Representantes da Defesa Civil -

São Raimundo Nonato sedia capacitação sobre Operação Carro-Pipa para municípios do Território

Na última quinta-feira (03/06), São Raimundo Nonato foi palco do Capacita+, evento promovido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) com foco na qualificação técnica e administrativa dos municípios piauienses envolvidos na Operação Carro-Pipa. Realizado no Auditório do CETI Professora Maria de Castro Ribeiro, o encontro reuniu representantes da Defesa Civil de várias cidades do Território Serra da Capivara, com o objetivo de fortalecer ações emergenciais de abastecimento de água em áreas afetadas pela seca.

Foto: ReproduçãoSão Raimundo Nonato sedia capacitação sobre Operação Carro-Pipa para municípios do Território Serra da Capivara

Representando o prefeito Rogério Castro, ausente por compromissos em Teresina, o presidente da Câmara Municipal, vereador Jairon Ramos, destacou a importância de iniciativas como o Capacita+ para o enfrentamento da seca. Segundo ele, é necessário investir em conhecimento e tecnologias adaptadas à realidade semiárida, citando como exemplo países como Israel, que enfrentam a aridez com soluções inovadoras. Também presente, o secretário municipal de Defesa Civil, Almir Ribeiro, reforçou o compromisso da nova gestão em buscar capacitação para melhor executar as ações locais.

Durante o evento, os participantes acompanharam palestras de especialistas nacionais em gestão de riscos e abastecimento hídrico, como Major Everton Araújo (OCP), Anderson Neves (Cenad), Rodrigo Linger (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil) e Flávio Gouveia (coordenador nacional da OCP). Um dos principais temas abordados foi a importância do correto preenchimento de informações no sistema S2ID, essencial para habilitar os municípios à atuação na Operação Carro-Pipa. Também foram apresentadas alternativas estruturantes, como o Projeto Água Doce, voltado à dessalinização da água.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, alertou que a estiagem de 2025 tem sido mais severa devido à irregularidade das chuvas e que o governo estadual atua em duas frentes: com apoio das Forças Armadas, via Operação Carro-Pipa, e com o envio de carros financiados pelo Tesouro estadual. “A articulação entre municípios, Estado, Exército e demais órgãos é essencial para que a água chegue de forma eficiente a quem mais precisa”, afirmou Flávio Gouveia, reforçando o espírito de cooperação que norteia a iniciativa.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco