
Saiba o que é o G20 e como funciona o grupo que reúne as maiores economias mundiais
Você sabe o que é o G20? Também conhecido como Grupo dos Vinte, o G20 nasceu após uma série de crises econômicas que assolaram o mundo na década de 1990. Criado em 1999, inicialmente como um fórum para ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais, o grupo visava debater questões econômicas e financeiras mundiais.
Em 2008, no auge de uma crise econômica global causada pela quebra do banco Lehman Brothers, o grupo realizou sua primeira reunião de cúpula com chefes de Estado e de Governo. Desde então, o G20 vem crescendo e discutindo assuntos relacionados à estabilidade econômica global.
Com presidências rotativas anuais, o G20 desempenha um papel crucial na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais. Além dos 19 países membros dos cinco continentes, integram o fórum a União Europeia e a União Africana. O grupo representa dois terços da população mundial, cerca de 85% do PIB global e 75% do comércio internacional.
Apesar de ser tradicionalmente hermético à participação social, o G20 ampliou seu escopo de atuação ao longo do tempo. Inicialmente focado em questões macroeconômicas, o grupo agora inclui temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.

Como funciona o G20
O G20 é organizado em duas faixas paralelas de atuação: a Trilha de Sherpas e a Trilha de Finanças. A Trilha de Sherpas é comandada por emissários pessoais dos líderes do G20, que supervisionam as negociações e discutem os pontos da agenda da cúpula. Além dos 15 Grupos de Trabalho, a presidência brasileira inclui duas forças-tarefas: para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e para Mobilização Global contra a Mudança do Clima, além de uma iniciativa sobre bioeconomia.
A Trilha de Finanças, focada em assuntos macroeconômicos estratégicos, é comandada pelos ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais dos países membros. Ao todo, são sete Grupos de Trabalho e uma Força-Tarefa Conjunta de Finanças e Saúde.
Outro ponto importante no funcionamento do G20 é o sistema de Troikas, um trio de membros formado pelo último ocupante da presidência do grupo, o atual e o próximo presidente. Atualmente, a Troika é composta pela Índia (última presidência), o Brasil (atual presidência) e a África do Sul (próxima presidência).
Países do G20
África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia. Como também à União Europeia e da União Africana.