Decisão deve ser de 33 anos -

STF condena Collor por corrupção e lavagem de dinheiro

O Supremo Tribunal Federal (STF), condenou por 8 votos a 2 o ex-presidente Fernando Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques foram os únicos a votar pela absolvição, segundo noticiado no Ciência Política. A condenação foi confirmada nesta quinta-feira (25/05), com o voto da ministra Rosa Weber.

"E eu acompanho o eminente relator, já vou adiantar, com relação aos delitos de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro. Mas, embora eu faça por uma linha de fundamentação um pouquinho diversa eu vou explicitar em função de uma convicção que tenho com relação a atos de ofício no que diz com o crime de corrupção passiva", Rosa Weber.

Fernando Collor foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em 2015, acusado de receber R$ 20 milhões em propina para viabilizar através de indicações políticas um contrato de troca de bandeira de postos de combustíveis da BR distribuidora, subsidiária da Petrobras. 

Em um voto de mais de 200 páginas, o relator, ministro Edson Fachin, apontou atuação sorrateira de Fernando Collor, desviando as atividades parlamentares para articular negociações espúrias. Edson Fachin pediu 33 anos de prisão para o ex-presidente, mas os ministros ainda vão aplicar dosimetria da pena.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco