Solenidade da Sasc -

Último dia de Regina Sousa na Sasc é marcado por balanço de avanços e desafios na área social

Nesta segunda-feira (30/06), a secretária de Assistência Social, Família e Combate à Fome do Piauí, Regina Sousa, participou de sua última solenidade à frente da pasta, durante a entrega de certificados de autorização de crédito do Sistema Estadual de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (SEIPS), no Palácio de Karnak. A iniciativa destinará mais de R$ 9,2 milhões a 65 entidades do terceiro setor. Ao se despedir da função, Regina fez um balanço da gestão, destacando os avanços na inclusão social e o papel das organizações civis na execução de políticas públicas. “O terceiro setor faz o que o Estado deveria fazer, mas não tem pernas para alcançar”, frisou.

Foto: Portal 180grausSecretária Regina Sousa

Regina explicou que o modelo de financiamento via renúncia fiscal, onde empresas contribuem com valores que são posteriormente convertidos em crédito social, tem garantido agilidade na aplicação dos recursos. “Eles recebem a carta de crédito aqui hoje. Amanhã, se a entidade pagar, já começa a executar o projeto. No Estado, a gente leva pelo menos um ano para finalizar um projeto”, comparou. Segundo a secretária, o sucesso do SEIPS serviu de modelo para outras áreas como esporte e turismo.

Ao comentar a transição, Regina Sousa revelou que o ex-deputado João de Deus deve assumir o comando da Sasc a partir desta terça-feira (01/07). Ela afirmou deixar a pasta em melhores condições do que encontrou, apesar das dificuldades enfrentadas. “Quando cheguei, as estruturas estavam muito ruins. O Corpo de Bombeiros me aconselhou a sair da sede, que corria risco de curto-circuito”, relembrou. Entre os legados deixados, Regina citou o projeto da nova sede da secretaria, já pronto para ser licitado, além das melhorias nas casas de acolhimento 24 horas, embora ressalte que a manutenção segue sendo um grande desafio diário.

Em tom de despedida, Regina também anunciou o fim de sua trajetória na política institucional. “Vou continuar militando no Partido dos Trabalhadores, mas não quero mais carreira política. Encerrei esse ciclo. Estou com 75 anos, quero me aposentar e seguir fazendo trabalho social, que é o que eu amo”, afirmou. Ao longo da gestão, a ex-governadora e ex-senadora imprimiu sua marca no fortalecimento das políticas públicas voltadas às populações mais vulneráveis do estado, e agora encerra essa etapa com a missão de continuar contribuindo com a sociedade de outras formas.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco