Compartilhar Tweet 1



Uma farmácia foi alvo de ação criminosa na tarde dessa quinta-feira (15/11), na cidade de Cocal. Um homem armado entrou no estabelecimento, rendeu a atendente e levou todo o dinheiro do local, além de um celular.

Segundo relato da vítima, que não se identificou, o assaltante, usando um capacete, entrou na farmácia e anunciou o assalto. Ele disse à funcionária que colocasse todo o dinheiro do caixa na mochila.

Após realizar o assalto, o suspeito fugiu em uma motocicleta. O dono de estabelecimento e a atendente irão fazer o Boletim de Ocorrência somente na segunda-feira (19/11), pois o distrito da cidade permanece fechado durante os fins de semana e feriados.

 


Fonte: Com informações do Blog do Coveiro
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um motociclista de 24 anos, identificado como Ari Francisco de Sousa Viana, faleceu na noite deste sábado (10/11) ao se envolver em um acidente de trânsito no povoado Cajueiro, zona rural de Cocal, região Norte do Piauí.

A vitima residia na localidade Pedra Pintada e trafegava sentido Cajueiro/Sanharão, conduzindo uma motocicleta Honda CG 150 Fan, ano/modelo 2011, de cor vinho. Em uma curva próxima a uma ponte, ele perdeu o controle da moto, percorreu alguns metros saindo da pista e sendo arremessado violentamente em uma ribanceira cheia de pedras.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para socorrer o acidentado, mas ao atender a ocorrência constataram que o acidentado já havia falecido.
O motociclista não usava capacete e apresentava lesões por todo o corpo, principalmente na cabeça.

 

    Foto:Reprodução

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Atendendo a uma denúncia anônima, a Polícia Civil do município de Cocal, região Norte do Piauí, determinou que fosse interrompido o velório de um recém-nascido, do sexo feminino, para que o corpo fosse encaminhado ao Instituto Médico Legal de Parnaíba, para a realização de exames de necropsia para apurar a causa da morte. 

Policiais foram informados nesta terça-feira (06/11) que uma jovem de 18 anos, de iniciais T.S.S., deu à luz em uma casa no Bairro Santa Teresinha, e o bebê veio a falecer de forma suspeita. Ao atenderem a ocorrência, os agentes constaram que o corpo estava sendo velado na casa da avó. 

A mãe do bebê e alguns familiares informaram a polícia que a criança nasceu sem vida na casa de uma tia, por volta das 5h da madrugada. Após o parto, a mãe veio a desmaiar em decorrência de uma hemorragia, mas antes ela havia colocado o corpo do bebê em uma bolsa. O esposo de uma tia de T.S.S. a socorreu a encaminhando para o hospital da cidade.

 

 

 


Fonte: Canal 121
Comentar
Em Cocal · 17/10/2018 - 09h22 | Última atualização em 17/10/2018 - 14h13

Núcleo de Apoio à Saúde da Família realiza palestra sobre sexualidade na adolescência


Compartilhar Tweet 1



A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), de Cocal, promoveu palestra no grupo Escolar José Basson, na tarde dessa terça-feira (16/10). O tema apresentado aos alunos, adolescentes, foi "A Sexualidade na Adolescência."

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Cocal realiza neste sábado (13/10), uma manhã de confraternização para os pacientes, disponibilizando café da manhã e momentos de lazer com jogos lúdicos e banho de piscina.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar
Em Cocal · 16/10/2018 - 13h15 | Última atualização em 16/10/2018 - 14h08

Prefeitura de Cocal homenageia professores


Compartilhar Tweet 1



Professores da rede municipal de Educação de Cocal participaram da Festa dos Professores, realizada nessa segunda-feira (15/10), na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O evento contou com uma programação de jogos, premiações, concurso de beleza, show de talentos e momento motivacional com o palestrante Jefferson Xavier.

“O professor é um agente transformador na vida dos alunos e da comunidade. Por isso, fazemos questão de homenagear esses profissionais que têm a missão tão bonita de ensinar”, afirma a secretária municipal de Educação, Raimunda Albuquerque.

Professora há mais de 15 anos, a coordenadora do Polo VI de Cocal, Alcione Nascimento, fala da gratidão em ser educadora. “É uma profissão sem comparação. Estarmos na sala de aula e ver o nosso aluno desabrochar para a leitura é uma satisfação indescritível. O verdadeiro presente vem em sala de aula”, destaca. 

 

 


Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal
Comentar
Base aliada governista · 16/10/2018 - 08h56 | Última atualização em 16/10/2018 - 09h55

Rubens Vieira marca presença em reunião com Wellington Dias em Teresina


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, esteve presente na reunião de prefeitos, líderes municipalistas, deputados e senadores eleitos e outros nomes da base aliada do governo do Wellington Dias (PT).

A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira (15/10), na zona Leste de Teresina, em ato pela campanha do presidenciável Fernando Haddad (PT).

Na ocasião, a reunião tem ainda tom de festa e comemoração pela reeleição do governador e seus aliados na bancada federal e estadual.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Cocal, Rubens Vieira publica nesta segunda-feira (15/10), uma homenagem aos professores na sua rede social.

"Mais do que ensinar, o professor tem por missão transformar vidas. Parabéns a todos os os professores de Cocal pelo amor e competência no trabalho. Feliz Dia do Professor! " , o prefeito de Cocal destaca a importância dos profissionais.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria de assistência social, promoveu uma programação especial em alusão ao dia das crianças nesta sexta-feira (12/10) no II Espaço de Lazer para Crianças, no Complexo de Lazer e Cultura. 

Foram várias atividades programadas como: oficina de pintura e desenho, brinquedos, brincadeiras, jogos, animadores infantis, e show com os palhaços Patatati e Patatá. 

O prefeito Rubens Vieira, esteve presente e anunciou a entrega de presentes para as crianças. "E com muito prazer que fazemos esse tipo de evento todo ano. As crianças são o futuro do nosso município, e por isso devem ser protegidas e valorizadas no presente. Elas sã nossa prioridade em todas as áreas", ressalta o prefeito. 

 


Fonte: As Com / Prefeitura de Cocal
Comentar
Em Cocal · 13/10/2018 - 10h26 | Última atualização em 13/10/2018 - 12h30

Cocal receberá obra da nova Barragem de Algodões no PAC


Compartilhar Tweet 1



Reunido em Brasília com o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Gustavo Canudo, o governador do Piauí, Wellington Dias, teve a garantia de inclusão da nova barragem Algodões no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, nesta quinta-feira (11/10).

Dias aproveitou pra destacar o trabalho da Bancada Federal Piauiense e o interesse em que esta obra seja retomada e concluída. “Vamos trabalhar a celebração desse compromisso, mas também a garantia de recursos junto ao Congresso Nacional para o ano de 2019. Essa obra havia sido iniciada no Governo da Presidente Dilma e o presidente Temer vai dar continuidade. É uma obra que tem um aspecto econômico e social importante. Social por que com a ruptura da Barragem antiga e a paralisação das obras, milhares de pessoas dos municípios de Cocal, Bom Principio, Buriti dos Lopes (dentre outros municípios) ficaram prejudicadas”, comentou.

 

 


Fonte: AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, realiza, no dia 1º de novembro, o I Festival do Caju, no Complexo de Lazer e Cultura Antônio Gleydson dos Santos Brito. A inscrições já começaram e seguem até o dia 20 de outubro, na Sala do Empreendedor.

Com o objetivo de dar visibilidade à cultura, à produção de agricultores da região e movimentar a economia local, o evento vai apresentar as potencialidades do caju. Além disso, haverá um espaço específico para agronegócios, onde os produtores poderão negociar a venda do fruto e seus derivados.

“Nossa expectativa é que a feira seja um sucesso e receba pessoas de toda a cidade. Queremos que este seja o teste para que, nos anos seguintes, o festival faça parte do calendário cultural do município, fazendo com que a economia circule por nossa cidade”, disse Letícia Veras, agente de Desenvolvimento Local da Prefeitura.

  

 


Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal
Comentar
Em Cocal · 11/10/2018 - 07h48 | Última atualização em 11/10/2018 - 08h49

Escola de Cocal realiza ação de combate ao bullying


Compartilhar Tweet 1



Aconteceu, nessa terça-feira (09/10), uma palestra sobre o combate ao bullying, na Unidade Escolar Francisco Raimundo Fontenele. O projeto, promovido pela direção da escola, convidou o psicólogo do Núcleo da Saúde da Família (NASF), Rayfran José, para falar sobre o assunto.

Alunos, pais, funcionários das escolas e toda a comunidade presente puderam participar do momento de palestra e declamação de poemas sobre tolerância e respeito ao próximo.

O psicólogo Rayfran José alerta sobre o tema discutido na escola.  “Bullying é uma coisa muito séria e, portanto, fundamental que seja debatido nas escolas e na comunidade. Esse tipo de ação faz com que se estimule o respeito e a boa convivência entre os alunos e professores, tendo como objetivo a redução dos casos de bullying”, destaca.

 

 


Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal
Comentar
Projeto Corta-Fogo · 10/10/2018 - 07h06 | Última atualização em 10/10/2018 - 08h14

MPPI de Cocal divulga material educativo-ambiental sobre prevenção e combate a incêndios


Compartilhar Tweet 1



A Promotoria de Justiça de Cocal MPPI divulga material educativo-ambiental sobre prevenção e combate a incêndios e queimadas florestais. O Projeto Corta-Fogo, foi desenvolvido, constituído em parceria com o IBAMA, SEMAR, BPA, Corpo de Bombeiros Militar e Prefeituras Municipais.

Entre as etapas do projeto, está inserida uma campanha educativa, para que todos os cidadãos evitem deixar lixo em terrenos baldios, não se utilizem indiscriminadamente do fogo para o tratamento de resíduos domiciliares e não descartem materiais e substâncias inflamáveis de forma indevida, que se encontra materializada em mídia sonora, televisiva e em cartazes (...)

A urgência na transmissão dessa campanha educativa justifica-se pelo atual período crítico de incidência de focos de calor, no último quadrimestre do ano, em grande parte do estado por queimadas, que se estendem praticamente por todas as regiões, com maior ou menor intensidade.

 


Fonte: ASsCom/Prefeitura de Cocal
Comentar
Eleições 2018 · 09/10/2018 - 09h27 | Última atualização em 09/10/2018 - 10h16

Confira o resultado das Eleições 2018 em Cocal


Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 8.525 votos e 64,15% dos votos válidos, em Cocal.

 

Para o Senado, Ciro Nogueira obteve 8.005 votos e 35,38% dos votos válidos. E Marcelo Castro teve 4.522 votos e 19,98% dos votos válidos, em Cocal.

 

Os três primeiros colocados para deputado federal, em Cocal foram: Júlio Cesar com 2.712 votos (19,73%), Assis Carvalho com 1.541 votos (11,21%) e Margarete Coelho com 1.029 votos (7,49%).

 

Os primeiros colocados para deputado estadual, em Cocal, foram: Severo Eulalio com 2.009 votos (14,12%), Georgiano com 1.074 votos (7,55%), e Marden Meneses com 794 votos (5,58%).

 

Comentar
Em Cocal · 06/10/2018 - 13h38 | Última atualização em 09/10/2018 - 07h30

Prefeitura de Cocal inaugura ponte na comunidade Boa Vista do Libórios


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal inaugura neste sábado (06/10), ponte sobre o rio Piranji para acesso a comunidade Boa Vista dos Libórios, prefeito de Cocal, Rubens Vieira esteve presente na solenidade de inauguração.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal inicia nesta terça-feira (02/10), a campanha Outubro Rosa no município. "O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo responsável por 28% dos novos casos. Mas lembre-se: você não está sozinha. Juntos, venceremos esta luta! " , destaca na sua rede social a importância do teste da mama.

    Foto:Reprodução Facebook

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um comerciante teve a quantia de mais de R$ 12 mil furtada de sua residência na noite desta quinta-feira (04/10) enquanto ele estava na igreja com sua família, durante o encerramento dos festejos no município de Cocal.

O crime aconteceu na casa, anexa ao estabelecimento da vítima.

O proprietário informou que saiu de casa por volta das 19h e quando retornou, às 21h, foi surpreendido ao encontrar todos os cômodos completamente revirados, e o dinheiro que estava guardado em um móvel, subtraído. 

Os assaltantes teriam pulado o muro da casa, subiram pelo teto e depois destelharam parte da cobertura de um dos quartos, após remover o forro de PVC.

A família pretende registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil do município, para investigar o caso. Até o momento não há suspeitos.

 

 


Fonte: Blog do Coveiro
Comentar
Em Cocal · 03/10/2018 - 09h34 | Última atualização em 03/10/2018 - 13h53

Prefeitura de Cocal realiza aula inaugural do grupo "Vida Ativa" no ginásio Poliesportivo de Vidéu


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal realiza nesta terça-feira (02/10), aula inaugural do grupo "Vida Ativa" no ginásio Poliesportivo na localidade Vidéu.  A atividade faz parte do projeto "Mexa-se: Cocal com mais saúde", que leva atividades de promoção da saúde para várias comunidades.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Cocal atingiu 90% do grupo específico na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, do Ministério da Saúde.

Foram aplicadas 1.673 doses aplicadas contra a poliomielite e 1.694 de sarampo. Apesar de ser inferior à meta do Ministério da Saúde, que é de 95%, a cidade de Cocal ficou dentro da proporção do Estado do Piauí, que é de 92%. Foram vacinadas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)

A secretária municipal de Saúde, Eliane Carvalho, faz um balanço da campanha de vacinação em Cocal e destaca a atuação das equipes de saúde na cobertura vacinal.

"Uma importante mobilização de toda a Saúde cocalense. Importante destaca a participação dos pais e responsáveis nesse processo também. Concluímos mais uma campanha com um saldo positivo e esperamos superar essa porcentagem no próximo ano", destaca.

    Foto:Evaldo Neres

 

 


Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Associação Brasileira de Combate à Cegueira (ABRACCE), realizou a campanha de prevenção à cegueira atendeu a população do município de forma gratuita, com atendimento realizado por técnicos em optometria, prevenção, diagnóstico e orientação contra a cegueira.

