Alunas do IFPI de Cocal · 19/09/2018 - 16h49 | Última atualização em 19/09/2018 - 17h23

Cocalenses participarão do XII CONNEPI em Recife de 27 a 30 de novembro


Compartilhar Tweet 1



O Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) é realizado, desde 2006, com o objetivo de impulsionar e difundir a produção na área de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. Em 2018, o evento será realizado em Recife (PE), de 27 a 30 de novembro, sob a coordenação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Nesta 12ª edição, o Connepi terá como tema “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”.

As alunas cocalenses apresentarão dois artigos, frutos de estudo e pesquisas realizadas pelos estudantes do Curso Técnico em administração, integrado ao ensino médio, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Cocal.

Ao todo foram, em nível nacional, escolhidos 1826 artigos. Dentre eles os de autoria dos discentes de Cocal, cuja averiguação foi realizada em campo.

    Evaldo Neres

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo um curso de libas chamado “Libras para todos”, na Escola Domingos Alves Gomes. Cerca de 60 pessoas estão participando do curso, tanto alunos como professores.

A ideia de realização do projeto surgiu após o ingresso de dois alunos com deficiência auditiva na escola. A partir disso, foi mobilizada toda a rede de professores, a fim de promover a inclusão dos estudantes.

“Elaborado pela professora Edna Carvalho, intérprete de Libras, o projeto faz parte das políticas que estamos implantando aqui no município, promovendo a participação de todos os estudantes”, explica a coordenadora de educação inclusiva de Cocal, Mônica Costa.

O curso tem duração de 120 horas e trabalha os conceitos de linguagem em sinais como o alfabeto, numerais, saudações e dias da semana.

 


Fonte: AsCom
Comentar
Em Cocal · 19/09/2018 - 14h07 | Última atualização em 19/09/2018 - 14h41

Prefeitura realiza Audiência Pública para avaliação de projetos de lei nesta quinta-feira (20/09)


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal informou, através de suas redes sociais, que realizará uma Audiência Pública para a apreciação e avaliação do Projeto de Lei Plano Plurianual e do Projeto de Lei do Orçamento Anual do Exercício Financeiro de 2019.

A audiência será realizada nesta quinta-feira (20/09), às 10h, na Prefeitura de Cocal.

    Reprodução Instagram da Prefeitura

 


Fonte: Reprodução Instagram da Prefeitura
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Cocal se mobiliza durante todo o mês, na campanha do Setembro Amarelo.

Nas escolas, palestras, dinâmicas e rodas de conversa, fazem parte da ação que tem como público alvo a juventude, com apoio da secretária de Educação (SEMED).

O objetivo é levar informações importantes, esclarecer as dúvidas sobre o tema e, conseqüentemente, reduzir o índice de suicídio.

Em Contendas (zona rural), a prefeitura, através da secretaria de Saúde, nesta quinta-feira (13/09), realizou atividades de valorização à vida.

A enfermeira Lilianne França e o psicólogo Rayfran José Sousa Silva, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), juntamente com os da Estratégia Saúde da Família (ESF), realizaram movimento da campanha Setembro Amarelo, em alusão à Valorização da Vida.

“Por se tratar de um problema emergente no Brasil e no mundo, devemos ressaltar que esta ação é importante durante todo o ano”, salienta Liliane.

    Foto: Evaldo Neres

 

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar
Desativação do lixão · 13/09/2018 - 15h53 | Última atualização em 13/09/2018 - 16h56

Conferência Final do Plano Municipal de Resíduos Sólidos é realizada em Cocal


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal promoveu nesta terça-feira (11/09),  na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Conferência Final do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. A conferência teve como objetivo apresentar à comunidade o Plano Geral de Resíduos Sólidos de Cocal e os impactos positivos para o município.

Como primeiro passo da implantação de uma nova gestão dos resíduos sólidos em Cocal, será feita a desativação do lixão municipal e a construção de uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR).

Segundo o prefeito de Cocal, Rubens Vieira, as obras serão feitas com recursos próprios do município. “Esse é um plano que já estamos preparando há algum tempo, e que, agora, depois de ter dialogado com a população, vamos realizar. Nesta etapa inicial, vamos desativar a área em que atualmente é despejado os resíduos, levando para um local adequado à destinação do lixo”, destaca.

 


Fonte: AsCom
Comentar
Mês de prevenção ao suicídio · 13/09/2018 - 08h37 | Última atualização em 13/09/2018 - 09h26

Prefeitura de Cocal realiza palestra em alusão ao Setembro Amarelo


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando atividades relativas ao Setembro Amarelo.  

A ação, em Cocal, faz parte de um projeto do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O projeto será desenvolvido em todas as escolas de ensino elementar.

Nessa quarta-feira (12/09), profissionais do NASF, a fisioterapeuta Jessyca Frota e o psicólogo Alan Kelsen, apresentaram o tema "Prevenção ao suicídio e valorização da vida", em palestra aos alunos do Grupo Escolar José Gonçalo Pereira, na localidade Agrovila Jacaré.

Através de palestras, os integrantes da equipe do NASF buscam sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão do suicídio e sua prevenção.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília.

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar
3.670 vagas para municípios · 12/09/2018 - 08h50 | Última atualização em 12/09/2018 - 11h18

Instituto Federal do Piauí divulga edital de exame classificatório com vagas para Cocal


Compartilhar Tweet 1



Foi divulgado o edital do Exame Classificatório do IFPI. O teste seleciona alunos para cursos técnicos. Serão 3.670 vagas distribuídas entre os municípios de Cocal, Angical, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença. As vagas são para o primeiro semestre de 2019.

Os cursos técnicos do IFPI são grátis e ofertados em três formas: integrada, para quem já concluiu ou vai concluir o ensino fundamental em 2018; concomitante, para quem vai cursar em 2019 o ensino médio em outra instituição; e subsequente, para quem já concluiu ou vai concluir o ensino médio em 2018.

As inscrições são feitas somente pela internet, no site: selecao.ifpi.edu.br, de 27/09 até o dia 18/11. A taxa de inscrição, de R$ 30, pode ser feita até o dia 19/11, apenas nas agências, caixas eletrônicos e correspondentes bancários do Banco do Brasil.

Confira o edital.


Fonte: AsCom - Portal Ponto Net
Comentar
Educação Física · 12/09/2018 - 00h04 | Última atualização em 12/09/2018 - 07h40

Prefeitura de Cocal recebe novo profissional de Educação Física


Compartilhar Tweet 1



A ação desenvolvida pela prefeitura, por meio do Núcleo de Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde, foi inspirada em projeto já executado na zona urbana de Cocal, o dançando para uma vida Saudável. 

Mais de 70 pessoas da comunidade Santo Hilário participam das atividades físicas que acontecem três vezes por semana, às terças, quintas-feiras e sábado, regularmente, no final de tarde, no ginásio poliesportivo da região.

O projeto é aberto para todos os públicos: homens, mulheres, jovens e idosos. O objetivo é gerar saúde e  melhorar a qualidade de vida da população".

Segundo Margarida Melo, educadora física, na tarde dessa segunda-feira (10), a equipe teve a honra de receber o mais novo integrante: Adael Oliveira da Silva, profissional de Educação Física. “Adael chegou para somar, dentro de um projeto, o qual a Prefeitura de Cocal pretende levar a todas as comunidades da zona rural do município”, frisou margarida.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, através de suas redes sociais, parabenizou a todos que contribuíram para a realização do desfile cívico em comemoração ao dia da independência.

"Muita emoção, meus amigos! Festa bonita, onde comemoramos a independência do nosso país. Celebramos a construção dessa nação, que acontece todos os dias, com muito trabalho e luta de um povo heroico. Comemoramos as conquistas do nosso município e mostramos nosso potencial, através dessa garotada que deu um show na Avenida Raimundo Alves Pereira. Parabéns a todos que se empenharam e deixaram nosso feriado cheio de histórias, cultura e belezas", disse o gestor.

 


Fonte: Reprodução Facebook do prefeito
Comentar
Dia da independência · 10/09/2018 - 10h57 | Última atualização em 10/09/2018 - 11h00

Desfile cívico é realizado em Cocal no dia 7 de setembro


Compartilhar Tweet 1



As escolas do município de Cocal participaram, nessa sexta-feira (07/09), do desfile cívico em homenagem ao 7 de setembro. O evento aconteceu na Av. Raimundo Alves Pereira, ao lado do Complexo de Lazer de Cocal, com apresentação de várias temáticas culturais, sociais, econômicas e políticas do país.  

O desfile iniciou às 16h, com a Unidade Escolar Samuel Tupinambá, que abriu o desfile destacando a faixa comemorativa pela nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), escola destaque com melhor resultado em Cocal.

“Gostaríamos também de tornar público o resultado do IDEB em nossa educação, pois atingimos a meta projetada para 2019", destaca a secretária de educação, Raimunda Albuquerque.

O diretor da Escola Samuel Tupinambá, Tadeu Silva, elogiou toda organização do evento e desempenho dos estudantes no IDEB.

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Cocal
Comentar
Terça-feira · 08/09/2018 - 12h51 | Última atualização em 08/09/2018 - 13h00

Prefeitura de Cocal faz convite para a Conferência Final do Plano Municipal de Resíduos e Sólidos


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Cocal, convida a população para a Conferência final do Plano Municipal de Resíduos e Sólidos que será realizada na próxima terça-feira (11/09), às 9h da manhã, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF), à Rua Raimundo Alves Pereira, Nº 255, no Centro da cidade.

O objetivo da conferência, que é realizada através da Secretaria Municipal de Agricultura em Parceria com a Secretaria de Meio ambiente, é apresentar à comunidade o Plano Municipal de Resíduos e Sólidos de Cocal e os impactos positivos que a implantação do Plano terá para a população do município.

O prefeito, Rubens Vieira, convida toda a comunidade para esse acontecimento, dada a sua relevância, para o bom êxito e sucesso da realização desse evento.


Fonte: AsCom
Comentar
Cocal · 08/09/2018 - 10h15 | Última atualização em 08/09/2018 - 11h44

Escolas realizam desfile cívico em comemoração ao dia da independência


Compartilhar Tweet 1



Em comemoração ao dia da independência do Brasil, os estudantes das escolas Nossa Senhora de Fátima, João Marques de Melo, José Rodrigues de Almeida e Eponina Bezerra realizaram o desfile cívico, na localidade Boíba.

A prefeitura de Cocal, através de suas redes sociais, parabenizou os alunos pelo evento.

 


Fonte: Reprodução do Instagram da prefeitura
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Cocal assinou, nessa segunda-feira (03/09), convênio com a Caixa Econômica Federal possibilitando o atendimento dos servidores. Os servidores públicos municipais poderão, agora, fazer empréstimo consignado junto à instituição.

“O consignado é um empréstimo em que a prestação é descontada diretamente do contracheque, fazendo com que os servidores tenham acesso a taxas de juros mais baratas e um prazo maior”, explica o gerente da Caixa em Cocal, Paulo Jorge.

Segundo o prefeito Rubens Vieira, esta é uma parceria que vai possibilitar ao servidor comparar as taxas de mercado e ter acesso à melhor opção possível, caso precise solicitar um empréstimo.

Para ter acesso ao crédito, o servidor deve procurar a agência da Caixa no município, portando documentos de identidade, CPF, contracheque, comprovante de residência e a margem consignável, que é disponibilizada na Prefeitura.

 

 


Fonte: Fonte: AsCom / Prefeitura de Cocal
Comentar

O município de Cocal entrou na lista de municípios que irão receber auxílio de Forças Federais durante as eleições. O reforço na segurança foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, serão 114 cidades a receber tropas que ajudarão a garantir a segurança na votação e apuração do resultado nas urnas.

Além das cidades no Piauí, serão contemplados 11 municípios do Acre, 41 do Rio de Janeiro, 72 do Maranhão.

De acordo com o artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), uma vez constatada a anormalidade da situação, é competência do TSE requisitar Força Federal com o objetivo de garantir a normalidade da votação e da apuração dos resultados.

Confira a lista completa aqui.


Fonte: TRE-PI
Comentar
Avanço no ensino · 06/09/2018 - 11h21 | Última atualização em 06/09/2018 - 11h23

Cocal atinge meta prevista para 2019 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica


Compartilhar Tweet 1



O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (03/09), que a educação de Cocal atingiu nota 4,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017. Com o resultado, a meta projetada para 2019 foi alcançada.

