Celebração do 200° aniversário -

Presidente da Alepi celebra adesão do Piauí à Independência do Brasil

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), participou, nessa segunda-feira (23/01), das atividades de celebração do 200° aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil, na cidade de Oeiras, primeira capital do Estado. O evento continua nessa terça-feira (24/01), a partir das 8h.

Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O Piauí aderiu, oficialmente, à Independência do Brasil de Portugal no dia 24 de janeiro d 1823, quando o brigadeiro Manoel de Sousa Martins, Visconde da Parnaíba, destituiu autoridades portuguesas em Oeiras e assumiu a presidência da Província do Piauí. 

"O Piauí, no passado e no presente, sempre protagoniza importantes momentos da história do país e a adesão à Independência foi um deles, contribuindo, a partir de Oeiras, a primeira capital, para a construção de nosso povo e da nossa nação", pontua Franzé Silva. 

As comemorações em Oeiras contam com a presença do governador Rafael Fonteles. Nesta terça-feira, no evento haverá honras militares e posição de corbelha de flores à estátua do Visconde da Parnaíba, culto e missa em Ação de Graças, e a outorga da medalha Ordem do Mérito Renascença.

PostMídia: (86) 9 9547-8622
 

Fonte: ALEPI

Comentários