Eliane Carvalho, secretária municipal de Saúde, destaca a importância da campanha para as ações de prevenção à cegueira realizada continuamente pela equipe de Saúde do município.

“No Brasil, muitas pessoas perdem a visão pela falta do acesso à consulta ou de uma prevenção de qualidade, por isso fechamos essa parceria com a ABRACCE, no intuito de auxiliar a população cocalense nessa demanda tão importante”, ressalta.

A Unidade Básica de Saúde do bairro São Pedro recebeu as atividades da campanha, realizada entre os dias 25 e 28 de setembro.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Cocal
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Cocal, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Banco do Nordeste, realizou o II Festival da Farinha de Cocal, na localidade Segundo Campo, com o objetivo de estimular os produtores que utilizam a mandioca como matéria-prima.

O evento, realizado na última terça-feira (23/09) e contou com feiras, show musical com a Banda Amor a Mil e exposição de produtos como farinha, goma, tapioca e bolos, todos feitos à base de mandioca.

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Filho, destaca todas as ações realizadas pelo Executivo em prol do desenvolvimento da agricultura familiar. “O prefeito Rubens Vieira vem dando total apoio à realização do Festival e apoiado as comunidades no sentido de dar a estrutura necessária para o plantio de culturas como a mandioca, com a perfuração e poços tubulares em várias comunidades, por exemplo”, comenta.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Cocal
Comentar
Em Cocal · 01/10/2018 - 16h17 | Última atualização em 01/10/2018 - 16h31

Grupo “Dançando para uma vida saudável” completa quatro anos de atuação em Cocal


Compartilhar Tweet 1



Voltado para a promoção da saúde da comunidade, o grupo “Dançando para uma vida saudável” completou, na última quinta-feira (27/09), quatro anos de atuação no município de Cocal.

Em comemoração ao aniversário, o grupo realizou mais uma atividade na Praça do Complexo de Lazer e Cultura. Ester Jayme, coordenadora do NASF, diz que “nesses quatro anos, muito foi feito pela saúde da população cocalense, especialmente dos nossos idosos, então, todos temos muito o que comemorar. E que venham mais quatro anos”.

O grupo realiza ações de exercícios físicos e dança, com o objetivo de incentivar a adoção de hábitos que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar.

“Nós estamos cuidando da saúde da população cocalense. O projeto é algo que torna os participantes mais felizes, motivados e com melhor autoestima”, destaca Margarida Melo, educadora física e uma das idealizadoras do grupo.

 

 


Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Por meio da Controladoria Geral do Município, a Prefeitura de Cocal realizou audiência pública para discutir os projetos de Lei do Plano Plurianual e do Orçamento Anual para 2019, conforme exige a lei de responsabilidade fiscal.

O controlador-geral do município, Douglas Magalhães, destaca que "a audiência pública é um procedimento padrão em cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Na oportunidade, os parlamentares municipais e a sociedade podem analisar todas as diretrizes orçamentárias do município, assim como o Executivo aplicará os recursos", comenta

A audiência pública sobre os projetos de Lei do Plano Plurianual e do Orçamento Anual para 2019 foi realizada no último dia 20 de setembro.

    Foto:Evaldo Neres

 

 


Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal
Comentar
Em Cocal · 28/09/2018 - 14h31 | Última atualização em 28/09/2018 - 14h47

Prefeitura de Cocal inaugura escola Dirceu Mendes Arcoverde na localidade Jabuti


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal inaugura nesta quinta-feira (27/09), a escola Dirceu Mendes Arcoverde na localidade Jabuti. Marcaram presença na solenidade de inauguração o prefeito de Cocal, Rubens Vieira e secretários de municipais.

"Cerca de 53 alunos da região poderão estudar com mais conforto e comodidade no Grupo Escolar Dirceu Mendes Arcoverde" destaca  a Prefeitura em sua rede Social.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar
Em Cocal · 28/09/2018 - 13h23 | Última atualização em 28/09/2018 - 20h43

Secretaria de Esporte realiza torneio de futebol na localidade Tinguis


Compartilhar Tweet 1



Na última segunda-feira (24/09), o secretário de Esportes de Cocal, Senhor José Eudes (Zé Eudes), fez a entrega de brindes e a quantia de R$500,00 (quinhentos reais) que serão distribuídos aos campeões do torneio de futebol que está em andamento na localidade Tinguis (zona rural de Cocal).

Segundo Zé Eudes, a final dos jogos acontecerá no  próximo sábado (29). O torneio com a premiação é promovida pela segunda vez, naquela localidade, pela Secretaria Municipal de Esportes.

    Foto: Evaldo Neres

 

 


Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal
Comentar