
Cinema brasileiro brilha no México: filmes de Mascaro e Muylaert conquistam cinco prêmios
O cinema brasileiro segue acumulando vitórias em 2025 e teve destaque no 40º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México. O longa O Último Azul, de Gabriel Mascaro, venceu como Melhor Filme Ibero-americano de Ficção e garantiu o prêmio de Melhor Interpretação para a atriz Denise Weinberg. Já A Melhor Mãe do Mundo, de Anna Muylaert, levou três troféus: Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Interpretação para Shirley Cruz.

Essas premiações reforçam o reconhecimento internacional das produções brasileiras, que já colecionam conquistas importantes ao longo do ano. Em janeiro, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro; em março, o país levou o Oscar de Melhor Filme Internacional com Ainda Estou Aqui, de Walter Salles; e em maio, brilhou em Cannes com Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho. O filme de Muylaert também triunfou no Cine PE, em Recife.
As vitórias refletem a força criativa do audiovisual brasileiro, impulsionada por políticas culturais que incentivam o setor. Para o Ministério da Cultura, os prêmios representam o prestígio conquistado pelas histórias brasileiras ao redor do mundo, valorizando talentos e reafirmando o país como potência cinematográfica.
Fonte: Agência Gov