voluntário para ajudar nossas crianças a ingressar no ensino regular e, até mesmo, na universidade. O Estado é parceiro e reconhece esse trabalho e, o mínimo que podemos fazer, é ajudá-las", afirma a secretária Rejane Dias.

Estiveram presentes no ato representantes das APAES de Teresina e de mais 27 municípios.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da SEDUC
Dia 20 de maio · 13/05/2016 - 15h12 | Última atualização em 13/05/2016 - 15h45

Aniversário de 4 anos do Hiate clube em Cocal dos Alves


Compartilhar Tweet 1



Dia 20 de maio, sexta-feira, o Hiat clube na localidade Jenipapo município de Cocal dos Alves, realizará a festa de aniversário de 4 anos, e trás duas grandes atrações, primeiro a se apresentar será o Cantor das Multidões Edgar Rodrigues e logo em seguida Gracinha e forró balanço, Pisca agradece a presença de todos.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de blog cocal noticias
Tocha Olímpica · 05/05/2016 - 12h40 | Última atualização em 05/05/2016 - 15h38

'Sem frustração', diz professora cocalalvense que não correu com tocha olimpica por causa de tumulto


Compartilhar Tweet 1



A professora piauiense Aurilene Vieira de Brito seria a quinta pessoa a conduzir a tocha olímpica em solo brasileiro. Entretanto, logo no início do revezamento da tocha em Brasília, realizado nessa terça-feira (3), manifestantes contra e a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff impediram que a diretora de uma escola de Cocal dos Alves conduzisse a chama.

“Houve um tumulto quando a chama iria ser passada para mim, uma confusão tremenda. Por medida de segurança, decidiram interromper a passagem do fogo para mim. Sem frustração, o que vale é o reconhecimento pela escola, pela educação na cidade e o convite de reconhecimento”, disse ela, que é diretora da Escola Augustinho Brandão, uma das melhores escolas públicas do Brasil.

(Redação Teresina)

Alto índice na educação · 15/10/2015 - 15h06 | Última atualização em 15/10/2015 - 17h58

Governador Wellington Dias e ministro da Educação visitam município de Cocal dos Alves


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quinta-feira (15/10), o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, esteve no município de Cocal dos Alves inaugurando as obras de reforma e ampliação da U. E. Augustinho Brandão. Estiveram presentes também no evento o ministro da Educação, Aloizio Mercadante e a secretaria Estadual da Educação, Deputada federal Rejane Dias.

Durante a visita, os alunos da escola fizeram uma apresentação de abertura cantando o hino do Piauí com flautas. O governador, durante o seu discurso, parabenizou os alunos por estarem na frente das escolas de todo o país.

A escola é conhecida em todo o Brasil por um alto índice de medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática e também por obter as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Direto de Cocal dos Alves


Compartilhar Tweet 1



A Comissão de Estudos Territoriais (Cete), presidida pelo deputado Antonio Félix (PSD), está convocando onze prefeitos e ou representantes das câmaras municipais para a formalização dos acordos territoriais. Todos os municípios cujos representantes foram convocados estão envolvidos em algum conflito territorial. A reunião está marcada para a próxima quarta-feira (23) na sala da Comissão na Assembleia Legislativa.

São cidades onde áreas, geralmente de zona rural, ainda estão indefinidas como pertencentes a um ou a outro município, o que dificulta a gestão por parte do poder público. O município de Cocal dos Alves consta na lista dos convocados.

Leia a matéria completa

(Redação Teresina)


Fonte: Alepi

Compartilhar Tweet 1



O professor piauiense Antônio Cardoso do Amaral foi homenageado nesta segunda (20) pela organização da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), por desenvolver um trabalho promissor na disciplina de matemática na Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada no município de Cocal dos Alves, Norte do Piauí.

A cidade está entre as 50 com índice de desenvolvimento humano mais baixo do Brasil, mas há uma década o professor Antônio do Amaral começou ali uma pequena evolução. Desde 2005, a escola já ganhou mais de 150 medalhas e menções honrosas.

Em 2015 foram três medalhas de ouro, oito de prata e cinco de bronze. Os alunos Sávio Vinícius Costa do Amaral, José Márcio Machado de Brito e Jean Carlos Sousa de Brito receberam medalha de ouro.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de Floriano News

Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado por Aureliano Araújo Brito, de 34 anos idade, morreu após sofrer um acidente na zona rural de Cocal dos Alves. De acordo com informações, a vítima conduzia uma motocicleta pelo povoado “Carnaubal”, quando teria perdido o controle, caído e batido sua cabeça em um amontoado de pedras.

O acidente aconteceu por volta das 11h deste domingo (07/06). A vítima conduzia uma moto Honda Titan, modelo de 1999/2000. Populares que passavam pelo local ainda tentaram socorrer a vítima para o hospital de Cocal dos Alves, mas o motociclista já estava sem vida.

Uma equipe do IML foi acionada para realizar a remoção do corpo até o posto avançado do IML de Parnaíba, localizado no bairro Frei Higino. Após a perícia, o corpo deverá ser liberado para que a família realize o sepultamento.


Fonte: Com informações do blog do Pessoa

Compartilhar Tweet 1



Um Policial Militar do Piauí identificado como Sargento R.Sousa, teve sorte e por pouco não perdeu a vida durante uma tentativa de homicídio ocorrida no povoado Jacarandá, zona rural de Cocal. O fato aconteceu em um estabelecimento comercial situado às margens da PI-213, que liga Cocal à Viçosa do Ceará, próximo ao posto fiscal.

