Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Cocal começou a fazer pagamento do salário dos servidores municipais, nesta quarta-feira(25/03).

    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Cocal


“O salário do mês de março começará a ser pago nesta quarta. Esse é o resultado de uma administração equilibrada e pautada no compromisso com os cocalenses”, escreveu o prefeito Rubens Vieira nas redes sociais.

Em meio à crise da pandemia do coronavírus, o pagamento dos servidores públicos municipais de Cocal referente ao mês de março já começou a ser pago desde a quarta-feira (25/03).

O prefeito Rubens Vieira usou suas redes sociais para fazer o anúncio, “o salário do mês de março começará a ser pago nesta quarta (25). Esse é o resultado de uma administração equilibrada e pautada no compromisso com os cocalenses”, escreveu o prefeito.

 

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Cocal
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de cocal, cada vez mais empenhada em ajudar os cocalenses promove a vacinação contra a gripe H1N1, veja como funciona a vacinação. 

 

 

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O projeto de lei enviado à câmara Municipal de vereadores de Cocal, para apreciação, prevê suspensão de corte de energia e água por cerca de 120 dias.

    FOTO: Evaldo Neres

Nesta sexta-feira (20) o prefeito de Cocal-PI, Rubens vieira, envia à Câmara Municipal de Vereadores  um Projeto de Lei para ser avaliado e, se aprovado, prevê a suspensão de corte de energia e água, pelas empresas responsáveis (Equatorial e Agespisa), por um período de 120 dias.

 

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar
Cocal · 20/03/2020 - 06h02 | Última atualização em 20/03/2020 - 09h25

Prefeitura de Cocal instala laboratório para suporte nos casos suspeitos de COVID-19


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Norte do Piauí, instala em espaço reservado  ao Hospital da cidade, um laboratório cujo objetivo é realizar as primeiras avaliações de possíveis casos suspeitos de infecção pelo coronavírus (COVID-19). As informações são de Evaldo Neres/Ascom.

Senhora Inês Viana, diretora do hospital, fala ao “Evaldo Neres’ e explica o processo de funcionamento do laboratório, que durante o período de prevenção contra a disseminação do coronavírus, estará atendendo pacientes de Cocal e do município vizinho, Cocal dos Alves.

 

 


Fonte: Por Evaldo Neres/Ascom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em nota oficial, emitida nessa quinta-feira (19), Rubens Vieira, prefeito de Cocal (Norte do Piauí), suspendeu a realização da Feira Municipal que acontece habitualmente aos sábados, naquela cidade, até 01 de abril.

O prefeito considerou a necessidade de medidas emergenciais para o enfrentamento e prevenção contra o coronavírus (COVID-19).

Entrementes, mediante Portaria do Gabinete, Nº 31/2010, de 19 de março de 2020, compôs um Comitê de Fiscalização e Prevenção do COVID-19

As atividades de fiscalização do referido Comitê compreendem, além de orientações à população, o estabelecimento de diretrizes específicas, relativas ao poder de polícia administrativa, para a execução de medidas de proteção e enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (COVID-19).

 

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), de Cocal-PI, nessa quarta-feira (18), comunicou à famílias usuárias da SMAS a suspensão dos atendimentos junto a Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) , centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa Criança Feliz (PCF), Coordenação Municipal do CADÚNICO e Plano Bolsa Família (PBF).

A interrupção das atividades por um período de 15  (quinze) dias considera o Decreto Municipal Nº14, de 18 de março de 2020 e segue orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), em função do avanço do coronavírus (COVID-19).

A referida secretaria esclarece que todos os atendimentos serão reprogramados e realizados tão logo a situação do País se normalize.

 

 

Comentar
Cocal · 19/03/2020 - 14h04 | Última atualização em 19/03/2020 - 15h48

Vice-prefeito faz recomendações a população de Cocal


Compartilhar Tweet 1



O vice-prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, fez recomendações nesta quinta-feira(19/03), para que a população siga as orientações dos profissionais de Saúde sobre a prevenção contra o coronavírus.

 

 

 


Fonte: Reprodução/Facebook Evaldo Neres
Comentar

O prefeito de Cocal, Rubens Vieira promulgou um decreto nesta quarta-feira (18/03), que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do novo coronavírus (COVID-19) e dá outras providências. As informações são do Portal Boca do Povo.

    FOTO: Portal Boca do Povo


Juntamente com o vice prefeito Nonatinho do Sindicato, secretários, representantes do Legislativos e equipe da Saúde do Município, em reunião promovidas na sede da prefeitura.

    FOTO: Portal Boca do Povo


Rubens Vieira diz que  a medida foi tomada por prevenção, para se discutir as ações a serem tomadas em relação aos cuidados a serem tomados diante da pandemia (enfermidade amplamente disseminada) do COVID-19.

Confira o Decreto.

 

 


Fonte: Portal Boca do Povo
Comentar
Cocal · 19/03/2020 - 10h19 | Última atualização em 19/03/2020 - 12h43

Confira o decreto baixado pelo prefeito Rubens Vieira


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Rubens Vieira, de Cocal, junto a outra lideranças, na sede da prefeitura baixou o decreto sobre o combate ao Covid-19, nessa quarta-feira (18/03). 

    FOTO: Evaldo Neres

 

No uso das atribuições legais, considerando que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantida mediante políticas sociais que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal  e igualitário à sanções e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, estão suspenso pelo prazo de 15 dias:

I - eventos, de qualquer natureza, que reúnam mais de 50 pessoas em local fechado, e também eventos em locais abertos com mais de 100 pessoas, promovidos tanto pelos órgãos públicos quanto por empresas privadas.

II - atividades educacionais em todas as escolas e instituições de ensino das redes de ensino municipal, pública e privada.

Entrementes, o atendimento ao público fica suspenso em todas as repartições públicas municipais.

 

 


Fonte: As informações são da AsCom de Cocal
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A realização da Feira de Agroecológica de Produtos da Economia Solidária (FAPESC), em Cocal, não acontecerá, a partir de quarta-feira(18/03) . As informações são de Evaldo Neres.
A suspensão das atividades dos feirantes será mantida enquanto durar o risco de contaminação por coronavírus.

    FOTO: Evaldo Neres

 

    FOTO: Evaldo Neres

 

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar
Apoio da prefeitura · 17/03/2020 - 09h38 | Última atualização em 18/03/2020 - 10h42

II Copa Cocalense de Futsal ocorre no Ginásio Poliesportivo do Centro


Compartilhar Tweet 1



A abertura da II Copa Cocalense de Futsal foi realizada neste domingo (08/03) no Ginásio Poliesportivo do Centro. O evento esportivo é organizado pelo vereador Zé Luís, ‘Dan Artigrafia” e Paulo Vitor e recebe o apoio da Prefeitura de Cocal, Rubens Vieira, Deputado Estadual Georgiano Neto e Dr. Douglas Lima. As informações são de Evaldo Neres.

 

Zé Luís agradeceu aos apoiadores e aos integrantes das equipes presentes: “Obrigado a todos pela confiança e credibilidade que cada represente dos times nos deram para estar à frente de mais um grande evento esportivo”.

Na ocasião, o prefeito Rubens Vieira frisou que o incentivo ao esporte é essencial para o desenvolvimento da qualidade de vida do cidadão cocalense e que a sua gestão valoriza essa conquista.

 

 

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os gestores e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), do Município de Cocal, participara nessa segunda-feira (16/03), da formação do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC), ministrada pelas capacitadora professora Fátima Frota, coordenadora municipal do curso (PROBNECC) e Claudiana Alves (articuladora).
 

    Reprodução/ Evaldo Neres
    Reprodução/ Evaldo Neres
    Reprodução/ Evaldo Neres
    Reprodução/ Evaldo Neres
    Reprodução/ Evaldo Neres
    Reprodução/ Evaldo Neres
    Reprodução/ Evaldo Neres
    Reprodução/ Evaldo Neres
    Reprodução/ Evaldo Neres
    Reprodução/ Evaldo Neres

 

 

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) informou que as férias escolares da rede estadual serão antecipadas para  17 a 31 de março, com retorno previsto para o dia 1º de abril de 2020.  As informações são de Evaldo Neres.

    Reprodução


A medida visa à prevenção contra a disseminação do novo coronavirus (Covid-19), levando em consideração as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, para que se reduza o ciclo de transmissão.

Em Cocal-PI, as escolas estaduais CETI Dep. Pinheiro Machado, Emília Soares, Dep. Ribeiro Magalhães e o Grupo Escolar José Basson, em atendimento ao comunicado da SEDUC-PI, anteciparão as férias coletivas do Ano Letivo 2020, a partir de amanhã dia 17 de Março. Assim, estarão suspensas as aulas, com retorno das atividades,  normalmente, previsto para o dia 01 de Abril. 

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A equipe do Núcleo da Cidadania dos Adolescentes (NUCA), de Cocal, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde (SEMED/SMS), promoveu nessa sexta-feira(13/03), uma palestra na Unidade Escolar Chico Monção, onde foi discutido o tema Gravidez na Adolescência.

    FOTO: Evaldo Neres

 

João Paulo Soares, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, (CMDCA) disse que na ocasião foram apresentadas aos participantes as conseqüências de uma gravidez nessa etapa de desenvolvimento dos/das jovens, as várias formas de prevenção, “a importância de se curtir, viver esse período da vida e deixar para pensar sobre gravidez para o futuro e focar nos estudos. Viver realmente essa fase da juventude”. 

    FOTO: Evaldo Neres
    FOTO: Evaldo Neres

 

 

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar

Os enfermeiros e técnicos de enfermagem, da equipe de Imunização de Cocal, participaram de treinamento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde do Município, nesta sexta-feira (13) com enfermeiros e técnicos de enfermagem. As informações são de Evaldo Neres.

    FOTO: Evaldo Neres
    FOTO: Evaldo Neres
    FOTO: Evaldo Neres
    FOTO: Evaldo Neres


Segundo Jéssika Cerqueira, coordenadora da Imunização, os profissionais se envolveram em videoconferência, cujo fim foi capacitá-los sobre as atualizações do calendário de vacinações para o ano de 2020 e a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza que tem início previsto para o dia 23 de março deste ano.

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar

Compartilhar Tweet 1



 

A aula inaugural para os alunos do PROEJA, resultado de parceria entre a SEMED de Cocal e IFPI, aconteceu nessa quarta-feira (11/03). As informações são de Evaldo Neres.

    FOTO: Evaldo Neres
    FOTO: Evaldo Neres

 

Na última quarta-feira o Instituto Federal do Piauí (IFPI) Campus Cocal e a secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveram aula inaugural para alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).

 

 

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito Rubens Vieira, de Cocal, falou sobre a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nesta quinta-feira(12/03), e outras ações a serem concretizadas, referentes à infra-estrutura da cidade.  As informações são de Evaldo Neres.

    FOTO: Evaldo Neres

 

Rubens Vieira disse que para a saúde de Cocal está prevista toda a informatização do sistema: “Isso vai dar rapidez no envio das informações [da saúde de Cocal] para o Ministério da Saúde e tornar o Município mais apto a receber os recursos que são distribuídos a todos os municípios, nessa área, para gerar mais qualidade de vida para a população”.

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O treinamento dos profissionais da epidemiologia de Cocal foi realizada nesta quinta-feira (12/03), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, ministrado pela enfermeira Sivana Meireles. As informações são de Evaldo Neres.

    FOTO: Evaldo Neres


Prefeitura realizou, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nessa quinta-feira (12), um treinamento com os profissionais da Saúde de Cocal-PI  para orientar  e discutir ações de prevenção  e combate sobre o novo corona vírus.    

    FOTO: Evaldo Neres

A intenção dessa capacitação é fazer com que os profissionais estejam preparados para atuarem em  possível caso suspeito de infecção.

    FOTO: Evaldo Neres

 

Kamila Sousa, coordenadora de Epidemiologia da Saúde alerta que, as medidas de prevenção a serem tomadas pelas pessoas são:

Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;
Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
Evite aglomeração, se estiver doente;
Manter os ambientes ventilados e
Não compartilhar objetos pessoais.

 

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Cocal, por meio da Secretaria de Assistência Social (SMAS) provem a participação de profissionais integrantes da equipe do Cadastro Único (CadUnico) e Programa Bolsa Família (PBF), do Município de Cocal, em capacitação que ocorre nos dias 11, 12 e 13 de março. As informações são de Evaldo Neres.