Desde 2013, o município tem avançando na educação, superando as metas previstas para cada ano. "Nós já atingimos a meta prevista para 2019. Isso como resultado de um trabalho voltado para a melhoria desses índices e de atenção à educação do nosso município", afirma a secretária municipal de Educação, Raimunda Albuquerque.

O prefeito Rubens Vieira destaca o empenho dedicado à área da educação. “Nossas escolas estão avançando porque há uma equipe comprometida com a qualidade da educação, que se destaca com o segundo melhor IDEB da Planície Litorânea", disse o gestor.

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Cocal
Comentar
Cocal · 05/09/2018 - 15h10 | Última atualização em 05/09/2018 - 15h12

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite é prorrogada até 14/09


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, para crianças de 1 a 5 anos, foi prorrogada. A imunização acontece em todos os postos de saúde do município até o dia 14 de setembro.

Até o momento, mais de 80% da meta estabelecida foi alcançada, sendo vacinadas cerca de 1.576 crianças.

“É preciso que os pais ou responsáveis estejam conscientes da importância da vacinação e tragam as crianças para tomar a vacina. O sarampo e a poliomielite são doenças bastante graves que podem gerar consequências para a vida toda e até mesmo a morte”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Eliane Carvalho.

Todas as crianças com a faixa etária determinada devem tomar a vacina. 

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Cocal
Comentar
Semana da Independência · 05/09/2018 - 10h55 | Última atualização em 05/09/2018 - 13h55

Cocal | Divulgadas fotos do segundo desfile cívico da semana do 7 de setembro


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, através de suas redes sociais, divulgou as imagens do segundo desfile cívico da semana do 7 de setembro. O desfile aconteceu na localidade Vidéu, na tarde desta terça-feira (04/09).

Foi a vez das escolas Antônio Montal Veras, Antônio Cardoso da Costa e Joaquim Marques Cardoso fazerem as apresentações.

Veja fotos:

 


Fonte: Reprodução do Instagram da prefeitura
Comentar
Duas escolas se apresentaram · 05/09/2018 - 09h16 | Última atualização em 05/09/2018 - 09h18

Prefeitura de Cocal divulga fotos do primeiro desfile cívico da semana do 7 de setembro


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, através de suas redes sociais, divulgou as imagens do primeiro desfile cívico da semana do 7 de setembro.

As primeiras escolas a se apresentarem foram: o Grupo Escolar João Justino de Brito e o Grupo Escolar José Brás Neres, do Polo V, na localidade Santo Hilário.

Confira:

 


Fonte: Reprodução Instagram da Prefeitura
Comentar
Para estudar a história · 03/09/2018 - 17h33 | Última atualização em 03/09/2018 - 17h40

Prefeitura de Cocal divulga programação especial da semana do 7 de setembro nas escolas


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Cocal divulgou, nesta segunda-feira (03/09), por meio de sua página no Instagram, uma programação especial em comemoração a Semana da Independência do país nas escolas.

A programação, que visa estudar a história do país, segue com as datas, horas e locais: Santo Hilário, às 16h30 (03/09); Vidéu, às 16h30 (04/09); Campestre, às 16h30, (05/09); Boíba, às 7h, (06/09) e Agrovila Jacaré, às 16h30 (06/09).

    Reprodução Instagram da Prefeitura

 


Fonte: Reprodução do Instagram da prefeitura
Comentar
Festa de debutantes · 01/09/2018 - 12h05 | Última atualização em 01/09/2018 - 12h32

Prefeitura de Cocal promove abertura do projeto "Realizando Sonhos"


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveu nessa sexta-feira (30/05), a abertura do projeto "Realizando Sonhos", que realiza a tão sonhada festa de 15 anos para meninas do município.

O projeto desenvolve um trabalho social com as adolescentes ao longo do ano. Ao final, acontece um baile de debutantes com as participantes.

 


Fonte: Reprodução do Facebook da prefeitura
Comentar
Saúde · 31/08/2018 - 15h20 | Última atualização em 31/08/2018 - 15h22

Cocal | Prefeitura chama atenção para o dia de vacinação contra sarampo e poliomielite


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Cocal comunicou, através de suas redes sociais, que no próximo sábado (01/09), irá acontecer a vacinação contra o sarampo e poliomielite para as crianças do município.

Os pais devem levar seus filhos até os postos de saúde dos bairros Mutirão ou São Pedro, entre às 8h da manhã e 16h30 da tarde.

    Reprodução Instagram da prefeitura

 


Fonte: Reprodução do Instagram da prefeitura
Comentar
Políticas públicas · 31/08/2018 - 10h04 | Última atualização em 31/08/2018 - 15h17

I Fórum Comunitário do Selo Unicef é realizado em Cocal


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Cocal realizou nesta quinta-feira (30/08), o I Fórum Comunitário do Selo Unicef, para debater questões relacionadas às políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes do município, em uma ação conjunta das secretárias municipais Assistência Social (SMAS), Educação (SEMED), Saúde (SMS), Rede Nuca e Conselho Tutelar.

“Nós temos aqui famílias, educadores, profissionais de saúde, assistentes sociais, sociedade civil e todos que podem, de alguma forma, contribuir para a garantia dos direitos dos meninos e meninas cocalenses”, afirma a secretária municipal de Educação, Raimunda Albuquerque.

Como resultado do Fórum, será feito um Plano de Ação para o enfrentamento dos principais problemas identificados na reunião, que deve ser implementado pela gestão municipal ao longo dos quatro anos do ciclo do Selo UNICEF e, ao final, apresentado os resultados das ações.

Clique e veja a matéria completa 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Cocal
Comentar
Muita diversão · 27/08/2018 - 14h01 | Última atualização em 27/08/2018 - 15h23

Prefeitura de Cocal promove tarde de lazer para as crianças do município


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Cocal realizou uma tarde de lazer com as crianças do município.

O evento aglomerou centenas de pessoas, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Foi ocasião, na qual, os profissionais das referidas secretarias propiciaram aos participantes, momentos de alegria e entretenimento.

O encontro foi regado com brincadeiras, artes, jogos lúdicos, pintura e show musical com a presença da Galinha Pintadinha Cover, no parque infantil do complexo recém inaugurado.

A primeira dama e secretária da SMAS, Deuzenir Portela, afirmou que a realização recebeu total apoio da prefeitura, do atual gestor, Rubens Vieira e que o sucesso obtido com o acontecimento foi conseqüência do trabalho realizado pelas equipes envolvidas no desenvolvimento das atividades com as crianças. “Tudo foi feito com dedicação e responsabilidade”, frisou Deuzenir.

 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Cocal
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Esportes de Cocal promoveu torneio de futsal nas modalidades feminino e masculino, durante as festividades do Festeja Cocal 70 Anos, realizadas pela Prefeitura Municipal.

Os jogos aconteceram no Ginásio Poliesportivo Governador Mão Santa e teve a participação de equipes esportivas tanto da zona urbana, quanto das comunidades da zona rural.

Paralelo, às atividades festivas do dia 22 de agosto, data do aniversário de emancipação política da cidade, atletas da região participaram da Meia Maratona que teve como cenário as principais avenidas do lugar.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Cocal
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Cocal, no mês em que completa 70 anos de emancipação política, ofereceu diversos eventos e atividades culturais à população. Fizeram parte da programação de aniversário: passeio ciclístico, meia maratona, torneio de futsal e vôlei, concurso de dança, inaugurações e muito mais.

Uma das obras inauguradas foi a do Complexo de Lazer e Cultura, onde houve a revitalização da Estação Ferroviária de Cocal, transformando-a no Museu Municipal. O espaço também conta com centro de informação turística; sala do empreendedor; loja de artesanato; academia de saúde; parque infantil; pista de skate; espaço do ciclista e praça de alimentação.

“Esse foi um momento muito especial para toda a comunidade, em que comemoramos o aniversário de Cocal e tudo de bom que temos aqui. Ficamos muito felizes em ver a participação e engajamento da população que, com muito orgulho, abraça a nossa cidade”, destaca o prefeito de Cocal, Rubens Vieira.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Cocal
Comentar