Um homem não identificado desferiu uma facada na região do pescoço do policial, que mesmo ferido e desarmado, conseguiu render e tomar a faca do agressor. Devido ao ferimento, o sargento optou por mandar o acusado se evadir do local.

Populares o socorreram encaminhando ao Hospital Joaquim Vieira de Brito em Cocal, onde foi atendido pelo médico plantonista e encontra-se internado em observação.

Ele passa bem e não corre risco de morte.


Fonte: Com informações do Blog do Coveiro
Briga de família · 13/02/2015 - 08h16 | Última atualização em 13/02/2015 - 08h18

Cocal dos Alves: Homem é agredido violentamente a socos e pedradas pelos próprios sobrinhos


Compartilhar Tweet 1



Dois adolescentes, um de 16 e o outro de 17 anos, estão sendo apontados como os autores de terem agredido violentamente a socos e pontapés o servente de pedreiro Carlito Vieira de Brito, de 40 anos, que é tio dos jovens.

O fato ocorreu na localidade Pitombeira de Baixo, zona rural de Cocal dos Alves. De acordo com o depoimento da vitima, os acusados premeditaram a investida que foi motivada por motivo banal e ocorreu quando o mesmo saía da residência de sua mãe com destino a uma casa que fica de fronte, onde mora um de seus irmãos.

Momento em que foi ao solo após ser atingido por uma pedrada desferida por um de seus sobrinhos e em seguida foi agredido com vários socos efetuados pela dupla.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informação do Blog do Coveiro
12 de fevereiro na APPM · 21/01/2015 - 19h45

APPM convoca Assembléia Geral com todos os prefeitos do PI


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM) convocou para o próximo dia 12 de fevereiro, uma Assembléia Geral Extraordinária com os prefeitos de todo o Piauí. Na ocasião, serão discutidos os principais problemas que prejudicam os municípios atualmente.

Dentre as pautas a serem discutidas, temas como o cofinanciamento da saúde; discussão para deliberação sobre retenção, pelo Governo Federal, de créditos aos municípios e formas de recuperação; discussão para deliberação sobre os erros no preenchimento das GFIP's e formas de correção e recuperação de valores pagos a maior; LRF (limite de gastos com pessoal) - vantagens com a Decisão do TCE relativo ao pedido da APPM.

A reunião de assembleia geral acontece no dia 12 de fevereiro, às 9h da manhã, no auditório da APPM.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM
Febre chikungunya · 14/01/2015 - 21h00

Sesapi realiza campanha no combate à dengue e chikungunya


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí confirmou que 34 municípios piauienses registraram alta no número dos casos. Por conta disso, medidas para o combate e prevenção da doença já estão sendo tomadas.

O secretário da Saúde, Francisco Costa, acredita que a situação indica que houve uma acomodação por conta das equipes de prevenção. A população também exerce papel fundamental no combate à dengue.

A Sesapi, em parceria com o Governo Federal, incentiva a realização, no dia 7 de fevereiro, a Campanha Nacional de Prevenção contra Dengue e Chikungunya, em todos os municípios piauienses.

Os índices de morte também registraram alta. Foram cinco mortes no Estado, contra apenas duas em 2013. Em relação à febre chikungunya, o Piauí não registrou nenhum caso.


Fonte: Portal do Governo do Estado do Piauí
Cocal dos Alves · 16/12/2014 - 16h55 | Última atualização em 16/12/2014 - 19h05

Acusado de furto, jovem é preso ao completar maioridade penal


Compartilhar Tweet 1



O jovem Mauricio Pereira de Brito, que é acusado de inúmeros furtos em Cocal dos Alves, ganhou uma prisão como presente de aniversário na ultima sexta-feira (12/12), dia em que completou a maioridade.

Mauricio é residente na localidade Pitombeira de Cima, zona rural de Cocal dos Alves e já é um velho conhecido da policia por efetuar praticas delituosas em Cocal, Cocal dos Alves e até no Rio de Janeiro. Ele foi detido uma vez sob acusação de subtrair três celulares de sua própria tia e em outra ocasião uma motocicleta.

O jovem foi encaminhado ao "Complexo do Menor" em Parnaíba no dia (15/12), onde ficará custodiado por tempo indeterminado a disposição da justiça. No 'próximo deslize' ele já responderá em regime fechado num presidio.


Fonte: Blog do Coveiro

Compartilhar Tweet 1



O carro ficou com os pneus para cima e a lataria do teto parcialmente destruída.
Por volta das 02:00 da madrugada desta segunda-feira (17/11), uma caminhonete Hilux, de cor branca, ocupada por quatro pessoas residentes em Cocal dos Alves, tombou na PI-213, rodovia que liga Cocal à Placa, no trecho que compreende o IFPI e o campo de aviação de Cocal.
Segundo informações das vitimas, os mesmo viajavam de Teresina com destino à Cocal dos Alves, quando tiveram o trajeto interrompido por um jumento que invadiu a pista, ao tentar desviar, o motorista acabou perdendo o controle do carro invadido o acostamento do lado direito da via, entrando mata adentro e tombando em seguida.

(Redação Teresina)