    FOTO: Evaldo Neres
    FOTO: Evaldo Neres

 

A formação, que tem como fim dar continuidade ao trabalho de aprimoramento do CadUnico e PBF, está sendo ministrada pelo Senhor Roberto Oliveira, Gerente de programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais, no auditório da Escola Municipal Roland Jacob, em Parnaíba, na região Norte do Estado.

 

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar

A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira(11/03) a entrega de tabletes aos Agentes Comunitários de Saúde e oferece capacitação aos profissionais para o uso do equipamento.

    FOTO: Evaldo Neres


De acordo com o secretário da Saúde, Taylon Andrades, os ‘kits’ entregues aos agentes de saúde contêm, Equipamento de Proteção Individual (jaqueta e boné) e bolsas com espaço reservado para um ‘tablet’ adquirido pelo Município que está sendo fornecido para cada ACS, para otimização do serviço realizado em visitas aos usuários. Paulatinamente, o trabalho manual com papéis e canetas será substituído após informatização de todo o sistema.

 

 

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O secretário da Saúde do Município de Cocal, Taylon Andrades, discorreu sobre a audiência pública acontecida na manhã desta quarta-feira (11/03), 
no prédio do Fórum, com o Ministério Público do Estado do Piauí, para tratar da assistência farmacêutica do Município.

    FOTO: Evaldo Neres

 

 

Confira o vídeo feito pelo blogueiro do 180graus, Evaldo Neres.

 

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito Rubens Vieira, de Cocal, acompanhado do secretário da Saúde do Município Taylon Andrades, participou nesta segunda-feira(10/03), de Audiência Pública realizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MMP-PI), pela promotora de Justiça Dra. Cláudia Seabra e Dr. Túlio Ciarlini. As informações são de Evaldo Neres.

    FOTO: Evaldo Neres
    FOTO: Evaldo Neres
    FOTO: Evaldo Neres

 

O evento ocorreu no prédio do Fórum da Comarca de Cocal que contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Farmácia (CRF), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS-PI) e Vigilância Sanitária de Saúde  da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI).

    FOTO: Evaldo Neres
    FOTO: Evaldo Neres
    FOTO: Evaldo Neres
    FOTO: Evaldo Neres


Na audiência houve uma troca de experiências, feitas sugestões para aperfeiçoar a assistência farmacêutica e dado início um projeto de melhorias da assistência farmacêutica para o Município.

 

 

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar

As atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher são Promovidas pela Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal, Cidadania e Direitos Humanos.  As informações são de Evaldo Neres.

    FOTO: Evaldo Neres
    FOTO: Evaldo Neres

 

O prefeito Rubens Vieira diz que as ações apoiadas pela prefeitura, executadas pela secretaria da Mulher de Cocal, similares a essa, são para incentivar a valorização dos Direitos da Mulher: “Eu acredito muito no potencial feminino. A gente vê que as pastas que são administradas por mulheres, em nossa gestão, alcançam um desenvolvimento diferenciado por que elas agem com um carinho e cuidado especiais. É importante promovermos e dar incentivo para que elas adentrem na vida pública, pois são seletivas e dedicadas, propensas a fazer um bom trabalho”.

 

 

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar

A prefeitura de Cocal promove nessa segunda-feira(09/03) a palestra focada em liderança feminina e uma oficina sobre relacionamento abusivo, no Auditório da Câmara municipal às 8h.

    Reprodução/Instagram

 

 


Fonte: Reprodução/Instagram
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Grupo Santo Hilário em Ação celebrou o Dia Internacional das Mulheres nesse sábado (07), no ginásio poliesportivo da localidade. As informações são de Evaldo Neres.

    FOTO: Evaldo Neres

 

Alegria, sorteio de brindes e coquetel marcaram a ocasião, quando, também foi celebrado o aniversário da líder da comunidade e coordenadora do NASF, Senhora Ester Jayme.

    FOTO: Evaldo Neres
    FOTO: Evaldo Neres
    FOTO: Evaldo Neres

 

A surpresa do momento ficou por conta da presença simpática e alegre de Dona Maria Teresa que neste mês completa seus 92 anos de idade e falou que se sentia muito feliz em estar ali.

 

 


Fonte: Evaldo Neres
Comentar