Ciência, Tecnologia e Inovação -

Temas prioritários ao Sul Global são pautas de reuniões do Brics nesta semana

A agenda do Brics Brasil até a Cúpula de Líderes em julho é robusta, e nesta semana (10/03 a 14/03), diversos Ministérios e o Banco Central do Brasil conduzem reuniões sobre temas prioritários ao Sul Global: ciência, tecnologia e inovação, inteligência artificial, agricultura e combate a doenças socialmente determinadas. O grupo de trabalho de Agricultura é o primeiro a realizar reunião técnica presencial, em Brasília (DF), enquanto os demais seguem no modelo de videoconferência.

Confira a agenda

Reunião do Comitê Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação

Os membros do Comitê Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Brics abriram a semana com uma reunião remota nesta segunda-feira (10/03). Em março, completam-se dez anos da assinatura do Memorando de Entendimento sobre Cooperação em CTI do Brics, que estabeleceu a base para a colaboração na área, guiada pelos princípios de participação voluntária, benefício mútuo, igualdade e reciprocidade. Os debates incluem compartilhamento de informações sobre políticas e estratégias, alavancagem de contatos e projetos de inovação colaborativa, e formulação de programas de cooperação de longo prazo. A coordenação é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Foto: Reprodução.

1ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Agricultura

O grupo, que já realizou três reuniões por videoconferência durante a presidência brasileira, desta vez se encontra presencialmente na sede do Brics Brasil, em Brasília (DF), de quarta (12/03) a sexta-feira (14/03). Os delegados debatem temas como sustentabilidade, inovação e financiamento agrícola, mercado internacional e segurança alimentar e nutricional. Recentemente, avançaram nas discussões sobre certificação eletrônica para reduzir a burocracia e ampliar oportunidades para produtores e exportadores dos países do Brics.

Reunião do Hub de Inovação

Coordenado pelo Banco Central do Brasil (BCB), o encontro técnico ocorre na quinta-feira (12/03) por videoconferência e terá como pauta as fintechs (empresas de tecnologia financeira). A cooperação econômica é um dos pilares do Brics, que desenvolve diversos projetos voltados a esse setor. O BCB lidera essas iniciativas no Brics Brasil.

1º Webinário “Transformação digital na era da Inteligência Artificial”

Também na quinta-feira (12/03), os Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte realizam o webinário “Transformação digital na era da Inteligência Artificial: capacitando as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) nos Brics para um futuro competitivo”. Durante a presidência russa do grupo, no último ano, o Grupo Consultivo da Parceria para a Nova Revolução Industrial (PartNIR) criou sete grupos de trabalho, incluindo um focado nas PMEs.

1º Encontro sobre Eliminação das Doenças e Infecções Socialmente Determinadas

Na sexta-feira (14/03), a semana se encerra com o 1º Encontro sobre Eliminação das Doenças e Infecções Socialmente Determinadas do Brics, promovido pelo Ministério da Saúde do Brasil. O debate abordará a superação de doenças que afetam populações vulneráveis, como tuberculose e diarreia infantil, com meta de erradicação até 2030. A equidade em saúde é uma das prioridades da presidência brasileira, que pretende lançar uma Parceria para a Eliminação de Doenças Socialmente Determinadas e Doenças Tropicais Negligenciadas, focada em cooperação em pesquisa, produção de vacinas e políticas multissetoriais.

Com essas iniciativas, o Brics reforça seu compromisso com a inovação, o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida no Sul Global.

Fonte: Reprodução/ Agência Gov

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco