Mais segurança · 20/07/2018 - 18h43 | Última atualização em 20/07/2018 - 18h47

Prefeito Rubens Vieira reúne-se com Secretário de Segurança para solicitar mais policiamento


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, esteve reunido, nesta quinta-feira (19/07), com o secretário de Segurança Pública do Piauí, Coronel Rubens Pereira, para tratar sobre as solicitações de providências com relação à segurança no município.

Foi solicitando algumas medidas para a redução da criminalidade, Cocal irá receber maior efetivo de policiais militares e duas novas viaturas, com previsão de entrega para a próxima semana.

“Cocal é, hoje, um município de grande desenvolvimento populacional e econômico, por isso, necessita de maior estrutura de segurança, a fim de assegurar a tranquilidade dos cidadãos”, conclui o prefeito.

    Foto:Evaldo Neres

 

 


Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar

O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, realizou vistoria, nesta quarta-feira (18/07), às obras de pavimentação em piçarra da estrada que liga os assentamentos São Jerônimo e Tanque Velho à rodovia PI-213 e à ponte do povoado Gado Bravo.

Marca da gestão do prefeito no município, a construção, pavimentação e asfaltamento de estradas têm beneficiado a população, especialmente nas comunidades da zona rural.

“Esta obra é um sonho dessas comunidades, que reivindicavam essa estrada e nós atendemos a essa solicitação. Nós fizemos e estamos fazendo obras como essa em muitas outras localidades do município. Isso significa mais mobilidade às pessoas, trazendo mais facilidade no deslocamento, na produção e no comércio da região”, afirma Rubens Vieira.

Facilidade atestada pelo agricultor João Batista que, morando em São Jerônimo, conta que “agora a gente tem um caminho de qualidade. É uma melhoria de 100%”.

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar

Em reunião realizada nessa terça-feira (17/07), com representantes do Ministério Público do Piauí (MP-PI), da Polícia Militar (PM), da Guarda Municipal local, vereadores e sociedade civil, o prefeito de Cocal, Rubens Vieira, tratou sobre melhorias na segurança pública da cidade.

Como resultado da reunião, foi emitido ofício ao governador do Estado, Wellington Dias, solicitando providências urgentes para solucionar os problemas de criminalidade no município.

Dentre as solicitações, constam: o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar na cidade; a alteração da 2ª companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar em uma companhia independente; melhoria nas condições de trabalho dos agentes policiais; viaturas novas; recursos para instalação de câmeras de segurança na região central e vias de acesso ao município; treinamentos e capacitação e implementação de Disque Denúncia integrado entre os órgãos de segurança.

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal entregou uma ambulância à comunidade Santo Hilário, na zona rural da cidade. O transporte vai ajudar no deslocamento dos pacientes que precisam de atendimento médico na comunidade e nas localidades vizinhas.

A entrega da ambulância aconteceu nesse domingo (15/07), durante o encerramento do Cocal Junino. Na oportunidade, o prefeito também agradeceu o apoio do público presente e anunciou outras obras para a região. “Já licitamos a construção de uma estrada vicinal nessa região, com apoio de emenda parlamentar do senador Ciro Nogueira. Já sabemos do sonho que a população tem de ter uma praça por aqui e vamos trabalhar pra conseguir construir essa praça na nossa gestão”, completa o prefeito.

Na ocasião, aconteceu o encerramento do Cocal Junino 2018 na Escola João Justino de Brito, na localidade Santo Hilário. 

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar
Em Cocal · 15/07/2018 - 10h12 | Última atualização em 15/07/2018 - 15h05

Seminário conclui ciclo do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Cocal


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, encerrou com um seminário, realizado nessa sexta-feira (13/07), o ciclo 2017 do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Implantado em Cocal desde 2013, o programa do Governo Federal, em parceria com governos estaduais e municipais, visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental. 

A secretária Municipal de Educação, Raimunda Albuquerque, avalia o trabalho realizado. “O trabalho com o PNAIC vem trazendo bons frutos. Podemos ver a melhoria significativa da aprendizagem das nossas crianças sobre a orientação dos professores cadastrados nesse programa. Temos uma admiração com esse programa, que nos da orientação de como trabalhar durante todo o ciclo de ensino, desde a educação infantil até o terceiro ano do ensino fundamental”, diz Raimunda Albuquerque.

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) publicou o edital 07/2018, que normatiza o processo de remoção interna de pessoal. Há vagas de entrada para remoção interna para as cidades de Barras, Batalha, Campo Maior, Canto do Buriti, Cocal, Corrente, Cristino Castro, Floriano, José de Freitas, Luzilândia, Miguel Alves, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, União, Valença do Piauí.

INSCRIÇÕES

As inscrições para os servidores concursados que queiram mudar de lotação ficam abertas até 20 de julho e devem ser realizadas pela intranet do INSS.

A análise dessas solicitações será feita entre 23 e 31 de julho. A publicação do resultado acontece até 2 de agosto, com prazo para recursos aberto entre 3 e 7 de agosto. Os recursos serão analisados entre 8 e 16 de agosto e o resultado final será publicado até 20/08.

Edital

 


Fonte: Ache Concursos
Comentar
Em Cocal · 13/07/2018 - 09h05 | Última atualização em 13/07/2018 - 17h59

Cocal abre seleção para mediadores e facilitadores dos programas Mais Educação e Novo Mais Educação


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu chamada pública para seleção de mediadores e facilitadores para atuação nos programas Novo Mais Educação e Mais Educação, do Governo Federal.

As inscrições já estão abertas e os interessados têm até o dia 18 de julho para se candidatar às vagas. Basta dirigir-se à sede da Secretaria Municipal de Educação, no horário de 8h às 13h, portando os seguintes documentos: identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, diploma que comprove a formação e documento comprobatório de experiência docente.

O processo seletivo será conduzido pela Secretaria Municipal de Educação, sob coordenação da secretária municipal de Educação, por meio de uma comissão formada por técnicos da SEMED, aos quais é expressamente vedada a participação como candidato do processo seletivo, que analisará as inscrições e os Perfis Profissionais dos candidatos.

Confira o Edital

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério do Meio Ambiente lançou o edital dos fundos nacionais do Meio Ambiente e de Mudança do Clima, para municípios. Que visa selecionar propostas para implementação de iniciativas socioambientais dirigidas à redução de vulnerabilidade à mudança do clima em áreas urbanas. Essas serão realizadas nos dias 17 e 18, em Brasília, 26 e 27, em Salvador, e 2 e 3 de agosto, em Recife. A data limite para o envio das propostas ao edital é 11 de setembro.

Somente os municípios listados no Anexo 1 do edital podem participar das capacitações, que serão organizadas pelo Departamento Fundo Nacional do Meio Ambiente (DFNMA). São reservadas vagas para dois representantes de cada município. Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para o endereço edital2018@mma.gov.br, informando o nome completo, CPF, telefone para contato e comprovação de vínculo com a prefeitura. Também devem informar em qual cidade querem se inscrever.

Edital

 

 


Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Comentar

A programação do Cocal Junino 2018 já está quase no fim, mas ainda tem bastante diversão nos bairros e localidades do município. As quadrilhas juninas tomaram conta das festividades nas localidades Sítio Frecheiras e Campestre, na zona rural de Cocal, nos dias (7 e 8/07), respectivamente.

Com apresentações de quadrilhas e danças folclóricas, os eventos atraíram grande público. “Vale muito a pena porque você vê os pais, alunos e professores incentivando a cultura do nosso município. Uma cidade que não tem cultura, não tem memória, e nós estamos resgatando isso para Cocal”, destaca o prefeito do município, Rubens Vieira.

Com a proposta de promover um evento itinerante e que integrasse todas as comunidades, o Cocal Junino segue até o dia 15 de julho, com encerramento no povoado Santo Hilário.

 

 


Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar
Em Cocal · 09/07/2018 - 17h07 | Última atualização em 09/07/2018 - 18h42

Projetos de saúde de Cocal realizam festa junina


Compartilhar Tweet 1



A programação dos projetos “Dançando para uma vida saudável”, na Praça de Eventos, e “Santo Hilário em Ação”, na zona rural, realizado nessa semana em Cocal. Durante os eventos, foram realizadas quadrilhas juninas e apresentações artísticas organizadas pelos participantes dos projetos.

Voltados para a promoção da saúde da comunidade, os grupos realizam ações de exercícios físicos e dança, com o objetivo de incentivar a adoção de hábitos que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar.

“Nós estamos cuidando da saúde da população cocalense. O projeto é algo que torna os participantes mais felizes, motivados e com melhor autoestima”, destaca Margarida Melo, educadora física e idealizadora dos projetos. Além de Margarida Melo, participam do projeto os acadêmicos Francisco lázaro de Sousa e Lucas Borges.

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Completando dez dias de festas nos bairros e localidades do município, o Cocal Junino 2018, esteve, nos dias 5 e 6 de julho, na Escola Municipal Santa Teresinha, que fica no bairro Santa Teresinha, e no Pólo I, no povoado Vidéu.

Com apresentações de danças regionais e quadrilhas juninas organizadas por alunos e professores, os eventos reuniram grande público formado pela comunidade local e de regiões vizinhas.

Presente em ambas as festividades, o prefeito de Cocal, Rubens Vieira, elogiou as apresentações e anunciou uma novidade. “Em Santa Teresinha, vamos construir uma nova escola com ginásio poliesportivo e toda a infraestrutura necessária para otimizar o aprendizado das crianças. Nossa meta é garantir oportunidades e o desenvolvimento integral dos jovens cocalenses”, anuncia.

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de União
Comentar
Cocal Junino · 06/07/2018 - 09h17

Alunos comemoram cultura regional no Cocal Junino


Compartilhar Tweet 1



O Cocal Junino 2018 está agitando os bairros e povoados do município de Cocal, nesta época de festa junina. Nessa quarta-feira (04/07), foi a vez de a Unidade Escolar Domingos Alves Gomes, no bairro São Pedro, comandar o São João na cidade.

Com programação que conta com quadrilhas, apresentações culturais e comidas típicas, o Cocal Junino segue até o dia 8 de julho, domingo, e tem se destacado pelo caráter itinerante.

"Nós temos percorrido os bairros e localidades de Cocal, levando a tradição da festa junina. Nossa proposta era de valorização e preservação da cultura nordestina e estamos muito contentes com os resultados até agora, principalmente a satisfação dos cocalenses", assinala o prefeito Rubens Vieira.

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito municipal de Cocal, Rubens Vieira, em entrevista exclusiva para o 180graus fala sobre as emendas que o senador Ciro nogueira tem destinado para a cidade. Na oportunidade, fala sobre a solenidade que aconteceu  no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e que ainda existe possibilidade para o municípios ser contemplado pelo programa “Avançar Cidades” na segunda etapa do projeto. O evento aconteceu nesta terça-feira (03/07).  

 

Comentar

O prefeito municipal Cocal, Rubens Vieira participou da solenidade de lançamento do programa “Avançar Cidades Mobilidade”, que foi realizado nesta terça-feira (03/07), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

O projeto tem como objetivo disponibilizar verbas aos municípios do estado, que serão utilizadas no desenvolvimento de infraestrutura das cidades. O Ministério das Cidades em parceira com a Caixa Econômica Federal liberou R$ 756 milhões em investimentos para o Estado do Piauí.

Além disso, foram anunciados novos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O trecho Cocal-Brejinho será inaugurado pelo governador na próxima quinta-feira (05/07). O governador do Estado do Piauí, Wellington dias, participará do desenlace de Fita e descerramento de Placa Inaugural de obra de Pavimentação Asfáltica da PI-301, trecho: Povoado Brejinho/Cocal (IDEPI).

Confira a Agenda do governador, em Cocal.

10h20 – Desembarque em Cocal

Recepção ao Governador e comitiva

10h30 – Visita às obras de Pavimentação Asfáltica, trecho Cocal/BR-343 (SETRANS)

10h30 – Visita às obras de Pavimentação Asfáltica, trecho Cocal/BR-343 (SETRANS)

10h50 - Desenlace de Fita Inaugural de obra de Pavimentação Asfáltica da PI-301, trecho: Cocal/Povoado Brejinho (IDEPI)

    Foto e Edição:Evaldo Neres

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar
Em Cocal · 02/07/2018 - 20h45

Forró anima festividades do Cocal Junino


Compartilhar Tweet 1



Com um repertório das antigas, o forró marcou a noite do Cocal Junino, nesse domingo (01/07), na Praça de Eventos. A festa contou com show artístico da banda “Pé de Ouro” e apresentações de quadrilhas e grupo de dança.

Aliando as propostas de resgate às tradições culturais nordestinas e de programação itinerante por todo o município, o Cocal Junino se estende até o dia (08/07), com apresentações artísticas e muita animação.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Bernardo Filho, “a festa tem superado as expectativas de público e de animação. O Cocal Junino 2018 está sendo o São João da integração e da união entre as comunidades”, finaliza.

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Apresentações culturais, comidas típicas, dança e música são alguns dos elementos mais típicos das festas juninas de Cocal, que, ao longo dos meses de junho e julho, estão percorrendo comunidades do município, mobilizando escolas e celebrando a cultura. Denominado Cocal Junino, o evento foi realizado nesse sábado (30/06), na Praça de Eventos da cidade.

Para Rubens Vieira, prefeito de Cocal, a valorização e preservação da tradição regional das festas juninas, com o engajamento das comunidades escolares, é um aspecto importante do evento. “É muito bonito ver instituições e pessoas mobilizadas para a realização de um dos eventos mais esperados pela população do nosso município e, sem dúvidas, o Cocal Junino é uma festa onde todos se empoderam de suas identidades”, afirma o gestor.

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar
Festa em Cocal · 02/07/2018 - 15h44 | Última atualização em 02/07/2018 - 16h27

Festa junina marca inauguração de ginásio na zona rural de Cocal


Compartilhar Tweet 1



O ginásio poliesportivo da comunidade Juazeiro, zona rural de Cocal, foi inaugurado nessa sexta (29/06). A solenidade foi marcada por apresentações culturais e discursos de autoridades.

Rubens Vieira, prefeito de Cocal, esclarece, “Investir no esporte é investir na saúde, na educação e na cidadania. Os alunos do grupo escolar José Vieira, a comunidade de Juazeiro e as localidades vizinhas agora podem contar com uma estrutura planejada para que possam se dedicar às práticas esportivas”, destaca o gestor.

O professor Ivan Soares, que é diretor do Grupo Escolar Ezequias Costa e representante do Grupo Escolar Felipe José Vieira, fala sobre as apresentações culturais. “Foram 16 apresentações culturais, que mobilizaram os alunos. Eles animaram o público com quadrilhas e danças folclóricas. A quadrilha Sacode Boiba, da comunidade Boiba, também esteve no evento”, conta Ivan.

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar
Festa em Cocal · 29/06/2018 - 15h15 | Última atualização em 29/06/2018 - 15h33

Cocal Junino: shows e apresentações culturais na Praça de Eventos marcam fim de semana


Compartilhar Tweet 1



Neste sábado (30/06) e domingo (01/07), a Praça de Eventos de Cocal receberá apresentações de quadrilhas, danças folclóricas e shows musicais no prosseguimento da programação do Cocal Junino 2018, promovido pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e Cultura.

No sábado (30/06), Haniel Nóbrega e Garotos da Farra se apresentam ao público, além das apresentações artísticas e culturais.

Já no domingo (01/07), a festa fica por conta da Banda Pé de Ouro, além do grupo Dança Portuguesa Rouxinol, Bumba Meu Boi do Maranhão, quadrilhas e danças folclóricas locais.

“O Cocal Junino é uma festividade que já se tornou tradição aqui em nosso município. É um momento de valorização da nossa cultura nordestina e que oportuniza a integração da comunidade. Esperamos todos neste fim de semana na Praça de Eventos para conferir de perto atrações de muita qualidade e beleza”, frisa o prefeito de Cocal, Rubens Vieira.

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O mês de junho está acabando, mas ainda tem muita festa de São João no Cocal Junino 2018, que segue até o dia (08/07). Nesta semana, a programação de quadrilhas, apresentações artísticas e comidas típicas aconteceu nas localidades Agrovila Jacaré, Boíba e na Unidade Escolar Samuel Tupinambá, no bairro Santa Luzia.

Com a proposta de contemplar todas as comunidades do município, o Cocal Junino deste ano realiza eventos em todos os polos educacionais. “A festa junina é uma tradição popular bastante democrática. Está presente na cultura da maioria da população. Por isso, trouxemos essa proposta, para que toda a comunidade participe”, explica o prefeito de Cocal, Rubens Vieira.

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar
Em Cocal · 28/06/2018 - 15h25 | Última atualização em 28/06/2018 - 15h46

Cocal inicia pagamento dos servidores nesta quinta-feira (28/06)


Compartilhar Tweet 1



Os salários de servidores do município de Cocal começam a ser pagos nesta quinta-feira (28/06). Previsto para acontecer no dia 30 de cada mês, o pagamento ocorro antes do prazo determinado pelo calendário oficial.

Segundo o prefeito de Cocal, Rubens Vieira, a antecipação da data de pagamento demonstra o equilíbrio financeiro do município.

"A antecipação dos pagamentos tem sido uma marca da nossa gestão, que preza pelo compromisso, transparência e confiança do servidor público", conclui Rubens Vieira.

    Foto: AsCom/Prefeitura Municipal de Cocal

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Apresentação de quadrilhas e danças folclóricas fizeram parte da festa realizada neste domingo (24/06), na Escola Francisco Raimundo Fontenele, em Cocal. O evento faz parte da programação do Cocal Junino 2018, em comemoração ao São João.

Com apresentações ensaiadas durante dois meses, as crianças se destacaram pelo talento e desenvoltura. “Quando chega o dia e a gente vê toda a comunidade reunida é uma grande alegria”, pontua Eulila Pontes, coordenadora pedagógica da escola.

A festa faz Parte do calendário de comemorações do município, onde são trabalhados o resgate às culturas e tradições nordestinas. “Toda a comunidade está de parabéns pelo empenho dedicado à esta festa. Celebrar a cultura é essencial para a formação e desenvolvimento das nossas crianças”, finaliza a secretária municipal de Educação, Raimunda Albuquerque.

 

 


Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal
Comentar
Cocal Junino · 25/06/2018 - 17h39 | Última atualização em 25/06/2018 - 17h52

Alunos celebram a cultura nordestina no “Cocal Junino”


Compartilhar Tweet 1



Neste mês de São João, a cidade de Cocal está cheia de festas para aproveitar as comidas e bebidas típicas, quadrilhas, apresentações artísticas e brincadeiras na programação do “Cocal Junino 2018”. Nesta sexta-feira (22/06), a festa aconteceu na Escola Professora Lourdinha Simeão, no bairro São Francisco, com apresentações dos alunos da educação infantil.

Seguindo até o dia 8 de julho, o evento promovido pela Prefeitura de Cocal conta com uma programação voltada especialmente para o resgate das tradições culturais nordestinas e com itinerário por diversos bairros e localidade do município.

“Nós estamos apenas no começo das festividades e contamos com a participação de toda a população nesta festa que é a celebração da nossa cultura regional. Tudo feito com muito carinho e para todos nós”, finaliza o prefeito de Cocal, Rubens Vieira.

 

 


Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal
Comentar
Cocal Junino 2018 - IINoite · 22/06/2018 - 16h43 | Última atualização em 24/06/2018 - 23h40

Localidade Almas recebe programação do Cocal Junino


Compartilhar Tweet 1



Asegunda noite do Cocal Junino 2018 foi na localidade Almas. O evento, que comemora as festividades de São João, começaram no dia 20 de junho e seguem até 8 de julho, com atrações artísticas e culturais em diversas localidades e bairros do município.

Representando a secretária municipal de Educação, Raimunda Albuquerque, a coordenadora pedagógica de Educação Inclusiva de Cocal, Mônica Barreto, destaca a importância do incentivo às tradições. “A prefeitura, com essa preocupação em resgatar a cultura junina no município, tem influenciado diretamente na educação das nossas crianças e contribuindo para que as famílias estejam mais presentes”, conclui.

Fotos: Evaldo Neres

 


Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar
Cocal Junino 2018 · 21/06/2018 - 16h04 | Última atualização em 21/06/2018 - 17h03

Apresentações de quadrilhas abrem o Cocal Junino 2018


Compartilhar Tweet 1



Apresentações de quadrilhas e danças folclóricas fizeram parte da abertura do Cocal Junino 2018, nessa quarta-feira (20/06), no Grupo Escolar Libório Severiano Veras, na localidade Massalinas.

Juninas em Massalina
Juninas em Massalina 

Com a participação de demais escolas como João Capistrano de Moura e Felipe José da Silva, o evento contou com a participação de pais, professores e alunos.

Juninas em Massalina/Prefeito Rubens Vieira
Juninas em Massalina/Prefeito Rubens Vieira 

 

A programação do Cocal Junino segue até o dia 8 de julho, com atrações artísticas, quadrilhas e apresentações culturais. Segundo o prefeito de Cocal, Rubens Vieira, a ideia é valorizar a cultura regional. “Demos início agora à festa junina e já está sendo um grande sucesso. As apresentações culturais estão muito bonitas e dignas da nossa tradição”, afirma.

Juninas em Massalina
Juninas em Massalina 

 

Fotos: Evaldo Neres


Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal de Cocal
Comentar